Lindows 4.0. Onde e opiniões

Originally posted by Metro
Já há uns tempos que o Lindows anda por aí. Depois de ler esta notícia: http://www.theinquirer.net/?article=10639 antiga por sinal, e de ver que não há à venda em Portugal gostava de saber se alguém usa, já usou e se é tão bom como parece.
Alguém tem opinião?

Por acaso gostava de experimentar essa coisa, só por titulo de curiosidade. A única coisa que conheço do Lindows, foi um pouco que li sobre ele no site e alguns screens.
Mas sinceramente tão muito contente com o RedHat 9 que é excelente.
 
Originally posted by apoc
acho q isso faz mais ao menos o mesmo q este VMware

?!?!?!
Por acaso instalei o Lindows 4.0 em cima do VirtualPC ( no vmware deu bronca, penso que por causa de ele tentar forçar uma resolução elevada no arranque ). Andei a brincar um pouco com aquilo e é um Linux simplificado ( os termos, etc ). Nada de revolucionário nem nada de especial.

Já agora, já viram o SUN Linux:
http://www.osnews.com/story.php?news_id=4549

sun.jpg
 
Originally posted by estigma
Esse SUN LInux não é JAVA desktop?

Li qq coisa sobre isso...

É. Agora a Sun chama a tudo Java ****.

No fundo é um Linux com base no Suse 8.2 e gnome 2.2 alterado.
Inclui o Staroffice 7.

O objectivo é fazer frente à MS no mercado empresarial.
 
Nemesis:
Estás em todas.

Greven:
Tenho-te cá uma inveja com o RedHat.

É assim já à muito tempo que quero ver se me inicio no Linux. Estou farto da microsoft. Mas por outro lado estou como 95% das pessoas absolutamente dependente.
Comprei o suse 7.2. Nunca o consegui colocar a funcionar. Tenho cá os cd's. Fartei-me de ler o manual e nada. Zipo. Niente.
Vi o Redhat 9 e parece ser muito bom. Só encontrei à venda o suse 8.2 na *****. Custa muito mais do que online, mas mesmo assim era capaz de o comprar se tivesse a certeza que funcionava bem, que podia ter no mesmo disco como XP sem problemas.
Comecei este tread por causa do Lindows porque parece que é mesmo facil. Mas se me arranjarem algum mais facil e me indicarem onde posso procurar o B-A-B em linguagem para quem não percebe nada do assunto, sou todo ouvidos.:-D

O sun linux parece que só sai para dezembro.
 
Originally posted by Metro
Nemesis:
Estás em todas.

Greven:
Tenho-te cá uma inveja com o RedHat.

É assim já à muito tempo que quero ver se me inicio no Linux. Estou farto da microsoft. Mas por outro lado estou como 95% das pessoas absolutamente dependente.
Comprei o suse 7.2. Nunca o consegui colocar a funcionar. Tenho cá os cd's. Fartei-me de ler o manual e nada. Zipo. Niente.
Vi o Redhat 9 e parece ser muito bom. Só encontrei à venda o suse 8.2 na *****. Custa muito mais do que online, mas mesmo assim era capaz de o comprar se tivesse a certeza que funcionava bem, que podia ter no mesmo disco como XP sem problemas.
Comecei este tread por causa do Lindows porque parece que é mesmo facil. Mas se me arranjarem algum mais facil e me indicarem onde posso procurar o B-A-B em linguagem para quem não percebe nada do assunto, sou todo ouvidos.:-D

O sun linux parece que só sai para dezembro.

Experimenta Lycoris. Acho que não vais encontrar nada mais facil que aquilo. é quase uma emulação do windows. Tens a build 46 que é considerada a mais estavel e a ultima é a 119 ( acho eu, pq saiem builds quase todos os dias :) ).

Além disso podes sacar da net e brincar um pouco antes de te meteres noutra distribuição mais a sério.

P.S. - Não conheço os anteriores SUSE ( só antes de ser a pagar ), mas fiquei impressionado com o 8.2. Está muito profissional e tens 5 cd's com muita coisa à escolha.
 
Originally posted by Metro
Nemesis:
Estás em todas.

Greven:
Tenho-te cá uma inveja com o RedHat.

É assim já à muito tempo que quero ver se me inicio no Linux. Estou farto da microsoft. Mas por outro lado estou como 95% das pessoas absolutamente dependente.
Comprei o suse 7.2. Nunca o consegui colocar a funcionar. Tenho cá os cd's. Fartei-me de ler o manual e nada. Zipo. Niente.
Vi o Redhat 9 e parece ser muito bom. Só encontrei à venda o suse 8.2 na *****. Custa muito mais do que online, mas mesmo assim era capaz de o comprar se tivesse a certeza que funcionava bem, que podia ter no mesmo disco como XP sem problemas.
Comecei este tread por causa do Lindows porque parece que é mesmo facil. Mas se me arranjarem algum mais facil e me indicarem onde posso procurar o B-A-B em linguagem para quem não percebe nada do assunto, sou todo ouvidos.:-D

O sun linux parece que só sai para dezembro.

