Limpeza de sensor

gr2

Power Member
Olá,

Tenho duas questões aqui para a malta :)

1ª: Tenho uma old Canon 450D com uns pontos\sujidade no sensor e que me aparecem nas fotos. Existe ainda um pêlo ou algo que me aparece no Viewfinder mas que já assoprei (com o blower) e não sai..
Quanto à sujidade no sensor, já coloquei a máquina em Limpeza Manual e com o blower (e com a máquina virada para baixo) assoprei, melhorou mas não resolveu. Desta forma, e para remover a sujidade que deve estar no sensor, é melhor comprar um kit destes: Kit Limpeza Completo APS-C por 24€? Inclui:
Kit de Limpeza Multi-funcional para câmaras com sensores APS-C Inclui 1 suprador, 1 pano de microfibras, 2 pincéis para sensor, 1 fluido de limpeza, 1 lenspen, 50 panos de limpeza de lentes, 1 pincel de limpeza compacto, 2 panos húmidos de polimento, 8 cotonetes, bolsa de transporte.


Existe ainda um outro kit mais simples: GREEN CLEAN Espátulas de Limpeza Sensor APS-C a 16,90€:


Recomendam um dos dois? Eu basicamente estou a pensar em usar um pincel daqueles, com o líquido, e passar suavemente no sensor. Não sei se há alguma opção mais barata.

Tenho uma Canon 80D, que é a minha menina mais nova e pergunto qual a melhor forma de trocar lentes. Já vi imensos vídeos e recomendações para a troca de lentes para ser o mais 'clean´possível e para não entrar sujidade mas mesmo assim tenho sempre receio. Normalmente o que faço é ir para um ambiente muito controlado, preparar a lente a colocar em cima de uma mesa, com a máquina ao pescoço, e ligeiramente virada para baixo, desenroscar a lente com a mão esquerda, depois assim que retiro a lente tenho logo a outra na outra mão para colocar. É o mais rápido que consigo fazer e até agora não tenho tido sujidade. Não gosto de mudar lentes na Rua, normalmente mudo logo em casa, mas por vezes é complicado e precisamos de mudar na rua. A pergunta é, será preciso ter assim tanto cuidado neste procedimento? Psicologicamente, e porque a 450D ficou com umas sujidades no sensor sem saber como, preocupo-me imenso com a troca de lentes lol mas na realidade não deve ser assim tão crítico, porque o sensor está sempre tapado quando tiramos a lente.. diria que só com muito azar é que vão poeiras depois para cima do sensor assim que a tampa\mecanismo levanta..
 
Boas,

Eu usei este kit à pouco tempo para limpar a minha 550D e 7D.

61puf0lAMaL._SX425_.jpg


Compras isso por 20€ na DE.

Cuidado ao limpar, mão utilizes mais que uma vez o swab, de um lado, em seguida do outro e se precisares de limpar mais pega noutro swab, se utilizares o mesmo swab várias vezes podes riscar o sensor de modo a estragar.

É melhor limpar o sensor com Swabs, e não com o pincel.

Não é preciso muita experiência, apenas cuidado e bom senso.

Cumps
 
Back
Topo