Limpeza do sensor de uma dSLR

@Helius: Bem, de qualquer forma tenho é que começar eu a fazer essas limpezas, pois pelo numero das mesmas que necessito fica em conta ser "home made". Sim, eu devia ser a ultima pessoa a limpar um sensor, mas sempre um dia poderei escrever um livro com a "Escala de Resistência de componentes de uma Reflex" :D

@Strobe: O Eclipse e2 só mesmo via Ebay?
 
@Helius: Bem, de qualquer forma tenho é que começar eu a fazer essas limpezas, pois pelo numero das mesmas que necessito fica em conta ser "home made". Sim, eu devia ser a ultima pessoa a limpar um sensor, mas sempre um dia poderei escrever um livro com a "Escala de Resistência de componentes de uma Reflex" :D

@Strobe: O Eclipse e2 só mesmo via Ebay?
Estás mesmo a falar a sério, vais limpar o sensor? Hm...
 
Última edição:
Estás mesmo a falar a sério, vais limpar o sensor? Hm...

Tenho tido umas "discussões épicas" com a Canon sobre o assunto. É aceitável que a reflex seja um sistema de acumule muito pó. Agora o que não é aceitavel é os custos e a falta de "recursos" para resolver um problema que eles consideram "simples e normal" .

Com as espatulas/liquido ou fica limpo, ou, das duas... quatro:

- ou não fica 100% limpo.
- Ou fica limpa demais e pode passar uns dias de "molho" ( ou ir à Canon , mas o gajo diz que me desenrasca se for o caso )
- Ou dou cabo do low pass filter.
- Dou cabo do sensor.

Para o tpo de fotografia que faço, 6 pontas de pó a f/11 é um martirio, e não posso estar a envia-la para a canon de mês a mês ( ainda não ganho para isso LOL )

Se correr mal, serão os primeiros a saber :D
 
se isso acontece de mes a mes nao estas a ter os devidos cuidados durante a troca de lentes.

Acreditem ou não, desde que ela saiu da Canon a ultima vez ( e veio mesmo bem limpa que nada aparecia a f/22 ) que tenho trocado de lentes praticamente dentro de casa. E quando chego a casa até me dou ao trabalho de soprar a lente no corpo antes de colocar a outra. Daí duvido que seja.

Agora o que já descobri, e que é conhecido: Lentes zoom enviam pó para o sensor (A 120-400 é a principal suspeita)

Esta semana ainda me aconteceu uma mais "gira". Estava a tirar fotos às copas das arvores com a 10-22. Ao fim de 3 fotos ( com a maquina virada para cima ) , tirei outra de uma paisagem com o céu e foi quando apareceu a maior sujidade já registada no meu sensor :D Essa saiu com o blower. Fossse oque fosse "caiu" da 10-22.

Já o despolido, que tanta dores de cabeça me deu, está imaculado. Aquelas coisas pretas era muito possivelmente "pedaços" da bellows m42 que eu tinha.

Neste momento só tenho 3 mais chatas ( canto superior direito , onde as linhas das regras dos terços se cruzam ) e quando apanho ceu com alto contraste e um bom gradiente e tenho lá objectos é foto para o lixo.
 
ca para mim esses pedacos da bellows foram sendo transferidos do corpo para dentro das tuas varias lentes (ao virares a maquina para baixo), e agora quando apontas a maquina para cima, volta e meia la cai um pedaco de dentro da lente para o sensor.

nao é normal a maquina ficar suja ao trocar de lentes com cuidado, alguma coisa esta mal. o que nao falta sao pessoas a trocar de lentes regularmente sem problemas...

talvez nao seja ma ideia levar as lentes e fazer uma limpeza completa a TUDO. se voltar a acontecer so sobra o erro humano :p
 
é normal os zooms sugarem poeiras para o sensor.. Uns mais outros menos mas todos o fazem..

Em relação a limpar o sensor, é bastante fácil fazê-lo, mas requer alguma paciência.. Das vezes que o fiz nunca ficou 100% apenas com uma "ronda" de passagens. Tive sempre que repetir o processo com swabs novos. De resto é só controlar a pressão que se limpa, nem demais nem a menos.. E seguir sempre um movimento em linha recta de um dos lados para o outro, não tem nada que saber..

Cumps
 
Depois de comprar a 100 Macro, nunca mais usei lentes mf nem a bellows, e a maquina foi à Canon para limpeza geral depois disso. Expliquei que tinha usado a bellows e para eles confirmarem até ao mais infimo mm do interior do corpo )

Depois do episodio de anteontem, limpei as lentes todas ( depois de rodar o zoom varias vezes com elas para cima ).

Aliás, a minha maquina com 2 meses de usos de MF's, a f/22 parecia uma invasão de gafanhotos, e actualmente já não fica assim nesses estado.


E estava aqui a pensar que o low pass filter deve estar revestido de algum tipo de "gosma" que não deve gostar de "lavagens" frequentes ( digo eu ).

Ainda não encotrei onde comprar o liquido correcto, mas depois até faço um "tutorial" ( que poderá vir a ser incluindo no fantasporto )

@Helius : Se pelo menos limpar as que ficam mais ao centro já me dou por feliz. As dos extremos com o tempo lá se vão.

Sobre a pressão sobre o sensor vou ter que estudar bem o caso.
 
