Limpeza interna de portátil

AFPT

Power Member
Hoje estava sem nada para fazer e lembrei-me de me lançar à aventura! Decidi desmontar o meu Toshiba A200-1QK para fazer uma limpeza do cooler!

Antes de começaram a pensar em fazer o mesmo tenho que avisar:

Não recomendo
a ninguém fazer isto a não ser que tenham experiência e estejam dispostos a correr o risco de alguma coisa correr mal!
Se o portátil estiver na garantia podem perde-la caso quebrem algum selo de segurança (inexistente no meu caso) e\ou deixem marcas de que foi aberto.

No meu caso, eu não tenho nenhuma formação específica para efectuar a manutenção de portáteis mas já me passaram muitos pelas mãos por isso estou familiarizado com o procedimento.

O portátil faz um ano em jan. de 2009 e é usado quase todos os dias e quase sempre em casa.

Agora vamos passar à acção!

Cada modelo é diferente por isso vou passar à frente as partes dos parafusos e tampas, etc...

Aqui mostro-vos o portátil já sem a parte superior e com a board exposta:
a200limpeza2sr9.jpg

Aproveitei para adicionar uma descrição de alguns componentes para para os mais inexperientes saberem onde estão.

Agora vejam o lixo:
a200limpeza3nh3.jpg


a200limpeza4iv4.jpg


Como podem ver, uma parte do dissipador já estava obstruída o que reduzia a capacidade de dissipação. A acumulação de pó nestas zonas provoca muitas vezes o aumento da temperatura e\ou o aumento da velocidade do cooler.

Neste caso notava que em utilização normal, quando o portátil era novo, o funcionamento do cooler era intermitente e a temperatura rondava os 50º e ultimamente a temperatura era a mesma mas o cooler estava sempre em funcionamento e por vezes aumentava um pouco a velocidade.
A jogar, a temperatura do CPU chegava aos 75º, o cooler ouvia-se perfeitamente e até incomodava um pouco e todo o chassis aquecia, a parte do teclado que fica em cima do chip gráfico e principalmente a parte inferior do portátil ficavam bem quentes.

Limpei tudo com um pincel e usei o aspirador para não deixar o pó no ar e toca a montar tudo!

Agora o ritmo de funcionamento do cooler voltou ao que era quando o comprei e as temperaturas máximas baixaram para 70º mas a maior diferença é o chassis que não aquece tanto quando jogo.

No caso do A200-1QK, tive de desmontar o portátil quase por completo para fazer uma limpeza mas cada marca e cada modelo tem desenhos diferentes! em alguns é preciso desmontar tudo e noutros basta tirar uma tampa e o conjunto cooler\dissipador fica logo à vista.
 
Para quem costuma puxar pelo pc (jogos ou qualquer aplicação que faça aquecer o bicho)...desde que tenha cuidado com o material, aconselho a fazer uma limpeza de vez em quando.

Há coisa de 1 ano limpei um portátil de um amigo meu, um Asus com uns 4, 5 aninhos...tinha à vontade uma camada de pó 3x mais grossa que essa aí xD
 
Perdi 5 minutos a fazer uma limpeza do cooler e dissipador e a recolocar pasta térmica (estava seca) no portátil da empresa e a temperatura lida no CPU baixou 12º C em full load. Vale a pena fazê-lo, principalmente se forem como eu, que tenho sempre as janelas de casa abertas e acaba por entrar sempre pó.

Quando tiver mais tempo vou fazer uma limpeza mais profunda para ver se consigo melhorias significativas.
 
ola
eu tenho 1 pc igual ao teu e nunca lhe fiz uma limpeza
ja o tenho a 3 anos, ja faz muito barulho e tb aquece muito
podias fazer um video de como desmontar o pc?
tenho de desmonta-lo todo?
basta so desmontar a parte superior como está na foto ou tenho de retirar mesmo todos os parafusos da parte de tras?

1 abraço
 
Na ***** pelo menos de Guimarães levam cerca de 12€ por essa limpeza e meter pasta térmica no processador ;) n sei se a pasta é do melhor, o que aconselho é q comprem uma boa pasta térmica e peçam depois para usar a que compraram e levam o que sobra pra casa que dá para mais algumas vezes depois, pasta boa tipo a mx4 ;)
 
Tenho um portátil Toshiba A200-2B7 e hoje apeteceu-me abri-lo para o limpar.

Estou a seguir mais ou menos as instruções daqui: http://www.irisvista.com/tech/laptops/toshiba-satellite-a205/laptop-disassembly-1.htm

Contudo, quando já removi o teclado e desaparafusei tudo (excepto o parafuso da drive óptica, que não removi), não consigo retirar a tampa de cima. Está solta de todos os lados, mas há alguma coisa perto do canto superior direito que continua a prendê-la.

laptopj.jpg


Alguém sabe o que estou a fazer mal? Será que só é preciso fazer força para a tampa sair?
 
google

vai ao google ( ve em videos, fotos ,etc ) a ver se encontras, ás vezes tem bons tutoriais com fotos, como fzr passo a passo, eu encontrei varios e toshiba tens um site com uma lista de muitos modelos mas já não sei o site tens que procurar.

Abrço
 
Eu fiz isso, mas não consegui encontrar solução. Acabei por voltar a montar tudo, por medo de forçar muito e partir a peça.
 
Eu fiz isso, mas não consegui encontrar solução. Acabei por voltar a montar tudo, por medo de forçar muito e partir a peça.

Tenho um toshiba A-60 é um portatil quase da idade da pedra .. lol
Tambem o desmontei a algum tempo para limpeza e manutenção .
Acontece que ao desmontar tambem me deparei com o mesmo problema e a solução foi tirar esse mesmo parafuso da drive optica , esse parafuso impede a drive de deslizar da ficha e segura a tampa de cima ao mesmo tempo .
Custa um pouco achar esse parafuso no meu .
Esse problema é comum em vários modelos da toshiba (pensarmos que desenroscámos todos os parafusos e ainda faltar algum )
 
Obrigado pela resposta, manipulo.
Deve ser isso. Na altura tentei retirar a drive óptica, mas não consegui porque o parafuso estava completamente moído.
 
Obrigado pela resposta, manipulo.
Deve ser isso. Na altura tentei retirar a drive óptica, mas não consegui porque o parafuso estava completamente moído.

Onde tinhas dito que não conseguiste tirar a tampa, vê se tiraste todos os parafusos em baixo. Nos A200 essa zona é apenas fixa por baixo. Já não me lembro de cor, mas vê os compartimentos das rams e onde está a drive de cd's, pode ter lá alguma coisa.

Outra coisa: tem cuidado porque nos A200 as roscas dos parafusos que seguram as dobradiças (na tal tampa de cima) partem-se com facilidade. Provavelmente vais ter de andar depois de super-cola em punho.
 
Back
Topo