Limpeza do Portatil (Overheat/Ruido)

cisco20

Power Member
Boas, comprei um Clevo P650se com a ajuda deste forum na ***** há 1 ano e uns meses estou muito contente com a compra mas já de há uns meses para cá tenho andado preocupado com o ruido que este portatil faz. É claro que só faz este barulho quando estou a jogar/instalar/ver videos... Eu já o aspirei por fora mas nunca o abri com medo de fazer alguma coisa de mal. Ele atinge temperaturas de 95º para o CPU e a grafica sempre uns 15º mais a baixo quando estou a jogar e quando não estou está por volta dos 60º a 65º


A minha duvida ou pergunta para vocês seria se devo abrir ( aparentemente é facil neste portatil) e procurar alguma sujidade nas ventoinhas ou até mesmo ver alguns videos (não encontrei nenhum que me desse a confiança para o fazer) e por pasta térmica porque comprei online e portanto já a tenho OU se devo leva lo a alguma loja para me fazerem o trabalho com garantias de que tudo funcione depois

Caso achem facil de limpar, se me indicassem alguma guide/video agradecia
Caso achem melhor faze lo numa loja, indiquem me uma loja boa (ou a melhor) para o fazer sff eu só encontrei a ***** e 45€ pareceu me caro de mais mas até estava capaz de o fazer por 20, 25...

É arriscado, bem feito não há perigo?

Visto que estou em eng.informática devia fazer isto sem medos e sem problemas ahah

Obrigado!

d42bca560c4ef2a597a8ae0a8aa05d2c
 
O portátil é bastante fácil de abrir e fazer limpeza. Removes todos os parafusos do painel e tem acesso a todas as partes do portátil.

Que paste térmica compraste? E já agora, se fores do Porto era gajo de te ensinar a fazer isso, também tenho um P651SE e já o abri umas poucas de vezes.
 
O portátil é bastante fácil de abrir e fazer limpeza. Removes todos os parafusos do painel e tem acesso a todas as partes do portátil.

Que paste térmica compraste? E já agora, se fores do Porto era gajo de te ensinar a fazer isso, também tenho um P651SE e já o abri umas poucas de vezes.


Obrigado mas sou de Santarém eu até que quero abrir mas estou com receio ahah vou ser sincero, comprei a pasta termica do Aliexpressss a com mais feedback,

" https://pt.*****.com/item/Retail-bo...d/736505003.html?spm=2114.13010608.0.0.7PVYwN "


e penso que o interior do portatil deve ser parecido com este video que encontrei, estava a pensar basear me por aqui
 
Essa pasta não vale um caroço. Devias ter perguntado o que comprar primeiro.

Do video que colocaste, sim é praticamente igual.
 
Essa pasta não vale um caroço. Devias ter perguntado o que comprar primeiro.

Do video que colocaste, sim é praticamente igual.

Obrigado, acredito que não seja o melhor mas o portatil só tem 1 ano e pouco e nunca mostrou fraquezas é apenas uma limpeza de "bom comportamento" vá... Nos comentarios pessoas relataram baixar em media 10º seria mau se usar desta vez essa pasta e daqui a 6 meses venho perguntar pela melhor pasta termica para o compensar

ps: foi á volta de 2 € ahah adoro mandar vir coisas a parva de lá
 
Eu recomendo fazer limpeza de 6 em 6 meses se houver animais ou fumares dentro de casa. A quantidade de sujidade que as ventoinhas acumulam é grande.
Mas com 1 ano convém fazer a limpeza.

Os comentários importa pouco, não sabes qual era a pasta original que estava colocada ou se fizeram também limpeza das vemtoinhas. Normalmente a paste térmica que vem com os portáteis pré-feitos é má.
No teu caso deve ter uma pasta térmica decente, no entanto, com 1 ano está mais que na altura de trocar.

Compra MX-4, Gelid Extreme ou Grizzly Kryonaut. São as 3 bastante boas, mas a melhor é mesmo a Grizzly Kryonaut.
 
Eu recomendo fazer limpeza de 6 em 6 meses se houver animais ou fumares dentro de casa. A quantidade de sujidade que as ventoinhas acumulam é grande.
Mas com 1 ano convém fazer a limpeza.

Os comentários importa pouco, não sabes qual era a pasta original que estava colocada ou se fizeram também limpeza das vemtoinhas. Normalmente a paste térmica que vem com os portáteis pré-feitos é má.
No teu caso deve ter uma pasta térmica decente, no entanto, com 1 ano está mais que na altura de trocar.

Compra MX-4, Gelid Extreme ou Grizzly Kryonaut. São as 3 bastante boas, mas a melhor é mesmo a Grizzly Kryonaut.


Obrigado! vou então reunir o material e começar a limpeza!

ps: havia uma opcão para usar uma pasta especial qualquer por mais 10 euros mas eu não a usei
 
Então estas mesmo com a pasta original que não é grande espingarda. Isso com uma pasta decente e limpeza nas ventoinhas desce bastante as temperaturas.

A temperaturas que tens em idle na gráfica tenho eu em load agora que está mais frio.
 
nem sabia o que era mas vou investigar mais disso! entretanto ja limpei o pó etc agora e esperar pela massa termica de qualité
Tens uns quantos topicos aqui sobre isso, basicamente é descarregares o programa da intel, XTU e ires baixando a voltagem fazendo testes para confirmar que está estavel, qual o teu processador?
 
Segundo me lembro nesse processador até poderás conseguir subir o clock em turbo dos 3.20 para os 3.40Ghz

Nunca me aventurei em alterar o processador eu só queria mesmo baixar a temperatura para o pc não perder qualidade com o tempo... Agora estou a ver se consigo então fazer undervolt
 
já agora... como vejo se esta "estavel"
Rodas um teste de stress durante uns 30minutos, depois jogas um jogo que puxe por ele, se não desligar está estavel.

Um truque que eu faço é rodo teste de 5minutos e vou baixando a voltagem, até ele desligar por ter pouca voltagem, quando isso acontece, subo (vá vou dizer 20mV para estares seguro) a voltagem e normalmente fica estavel.

Por exemplo se aos -150mV desligou, meteria nos -130mV e corria uns testes, suspendia iniciava, metia um jogo pesado, se não desligar está estavel.
 
Back
Topo