Limpeza de lente

As lentes das máquinas não são muito diferentes das dos óculos. Por isso os panos e os sprays que se vendem nas ópticas dão perfeitamente para limpar lentes de máquinas. Passas primeiro com um pano húmido com o spray (água não!!!) e depois com um pano seco.

Mas quanto menos limpares melhor.
atencao k ao contrario dos oculos n deves por o spray directamente na lente, mas sim por o spray no pano.
 
Limpeza lentes maquinas fotograficas

Olá zwamer's precisava de umas dicas vossas!! Ontem a minha lente ficou com alguma poeira e queria limpar. ( isto por fora) Mas queria saber se usam algum produto em especial , ou cotonetes ou alguma especie de pano fofo para limparem as vossas.

Neste caso possuo uma panasonic Fz 28

Obrigada desde já :)
 
Deves 1º atirar-lhe ar e depois usar um pincel macio, não um pano.

edit: Para tirar dedadas as casas de fotografia vendem uma espécie de papel para limpeza.
 
Última edição:
Começas logo mal com o "embaciar um bocadinho". Não faças isso, se quiseres limpar usa toalhetes próprios para lentes ou aquelas pens da Pentax/Hama. Também convém dar uma sopradela primeiro, com um soprador e não com a boca, para retirar aquelas partículas maiores e mais soltas. E não, não faças isso todos os dias, estás a desgastar os coatings sem necessidade. Limpa só quando é preciso (que já me aconteceu ser duas a três vezes ao dia mas normalmente passam-se semanas e semanas).
 
Marto, em relacao as lentes nao sei, mas em relacao aos filtros Hoya multi-coated eles DEVEM ser limpos com agua, diz explicitamente no site da marca para nunca limpar com liquido de lentes porque danifica os coatings. Existem varios relatos na net de pessoal que limpou com produtos e que danificou os coatings, basta procurar.

como ando sempre com os meus filtros postos, nunca tive de limpar a lente, no entanto sempre k limpo os filtros aproveito e mando umas sopradelas na lente para "arejar" :P

Os filtros sopro-os bem soprados, depois pincelo-os e depois uso o bafo e um pano micro-fibras, nunca tive necessidade de os passar por agua, mas se algum dia tiver de ser prefiro isso a usar liquido de limpeza de lentes pelas razoes acima referidas.

CLEANING YOUR FILTERS:
Due to their high precision, filters should always be handled with care and kept clean whenever possible. Filters should be cleaned gently with just a lens tissue or soft cotton cloth, such as Hoya's Hi-Tech Microfibre cleaning cloth.

Never use any chemicals, such as lens cleaning fluid, on your filters, as these can damage the coatings. If any stubborn stains occur, these can usually be washed off with some clean water and a soft cotton cloth.
http://www.hoyafilter.com/products/hoya/coatings.html
 
a ser um caso especifico é para todos os filtros da Hoya...

a conclusao k tiro e k os coatings dos filtros podem ser diferentes das lentes, por isso devemos ter cuidado quando usamos filtros...

enkanto um filtro podes por debaixo da torneira, uma lente ja nao, essa diferenca permite usarem coatings diferentes.

seja filtro hoya ou nao vou continuar a limpar dessa maneira, ja as lentes, se algum dia tiver necessidade de limpar, tenho liquido e papel de limpeza da kodak, e ai concordo ctg em nao bafejar a lente.

mas em relacao a pergunta do tomassantos, a tua resposta e a correcta, apenas kiz alertar para a limpeza dos filtros e k o bafejar pode ser usado nesses casos.
 
Sim, vendo bem as coisas... Não faria muito sentido um filtro UV ter coatings UV, como as lentes, nem estas serem multi-coated (será?!). :p
Mas tenho que ver se tenho mais cuidado com isso, até porque os meus filtros são Hoya (a minha preocupação com eles é que é mínima).
 
As lentes têm todas multi coating.. Basta pegarem numa com iluminação artificial a ilumina-la e vão ver inumeros reflexos de várias cores das lampadas..

Aliás, as lentes por principio deverão ter coatings MUITO melhores e mais avançados do que os que são usados nos filtros..
 
Tenho que admitir que até agora sempre limpei os filtros (Hoya, todos eles) com o meu líquido de limpeza das lentes, e até ver nenhum morreu ou apresentou alguma deficiência :\
 
Eu pessoalmente, raramente limpo as lentes/filtros...

Tenho um blower que uso para soprar e quase sempre é suficiente. Só quando levam uma dedada ou algo do género é que opto pela limpeza mesmo.

