Limpeza do Portatil (Overheat/Ruido)

Nunca me aventurei em alterar o processador eu só queria mesmo baixar a temperatura para o pc não perder qualidade com o tempo... Agora estou a ver se consigo então fazer undervolt
É no mesmo programa que fazes tudo, se com o undervolt conseguires temperaturas de 75ºC/80ºC em full load porque não subir um pouco o processador? :P mas isso sou eu, se preferires não fazer não faças ^^
 
Rodas um teste de stress durante uns 30minutos, depois jogas um jogo que puxe por ele, se não desligar está estavel.

Um truque que eu faço é rodo teste de 5minutos e vou baixando a voltagem, até ele desligar por ter pouca voltagem, quando isso acontece, subo (vá vou dizer 20mV para estares seguro) a voltagem e normalmente fica estavel.

Por exemplo se aos -150mV desligou, meteria nos -130mV e corria uns testes, suspendia iniciava, metia um jogo pesado, se não desligar está estavel.
130 ou 170?
 
Bem ja instalei, agora vou ver se encontro um video a expicar melhor este programa

Tens varios topicos aqui no forum caso te ajudem:
https://forum.zwame.pt/threads/undervolting-i7-4700mq.868271/#post-12099538
https://forum.zwame.pt/threads/undervolt-i5-6440hq.959995/#post-13823901

Se precisares de alguma ajuda diz.

Basicamente tens que mexer no dynamic voltage offset cpu e garantir que o Graphic voltage offset está a 0, acho que no teu não tens problemas no de 6 geração é que ele as vezes saia do 0 sem ninguem lhe mexer.

Se o cache offset se mexer acompanhar o cpu é normal, caso não se mexa depois de teres o cpu estavel iguala o cache e ve se continua estavel e se a temperatura baixa mais.
 
vou usar este video e secalhar melhorar a performance então
ok mas esse -50mv estou achar pouco, mas se vais aumentar a performance aumenta logo de inicio. Porque o undervolt para 3.40Ghz é um, o undervolt para 3.60Ghz é outro, assim como se reduzisses o clock podias reduzir mais a voltagem já que roda menos precisa de menos potencia, portanto define o clock que queres logo de inicio e vai baixando a voltagem.

Ou se prefires faz 2 profiles, um undervolt para o clock standart outro para o undervolt com overclock.
 
f5c88a7d047bc7bec601ecd50d45a2db
foram estes os resultados do primeiro stress test de 5 minutos a temperatura mal subiu mas nao sei aumentar para 3.4Ghz
 
Usem o IMGUR!!!!

Dêem upload da imagem que queiram, lado direto do rato, "copiar endereço da imagem", pôr aqui com aquele comando e pronto... GG... O resto so tem dado problemas...

Sorry pelo OT :P
 
Usem o IMGUR!!!!

Dêem upload da imagem que queiram, lado direto do rato, "copiar endereço da imagem", pôr aqui com aquele comando e pronto... GG... O resto so tem dado problemas...

Sorry pelo OT :P


Np... por acaso ate estava na duvida porque sei que da para por imagens e nao conseguia mas como usei da para fazer right click e abrir noutro separador
 
Np... por acaso ate estava na duvida porque sei que da para por imagens e nao conseguia mas como usei da para fazer right click e abrir noutro separador
Tens aqui o simbolo da imagem ao lado do smile quando estás a postar, é só copiares o link para ai dentro.

Convêm teres o hwmonitor aberto para ver qual a temperatura maxima que chegou durante o teste, passa logo para os -0,080V ou -0,090V.

Deve aguentar, sem problemas, mesmo com o overclock.

Já agora faz um teste com ele em stock a voltagem e o clock só para ver a que temperaturas chega (profiles - default - show - apply)
 
Tens aqui o simbolo da imagem ao lado do smile quando estás a postar, é só copiares o link para ai dentro.

Convêm teres o hwmonitor aberto para ver qual a temperatura maxima que chegou durante o teste, passa logo para os -0,080V ou -0,090V.

Deve aguentar, sem problemas, mesmo com o overclock.

Já agora faz um teste com ele em stock a voltagem e o clock só para ver a que temperaturas chega (profiles - default - show - apply)


O teste que fiz foi já com o overclock a temperatura nao passou dos 70 sequer
 
Podes tambem fazer um undervoltzinho, não perdes nada e ganhas entre 10 a 15ºC de frescura.

Isso é na melhor das hipoteses, e é em Skylake. Com Haswell um bom chip deve conseguir 80/90mV e uns 5/6º de ganho de temperatura.

Tens uns quantos topicos aqui sobre isso, basicamente é descarregares o programa da intel, XTU e ires baixando a voltagem fazendo testes para confirmar que está estavel, qual o teu processador?

O XTU é uma valente bosta. Mais vale alterar os valores usando o ThrottleStop. É mais estável e não estraga os perfis das fans como o XTU (pelo menos em alguns Clevos).

Por exemplo se aos -150mV desligou, meteria nos -130mV e corria uns testes, suspendia iniciava, metia um jogo pesado, se não desligar está estavel.

Mais uma vez, não comeces com um undervolt tão grande. 50/70 para começar e vais aumentando.
 
