1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Limpar lente de câmara fotografica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por SideWalker, 22 de Agosto de 2005. (Respostas: 14; Visualizações: 1745)

1. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Tenho uma Sony DSC-P100 que integra uma linda e bunita Zeiss Vario-Tessar. A questão é: como limpá-la? Pensei em alcool, mas não sei se não afectará as camadas xpto que a lente tem. Alguém me pode dar uma luzinha? Obrigado!

2. timber

timber Zwame Advisor

Eu não limpo lentes. Limpo filtros no máximo
    Se isso não aparece nas fotos nem tocava na lente. As lentes modernas é suposto já não serem sensíveis a estragar as camadas com limpeza mas para que inventar?

3. Chip

Chip Zwame Advisor

verifica o que é dito no manual da lente o no site da marca.

4. sparrow

sparrow Power Member

Boas,

O timber tem toda a razão. Se não notas nada nas fotos, nem toques nas lentes! De qualquer das formas, caso notes a sujidade nas fotos, uma maneira simples e barata de limpar as lentes das máquinas fotográficas é com um pano seco que não largue pêlos (aconselho um paninho daqueles de limpar os óculos!). Se a lente estiver muito suja, podes usar um líquido próprio para limpar as lentes dos óculos. Não causam qualquer problema. Este material quase todos temos (só quem não usa óculos é que não tem!).

cumprimentos,

Hugo

5. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Pois, o mal é que em algumas situações (contra-luz, tempo de exposição elevado, etc.), a manchita nota-se. Vou experimentar o liquido dos óculos, então. Obrigado pelo feedback!

6. Chip

Chip Zwame Advisor

usa depois um pincel para remover os pelos, há pinceis próprios para limpeza de maq., que tem um soprador incluido, e há também lenços de papel que não largam pelo para limpar maquinas.

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

A minha DSC P-72 já levou cerveja na lente e bule na boa, o mal é que a "tampa" automatica as vezes não abre ou fecha direito :\

8. Neojag

Neojag Power Member

A dele também :D
    Desculpa lá parceiro :D Malvadas minis!

9. ZÓZIU

ZÓZIU I fold therefore I AM

pra limpar lentes de maquinas fotograficas era o belo do jacto de ar...somente...

Panos nem por sombras, pois ao limpar agarra a sujidade da lente e por conseguinte risca-a...
    Liquidos que eu saiba...nunca

10. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

E nota-se com valores de f/ elevados? É que pelo que apresentas, por mais q limpes a lente o tal "pisco" não te vai desaparecer. O que tu tens é um micro-grânulo de pó no teu sensor!

Faz o seguinte:

- Tira uma foto a uma folha de papel branca e com valores de f/ superiores a 18.
    (isto partindo do princípio que a máquina permite o controlo da abertura...)
    - Abre o photoshop e faz auto-levels
    - Todos os spots q detectares são pequenos grãos de pó sobre o sensor.

Quem usa dSLR's já conhece o problema :rolleyes:. Devido à troca de lentes e etc, etc, etc...

Nas máquinas de lente fixa o problema também existe embora a um nível muito mais baixo. Pode ter sido durante a assemblagem do equipamento, por exemplo.

11. timber

timber Zwame Advisor

HaTrED aquilo não é nenhuma lente 35mm :D
    Não faz f18. Para o tamanho do sensor f8 naquilo dá algo parecido ou isso (quem quizer que faça as contas do DOF)
    Mas de resto excelente conselho

12. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

F*ck U! :D

HaTrED: Isto só me dá escolher entre f2.8 e f5.6 ou f5.6 e f10, dependendo da luminosidade. :D O melhor exemplo do que descrevi acima é este. Depois de limpar a lente com o liquido dos óculos, parece ter desaparecido. Tenho de fazer esse teste da folha branca. Obrigado pela dica.

13. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

You're right...

Passou-me!

14. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

eu tb tenho p100 e akilo tem uma dedada :( nem sei como la apareceu..nao se nota mt nas fotos,mas nota-se! aconselham entao a nao limpar? tinha pensado em um cotonete e alcool..k dizem?

15. sparrow

sparrow Power Member

sidewalker,

estive a ver a foto que representa o teu problema e, o que sinceramente me parece, é que isso foi provocado por uns salpicos de água, possivelmente salgada, na lente. quando a água secou, os minerais ficaram a sujar a lente. Se dizes que o problema ficou resolvido com os produtos dos óculos, não te rales mais com isso!

ZZZ

o cotonete não é boa solução porque larga fibras! lê as sugestões que eu e outros users colocámos!

cumprimentos,

Hugo

Partilhar esta Página