1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

limpeza de radiadores (sucata powa)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por SuBzEr0, 14 de Julho de 2003. (Respostas: 19; Visualizações: 1830)

1. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

comprei um radiador, uma beca em mau estado, num sucateiro da minha zona.ja tentei varias maneiras de limpar akilo, agua quente+vinagre, redex sem misturar agua la dentro durante uns dias, até que aquilo tem ficado mais limpo. ha por ai alguem ke tenha mais ideias para limpar bem o radiador por dentro?e por fora?há algum produto aconxelhavel?
    depareime tambem com um problema. as tubagens ke tenho são de meia polegada(12mm), porem as entradas do radiador são de 17mm. fui a duas casas aqui na minha zona e fizeram cara de espanto quando perguntei por adaptadores para as tubagens...alguem tem ideia em lx onde se venda disso?talves seja melhor é alterar as tubagens para 15mm e alargo os tubos...queria opiniões sff. :001:

2. bocag3

bocag3 Power Member

para limpar nao conheço nenhum produto! Axo que seria melhor tentares arranjar os adaptadores porque nao e aconselhavel estares a forçar as tubagens uma vez que depois, se elas se rasgarem, vais ter um problema e podes estar a meter agua nos sitios onde nao deves( mb, etc..) e penso que a agua nao se da muito bem com um cpu ou com uma mb!!Mas como nao sei tudo e melhor virem mais replies!! tenta arranjar uns adaptadores. eu fiquei com mt material que os homens do aquecimento central deixaram mas nao tenhu nenhum adaptador, senao ate o dava!!! depois posta umas pics pa ver-mos como ficou!!!

3. SuBzEr0

obrigado pela intenção consoante aos adaptadores :D
    o sistema vai ficar a testes ainda uns belos dias...talves so para meio da semana que vem ja o tenha a correr na maquina, se n for de ferias entretanto :-D
    mas vai ficar como um sistema de wc normal improvisado, ainda n tenho deposito, e pelos prexos execissos que sau praticados por um recepiente simples para água vai de tuperware :P vai ficar quase tudo fora do pc, exepto a bomba de agua, pelo menos por enquanto. com o tempo logo se ve. tabem n tinha espaço para por o harison dentro da caixa, e adaptalo a que tenho aki n me xeira, n ficava mesmo bem.
    n vai ficar assim nada de muito especial porque n tenho material de topo, mas depois logo cravo uma maquina e tiro umas fotos :001:

thx pela ajuda []´s

4. bocag3

bocag3 Power Member

qual e o tamanho do harrison?? e onde e que o arranjaste???

5. SuBzEr0

bocage era so olhares para o titulo da thread e tinhas respostas :P
    sukata powa! arranjei dois, o que precisa de mais limpeza e de conectores n e harrison, o harrison neste momento ta kom o mASO a reparar uma fugazita. n e nada de mais, n e no ninho, e apenas na junção dos tubos com o radiador.
    em qql sucateiro deves encontrar harrisons, apesar de no que eu fui, do que deu para ver n tinha la muitos de cobre(ja se torna material bem raro :( ) eu comprei o meu ao pé de loures.
    por experiencia propria, n compres sem verificares por fugas. apesar de n ser muito higienico poe o dedo a tapar uma entrada e sopra pela outra (ou xupa :-D ) se tiver alguma fuga grande ouves logo o ar a sair. procura bem por um que n esteja oxidado. eles novos sao a 60 euros, apesar de achar desnecessario comprar novo quando podes ter por bem menos e com boas condiçoes um da sucata

espero ter ajudado []´s

(quanto ao tamanho n sei as medidas certas, mas quando souber logo posto aqui. ja o medi, mas n as fixei e como agora ta com o mASO. e +- o mesmo ke este http://www.watercooling.org/10.htm)

6. HoMe_CaNiBaL

HoMe_CaNiBaL I fold therefore I AM

eu tou a pensar seriamente em entrar no mundo do wc e tb taba a pensar em ir a sucata buscar um harrison, mas eu ja tenhu na garagem um radiador k ate da pa reservatorio...2 em 1 mmo :P
    akele e o radiador dum punto td 1.7 (k e o meu futuro) e akele radiador e kuase a frente toda do punto...nem sei s punha akele radiador pk tb nao tenhu espaço para tal, mas s tibexe akele radiador iria rular mt mmo... :P

seu puder eu punho pics do radiador...