O teste que fiz foi já com o overclock a temperatura nao passou dos 70 sequer
ok mas se não tens faz download do hwmonitor, dá para veres as temperaturas da board, do cpu, da grafica, do disco, etc e não ocupa espaço nenhum, deixa ambos abertos para veres a evolução das temperaturas com o undervolt.

Qual as temperaturas em stock? Sem baixares a voltagem?
 
Isso é na melhor das hipoteses, e é em Skylake. Com Haswell um bom chip deve conseguir 80/90mV e uns 5/6º de ganho de temperatura.

O XTU é uma valente bosta. Mais vale alterar os valores usando o ThrottleStop. É mais estável e não estraga os perfis das fans como o XTU (pelo menos em alguns Clevos).

Mais uma vez, não comeces com um undervolt tão grande. 50/70 para começar e vais aumentando.
Ele está com temperaturas de 70ºC agora antes tinha 90's... mudou a pasta termica dai querer saber que temperaturas em stock.

Nunca tive problemas com o xtu nem vi ninguem no forum se queixar de tal coisa e é mais intuitivo para quem está a começar que o throttlestop, alem disso ele está a conseguir temperaturas baixas que é o objetivo. O XTU tem levado actualizações, o que te levou a dizer que origina esse problema?

Por ultimo ele já começou e fez 50, tudo estava, eu apontei os 80 como valor que ele deve conseguir sem grandes problemas como tu proprio tambem indicaste :P
 
Nunca tive problemas com o xtu nem vi ninguem no forum se queixar de tal coisa e é mais intuitivo para quem está a começar que o throttlestop, alem disso ele está a conseguir temperaturas baixas que é o objetivo. O XTU tem levado actualizações, o que te levou a dizer que origina esse problema?

Muita gente nos forum do notebookreview. Eu próprio tive problemas com o XTU, em que não aplicava os valores que indicava no software.

E pela imagem que ele postou o CPU foi quase aos 80 no stress test. Como disse, não vais baixar 20º com um unvervolt modesto e sem trocar pasta térmica.

EDIT: E aquilo é o "Package temperature" se não me engano é a temperatura do chipset... ou da média dos CPUs, não tenho a certeza.
EDIT do EDIT: O package parece ser o core mais quente ou o chip em si. É um valor meio estranho. Prefiro sempre ver a temp de cada core.
 
Última edição:
Muita gente nos forum do notebookreview. Eu próprio tive problemas com o XTU, em que não aplicava os valores que indicava no software.

E pela imagem que ele postou o CPU foi quase aos 80 no stress test. Como disse, não vais baixar 20º com um unvervolt modesto e sem trocar pasta térmica.

EDIT: E aquilo é o "Package temperature" se não me engano é a temperatura do chipset... ou da média dos CPUs, não tenho a certeza.

Ja estás a exagerar lol Eu disse 10/15ºC para os 75ºC/80ºC, ele tinha 90's, mudou a pasta termica sim.

Se estiver dentro desses valores está no prognostico e nos valores que sempre falei, quanto a temperatura individual tem mesmo que usar o hwmonitor.

De quando foi esses relatos skandal? Só para ter a certeza se foi antes ou depois das actualizações, mais uma vez digo, para o caso dele parece estar tudo normal, mas se ele depois de chegar ao sweet point quiser mudar para o ThrottleStop por uma questão de segurança não vejo porque não, agora se conseguir baixar as temperaturas para os valores que queria com o xtu tambem não vejo grande problema em se manter no mesmo.

Eu no meu clevo nunca tive problemas com o xtu, alias era a unica coisa que salvava as temperaturas do mesmo xD

Tenho pena não dar para fazer undervolt aos processadores da 4ºGeração para baixo.
 
Em primeiro lugar o pc tinha 91 a 95 a jogar overwatch depois limpei o e ainda nao voltei a jogar mas ainda não mudei a pasta termica, resolvi esperar... voltei a fazer outro teste desta vez de 10 minutos com um ligeiro overclock e undervolt maior
fouqalt.png
e
xUBPQ6g.png


(eu ponho o url mas as imagens ficam assim... cliquem com o lado direito, sorry!)
 
Última edição:
Em primeiro lugar o pc tinha 91 a 95 a jogar overwatch depois limpei o e ainda nao voltei a jogar mas ainda não mudei a pasta termica, resolvi esperar... voltei a fazer outro teste desta vez de 10 minutos com um ligeiro overclock e undervolt maior
Rf105
e
wztBl


(eu ponho o url mas as imagens ficam assim... cliquem com o lado direito, sorry!)

fouqalt.png



xUBPQ6g.png


Agora deu por alguma razão lul, dá quote no meu post e vê como está o URL da image, podes sempre aprender mais alguma coisa hoje :p

Tu copiaste o URL, o que está em cima no separador, a cena é que isso agora dá maravilha, e tens que fazer como te disse... Lado direito em cima da imagem, copiar url da imagem ou la como se chama, depende tb do teu idioma claro, e dpeois metes como o @Spartacuss te disse, que eu por acaso não sabia, e vai dar à mesma maravilha que o comando do " [ / * img ]
 
Acho que por hoje já foi positivo, aprendi sobre undervolt e tudo mas estudar para o exame de amanha de programação é que não ahah

Obrigado pela ajuda, eu penso que para este prossesador o UTX chega, nem estou a usar o meu cooler por baixo... A temperatura parece ter baixado no geral e o ruido sim baixou imenso
 
Back
Topo