1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Limpeza interna de portátil

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por AFPT, 20 de Dezembro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 6763)

1. AFPT

AFPT Power Member

Hoje estava sem nada para fazer e lembrei-me de me lançar à aventura! Decidi desmontar o meu Toshiba A200-1QK para fazer uma limpeza do cooler!

Antes de começaram a pensar em fazer o mesmo tenho que avisar:

Não recomendo
    a ninguém fazer isto a não ser que tenham experiência e estejam dispostos a correr o risco de alguma coisa correr mal!
    Se o portátil estiver na garantia podem perde-la caso quebrem algum selo de segurança (inexistente no meu caso) e\ou deixem marcas de que foi aberto.

No meu caso, eu não tenho nenhuma formação específica para efectuar a manutenção de portáteis mas já me passaram muitos pelas mãos por isso estou familiarizado com o procedimento.

O portátil faz um ano em jan. de 2009 e é usado quase todos os dias e quase sempre em casa.

Agora vamos passar à acção!

Cada modelo é diferente por isso vou passar à frente as partes dos parafusos e tampas, etc...

Aqui mostro-vos o portátil já sem a parte superior e com a board exposta:
    Aproveitei para adicionar uma descrição de alguns componentes para para os mais inexperientes saberem onde estão.

Agora vejam o lixo:

Como podem ver, uma parte do dissipador já estava obstruída o que reduzia a capacidade de dissipação. A acumulação de pó nestas zonas provoca muitas vezes o aumento da temperatura e\ou o aumento da velocidade do cooler.

Neste caso notava que em utilização normal, quando o portátil era novo, o funcionamento do cooler era intermitente e a temperatura rondava os 50º e ultimamente a temperatura era a mesma mas o cooler estava sempre em funcionamento e por vezes aumentava um pouco a velocidade.
    A jogar, a temperatura do CPU chegava aos 75º, o cooler ouvia-se perfeitamente e até incomodava um pouco e todo o chassis aquecia, a parte do teclado que fica em cima do chip gráfico e principalmente a parte inferior do portátil ficavam bem quentes.

Limpei tudo com um pincel e usei o aspirador para não deixar o pó no ar e toca a montar tudo!

Agora o ritmo de funcionamento do cooler voltou ao que era quando o comprei e as temperaturas máximas baixaram para 70º mas a maior diferença é o chassis que não aquece tanto quando jogo.

No caso do A200-1QK, tive de desmontar o portátil quase por completo para fazer uma limpeza mas cada marca e cada modelo tem desenhos diferentes! em alguns é preciso desmontar tudo e noutros basta tirar uma tampa e o conjunto cooler\dissipador fica logo à vista.

2. Apok

Apok Power Member

kd tiver o meu so lhe toco passado a garantia:007:

3. m0rbidini

m0rbidini Power Member

Perdi 5 minutos a fazer uma limpeza do cooler e dissipador e a recolocar pasta térmica (estava seca) no portátil da empresa e a temperatura lida no CPU baixou 12º C em full load. Vale a pena fazê-lo, principalmente se forem como eu, que tenho sempre as janelas de casa abertas e acaba por entrar sempre pó.

Quando tiver mais tempo vou fazer uma limpeza mais profunda para ver se consigo melhorias significativas.

4. du3nd3

du3nd3 Power Member

da para fazer essa limpeza nalguma loja da especialidade, onde possam assumir os riscos? :004:

ja agora, excelente a iniciativa :D

5. ola
    eu tenho 1 pc igual ao teu e nunca lhe fiz uma limpeza
    ja o tenho a 3 anos, ja faz muito barulho e tb aquece muito
    podias fazer um video de como desmontar o pc?
    tenho de desmonta-lo todo?
    basta so desmontar a parte superior como está na foto ou tenho de retirar mesmo todos os parafusos da parte de tras?

1 abraço

6. M4r10 22

M4r10 22 Power Member

Na ***** pelo menos de Guimarães levam cerca de 12€ por essa limpeza e meter pasta térmica no processador ;) n sei se a pasta é do melhor, o que aconselho é q comprem uma boa pasta térmica e peçam depois para usar a que compraram e levam o que sobra pra casa que dá para mais algumas vezes depois, pasta boa tipo a mx4 ;)

7. ZLM

ZLM Power Member

Tenho um portátil Toshiba A200-2B7 e hoje apeteceu-me abri-lo para o limpar.

Estou a seguir mais ou menos as instruções daqui: http://www.irisvista.com/tech/laptops/toshiba-satellite-a205/laptop-disassembly-1.htm

Contudo, quando já removi o teclado e desaparafusei tudo (excepto o parafuso da drive óptica, que não removi), não consigo retirar a tampa de cima. Está solta de todos os lados, mas há alguma coisa perto do canto superior direito que continua a prendê-la.

Alguém sabe o que estou a fazer mal? Será que só é preciso fazer força para a tampa sair?

8. pedro_alves

pedro_alves Power Member

Pode ter algum parafuso tapado pelo monitor, uma vez desmontei um acer e a primeira coisa que tive de tirar foi o monitor.

9. susanazin

susanazin Power Member

google

vai ao google ( ve em videos, fotos ,etc ) a ver se encontras, ás vezes tem bons tutoriais com fotos, como fzr passo a passo, eu encontrei varios e toshiba tens um site com uma lista de muitos modelos mas já não sei o site tens que procurar.

Abrço

10. ZLM

ZLM Power Member

Eu fiz isso, mas não consegui encontrar solução. Acabei por voltar a montar tudo, por medo de forçar muito e partir a peça.

11. manipulo

manipulo Banido

Tenho um toshiba A-60 é um portatil quase da idade da pedra .. lol
    Tambem o desmontei a algum tempo para limpeza e manutenção .
    Acontece que ao desmontar tambem me deparei com o mesmo problema e a solução foi tirar esse mesmo parafuso da drive optica , esse parafuso impede a drive de deslizar da ficha e segura a tampa de cima ao mesmo tempo .
    Custa um pouco achar esse parafuso no meu .
    Esse problema é comum em vários modelos da toshiba (pensarmos que desenroscámos todos os parafusos e ainda faltar algum )

12. ZLM

ZLM Power Member

Obrigado pela resposta, manipulo.
    Deve ser isso. Na altura tentei retirar a drive óptica, mas não consegui porque o parafuso estava completamente moído.

13. jonny__27

jonny__27 Banido

Onde tinhas dito que não conseguiste tirar a tampa, vê se tiraste todos os parafusos em baixo. Nos A200 essa zona é apenas fixa por baixo. Já não me lembro de cor, mas vê os compartimentos das rams e onde está a drive de cd's, pode ter lá alguma coisa.

Outra coisa: tem cuidado porque nos A200 as roscas dos parafusos que seguram as dobradiças (na tal tampa de cima) partem-se com facilidade. Provavelmente vais ter de andar depois de super-cola em punho.

14. Nunes91

Nunes91 Banido

Partilhar esta Página