1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

limpar XP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por grafo, 27 de Abril de 2007. (Respostas: 33; Visualizações: 4003)

1. grafo

grafo Folding Member

olá pessoal. eu nao sou mt de antivirus e essas cenas que poem o pc todo lento. firewall tenho o router. no meu pc nao se abre sites potencialmente perigosos - pelo menos os potencialmente muito perigosos - em que por vezes aparecem seres humanos "em cadeia" - digamos assim :P
    o que eu quero é um antivirus e um antispyware ou qq coisa do genero que qd eu precisar corra - com o windows em modo de segurança se for preciso, ou ate a partir do linux que tenho em dualboot - e que me resolvam os problemas. se valer a pena, o antispyware pode ter proteccao em tempo real. o que me recomendam? de preferencia que nao lague o pc!!
    obrigado.

2. luikki

luikki Power Member

ui, ui...
    precisas ou não precisas de a-v e de firewall?
    e quais são os problemas que tens e que queres resolver?
    no meu velhinho p2 tenho o avast e a filesclab sem problemas de lag.....
    portanto, adivinhando que isso se arrasta porque tens bicharada e lixo, conselho:
    desactiva o restauro de sistema, instala e corre spybot (faz as actualizações e activa a ferramente de imunização) ccleaner, mv regclean e dustbuster xp. desfragmenta e re-inicia.
    e, usa o firefox.....

3. grafo

grafo Folding Member

nao se arrasta, simplesmente isto ao lado da velocidade do linux - que é ubuntu, ou seja, nao é das distros mais rápidas - é uma verdadeira bosta.
    eu quero simplesmente ter o windows limpinho, a correr na perfeicao, apenas com o essencial, para poder usar quando por alguma razao o linux nao server - nem que seja para jogra CS em vez de TC:Elite (embora eu nem jogue muito)
    se quiseres ver o meu hardware, tens no my system, que está actualizado.
    pa, eu tenho aqui o avast mas nca precisei mt de antivirus.. é mais para a minha mae :P vou desinstalalo agora. dos programas que disseste eu só conhecia o spybot e o ccleaner.. tkz pela resposta.
    e quais sao as consequencias de desactivar o restauro do sistema, já agora..

Última edição: 27 de Abril de 2007
  4. luikki

luikki Power Member

não são nenhumas...para além de não permitir que lixo/malware/spyware se mantenham depois de efectuadas as limpezas....

e, "é uma verdadeira bosta" ou está de tal forma "deformado" por bicharada e lixo que não pode fazer outra coisa senão arrastar-se??????????????
    vais desinstalar o avast porquê???????????

nota: só respondi depois de ter visto o teu hardware....e por isso sei que não há nenhuma razão para isso se arrastar a não ser pelas razões apontadas acima........

5. grafo

grafo Folding Member

é uma verdadeira bosta pq o windows nao se aguenta se tiver mta coisa instalada! vou desinstalar o avast pq aquilo n ta la a fazer nada... pa, eu vou deixar só o windows defender.. se vir que tenho problemas instalo o spybot... o spybot como é um bocadinho chato desinstaleio, espero nao precisar de o voltar a instalar. instalei esses 2 programas... espero que funcionem bem :)
    ja agora, qual é o melhor antivirus para correr tipo online (claro que se tem de instalar um plugin ou qq coisa)? é o panda? e para correr a partir do linux? obrigado.

6. luikki

luikki Power Member

faz como quiseres... o direito de disparatar é livre!
    io spybot é chato??????queres um a-v online ou queres fazer um teste online...se é isso, testa aqui....
    mas, do alto da minha profunda ignorância, tenho a certeza de que estás a falar de "bosta" porque tens isso tudo contaminado...
    e entretanto, estás cheio de certezas...........

7. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Porque é que o spybot é chato??

Acho que o Panda ActiveScan é porreiro.. em principio não vais precisar de AV em linux..

Cumps

8. grafo

grafo Folding Member

estava a dizer AV em linux para limpar a particao do windows :)

9. grafo

grafo Folding Member

pa, pq ta sempre a aparecer aquele popup do permitir nao permitir e ainda por cima nem se veem as opcoes - estao cortadas. eu acho qeu o da esquerda é permitir... :P mas pronto, tem bugs estupidso!

