Limpeza de lente

ja agr aproveito para perguntar o que usam para limpar as lentes por fora.
noto que as sigma têm uma certa tendencia a ficar com as ranhuras do anel de zoom sujas mt rapidamente.

agua? algum liquido especifico?
 
Boas, eu tenho uma questão que embora não tenha exactamente a ver com as lentes acho que não justifica um novo tópico, por isso fica aqui..
Era o seguinte, eu tenho uma Nikon D60 comprada à pouco tempo, que trazia 2 objectivas. No troca-troca, sem grande surpresa acabou por entrar pó para o CCD e eu ando à 2 dias a tentar soprar o pó de lá para fora, sendo que umas vezes fica melhor outras pior, mas nunca perfeito.
Questão: é possível limpar o CCD de modo a ficar PERFEITO? (com todas as letras)

Nas minhas fotos de teste acabam sempre por aparecer umas manchas, agora está o melhor de sempre.. 5 manchas.
Não é que as fotos me pareçam horriveis com 5 manchazitas, é mais mania...

Para juntar à festa, já li artigos de bloggers/fotografos que afirmam ter enviado as respectivas câmaras para a assistência técnica da marca para fazer a limpeza - serviço pago - e que na volta os ccd's estavam na mesma e em alguns casos piores. Dá a ideia de que é suposto termos de viver com isto.. :005:

Hmm e já agora, o sistema de limpeza automática do ccd é suposto estar lá só por questões de marketing?

Cumps!
Fred
o sistema automatico nao faz milagres, no maximo as particulas leves de po k estejam sobre o CCD saltam para outro sitio (mas continuam dentro da makina).

andas a trocar de lentes em sitios com mt po? deves minimizar o tempo k a makina esta aberta e se possivel manter sempre a abertura virada para baixo enkanto fazes a troca.
 
ja agr aproveito para perguntar o que usam para limpar as lentes por fora.
noto que as sigma têm uma certa tendencia a ficar com as ranhuras do anel de zoom sujas mt rapidamente.

agua? algum liquido especifico?
estas a falar de limpar o corpo da lente? eu costumo mandar sopradelas e limpar com um pano e liquido de limpeza de lentes de oculos (mas nao o mesmo k uso para limpar os filtros/lentes).
 
o sistema automatico nao faz milagres, no maximo as particulas leves de po k estejam sobre o CCD saltam para outro sitio (mas continuam dentro da makina).

andas a trocar de lentes em sitios com mt po? deves minimizar o tempo k a makina esta aberta e se possivel manter sempre a abertura virada para baixo enkanto fazes a troca.

Sim, bem sei. Costumo fazer isso mesmo. Tanto a maquina como a objectiva, sempre com as aberturas para baixo. Os sítios onde tenho trocado as lentes, pronto, não são livres de pó, mas também não são propriamente zonas de obras =P
Uma coisa de reparei entretanto é que o espelho não isola o ccd, fica uma abertura entre o espelho e o interior do corpo da câmara, coisa de 2 ou 3mm talvez. Não sei se outros modelos isolarão melhor...

Mas voltando atrás, depois de um tipo dar umas bombadas de ar, é normal ficar sempre algum resto de pó, ou seria de esperar uma imagem livre de poeiras?
 
Pois, também sempre tive a ideia de que isto é um 'bocado' aleatório, mas o que leio sobre o ccd e sua limpeza, é que.. ccd é deus e ninguém lhe pode tocar :007: a pesar de aquilo não ser logo o ccd, segundo percebi antes do ccd está um bocado de vidro a que chamam low pass filter.

Já vi swabs de micro fibras para limpeza disto e vi videos de pessoal que usa mesmo liquido de limpeza com os swabs...
Lavar o pc à mangueira ainda é como o outro, mas provocar a ira do ccd, não sei :D
 
Passei-me com os pozinhos irritantes do sensor... comprei um litro de metanol, cortei um espanador swiffer às fatias, enrolei meia dúzia de bocados em pinças, e vai disto. Yep... yep... ficou perfeito! ;)

Kit de limpeza suicída:


(Essa foto tem uns pontos estranhos, mas não é pó no ccd, é mesmo defeito da impressão da caixa dos swiffers :007:)

:D

(Esta foi uma experiência bem sucedida cuja divulgação se deve a motivos meramente educativos.)
 