subzero forca ai com o wc.. :004:

7. SuBzEr0

thx pelo apoio canibal! eu ganhei o gosto a isto, em pouco tempo informei me o suf onde arranjar as cenas, e ainda n ta tudo montado (ainda n tenho tudo e esta em testes), mas ja tou impaciente para ver isto a bombar la dentro. apesar de ser um optimo conxelho ter muita calma, que vou seguir a risca, pk se n e burrada pela certa!:D
    eu com stock cooler ja puxei ao maximo por o sistema que tenho aqui, n comprei isto á quase um ano atraz a pensar em oc :\ portanto o wc so me vai ajudar mais em termos de silencio, que isto parece um tractor, dormir no meu quarto a noite e lixado! >(
    para alem do mais tava a forçar o bixo com o oc, tinha temps entre os 55 e os 58, em dias mais quentes 60. td bem que ainda sau relativamente aceitaveis, mas como tenho o seti 24/7 umas temperaturas mais baixas veem mesmo a calhar!falando em seti...lol ja me passaste!hehe tinha umas quantas unidades para mandar, mandei e fiquei uma bekita a tua frente, mas resolveste logo o assunto :-D mas um dia destes logo te apanho :004: hehe

mas se tas a pensar em meteres te nisto, n penses seker duas x!força nisso, quantos mais melhor! :001:

[]´s

8. SamuHell

SamuHell Power Member

Coca-Cola e Mostarda :004:

Nem imaginas o poder corrosivo daquilo...

Radiadores sempre ouvi falar dos Opel Corsa...:rolleyes:

9. SuBzEr0

cocacola ja sabia, mas nem me tinha lembrado, akilo ate canos desntope se for preciso :D
    agora mostarda? lol essa e nova...mas tenho que esperimentar.dame imprexau ke akele radiador vai deitar ferrugem ate ao fim da vida, ta mesmo mal tratado, n ha grandes voltas a dar :\

mas fica a sugestão, tenho ke ver se tento :001:

10. Heat

Heat Power Member

A mostarda apenas serve para limpar elementos exteriores, pk s n tens de bezuntar o radiador com mostarda, mas por fora serve perfeitamente.Exprimenta num centimo e confirma.

:001:

11. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Presumo q seja igual a este q attacho!
    Tenho 2 destes e são bem porreiros.. em relação ao tamanho a fan q tenho é de 80x80 por isso já dá para teres uma noção...
    Para limpezas n sei mesmo.. os meus vinham bem limpos, mas só com redex durante uns tempos em circuito fechado isso n vai ao sitio?
    Desculpem lah a qualidade da pic mas foi com o telefone :) hehe só 1 pretexto para experimentar!

Cumps

Ficheiros Anexados:

• rad.jpg
      rad.jpg
      File size:
      19,8 KB
      Visualizações:
      137
  12. HoMe_CaNiBaL

HoMe_CaNiBaL I fold therefore I AM

seu tibexe o seti a correr o dia todo, tu vias a minha media...exe e o problema, ele nao ta a correr o dia todo..

claro keu tb tou interexado em por wc,keru silencio no meu pc, ja nao suporto mais este barulho insuportavel da volcano 7+...vamos la ber o k s segue...

forca nixu, e testa ixu o mais possivel para dp nao teres problemas...

um abraco

13. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Oi Subzero

Quanto ao problema dos adaptadores, fear not, corta as saidas do radiador para ficarem mais pekenas (com 1 dremel por ex) e alarga o tubo de meia polegada com 1 alicate, de modo a que encaixe nas entradas do radiador ( funciona na boa, ja fiz inumeras vezes).

Quanto ao problema da limpeza, tenho esse problema tambem.
    O que vou experimentar desta vez é coca cola com sal grosso, a trabalhar um diazito kada radiador.

