Limpeza do sensor de uma dSLR

Boas, a minha lente está assim depois de algum tempo sem a usar e fechada no armário. Acham que vale a pena mandar limpar?

São fungos :(

310d4d8056c495eea098768ff21031dd.jpg
 
Sim é por dentro, e é uma 18-55mm

E é verdade que o fungo pode contaminar outras lentes e o corpo da máquina?
 
Última edição:
Experimenta deixar a lente ao sol umas horas.

desde que não existam condições propicias ao desenvolvimento do mesmo, ele não vai saltar para outro sitio.

Agora convem é rever as condições do sitio onde guardas o material para não voltar a acontecer.
 
Obrigado. Pois eu tenho o corpo e outra lente na mala própria e uso com frequência, mas esta 18-55 estava no armário já á algum tempo sem usar....
 
estes videos são interessantes e dão boas dicas, no entanto este senhor tem bastante experiencia, se nao sabem o que estão a fazer levem a uma loja de confiança


 
sim, concordo, mas tudo o que ele faz é correcto, sopra a maquina ao contrario, nao insere o blower dentro da abertura da lente etc, é bom para ver como tudo deve de ser feito, é bastante instrutivo.

dito isto ele já deve ter muita experiencia e o sensor não devia de estar muito sujo, para quem tem muita experiencia é facil para quem nunca fez é dificil ou pode fazer asneira.
 
Sim, mas isso já não tem nada a ver com o tópico :P
Eu sigo-o mesmo só para dar risadas.
Ele só conhece Nikon e Fuji :D

Mas sim, acho que ele trabalhou muitos anos como técnico de reparação.
É normal que ele saiba limpar bem o sensor.
Eu não gasto 150, gasto 50. Mas prefiro, porque se fizer asneiras pode ser bem mais dispendioso :)

Cumps
 
Eu nem com a D3000 testei isso.
Mas os meus sensores não se sujam assim tanto.
A D7200, com 11mil disparos, tem uns pontinhos aqui e ali, mas só noto em macro ou quando puxo mais pela edição em aberturas mais fechadas.
A D3000 foi uma vez para limpar, desde 2007 :P
Prefiro gastar 50€, nem que seja uma vez por ano, do que arriscar...

Mas isso sou eu, que se calhar estou a achar que os sensores são frágeis demais :)
Mas tenho medo que aconteça como os óculos onde, por mais que limpe, ficam sempre sujos em algum lado :D
 
Pois não. Fico sempre com a ideia que a minha mulher a comprou em 2007, mas comprou em 2009 :D
Mas pronto, desde 2009 que foi limpa apenas uma vez (também são 7 anos :D).

Cumps
 
Tenho o sensor da minha 550D uma cagada... Alguém da zona de Braga conhece uma loja que faça limpeza? Eu até fazia mas tenho um bocado de receio como é óbvio.
 
Back
Topo