10. luikki

luikki Power Member

pop-up???????????????????????????????
    do spybot???????????????
    av em linux para limpar a partição do win??????????????????

queres tratar do assunto a sério e resolver o problema ou pretendes continuar a fingir que sabes do que estás a falar???

11. grafo

grafo Folding Member

acho que é mais ao contrário, porque o que eu disse é possivel. quanto aos popups do spybot, se nunca os viste é porque nunca o usaste.. ou entao porque nunca tentaste instalar / desinstalar programas com o spybot a correr!
    se nao gostas de lhe chamar popup chama-lhe uma janela de sim/nao, mas esse nome é bem mais bixa :P

12. luikki

luikki Power Member

leva a bicicleta... :joker:
    eu tenho assuntos sérioa para tratar.....

13. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Acho que quando instalas o spybot aquilo tem uma opção de instalar uma espécie de live protection.. deve ser disso que estás a falar

Eu instalei sem activar essa opção.. não tenho nada a chatear-me e faço scans quando é preciso

Cumps

14. B.E.P.

B.E.P. Banido

Antivirus : AVS
    AntiSpyware: Windows Defender
    Limpeza e afins: Advanced WindowsCare 2

Na base dos Free´s Claro. :x2:

15. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

A melhor forma de limpar o XP é sem dúvida uma reinstalação completa numa drive formatada..

Mas como isto demora sempre algum tempo e é um processo chato - pouca gente se dá a este trabalho a menos que o sistema operativo já esteja num estado lastimável e não haja outra hipótese.

Outra modo mais eficiente usando de modo semelhante este processo é instalar o windows e depois fazer uma imagem Ghost (ou com outro programa semelhante) já com os programas mais habituais (Office, drivers, etc) - recomendo vivamente o DriveImageXML (gratuito).

Deste modo basta fazer a imagem uma única vez e restaurar sempre que for preciso para ter um windows sempre em forma.

Em relação a programas para limpar o windows no dia-a-dia eu pessoalmente uso sempre o Lavasoft Adaware em conjunto com o Avast para remover scripts maliciosos e virus "normais".

Ambos gratuitos e com bons resultados a apanhar a maioria das viroses.

Também recomendo deixar de usar o Internet Explorer e instalar de vez o FireFox ou mesmo o Opera (também gratuitos). O firefox por exemplo - tem uma série de plugins bastante restrictos que podes adicionar para ter mais segurança enquanto navegas. Eu gosto particularmente dos plugins que desactivam o java script e pedem a tua permissão para os executar - permite controlar as páginas conforme confias nelas. Eu utilizo o IE à mesma porque alguns sites não funcionam bem com firefox - mas para todo o resto é a melhor escolha.

As viroses também gostam de se dissimular no arranque do windows - por isso recomendo usares algo como o StartUp control Panel que te adiciona um icon no painel de controlo chamado "Startup" e deixa-te ver em pormenor todos os programas furtivos que se tentam infiltrar no processo de arranque.

Também existem os rootkits - mas isto é uma área um pouco mais complicada para detectar e resolver - muito mais prático reinstalar o windows para se ter a certeza de uma limpeza total.

Por último, se tiveres tempo - recomendo-te criares um CD de arranque baseado em LiveXP para poderes correr o teu antivirus a partir de um sistema operativo à prova de vírus.

Também tem a vantagem de o poderes usar para salvar os teus ficheiros sempre que o computador não arrancar e assim poderes copiar os teus documentos, fotos e músicas para uma drive externa.

Existem vários projectos gratuitos para criares CD's de arranque em Windows, entre os quais eu também ajudo a desenvolver um deles:

ubcd4win.com
    Reatogo
    WinBuilder

O restauro de sistema é útil se instalares por exemplo um driver que no processo de arranque dá conflito e faz aparecer o écran azul (BSOD). Entrando em modo de segurança é sempre bom poder restaurar o sistema e assim ter uma hipótese de voltar a arrancar o computador.

Também é uma boa maneira de voltar a ter o registo do windows limpo se quiseres instalar uma data de programas e depois restaurar de volta ao estado anterior às instalações. Não é um processo perfeito - mas continua a ser bastante prático.

Não vale a pena desactivar - mas podes reduzir o tamanho dos seus backups para o mínimo..