Quanto ao exterior, nem me tinha lembrado da mostarda, mas tambem nao os vou limpar mais porke tao kuase todos pintados de preto, so falta a parte de lado :)

No entanto nao pinto a parte central onde a fan manda o ar, acho isso um pouco parvo ja que podes acertar nos tubos de cobre e depois dificultas a saida do ar quente dos tubos.

Boa sorte com isso []

14. SuBzEr0

bio e restantes thx pelas sujestões. eu tambem vou pintar futuramente os radiadores e claro que n ia cair no erro de pos pintar no ninho, a tinta e um bom isolante termico e la se ia a função do radiador...dissipar calor! :D
    quanto a isso de cortar as entradas, n tenho dremel, mas arranjava-me, nem que fosse com uma serra manual, o problema é que um dos radiadores que falo, tem as saidas maiores do que o normal, ou seja, tentei alargar o tubo com alicate quente e o tubo n tinha elastecidade suficiente para abrir ate à dimensão pretendida. por isso fui bucar uns tubos de 15mm de diametro interior (mangueiras de jardim quase :-D ) e mesmo assim ainda tive que alargar o tubo para ele poder entrar bem no radiador. tenho que encontrar ou uns adaptadores ou ir a um sitio qualquer para me reduzirem as entradas daquilo, mas acho que n vale a pena, uma vez que aquele radiador está bem podre, ia quase gastar mais dinheiro nas adaptações para o radiador do que com o radiador. consoante ao outro radiador que tenho e igual a pic que o bubbagump postou, sao os harisson, ate agora os melhores que vi. esse ta com o mASO para levar uma soldadela numa fuga.

consoante a limpeza, pus o sistema a bombar umas quantas horas e fui trocando de água e redex periodicamente( so com isso ja foram quase 5l de agua destilada), e agora ja está um pouco melhor, mas mesmo assim ainda solta muita ferrugem. tenho que tentar mesmo coca com sal e todo o tipo de coisas abrasivas. Em termos de limpeza exterior, com uma lixa de água voltam a brilhar que parecem novos, so não deve e ficar muito tempo assim porque mesmo sendo cobre tem sempre a tendencia para a oxidação.

cumps a todos os que postaram aqui, se alguem souber de adaptadores baratos ou tiver sugestões deixe ai um postzito :001:

[]´s

15. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Eu comprei uns adaptadores em plástico, eram a entrada perfeita po radiador e passava-a para 1/2 polegada.

Ja nao me lembro é onde...

Acho que foi numa casa que vendia cenas de jardinagem!

eu na 6a meto uma pic deles para veres.

16. SuBzEr0

pois, eu bem queria achar uns adaptadores, mas aqui onde moro duvido, so mesmo em lx. fui a uma drogaria, nem tubo teem quanto mais adaptadores. fui a estancia, olharam para mim com cara de parvos, (atendimento pessimo), e disseram que n tinham...va la tinham tubos..enfim. tenho que procurar pelo aki ou alguma loja em lx, mas tenho que encontrar isso. e pouco viavel ter tubos de 1.7cm exteriores dentro da caixa...parece mesmo um sistema de rega! :rolleyes:
    porem de aquilo que me pareceu, apesar de ter visto a olhometro, tinha mais fluxo com aqueles tubos do que com os de 1/2. resta agora testar mesmo em temperaturas do cpu se compensa ou n. quando tiver tudo fino logo posto alguns resultados.

enquanto isso mais ideias e lojas onde se possa comprar sao bem vindas. agradecimento especial ao bocage :)

[]s

17. Morpheus

Morpheus Banido

já experimentaste o AKI? tem lá tudo...

18. Heat

Heat Power Member

Na secçao dos tubos de cobre(gas) encontras adptadores de 15mm para 10, 8mm o k kiseres, dpoix so tens e de soldar.

:001:

19. artsite

artsite Power Member

Eu coloquei uma corva no meu, apenas coloquei cola quente para vedar bem, por dentro e por fora, assim agora tenho saida de 1/2", onde vai apertar o tubo de 8mm internos:D

20. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Subzero foi este adaptador k comprei, funcionou bem embora ja nao o use, prefiro alargar os tubos para que caibam no radiador (o adaptador é mt grande..)

Ficheiros Anexados:

Partilhar esta Página