Olha o servidor darkstar do ist anda com uns probs, por isso é possivel que não consigas aceder a algumas coisas por agora. No entanto tens aqui o link se não conheceres já : http://joel.ist.utl.pt/ . Aqui podes encontrar a maior parte das distribuições de Linux em server nacional. Se tiveres cabo é excelente, pode encontrar também o RedHat9 lá. Tiras com o DAP ou assim e podes fazer resume quando te apetecer pq o server suporta. São 3 cds do RedHat que tens lá. Por isso, enjoy.

Fica bem.

PS - Como te disse se o server para sacar o RH9 não estiver disponível, vai tentando mais tarde.
 
Obrigado greven e nemesis.
Expliquem-me só mais duas coisas:
1º O que sacar dos sites que me indicaram é sempre nacional, mesmo usando o download accelerator, ou é melhor desactivar antes de começar a descarregar?
2º Arranjando um disco rigido só para estas brincadeiras como é que ele deve estar particionado. Pode estar em NTFS. Ou deve estar em Fat 32. Ou isso não interessa nada.?
Thanks.

Editado: Nemesis no site de FTP está lá o redhat9. Abre e aparece uma pasta com o nome en. Abre novamente e aparecem 3 pastas. O que é que devo sacar?:confused:
 
Originally posted by Metro
Obrigado greven e nemesis.
Expliquem-me só mais duas coisas:
1º O que sacar dos sites que me indicaram é sempre nacional, mesmo usando o download accelerator, ou é melhor desactivar antes de começar a descarregar?
2º Arranjando um disco rigido só para estas brincadeiras como é que ele deve estar particionado. Pode estar em NTFS. Ou deve estar em Fat 32. Ou isso não interessa nada.?
Thanks.

Editado: Nemesis no site de FTP está lá o redhat9. Abre e aparece uma pasta com o nome en. Abre novamente e aparecem 3 pastas. O que é que devo sacar?:confused:

ftp://ftp.cprm.net/pub/ftp.redhat.com/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc1.iso
ftp://ftp.cprm.net/pub/ftp.redhat.com/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc2.iso
ftp://ftp.cprm.net/pub/ftp.redhat.com/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc3.iso

Sabes gravar iso's?

1 - Que eu saiba é sempre nacional. Eu não conheço o DA, mas se ele não for buscar a outras sources, deve ser sempre nacional.
2 - Se vais ter um disco só para isso, ara que é precisas de partições?
No setup do red hat escolhes o sistema de ficheiros. JFS, ReiserFS, etc..... Provavelmente até deve ter uma opção para particionar o disco automaticamente.
 
Originally posted by Nemesis11
ftp://ftp.cprm.net/pub/ftp.redhat.com/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc1.iso
ftp://ftp.cprm.net/pub/ftp.redhat.com/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc2.iso
ftp://ftp.cprm.net/pub/ftp.redhat.com/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc3.iso

Sabes gravar iso's?

1 - Que eu saiba é sempre nacional. Eu não conheço o DA, mas se ele não for buscar a outras sources, deve ser sempre nacional.
2 - Se vais ter um disco só para isso, ara que é precisas de partições?
No setup do red hat escolhes o sistema de ficheiros. JFS, ReiserFS, etc..... Provavelmente até deve ter uma opção para particionar o disco automaticamente.

Tens sido o meu anjo da guarda neste forum:D
Quanto a gravar isos o nero dá. Tenho que ver como se faz porque na realidade nunca o fiz.
Estou a fazer o download dos cds. Não dá hipótese de usar o DA pelo que estou a rezar para que seja nacional. Senal a netcabo vai enriquecer às minhas custas.
Queria começar por tentar isntalar o RedHat na segunda partição do disco. Na primeira tenho o XP e na segunda nada (os documentos estão noutro disco). Não vou ter problemas?
A segunda partição está em NFTS. Preciso de fazer alguma coisa antes? O redhat trás o lilo para depois poder escolher qual o SO que quero utilizar. Certo?
Mais uma vez. Obrigado.
 