Percebeste perfeitamente.
Isto vindo dum gajo que lava cpu's com fairy lava loiças e uma escova, até devia parecer natural =P

Mais a sério, andei por aí a ler e parece que é mesmo metanol que os técnicos das marcas usam para este efeito. Duvido que usem swiffers também, mas era o que havia por aqui.
Uma solução mais oficial é um líquido de seu nome eclipse (que é metanol) ou uma outra versão (eclipse e2) que deverá ser mais gentil para com os sensores com tin oxide coating (que é o caso da D60, mas enfim).

A parte da pinça de metal é que... nhamm... right... tenho de inventar outra maneira, que se aquilo sequer toca no vidro, é a morte do artista.
 
comprei um litro de metanol, cortei um espanador swiffer às fatias, enrolei meia dúzia de bocados em pinças

Ganda maluco!

Da primeira vez que limpei o meu sensor usei cotonetes esterilizados e Eclipse e mesmo assim ia-me dando uma coisa com o stress de que desse asneira :O
 
Não sei se swiffers é grande ideia. Pelo que me dão a entender agarram o pó, e para agarrar o pó devem estar carregados de electricidade estática. Ora electricidade estática num circuito...
 
True.. true.. :-/ não me lembrei desse detalhe. Grande falha.

O que vejo que é mais recomendado são os tais de Pec Pads:

pec-pads-10cm-x-10cm---pack-of-100-wipes-lrg.jpg


Ando a ver se descubro o que isso tem de especial, a ver se há algum equivalente por estes lados. Desses não me lembro de ter visto à venda. Se alguém souber onde se vende, acuse-se!
Cotonetes não me parece grande ideia, mesmo bem apertadas, têm uma tendência natural para largar fios, além de que estranhamente, por vezes noto que o algodão risca os cd's.
Talvez, até se encontrar Pec Pads, o paninho dos óculos faça o serviço. Mas os que eu tenho são estranhos, não devem riscar, caso contrário não vinham com óculos caros, mas há outra qualidade muito mais suave. Ou então talvez o pano que a Apple fornece com os iMacs, iPhone, etc. Mas faz pena cortar o pano aos bocados :-/

Again, bem observado bluei16_

Cumps.
 
The Manufacturers In-House Methods

Only Kodak, Leica and Fuji support the consumer in using the same method that they themselves use for cleaning the low pass filter. All the others manufacturers only support the non-physical contact use of a hand blower. If Canon, Nikon, Olympus, Pentax or Sigma, can tell that you have touched the low pass filter, your warranty is void. On the other hand, Photographic Solutions Inc., guarantees that you won't damage your camera, if you use their Sensor Swabs™ and Eclipse™.

* Canon - Blower and a Kimwipe, held by tweezers. They do not like to use fluid but when necessary they use either 90% isopropyl alcohol or a 50/50 mixture of isopropyl alcohol and Windex.
* Fuji - Photographic Solutions Sensor Swabs™ and Eclipse™
* Kodak - Photographic Solutions Sensor Swabs™ and Eclipse™
* Leica - Photographic Solutions Sensor Swabs™ and Eclipse™
* Nikon - A commercial grade lens tissue wrapped around a chopstick style piece of wood with medical grade methanol. Several forums have posts where readers have been to Nikon Service outside the USA and reported seeing the technicians using Sensors Swabs and Eclipse.
* Olympus - A Kimwipe held by tweezers and Olympus Proprietary Solution (dries quickly without streaks and is bio-degradable).
* Pentax - A special lint free cloth (provided from Japan) folded into a small square and held with a pair of tweezers as a swab moistened with a freon derivative.
* Sigma - Uses a special vacuum cleaner that was provided by Japan.
* Sony - Uses Sensor Swabs™ and Eclipse™ by Photographic Solutions.
http://www.cleaningdigitalcameras.com/methods.html
 
boas. tenho a lente da minha fs6 suja, que método me recomendam para a limpar? como é uma compacta, tem um método diferente?
obrigado

Não é o método standard, mas o que fiz na minha foi:
* desligar a função poupança de energia
* pera de ar
* usar uns swabs semelhantes aos vulgares cotonetes (mas sem pêlo) com um ponta de liquido da hama (coisa muito pouca) em movimentos circulares
* novamente pera de ar para secar mais rápido

edit: Para testar, aponta a máquina para um foco de luz e tira uma fotografia.
Uma folha branca também resolve ;)
 
Última edição:
Back
Topo