1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Limpeza de vidro

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Cabexas, 30 de Março de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 909)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Cabexas

Cabexas Power Member

Boas,

pretendo adquirir equipamento de limpeza para as lentes e para os filtros. Estive a investigar um pouco e vi várias soluções, umas envolvendos liquidos de limpezas, outras sem liquidos, e usando "papel" ou pano de microfibras.

Já tenho um blower da giottos para tirar o pó e pretendia algo para limpar algo mais persistente como dedadas, por exemplo. Pelo que vi, cheguei à conclusão que prefiro usar um pano de micro fibras e também comprar um pincel para remover algum pó "mais agarrado".

O que me aconselham neste caso? Pode ser qualquer tipo de pano de microfibra ou é melhor comprar de alguma marca conhecida? Vi que tanto a nikon como a pentax têm panos de limpeza, apesar de não os encontrar em lado nenhum. E pincel, recomendam algum?

Também pondero comprar o papel de limpeza mas uma vez que vou comprar o pano de microfibra parece-me desnecessário.

Isto servirá para limpar as lentes (apenas uma por enquanto) e o filtro polarizador hoya.

Abraços

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Há uns kits nas ***** e afins que custam uns 10 euros, que trazem um líquido de limpeza, pincel para aplicar e os papeis de limpeza. É o que uso e funciona lindamente.

3. Cabexas

Cabexas Power Member

Boas,

eu também já tinha visto esses kits. Suponho que estejas a falar de algo deste género.
    A minha dúvida é se é recomendável uma vez que é de uma marca mais genérica como a Hama. Ou será que é tudo igual?

Cumps

4. ruimoura

ruimoura Power Member

É esse que eu tenho :-)

Podes comprar, à confiança, uso disso em todas as lentes e até agora nenhuma se queixou.

Haverá coisas mais avançadas, não digo que não, mas acho que não valem o preço.

Metes o pincel no frasco, tentando que não fique excessivamente molhado, passas gentilmente no vidro da lente, deixas actuar um pouco e de seguida passas um papel de limpeza (cuidado com os dedos para não tocarem no líquido :-)). E antes convém mandar umas sopradelas para retirar alguma areia que a lente possa ter.

5. redalert

redalert Folding Member

Deves humedecer ligeiramente o papel antes de entrar em contacto com o vidro (já húmido). Aprendi à custa de um filtro UV...

[[]]

6. Warlord

Warlord [email protected] Member

a hoya diz explicitamente para nunca usar liquido de limpeza de lentes sobre os seus filtros, para usar apenas agua.

7. danielops

danielops Power Member

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página