Limpeza de máquinas fotográficas

Biker_

Power Member
Não sei se há por aí algum tópico onde já se tenha falado disto, eu procurei e não encontrei...
Gostava de saber como hei-de limpar a lente da objectiva da minha Canon A80.
Tem pó e "manchas" de sujidades do uso...
Tenho medo de riscar ou de deixar aquilo cheio de pelos ou assim.
Sei que existem produtos, mas não sei o que será melhor, ou mais aconselhado. Como é que vocês limpam as vossas?
Obrigado.
 
sim, os pinceis devem-se vender nessas casas

liquidos de limpeza também há à venda nessas casas :), eu pr vezes uso as canetas de oferta de limpeza de óculos da multi-opticas :D
 
As lentes NÃO se limpam, nunca! Se por acaso houver MESMO necessidade, começa por tirar o pó com ar seco comprimido SEM óleo. Produtos de limpeza não se usem por norma. Podem estragar o tratamento do vidro que é constituído por várias camadas. Por vezes água e sabão neutro bastam. Mas o melhor é sondares a internet à procura de conselhos.
 
Com água e sabão neutro está fora de questão, visto o sitio onde a lente está:

a80.jpg


Só com ar e um pincelinho e tal as poeiras saem, o pior são mm as manchas derivadas de qq sujidade ou gordura, etc...
Vou ver o que vejo mais pela net...
 
Bem, pelo que tive agora a ler existem vários produtos.
Desde canetas (como as dos óculos) até liquidos mm. ATENÇÃO, tudo produtos SEM alcoól!!! Dizem para nunca aplicar directamente nas lentes, mas sim no paninho.
Quanto ao paninho existem uns em pano e uns em papel, pelo que percebi... suponho que sejam ambos especiais e não risquem como riscaria um lenço de papel ou uma t-shirt. :D
Há kits que trazem tb cotonetes...
Isto tudo aliado, claro está, ao pincel de ar.
Tenho de passar pela ***** para ver o que têm por lá...
 
É como o Xpirit diz
Tenham muito cuidado com isso
As lentes modernas são multi coated e muitos produtos banais estragam as camadas e dão por ela e a lente começa a fazer mais purple fringing ou flare
Mais vale usarem um filtro UV nisso que ao menos é descartavél em preço em relação a uma lente
Vários fabricantes (como a Nikon) recomendam metanol ou alcool metilico. Mas cuidado com essa trampa. O metanol é MUITO mau para a saúde. O alcool "normal" nao serve. TEm aditivos para a pele e deixa grande camada de ***** na lente
 
Pois, a ideia de usar filtros UV era mto nice, até pq dão jeito nas fotos exteriores, mas aí termina-se completamente com o conceito de máquina compacta, que já por si as Canon Axx não têm. :x2:
 
e nessa máquina não sei se é facil aplicar o filtro, mas é sempre bem ter algo a proteger a objectiva

O Xpirit falou e bem dos líquidos, convém ter cuidado

Por exemplo o meu ecran sony só o limpo com água e sabão :)
 
Chip disse:
e nessa máquina não sei se é facil aplicar o filtro, mas é sempre bem ter algo a proteger a objectiva
Fácil é, basta comprar o adaptador e o filtro. O pior é que fica do a ocupar o dobro da largura, visto que o adaptador não recolhe.
E não convém andar sempre a tirar e a por o adaptador, né? Além disso é na mm grande para andar no bolso... resumindo, é fixe, já pensei em comprar um por causa das fotos com mta exposição solar, mas neste caso não é solução. :rolleyes:


EDIT:
Aqui podem ver o adaptador. Este até é dos mais pequenos, pelo que tenho visto. Há em cinzento claro, mas escolhi este exemplo para se ver melhor o que é máquina e o que é adaptador. :lol:

A80black37fade.jpg


Ganda canhão, né?... :004:
 
Back
Topo