Limpeza do sensor de uma dSLR

Pessoalmente optava pelo kit mais caro porque o mini-aspirador da Delkin não me convence. Pelo contrário, o pincel da VisibleDust está provado que é prático e eficaz desde que corretamente usado.

A mala do kit Delkin é gira e prática para arrumar as coisas em casa, mas parece bastante volumosa. Pelo menos para mim está fora de questão fazer limpezas líquidas no terreno, por isso é demasiada tralha para se andar a transportar. O kit da VisibleDust não tem uma malinha para tudo, mas na prática para o terreno só levas o pincel, e esse sim tem mala própria.

Pois. não consigo encontrar o link, ams era no "luminous landscape", onde ele testou o deslikn e depois disse que pouco resolveu e agarrou na butterfly e quase não teve que recorrer à limpeza liquida.


Limpezas no terreno, só se for de blower com aqueles "moscardos" , mais ainda que actualmente terreno para mim é pó por todo o lado, incluindo carro :D

BTW, usas a lupa?
 
não consigo encontrar o link, ams era no "luminous landscape", onde ele testou o deslikn e depois disse que pouco resolveu e agarrou na butterfly e quase não teve que recorrer à limpeza liquida.

O Google é amigo:

http://www.luminous-landscape.com/reviews/accessories/sensorscope.shtml

http://www.luminous-landscape.com/reviews/accessories/arctic-butterfly-2.shtml


BTW, usas a lupa?

Não tenho lupa. Só comprei o pincel.
 
@Strobe: Exacto era esse. O meu google parece a versão chinesa que omite os resultados que importam :D

Já decidi: Vem o que eu chamo de "pincel electrico voador". Como tem luz, e tenho uma lupa ( daquelas normais ) mas que dá para ver bem o sensor, deve chegar... mas posso sempre recorrer ao teste f/22.

Se alguma sujidade persisitir e que seja em demasia, vem mais tarde uns swabs ( ou aí vai à canon ).

BTW, qual era a outra loja tipo *****? Cameratools? REcomendam algum em especial?

Mandar vir da Visbledust são 42$ de portes ( já enviei email a perguntar se não fica "preso" na alfandega.. ).
 
Também podes perguntar com jeitinho ao sr. da *****, porque raio deixou de vender o "pincel electrónico voador" em separado (foi lá que comprei o meu).
 
Na ***** vendem o Arctic Butterfly 788 sozinho por 98€ esse não chega? (É o que tenho e uso, embora também use os swabs de vez em quando).

Há que ter cuidado com o pincel em algumas maquinas já que algumas têm algum oleo a volta da zona do sensor e se tocares no oleo e depois no sensor vais ter que obrigatoriamente usar swab depois... já me aconteceu :P
(Nikon D700)

Cumps,

PCC
 
Também podes perguntar com jeitinho ao sr. da *****, porque raio deixou de vender o "pincel electrónico voador" em separado (foi lá que comprei o meu).

Nem de propósito liguei, e não só disseram que não têm , como não fazem questão de encomendar. É o kit completo e é para quem quer.

Na ***** vendem o Arctic Butterfly 788 sozinho por 98€ esse não chega? (É o que tenho e uso, embora também use os swabs de vez em quando).

Há que ter cuidado com o pincel em algumas maquinas já que algumas têm algum oleo a volta da zona do sensor e se tocares no oleo e depois no sensor vais ter que obrigatoriamente usar swab depois... já me aconteceu :P
(Nikon D700)

Cumps,

PCC

Acho que a grande diferença é o facto do 724 ter "melhor iluminação", são 20 € de diferença entre eles. Agora na ***** esse mesmo está a 70 €, com os portes a 20 €...

Já li disso do óleo ( se bem que a minha 450D ainda não deve ter os "tubos rotos" :D ). De qualquer forma, mais tarde ou vou para os swabs já com liquido ou vai mesmo para a Canon, caso necessário.
 
Bah x 1000.

Mandei vir o Arctic Butterfly 724 da *****. Já com portes e taxa de paypal ( ... ) 117 € . Não encontrei ao mesmo preço em loja nacional nem melhor fora.

Depois mostro resultados.
 
A "menina" chegou! :D

Paga na 2ª, expedida na 3ª e chegou cá hj de manhã ( ***** ). Aproveitando que discuti com a minha mulher ontem, com o meu patrão hoje e o meu reconhecido jeito para estas coisas, decid testar LOL


A dita:



Vou ser sincero. A nivel de qualidade de material estava à espera de um pouco mais ( parece muito "chinês ).

