Limpeza de lente

SqUeZzY

Power Member
Boas!


Tenho uma Panasonic Lumix FZ5, bonita maquina:D, e pretendo fazer uma limpeza a minha lente (visto a parte de fora estar suja). Poderia eu próprio fazer a limpeza, pegando numa daquelas Toalhitas Dodot (para bebes) e toca a limpar... o problema é que era provável eu estragar a lente. Assim sendo fui ao site da panasonic descobri uma loja perto da minha zona e quando soube da forma como deveria proceder fiquei :shock: :humm: ...

Desta forma venho por este meio tentar saber se existe alguma loja ou empresa que faça este tipo de trabalho (limpeza de lentes) em que esteja radicada na zona norte (PORTO).


com os melhores cumprimentos,
Filipe Correia
 
Desde que não risques o vidro... não vejo como possas estragar a lente, isto se estivermos só a falar do exterior da mesma.

Já que estás numa de limpezas, pega na lente com um F baixo e mete-a virada para o sol.
 
e a finalidade dessa acção é qual kidloco?
qt à lente o que que te disseram? se é so por fora vai a uma ***** e compra um kit da hama que tras pincel, liquido e papeis. custa 5 euros e dura uma vida quase
usa um filto UV para evitar mais sujidade se quiseres
 
estando a lente agarrada à máquina n sei até que ponto será uma boa ideia
alem de que teoricamente aquilo é selado e n deveria ter nd dentro
 
Para matar possíveis fungos que se possam estar a criar dentro da lente.

mas colocar a lente virada para o sol não faz mal ? .. é que posso "queimar" a "película"(devo estar a dizer dispara-te.. mas espero que compreendas) interior e dessa forma a qualidade depois é outra.

Digo isto pois li algures na net que não se deve fotografar os por-de-sol .... :)

estando a lente agarrada à máquina n sei até que ponto será uma boa ideia
alem de que teoricamente aquilo é selado e n deveria ter nd dentro

pois .. tens uma certa razão no que dizes. Mas mesmo assim existem sempre nichos onde podem entrar poeiras ...


desde já agradeço a vossa colaboração ... Obrigado
 
estando a lente agarrada à máquina n sei até que ponto será uma boa ideia
alem de que teoricamente aquilo é selado e n deveria ter nd dentro

Foi das primeiras coisas que aprendi na cadeira de fotografia quando andei na faculdade. Se resulta ou não, não sei... mas também os tempos eram outros, e nem o digital era o que é hoje.

Tenho ali lentes (Pentax) picadas por dentro... e supostamente estão seladas.
 
mas isso é nas reflexes n?
a fz5 é uma bridge. numa lente solta acredito que n fará mal nenhum, mas numa bridge já n tenho tt certeza.
se for por fora basta comprar o kit de limpeza da hama
 
Pois, não sei se o sol traz problemas ao sensor ou não. Mas mesmo assim, o sensor não fica "tapado" quando a máquina está desligada ?
 
Nunca se deve apontar directamente uma objectiva para o sol, os raios solares ao entrarem nas lentes e pela açção de calor que se forma podem danificar o material anti halo assim como sensores e o próprio obturador.

Uma boa forma de anular anti fungos é deixar as lentes durante meia hora por exemplo
numa zona de incidência dos raios solares,numa hora do dia em que não sejam muito fortes.

Depois limpar suavemente com material de limpeza existente no mercado,(pincel,liquido, e "papeis")

Para a proteção da objectiva usar sempre um filtro "skyligth", este não afecta as cores!

O filtro UV como foi referido acima,não tem como função a proteção permanente
das objectivas, este filtro é usado quando se fotografa junto ao mar ou alta montanha
pois anula os raios UV presentes nesses locais.
 
Para a proteção da objectiva usar sempre um filtro "skyligth", este não afecta as cores!

O filtro UV como foi referido acima,não tem como função a proteção permanente
das objectivas, este filtro é usado quando se fotografa junto ao mar ou alta montanha
pois anula os raios UV presentes nesses locais.

estás enganado. um filtro Skylight é um filtro UV com com uma ligeira coloração e afecta as cores. Por outro lado, um filtro UV normal não afecta as cores e, visto que a grande maioria das lentes modernas já tem protecção UV, é o mais indicado para protecção.

quanto à limpeza das lentes por fora, não há grande problema, é tirar o maior com uma escova ou pincel indicado para a situação e depois limpar com um pano/papel óptico. penso que pagar por uma operação destas é deitar dinheiro fora, a não ser que a lente esteja mesmo em estado muito mau.
 
Última edição:
Não estou enganado fernandes!
Um filtro Skylight, apesar da sua ligeira coloração não afecta a cores, pode sim e até de uma forma benéfica anular certos comprimentos de onda azulados presentes na atmosfera.
O mesmo não se passa com o filtro UV, este sim elimina os raios UV presentes na atmosfera e mais visiveis junto ao mar e alta montanha e que dão uma tonalidade azulada ás fotografias.

O filtro skyligth não é um filtro UV, pois não tem as mesmas carectristicas o primeiro foi fabricado com o intuito de proteger as objectivas.

Sei do que digo, pois não ando enganado, à cerca de 30 anos de fotografias e imagens :)
 
não te quero estar a contradizer, até porque está a ir off-topic, mas foi assim que sempre ouvi dizer e uma rápida pesquisa confirma:

- Skylight filters are slightly colored UV filters designed to warm the image a bit by removing some blue light along with the UV. On digital cameras, skylight filters function primarily as warming filters.

- UV filters absorb UV light and are clear glasses. Skylight filters are colored glasses and usually have a touch of pink. In addition to absorbing UV light, the pinkish color of a Skylight filter can also counter the excessive blue color of the sky in a sunny day, and produce a warmish tone.

- UV/Skylight filters filter out the UV light that can cause a blueish haze on your pictures, since normal film is not only sensitive to visible light, but also to UV. A skylight filter is also slightly coloured (pink or yellow), to give your pictures a 'warm' appearance (not so much blue).
 
Ajuda na limpeza da lente

boas tardes!

gostaria de saber com o que é que limpo as lentes da camara fotografica , sendo ela uma panasonic fz18

e que tive umas pessoas que "sem crer ">( mandaram os dedos a lente, porem nao se nota nas fotografias , mas eu nao gosto de ver a marca do dedo na lente.

Com os panos dos oculos ?

Agradeço desde ja a ajuda prestada
 
e onde posso comprar isso?
e que na cidade onde moro nao existe ***** nem nada dessas lojas xpto xD
quanto mais a worten e as lojas de fotografia dos casamentos.

Esses toalhetes da para substituir por um pano mais comum de encontrar?
 
Na Worten deve haver e em lojas de fotografia também. E não precisa ser toalhetes, há kits com um pano próprio e com o liquido de limpeza.
 
As lentes das máquinas não são muito diferentes das dos óculos. Por isso os panos e os sprays que se vendem nas ópticas dão perfeitamente para limpar lentes de máquinas. Passas primeiro com um pano húmido com o spray (água não!!!) e depois com um pano seco.

Mas quanto menos limpares melhor.
 
Back
Topo