Não é muito difícil deixar passar um grão em claro e ao limpar com o pano fazer um risco enorme no coating da lente.. E ai, chapeu.. A lente foi-se... Por isso, eu se puder evitar contacto com o elemento frontal, evito..
 
As lentes têm todas multi coating.. Basta pegarem numa com iluminação artificial a ilumina-la e vão ver inumeros reflexos de várias cores das lampadas..

Aliás, as lentes por principio deverão ter coatings MUITO melhores e mais avançados do que os que são usados nos filtros..

Aquilo que vês nas lentes são, acima de tudo, os reflexos nos N elementos ópticos que a lente tem.

Eu pessoalmente, raramente limpo as lentes/filtros...

Tenho um blower que uso para soprar e quase sempre é suficiente. Só quando levam uma dedada ou algo do género é que opto pela limpeza mesmo.

Não é muito difícil deixar passar um grão em claro e ao limpar com o pano fazer um risco enorme no coating da lente.. E ai, chapeu.. A lente foi-se... Por isso, eu se puder evitar contacto com o elemento frontal, evito..

É mesmo por aí... Primeiro que tudo blower, para garantir que não está lá nada que risque a lente. E só limpar mesmo em caso de necessidade.
 
Vocês são meninos da cidade, é o que é :p, se andasse com a máquina onde ando quase sempre haviam de ver se limpavam os filtros todos os dias ou não :) (obviamente que antes dá-se umas sopradelas com o rocket, mas aquilo só tira pó ...).

Isto para não falar que ando sempre com a máquina toda porca ... secalhar devia ter comprado uma Pentax :004:
 
Aquilo que vês nas lentes são, acima de tudo, os reflexos nos N elementos ópticos que a lente tem.

Nem por isso...

Os reflexos verdes, azulados ou mais vermelhos não são porque as lentes sejam dessa cor, tem a ver com os multi-coatings que as lentes levam e que ajudam a absorver e a evitar as reflexões.. Se fosse vidro optico sem coatings, como algumas lentes antigas, ou como uma lupa, o que ves são reflexos da cor da fonte de luz, sem qualquer coloração..


Já agora, no que toca aos filtros, o importante do coating é a parte de trás, porque se o filtro reflectir luz para a frente não tem o minimo problema.. Problema é quando há reflexões entre o elemento frontal da lente e a parte de trás do filtro, e por isso é também desse lado que são aplicados os multi coatings.. Pelo que regra geral, desde que não risquem, não precisam de ter medo em limpar a parte da frente do filtro..

mcsectionbt1.gif



Já na lente, caso usem filtros, o coating exterior do elemento frontal é essencial... Pelo que convém trata-lo com o máximo carinho..
 
Última edição:
Nem por isso...

Os reflexos verdes, azulados ou mais vermelhos não são porque as lentes sejam dessa cor, tem a ver com os multi-coatings que as lentes levam e que ajudam a absorver e a evitar as reflexões.. Se fosse vidro optico sem coatings, como algumas lentes antigas, ou como uma lupa, o que ves são reflexos da cor da fonte de luz, sem qualquer coloração..

Bem visto... :) Só estava a pensar naqueles que se vê alinhados a "entrar" pela lente, que são efectivamente da cor da luz.
 
Boas, eu tenho uma questão que embora não tenha exactamente a ver com as lentes acho que não justifica um novo tópico, por isso fica aqui..
Era o seguinte, eu tenho uma Nikon D60 comprada à pouco tempo, que trazia 2 objectivas. No troca-troca, sem grande surpresa acabou por entrar pó para o CCD e eu ando à 2 dias a tentar soprar o pó de lá para fora, sendo que umas vezes fica melhor outras pior, mas nunca perfeito.
Questão: é possível limpar o CCD de modo a ficar PERFEITO? (com todas as letras)

Nas minhas fotos de teste acabam sempre por aparecer umas manchas, agora está o melhor de sempre.. 5 manchas.
Não é que as fotos me pareçam horriveis com 5 manchazitas, é mais mania...

Para juntar à festa, já li artigos de bloggers/fotografos que afirmam ter enviado as respectivas câmaras para a assistência técnica da marca para fazer a limpeza - serviço pago - e que na volta os ccd's estavam na mesma e em alguns casos piores. Dá a ideia de que é suposto termos de viver com isto.. :005:

Hmm e já agora, o sistema de limpeza automática do ccd é suposto estar lá só por questões de marketing?

Cumps!
Fred
 
Última edição:
Back
Topo