Como não podia deixar de ser, comecei com 2 erros crassos:

- Liguei uma vez com a a tampa.
- Ao tirar a tampa perdi de vista a ponta ( nem vou dizer que caiu no chão )

Foto a f/22, 105mm ,MF no infinito para uma folha branca, e no RAw 100% clarity, Muito contraste e ajuste de exposição ( settings para fazer mesmo realçar as ditas, mas claro que no terreno não o uso )



- Limpei 2 vezes, porque na 1ª fiz mais um S do que uma limpeza a direito :D



Resumindo: Isto é bom. As que sobraram raramente aparecem a f/11~f/13 e consoante as situações nem devem aparecer. As que teimavam em aparece a f/11 foram com os cães. Agora vou ver "na vida real"

BTW, alguém sabe se pode ser limpo no outro sentido? Tipo não na mesma vez. Eu passo como diz nas instruções, da esquerda para a direita, com o maquina para cima. Será má onda fazer da direitapara a esquerda numa próxima vez?
 
BTW, alguém sabe se pode ser limpo no outro sentido? Tipo não na mesma vez. Eu passo como diz nas instruções, da esquerda para a direita, com o maquina para cima. Será má onda fazer da direitapara a esquerda numa próxima vez?

Tanto faz ser D -> E ou E -> D. E -> D é apenas mais natural para que não for esquerdino. Mas convém que seja sempre para o mesmo lado. Fazendo sempre E -> D o extremo direito vai começar a acumular lixo. Se alguma vez fizeres D -> E é natural que algum desse lixo volte para o sensor.

Isto na teoria. Na prática, a maior parte do lixo que dá para "tirar" fica no próprio pincel e é sacudido quando o "recarregares".
 
Os spots que ficam quase de certeza que irão precisar limpeza líquida. Os pincéis atingem o seu máximo de eficácia logo à primeira: o que sobra já não sai nem que passes 100x.
 
@strobe: Obrigado pela dica. É que les nas instruções e demos não são claros qaunto a isso. De qualquer forma ainda tenho que apanhar a técnica para retirar o pincel ( mesmo assim esse lado nem ficou mau :D )

@Warlord: Limpeza a sério é ligar a escova.. encostada ao sensor :P Até ficava a brilhar :D

Pode não ter nada a haver, mas só hoje descobri uma coisa "interessante" ( além de que o low pass filter não é um bicho mau ): Com a 24-105, ao rodar o zoom, sinto "ar" na porta do cartão.... sistema de arrefecimento do cartão ou "queijo suiço"?

Agroa a sério, ando eu com um cuidado a trocar de lentes e acho que entra pó é por todo o lado e mais algum.

Mas mesmo assim.. grande 450D :D
 
O LPF parece à prova de bala quando comparado com um despolido ;)

A 24-150, sendo uma L, provavelmente é mais impermeável que a a 450D. Como o ar vai pelo caminho de menor resistência é natural que o ar circule pela 450D.

Sei de quem tenha comprado lentes 18-200 (que são autenticas mini bombas bombas de ar) na ilusão de que assim iriam evitar apanhar pó no sensor e que depois ficaram muito revoltados por ter de o limpar na mesma.
 
E agora imagino aqueles dias que andei no mato com pó e terra ( perto de uma pedreira ) com a 120-400...

Com um corpo tipo 7D (ws) e a 24-105 reduz esse factor :D
 
Limpeza sensor/lente/espelho/viewfinder

Bem, emprestaram-me hoje um soprador da Canon e como recomendado, retirei a tampa da máquina, subi o espelho (pelo menu, claro), virei a máquina para baixo e bufei lá para dentro umas quantas vezes. Depois, baixei o espelho e bufei para o espelho e para o vidro do viewfinder e por fim coloquei a 70-300 na máquina, seleccionei MF, meti 1 segundo no Shutter Speed, a abertura mais pequena que a lente dá na focal mais baixa, ou seja f/32, rodei o anel de foco todo para a direita e tirei uma foto ao céu movendo a máquina ligeira mente da esquerda para a direita durante o segundo do shutter speed. Depois rodei o anel de foco todo para a esquerda e repeti a foto.

Fiz depois o mesmo com a 17-70 mas na focal maior e na mesma na abertura mínima possível, ou seja f/22. Ou seja fiquei com 4 fotos.

Estas são as da 70-300
IMG_1841.JPG

IMG_1842.JPG


E estas as da 17-70
IMG_1844.JPG

IMG_1845.JPG



No canto superior esquerdo nota-se uma marca...

Será significativa?
Como acham que estou a nível de sensor?
 
Eu não vejo nada!!!
Quem me dera ter a minha assim!
Mas penso que resultaria melhor se fotografasses o céu limpo...dava para ter uma ideia melhor.
 
Logo posso fazer isso... Eu desfoquei porque é assim que tenho visto na net a dizer para se fazer, mas logo posso tentar tirar com o céu focado, isto é se conseguir focar, pois se o céu não tiver qualquer ponto para focar, se calhar a lente não foca!
 
Acho que a imagem está tão queimada que não dá para ver qualquer lixo no sensor. De onde tiraste a ideia da exposição de 1 segundo? O importante é que a imagem fique desfocada, não precisa de ser com "motion blur". Depois podes em pós-processamento aumentar o contraste para que o lixo salte à vista.

Lixo no espelho ou no OVF não dá para mostrar (a não ser que uses uma segunda câmara). Só se vê no OVF.
 
Back
Topo