Originally posted by Metro
Tens sido o meu anjo da guarda neste forum:D
Quanto a gravar isos o nero dá. Tenho que ver como se faz porque na realidade nunca o fiz.
Estou a fazer o download dos cds. Não dá hipótese de usar o DA pelo que estou a rezar para que seja nacional. Senal a netcabo vai enriquecer às minhas custas.
Queria começar por tentar isntalar o RedHat na segunda partição do disco. Na primeira tenho o XP e na segunda nada (os documentos estão noutro disco). Não vou ter problemas?
A segunda partição está em NFTS. Preciso de fazer alguma coisa antes? O redhat trás o lilo para depois poder escolher qual o SO que quero utilizar. Certo?
Mais uma vez. Obrigado.

Gravar isos no nero é mt fácil. Por exemplo no nero express, basta ires onde diz Open existing Image file (acho que é isto salvo erro), basicamente metes a velocidade o número de cópias e já está.
Sim trás o lilo(ou o grub? Acho que é o lilo). Olha quanto a instalares no segundo disco não tens prob nenhum, eu tenho exactamente no segundo disco, tendo no primeiro o XP. Eu o que faço primeiro é no Partition Magic deixo espaço livre no final da drive onde vou instalar o linux para depois fazer ai a partição do linux (o linux faz-te isto automaticamente, não tenhas probs). Caso não queiras deixar espaço, utilizas o disco todo para o Linux, só que obviamente perdes tudo o que tinhas aí.
O servidor do ist é nacional de certeza, só que não anda lá muito bom actualmente. Tem boa velocidade, mas acho que tem estado down :sad: .

Fica bem.
 
Originally posted by greven
Gravar isos no nero é mt fácil. Por exemplo no nero express, basta ires onde diz Open existing Image file (acho que é isto salvo erro), basicamente metes a velocidade o número de cópias e já está.
Sim trás o lilo(ou o grub? Acho que é o lilo). Olha quanto a instalares no segundo disco não tens prob nenhum, eu tenho exactamente no segundo disco, tendo no primeiro o XP. Eu o que faço primeiro é no Partition Magic deixo espaço livre no final da drive onde vou instalar o linux para depois fazer ai a partição do linux (o linux faz-te isto automaticamente, não tenhas probs). Caso não queiras deixar espaço, utilizas o disco todo para o Linux, só que obviamente perdes tudo o que tinhas aí.
O servidor do ist é nacional de certeza, só que não anda lá muito bom actualmente. Tem boa velocidade, mas acho que tem estado down :sad: .

Fica bem.

Já cá canta. Velocidade de download excelente. Agora é só ter tempo para deitar mãos há obra. 1,7 Gb. Se não for nacional nem quero pensar nisso.
Para já vou instalar na segunda partição. Espero que corra bem.:D

greven: Ficas oficialmente nomeado o segundo anjo da guarda:D
 
Última edição:
Originally posted by Metro
Já cá canta. Velocidade de download excelente. Agora é só ter tempo para deitar mãos há obra. 1,7 Gb. Se não for nacional nem quero pensar nisso.
Para já vou instalar na segunda partição. Espero que corra bem.:D

greven: Ficas oficialmente nomeado o segundo anjo da guarda:D

:D
 
Originally posted by Metro
Já cá canta. Velocidade de download excelente. Agora é só ter tempo para deitar mãos há obra. 1,7 Gb. Se não for nacional nem quero pensar nisso.
Para já vou instalar na segunda partição. Espero que corra bem.:D

greven: Ficas oficialmente nomeado o segundo anjo da guarda:D

É nacional. Se vires http://www.cprm.net/ vês que é um site da marconi ( da Portugal Telecom ).

Só não sei como funciona o DA ( se vai buscar partes a outro lado, etc )

E sim o ftp é bastante rápido :D
 

Anexos

  • rapido.jpg
    rapido.jpg
    31,6 KB · Visualizações: 68
Gravei os ficheiros que descarreguei em 3 cds.
Configurei na bios para arrancar através do cd e não arranca.
Não diz para carregar em nenhuma tecla como faz o windows mas tentei carregar no enter, barra de espaço, e afins e nada.
Tenho que fazer alguma coisa mais.
Segui as instruções do nero para gravar iso. Penso que não é por aí.
Já começou.:confused:
 
Originally posted by Metro
Gravei os ficheiros que descarreguei em 3 cds.
Configurei na bios para arrancar através do cd e não arranca.
Não diz para carregar em nenhuma tecla como faz o windows mas tentei carregar no enter, barra de espaço, e afins e nada.
Tenho que fazer alguma coisa mais.
Já começou.:confused:

Gravaste bem os cd's?
Tens a certeza que estás a meter o 1º cd?
Se meteres o cd do windows ele arranca?

Em ultimo caso, cria uma diskette de arranque.
 
Back
Topo