Limpeza de DSLR

este deve ser o pior método do mundo para limpar um sensor.. até este Sensor Cleaning for Dummies parece melhor em comparação :lol:

Por alguma razão em especial? A mim parece-me bastante mais seguro do que andar a esfregar o sensor com espátulas e toalhetes, etc. O problema é que é demorado, mas também não é todos os dias que se limpa o sensor. O produto Discofilm é originalmente usado para a limpeza de discos de vinil.
 
Já agora, o melhor metodo para ver se o sensor está muito sujo é colocar a máquina em ISO 100 (ou 200 se for o mais baixo), escolher prioridade à abertura e escolher a abertura mais pequena.. (F/32 por exemplo)

Colocar uma compensação de EV+1, meter zoom manual para o infinito, apontar a uma folha branca relativamente perto da lente e disparar.. Podem abanar um pouco a máquina para garantir que a folha fica absolutamente desfocada..

Depois é pegar na imagem, e dar um auto-levels no Photoshop...

Vejam e assustem-se..


Segui os teus passos e AFINAL tenho o meu sensor "um pouco" mais sujo que pensava 8|8|:

sujidade_sensor_folha_branca_10_05.jpg


Mal comece a notar-se nas fotos tenho de o limpar.. :( primeiro ainda vou comprar um Giotto e ver se adianta alguma coisa.. :001: Depois posto o feedback


@Oldman.. Quero ver o teu sensor neste teste ^^
 
isso não é sujidade q se tire com pera. pode ajudar e podes estar a fazer mal a coisa mas ai tens muita sujidade.

noob question. levantaste o espelho antes de soprar certo? :)
 
então conta com pagar uns 35€ num spot de confiança ou limpar tu proprio o sensor !!

eu não sei como conseguem sujar assim 1 sensor :s

boa sorte ;)
 
Por alguma razão em especial? A mim parece-me bastante mais seguro do que andar a esfregar o sensor com espátulas e toalhetes, etc. O problema é que é demorado, mas também não é todos os dias que se limpa o sensor. O produto Discofilm é originalmente usado para a limpeza de discos de vinil.

pelo que entendi, aplicas um liquido adesivo que solidifica e depois tens de retirá-lo por inteiro.. não me parece que aplicar um produto adesivo seja completamente livre de resíduos, além de que se não tiveres cuidado a extrair a película arriscaste a ficar com pedaços que depois dificilmente vais conseguir retirar..

em relação à limpeza com swabs (não são espátulas, mas sim superfícies suaves em formato de espátula..) não apresenta qualquer perigo, desde que bem feito, sem exercer demasiada pressão.. eu não tive qualquer dificuldade e foi a primeira vez que o fiz..

cumps
 
pelo que entendi, aplicas um liquido adesivo que solidifica e depois tens de retirá-lo por inteiro.. não me parece que aplicar um produto adesivo seja completamente livre de resíduos, além de que se não tiveres cuidado a extrair a película arriscaste a ficar com pedaços que depois dificilmente vais conseguir retirar..
cumps

À primeira vista pode parecer assustador, mas não é. Discofilm não é um qualquer líquido adesivo. Precisamente uma das vantagens deste produto é não deixar resíduos. Depois de solidificado fica como uma película fina de plástico, como aquelas que vem a proteger certos ecrans de LCD e que é facílima de remover. Na página há um vídeo sobre isso.

Aqui vai um novo vídeo/review:

http://media.podshow.com/media/4431/episodes/53514/tipsfromthetopfloor-53514-03-12-2007.m4v
 
Última edição:
8|8|8|8| Se não achares inconveniente existir a possibilidade de arrancar metade dos componentes da maquina, força.. :joker:

Arrancar não arranca nada... Mas tem dois inconvenientes fortes..

1º Os aspiradores sao uma rica fonte de electricidade estática.. Usar aspiradores em material electrónico é MUITO desaconselhável.

2º Os aspiradores não são propriamente objectos delicados. E com um tubo daquele tamanho se fazemos um gesto menos calculado podemos dar uma pancada no espelho por exemplo e ficamos com a focagem da máquina toda desafinada...
 
o maior problema do aspirador é a quantidade de electricidade estática gerada, que é sempre prejudicial para componentes electrónicos, sejam eles quais forem..

para mim o Giottos Rocket-Air é a melhor solução para limpar o pó mais comum, se não for lá apenas com ele, os swabs são bastante eficazes (não posso falar de outras técnicas pois só usei estas..)

cumps
 
À primeira vista pode parecer assustador, mas não é. Discofilm não é um qualquer líquido adesivo. Precisamente uma das vantagens deste produto é não deixar resíduos. Depois de solidificado fica como uma película fina de plástico, como aquelas que vem a proteger certos ecrans de LCD e que é facílima de remover. Na página há um vídeo sobre isso.

Aqui vai um novo vídeo/review:

http://media.podshow.com/media/4431/episodes/53514/tipsfromthetopfloor-53514-03-12-2007.m4v


o maior problema do aspirador é a quantidade de electricidade estática gerada, que é sempre prejudicial para componentes electrónicos, sejam eles quais forem..

para mim o Giottos Rocket-Air é a melhor solução para limpar o pó mais comum, se não for lá apenas com ele, os swabs são bastante eficazes (não posso falar de outras técnicas pois só usei estas..)

cumps

Já agora, sabem-me dizer onde poderei adquirir swabs ou o discofilm? É que já preocurei em algumas lojas e nunca vejo os swabs à venda. Quanto ao Discofilm, tal como ele disse, presumo que seja difícil de arranjar, mas se alguém souber onde...?

Só mais uma coisa... Para limpar as particulas de pó que aparecem no viewfinder e não no sensor, para onde devo apontar o soprador?
 
Última edição:
Estive agora a limpar o meu sensor e ficou quase quase perfeito, como se cerveja :-D, só ficou uma coisita tipo um ponto, quando ponho a f32 e um pontinho preto no viewfinder que não consegui tirar, isto porque também não o consigo ver a olho nu...
 
Back
Topo