Se quiseres ter um windows XP mesmo rápido para jogos - recomendo-te o microwinX que instala uma versão com 50Mb que puxa ao máximo os recursos do teu hardware e os dedica em exclusivo aos jogos por exemplo - mas visitando a página parece que alguém chateou o autor: http://www.microwinx.com/ - no entanto podes sempre usar o nlite e criar um novo CD do windows em retiras tudo o que não quiseres ver instalado.

Espero que consigas manter o teu windows em forma - se tiveres mais dúvidas basta perguntar..

Boa sorte! :)

16. grafo

grafo Folding Member

bom post nuno brito, acho que é daqueles que merecem estar numa sticky qualquer.
    tenho de ver isso do microwinx... mas aquilo diz qeu está fechado para público... tipo, isso é uma versão mini do windows ou é um patch para o windows? isso para correr em VMware é optimo nao?
    e tipo, eu não o quero exclusivamente para jogos, mas quero para poder usar em coisas que não tenho no linux. uma são os jogos, outra é a impressora partilhada - embora eu va comprar uma wireless ou que se ligue directamente ao router se existir em breve - etc, ou seja, um sistema de "backup" caso faça asneira com o linux :)
    pa, acho que vou formatar o XP, crio um DVD de recuperacao com o SP2, faço os updates, instalo tudo o que preciso, e depois crio uma imagem do sistema...
    para a reinstalacao, recomendas usar o nlite? ou o nlite é melhor correr em sistemas limpos para nao haver problemas na reinstalacao...

Última edição: 29 de Abril de 2007
  17. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

O microwinx é um perfil que utilizas no nlite para criar um CD de instalação mínimo quanto baste, mas para o teu caso recomendo-te mesmo tentar os perfis padrão que vêm com o nlite - e servem para criar uma instalação do Windows XP a partir de 300Mb com todos os drivers e updates que precisares sem grandes limitações.

Se ainda quiseres tentar o microwinx eu posso pedir ao autor a última edição e vês se vale a pena para aquilo que precisas.

Estes sistemas correm bem em Vmware. Na Vobis encontras quase sempre impressoras a bons preços para ligar à LAN e modelos com wireless acessíveis. (pelo menos aqui nos Açores. Em Lisboa/Porto os preços são mais competitivos, e por vezes a ***** também costuma ter bons negócios, nunca se sabe..)

Através do nlite e outras ferramentas podes fazer coisas engraçadas com o windows - um pouco como nos ambientes linux. Podes por exemplo criar uma versão de windows portátil para instalar na pendisk e que depois possas simultaneamente emular no vmware ou usar para arrancar qualquer computador que suporte arranque por USB (a maioria hoje dia já suporta..)

Assim tens um windows portátil para levar para todo o lado com tudo o que precisas - aqui está o link para este projecto, mas ainda está um pouco em fase de experiências pelo pessoal russo que o desenvolve: MobileOS

:)

18. grafo

grafo Folding Member

hm... ok! sou capaz de querer experimentar o microwinx para correr em VMware... as velocidades serão aceitáveis para jogar na boa mesmo? ou será que é melhor correr noutro modo... para mim VMware seria melhor.
    o nlite pareceme muito interessante, sou capaz de experimentar. haverá problema em usá-lo antes de formatar? nao ira entrar "lixo" para o cd?
    obrigado pela resposta.

19. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Em principio em relação a usar o nlite na tua máquina estás seguro - mas se puderes fazer a partir de outro computador - tanto melhor só para ter certeza que não há interferências.. ;)

Quanto ao microwinx - o autor está ainda mais chateado do que eu pensei porque chegou ao cúmulo de remover até os links nos fórums onde apresentou o seu projecto..

http://www.msfn.org/board/index.php?showtopic=55003

Tenta o nlite normal por agora - pelo menos até teres uma boa ideia de como tudo isto funciona e começares a fazer CD's mais customizados.

Não sei como será a performance para jogos - mas se usas linux, já tentaste o cedega?
    :)

20. grafo

grafo Folding Member

nao.. o cedega é grátis? tenho ideia que nao!
    pa, quem sabe se eu me mudo totalmente para linux :P já agora, fiquei curioso.. pelo q vi no teu my system, e pela tua participacao nessas cenas todas de livecd's do windows etc, tu pareces "adorar" windows e nao gostar la muito de linux - ou é ideia minha? se nao for ideia minha, o que não gostas no linux?

Partilhar esta Página