Limpeza de DSLR

Pois, até aí sei eu... A questão é encontrar onde está para tirar! Já dei umas sopradelas e não consegui tirar...
 
Talvez uma pergunta estúpida mas mais vale perguntar que ficar na ignorancia... deve-se levantar o espelho antes de mandar a bufada de ar? é que num dos links em cima do you tube havia a referência de uma pessoa dizer que a nikon não recomenda que levantem o espelho para limpeza... Em que ficamos?
 
Ainda hoje de manhã estive a fazer limpeza a uma Nikon D40... Primeiro estive a mandar ar para o espelho e para ali à volta, depois levantei o espelho para limpar o sensor e foi tudo na boa, sem stress. É capaz de ser um bocado complicado conseguir-se limpar o sensor sem se levantar e espelho... digo eu!

Cumps!
 
Pois, até aí sei eu... A questão é encontrar onde está para tirar! Já dei umas sopradelas e não consegui tirar...

Se aparece na foto estará algures entre o sensor ou na própria objectiva... Eu na minha também vejo uma espécie de pelo pelo viewfinder, mas não aparece nas fotos, por isso ou está entranhado lá para dentro ou está num dos espelhos.
 
Se aparece na foto estará algures entre o sensor ou na própria objectiva... Eu na minha também vejo uma espécie de pelo pelo viewfinder, mas não aparece nas fotos, por isso ou está entranhado lá para dentro ou está num dos espelhos.

A minha acontece-me o mesmo, vejo uma mancha em spot no viewfinder.
No sensor tem pouca coisa.

Quanto à lente, apanhou hoje condensação mas nem chegou a um minuto, creio que não houve interferência.
Basicamente esteve em ambiente quente (piscina interior).
 
Se aparece na foto estará algures entre o sensor ou na própria objectiva... Eu na minha também vejo uma espécie de pelo pelo viewfinder, mas não aparece nas fotos, por isso ou está entranhado lá para dentro ou está num dos espelhos.

O sensor está bem limpo e a pinta preta que vejo no viewfinder não aparece nas fotografias. É só porque já que estive a limpar a máquina, gostava de ter conseguido tirar tudo para ficar a coisa bem feita! Por isso é que eu disse que não consigo ver o pontinho em lado nenhum, nem no espelho nem nada... A não ser que esteja no espelho, mas na parte de baixo (aquela que só se consegue limpar levantando o espelho), não sei...
 
o que se vê levantando o espelho é o sensor... :/ Mas isso como te disse nada tem a ver.. O ponto preto deve estar no espelho superior ou no próprio vidro do viewfinder, para dizeres que não o vês nos espelho móvel, estes são os sítios onde se pode ter alojado...
 
Os pontos que se vêm no viewfinder são poeiras no espelho ou no "focusing screen" que é um vidro fosco onde o espelho projecta a imagem na parte de cima da camara do espelho...

Estes pontos podem parecer mal no viewfinder, mas não interferem na fotografia, pelo que o meu conselho é ignorarem. Com o movimento do espelho até acabam por sair do sitio e as vezes desaparecem.

Agora, não tentem é nunca limpar o espelho com nenhum método de contacto. O espelho é um instrumento posicionado com muita precisão.. E se o desafinam, mesmo que seja um bocadinho imperceptível, estragam logo o sistema de focagem da máquina.
 
(...) Agora, não tentem é nunca limpar o espelho com nenhum método de contacto. O espelho é um instrumento posicionado com muita precisão.. E se o desafinam, mesmo que seja um bocadinho imperceptível, estragam logo o sistema de focagem da máquina.

Em termos teóricos conhecia a elevada precisão do espelho, mas já que vi um tipo no youtube com a maior das facilidade a trocar o dele por um diferente, salvo erro na D40.

link
Parece manteiga :D

Mesmo não afectando a imagem final, é uma macha que se pode tornar incomoda quando perceptivel.
Evitando o contacto, que aconselhas nestes casos, pera?
 
Em termos teóricos conhecia a elevada precisão do espelho, mas já que vi um tipo no youtube com a maior das facilidade a trocar o dele por um diferente, salvo erro na D40.

link
Parece manteiga :D

Mesmo não afectando a imagem final, é uma macha que se pode tornar incomoda quando perceptivel.
Evitando o contacto, que aconselhas nestes casos, pera?

O que ele trocou é o focusing screen, não o espelho...

O Focusing screen é um vidro fosco onde a imagem é projectada e é essa imagem que vemos depois através do viewfinder.. Ele trocou por um com microprisma ao centro para auxiliar a focagem manual, como tinham as SLR's antigamente.


Para limpar as poeiras no espelho eu só uso a pera, se não sair, fica lá.. Não aparece nas fotos..
 
Viva, bem eu tenho a lente, literalmente cheia de pó :( Isto de andar a tirar fotos num arial com pessoal a correr de um lado para o outro só podia dar cagada. Nem me vou atrever a limpar eu, daqui a 1bocado vou dar uma volta a ver se encontro alguém que me limpe isto.

Só para terem uma ideia...
 
Tem 3dedadas que não se notam.. mas as dedadas foram logo no inicio. Feito tótó ia tirar a protecção, mas a protecção já lá não estava. :P

Não tenho material de limpeza aqui... e não confio nos panos de limpar os óculos. Tenho de arranjar um kit de limpeza... e um filtro UV :D
 
Se é areia tem é muito cuidado mesmo para que não andes a passar panos de um lado para o outro, se não riscas o vidro todo.. tem de ser mesmo à sopradela, e só mesmo quando só houver sujidade e nada de areia é que começas a limpar isso direito.
 
O problema é que aquilo deve ter grãos, embora muito pequenos, de areia e tenho medo de morte de passar lá o que quer que seja :(

Warlod, pincel ? Que tipo de pincel ?
 
Back
Topo