Limpar Radiador

kota

Power Member
Boas,

Comprei um radiador do Opel Corsa A no sucateiro, levei-o ao teste no tanque com ar comprimido e não tem qq fuga ... aproveitei tb estar na oficina e pedi para darem uma limpeza por dentro o que foi feito com um ácido verde (não me lembro qual) durante uns minutos e depois compressor com água para limpar.

No entanto, como ainda não tenho o radiador montado experimentei-o com a mangueira do jardim e ainda saem umas plaquetas de ferrugem logo ao princípio quando abro a torneira que desaparecem mal a água começa a circular.

Já experimentei deixar o radiador com todos estes líquidos no interior de um dia para o outro:

Líquido de limpeza de Radiadores Elf
Coca- cola com lixívia e detergente da loiça
Vinagre
Alcool

E não é que a p##a da "ferruge" não para de sair ???? >(
Claro que em muito menor quantidade, mas se sacudo o radiador meio cheio com força.... ainda sai !!!

Só me falta pôr ácido muriático ... será que resulta ??

Agradeço sugestões ;)
 
Pois é ... o que te esqueçes é que um heatcore bate qq radiador supostamente feito para wc num computador...

Posso comprar um BIX novinho em folha mas não quero ... se pretendo este tipo de rad é por alguma razão.

Para a próxima se não tiveres nada de positivo e concreto para dizer a qq pergunta que eu faça aqui no forum, pensa duas vezes antes de postar, ok ??
 
kota tenho precisamente o mesmo problema.

Tou de momento com 2 rads k komprei no sucateiro, e depois de muitas limpezas com o super Rad, sai sempre uma ferrugemzita no inicio...

Mas com o reservatorio se elas sairem acentam no fundo, e sao tao poucas k nem ligo a isso.

Ta a 31ºidle, 43º full e a baixar.

xp2000+, 1.75v sem oc e a7m k nao le no diodo :(

Tenho k lapar o wb para ter temps mais baixas.
 
Ok Bio ... só que gostava de ver aquilo completamente limpo ;p

Há de certeza uma maneira de o fazer ... vou tentar com bicarbonato de sódio diluido em água a ferver :D

Tenho a certeza que se pode pôr aquilo como novo .. a grande chatice é que como se desliga a chauffage durante pelo menos 3 a 4 meses por ano aquando o rad ainda está no carro, a água que lá está parada fica toda conspurcada dentro do radiador, daí termos esta dificuldade em limpá-lo !!

Tecno ... fui um pouco ríspido contigo. Agora que reli o meu post ..
na leves a mal :) repara que o que preciso são soluções para o problema não generalidades à toa ...
 
Última edição:
kota boas,

É assim, eu nao sei a kta de ferrugem que isso ainda tem e esta tecnica pode nao prestar para grande coisa ai, mas eu se fosse a ti esperimentava.

Enche o radiador de peroxido de hidrogénio, nós chamamos-lhe agua oxigenada. deixa isso durante a noite a actuar dentro do radiador e no dia a seguir ve se sai mta "*****". repete o processo ate nao sair mais nada.

hasta []

www.watercooling.org
 
oias kota, tás bom pa? :)

Bem, realmente ia-te dizer o que o maso te disse, mas axo que já não é preciso! :)

temos que combinar então o tal almoço! :)

Bio, realmente áxo que tás com umas temperaturas muito elevadas... eu com o meu processador exactamente nas mesmas condições que o teu, mas com uma alpha 8045 e uma fan ranhosa que só dá 30cfm não passo dos 38ºC em full load...
 
Eeheheh ... claro Rap vou ligar ao nosso amigo a ver se ele pode vir no próximo Sábado ....

Tenho o heatcore em "banho" de água oxigenada "as we speak" :D

Bio: como tens esses tubos ligados ?? Bomba--> Rad--> cpu ou Bomba --> cpu--> Rad ??
 
tambem vou exprimentar isso da agua oxigenada....

Raptor conselhos para melhorar isto, para alem de lapar o wb?

ja me ando a passar :'(

Kota tenho isto assim..

Bomba-WB-Rad1-Rad2-Reservatorio
 
Infelizmente a cena da água oxigenada não ajudou lá muito :(

Aquilo está de tal maneira agarrado que só mesmo com pressão de água a compressor e com várias tentativas. Levei o rad novamente para a oficina e vai lá ficar até eles conseguirem (se é que conseguem) limpar aquilo totalmente.

Bio ... pelo que tenho lido, acho que deves ligar a bomba ao rad e depois ao cpu visto ser à saída deste que a água vem com a temp mais baixa num circuito fechado. Se tens a bomba a trabalhar dentro de um reservatório, esta aquece um pouco e vai por sua vez fazer subir a temp da água que está a alimentar directamente o teu cpu .... outra coisa que acho que devias fazer se tiveres espaço é usar 2 ventoinhas nos rad's ... uma a empurrar e outra a puxar ... caso tenhas só uma, certifica-te que esteja a puxar e NÃO a empurrar ..

Rap, estes heatcores têm pouquíssima resistência à passagem de água .. dái serem os preferidos de todos os wc à ghetto que por aí andam :D

Só mais uma pequena sugestão/aviso: se mandarem vir water blocks da Danger Den (eu mandei vir 3 : Maze 3 com tampa de cobre, Zchip e GF4 todos com barbs de 1/2" em latão) e se escolherem as tampas em acrílico, NÃO peçam as barbs em latão !!! O acrílico do meu Zchip RACHOU mesmo antes de estar montado e quando chegou na caixa estava em perfeito estado. Aconteceu assim de repente ... portanto peçam as barbs em plástico ....

Xaus ...
 
Kota: dpx troko e exprimento por os rads antes do wb. Só tenho uma ventoinha de cada lado, e a meter ar contra o rad claro.

A bomba de agua ta fora do sistema como podem ver.

Raptor antes tinha so um rad, e dpx de meter o 2º, o cpu baixou a temp 2 a 3º.
 
Back
Topo