Limpar o conteúdo de uma Form em VB.NET

peter alien

Power Member
Alguém me pode dizer qual é o melhor método para se limpar o conteúdo de uma Form em VB.NET?

O que eu tenho é o seguinte:
Eu tenho uma Form c/ um Menú que tem 4 Botões (Introdução, Consulta, Rectificação e Eliminação de fichas).
O que eu gostaria de saber é, quando clico no botão de "Introdução" como se limpa os controlos existentes na form, para depois serem colocados os controlos respeitantes á fase de introdução de dados ?

:) brigadão.
 
O que podes fazer é esconder todos os controles que nao interessem quando ocorrer o evento de click no botao...

Provavelmente ha outra forma de fazer isso mas, assim de repente nao estou a ver...

Estar estou, podes por um outro frame escondido que apareca qd carregues no botao e que esconda tudo e que tenha os comandos novos que interessem.

Fica bem.
 
Mete os controlos dentro deum asp panel (procura na documentação como).

Depois no code-behind faz:
(nome do controlo).visible = false

podes também fazer isto para qualque controlo asp.net
 
Descobri agora mesmo uma maneira de esconder os controlos da Form1:

Dim i As Integer
For i = 0 To Me.Controls.Count - 1
Me.Controls(i).Hide()
Next i

O problema é quando se sai da opção "Introdução" novamente para o Menú Principal ?
Como faço para les aparecerem ?!
Vou tentar ver melhor a coisa...

Obrigadão pelas vossas respostas. :)
 
Originally posted by peter alien
Descobri agora mesmo uma maneira de esconder os controlos da Form1:

Dim i As Integer
For i = 0 To Me.Controls.Count - 1
Me.Controls(i).Hide()
Next i

O problema é quando se sai da opção "Introdução" novamente para o Menú Principal ?
Como faço para les aparecerem ?!
Vou tentar ver melhor a coisa...

Obrigadão pelas vossas respostas. :)

qd saires fazes:
Código:
Dim i As Integer
For i = 0 To Me.Controls.Count - 1
  [b]Me.Controls(i).Show()[/b]
Next i
 
Obrigadão estik.

Então se eu percebi, para se mostrar e apagar os controlos que se precisam para cada opção do Menú e para ele próprio, basta aplicar ao controlos em causa o método Show ou Hide, consoante as conveniências ?

Só mais uma coisa, como os controlos a empregar no Menú Principal do Programa são diferentes daqueles que irão ser empregues, por exemplo, na opção "Introdução", os controlos do Menú defini-os em Design Time, mas e os controlos para a opção de "Introdução" são definidos quando e onde no código ?
 
Não acham que estão a complicar ?!??!!?

Primeiro as funcionalidades deveriam ser distintas (uma por página),

se por algum caso houver necessidade de agrupar dados e dei-a jeito aproveitar algumas funções podem sempre fazer uma classe para agrupara funcionalidades

se precisarem mesmo de utilizar controles comuns em termos de apresentação podem sempre utilisar user controls (ascx) ...

PS : Só agora reparei que estãoa falar de forms, não páginas ..., continuem .......
 
Sim... hmf, eu estou a tentar criar uma aplicação standalone, tipo base de dados, em VB.NET.

O que se passa é que eu não sei qual o melhor método para se mostrar e esconder os controlos existentes nas várias opções existentes num programa deste tipo.

Será que se define todos os controlos existentes no programa em Design Time e depois consoante as conveniências se vai utilizando os métodos Hide ou Show ?
Acho que este método é muito confuso, porque eu teria que desenhá-los todos em Design Time o que seria uma confusão tremenda. Então qual será o melhor método ?

Já agora alguém me pode dar alguns links que possuam manuais e exemplos práticos sobre VB.NET ?
 
Última edição:
Back
Topo