Última edição:
@CoisaX

Para a limpeza "mês-a-mês", acho que a melhor opção é um pincel da VisibleDust. É um processo bem mais rápido, simples e económico (a médio prazo) que o da limpeza líquida. Além disso, não tens problemas em andar de avião com isso.

A limpeza líquida só é necessário para o pó mais "teimoso".
 
Falas daquele pincel que "roda" tipo isto:

http://www.visibledust.com/products3.php?pid=3

Sim. É um desses o que tenho.

Engraçado que o pincel isolado fica mais caro que o kit com 5x Swabs + liquido

Olhe que não.

Ou então estas a comparar pincéis diferentes: O Artic Butterfly só precisa de pilhas (que duram imenso), enquanto que o pincel de madeira precisa de ar comprimido (não incluído no kit e que é uma chatisse se quiseres andar de avião).
 
mas olha que ainda usam a D70 e a 400D que ja tanto sofreram... e ainda estão para as curvas... depois do que lhes fizeram neste video, e depois da limpeza de sensor, posso dizer que esta melhor que o meu :lol:

PS: quem diz que as maquinas de entrada parecem de plastico das lojas dos chineses devia ver estes videos para ver o quanto elas aguentam.
 
Sim, não me consegui decidir :D

Nem consigo dormir de noite a pensar que kit de destru... digo limpeza vou avançar. Tiro demasiadas fotos a céu para remeter "bolas" para o PP. Blower ( Giotto ) só serve para duas coisas: Tirar "moscardos" do sensor ( tipo coisas grandes vistas a 2.8 no lcd da maquina ) ou para mudar o sitio de algumas das existentes a f/11.

No inicio de 2012 vai entrar outro corpo, e pelo andar da carruagem é 1.6x. Depois serão 2 vezes os nervos com pó.

Já pensei comprar em separado: comprar o pincel "a pilhas" com ou sem lupa, e só adquirir swabs em caso de necessidade. O problema é que acredito que tenho 2 pontos no sensor que duvdo muito que saiam à pincelada. E são os dois que mais me incomodam... aliás já têm familia.

Falo da "lupa", pois já li por aí algures que a lupa só serve para vermos "pó novo" a entrar em tempo real para o sensor :D


Opção 1: http://*****.pt/shop/index.php?main_page=product_info&products_id=1888

Opção 2: http://*****.pt/shop/index.php?main_page=product_info&products_id=252

A opção 1 é a mais cara, até já está no carro de compras, e usa a famosa butterfly mais "potente". Não consigo encontrar o kit mais barato ( só no US mas penso que se pedirmos via DHL no site da VD a coisa sai barata, dizem eles ).

A opção 2 é um conceito diferente ( aspirador + escova ? ) mas vi uma review a dizer que é ineficaz ( um passarinho disse-me que havia por aqui alguém com esse kit.. ) será?

Tendo em conta os diversos metodos, há que ter em conta que a maquina tem sistema de limpeza?

Para compensar comprar em separado teria que abdicar da lupa e ai podia optar pelos swabs "humidos".

Por fim perguntam: "Mas se sobrevivestes a mais de 3 meses desde que te decidistes a avançar com algum sistema de limpeza... porque ainda está indeciso?" Tipo parece muito fácil imaginar "os resultados" mas é dificil de antecipar a rentabilização do material ( se fosse uma lente LOL )
 
compras a mais cara e depois fazes limpezas ao domicilio :D

LOL Olha que já foi algo que me lembrei.... mas a minha fama "atravessa oceanos" :D


Vamos comprar um "kit de limpeza comunitário" Zwame :D


Quando falo de rentabilização é para uso pessoal, e na medida em em "resultando", deixo-me de mordomias em certas condições. Exemplo, depois de 4 horas debaixo de pó na serra com a 120-400, epah estava naquela de fazer umas macros... mas desisti e levei a maquina para casa para a limpar "antes" de trocar de lente....

Mas tb é alguma "psicologia": A 450D já se molhou, já apanhou duas "broas" ( está riscada em cima ), já mandei vir uma borracha nova para o viewfinder ( partido ), julgo que um dos apoios do espelho deve estar quinado e vivo bem, mas o pó atormenta-meee..
 
eu quando tinha o sensor e o viewfinder limpinho tinha 10x mais cuidado a trocar de lentes do k tenho agora. Agora troco quando tenho de trocar, obviamente k continuo a ter cuidado e n o iria fazer no meio de uma tempestade de areia, agora por exemplo trocar a beira mar, quero la saber, viro me de costas ao vento e tento trocar rapido.

Ca em portugal temos muita sorte, em climas mais tropicais e humidos e bem pior pq para alem do po se te distrais ao trocar de lente ainda ficas com o sensor cheio de condensacao...
 
Pessoalmente optava pelo kit mais caro porque o mini-aspirador da Delkin não me convence. Pelo contrário, o pincel da VisibleDust está provado que é prático e eficaz desde que corretamente usado.

A mala do kit Delkin é gira e prática para arrumar as coisas em casa, mas parece bastante volumosa. Pelo menos para mim está fora de questão fazer limpezas líquidas no terreno, por isso é demasiada tralha para se andar a transportar. O kit da VisibleDust não tem uma malinha para tudo, mas na prática para o terreno só levas o pincel, e esse sim tem mala própria.
 
Back
Topo