Limpar ventoinhas do portátil

Eu gostaria de saber quando é a altura certa pra limpar as ventoinhas do meu portátil?
O meu portátil, Lenovo ideapad gaming 3, já fez 3 anos e na base do pc, a grade junto a uma das ventoinhas está branca e ao trabalhar faz um barulho diferente do que fazia antes, parece que "ronca". Não sei explicar muito bem...

E o que é mais recomendável: ser eu mesmo limpando o portátil ou indo a uma loja que faça isso?
Eu pergunto isto porque já ouvi falar de lojas que roubam peças do portátil ao limpá-lo. E soube que algumas dessas lojas fecharam
não muito tempo depois de ouvir acerca disso.
E já agora, se for pra ser eu mesmo o limpando, vou precisar de alguma ferramenta em específica além
da chave de fendas?

Um aparte: Me disseram que pra quando jogasse que seria melhor usar uma base pra o portátl não aquecer tanto.
Isso funciona mesmo? Será que não piora a sujidade das ventoinhas do portátil?

Viva.
- Se já notas ruído na fan do portátil, é tempo de limpeza.
Deveras também notar a zona do radiador onde sai o ar, e a zona do CPU mais quente.
- há lojas e lojas, isso é como os mecânicos de automóveis.
- chave de fendas, álcool isopropílico, massa térmica e do it yourself.
- as bases com fans, ainda mandam mais pó no fluxo de ar para a fan do portátil. Fica sujo internamente mais rapidamente.
Uma base com furação mas sem fans será o indicado.

Certo.
Pra limpar as ventoinhas, sou obrigado a colocar pasta térmica? É que o local da pasta térmica não é o mesmo das ventoinhas, aliás fica no lugar contrário
o que é uma base com furação?

Última edição:
Certo.
Pra limpar as ventoinhas, sou obrigado a colocar pasta térmica? É que o local da pasta térmica não é o mesmo das ventoinhas, aliás fica no lugar contrário
o que é uma base com furação?
Viva.
- sempre recomendado quando se limpa a fan colocar massa/pasta térmica no CPU.
- base com furação, mesma coisa das com fans, mas sem as fans.
Nos chinocas compras uma base de alumínio, não ligues as fans, ou remove-as.

Nada disso. Eu colei uns calços na parte de baixo do portatil só na zona de trás onde fica a bateria. Fica inclinado e com respiração p a ventoinha.

Back