1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Linguagem de programação para fazer um site !

Discussão em 'Programação' iniciada por Tecnoboy, 7 de Maio de 2002. (Respostas: 17; Visualizações: 3605)

1. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Pessoal quero fazer um site, qual a linguagem de programação que me aconselham a aprender sem ser o HTML, que já sei ? O objectivo principal do site é que fique algo de geito, rápido a aceder e fx, e que seja uma linguagem de programação simples de usar e aprender ! Estes são factores muito importantes, não quero nada que seja mais difícil de aprender que o HTML por exemplo. E já agora depois de darem as vossas opiniões sobre a linguagem que aconselham, postem tb sites onde existão tutoriais simples para essas mm linguagens ! Obrigado ;)

2. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

Sem pestanejar, aprende PHP e podes usar isso tb para aceder a ficheiros ou então aprendes MySql e fazes o que puderes com bases de dados.

Para trabalhar nisto em casa, instala o pacote que recomendei no topico em que se pedia ajuda sobre PHP.

UPDATE1:
    bem php é mais dificil de aprender n pq seja mais dificil por si só mas é que é um universo muito maior.
    Quanto a sites sobre isso, consulta o topico "links".
    Saca um tutorial que esta em www.cidadela.org segue os exercicios e numa semana n dominas o php mas nao andas perdido feito parvo. ;)

3. Caspanatola

Caspanatola Power Member

Eu também recomendo o PHP. E claro se vc for apreender tudo de php vai ser ****, pq é muita coisa. Vai ter que ter muito saco.

Mas pra quem usa windows, é muito fácil. Instala o Apache, PHP e MySQL, e pronto tens um **** server, dá pra fazer tudo.

Isso é o que eu tenho em casa.

Aqui vai uma dica de um site com alguns tutoriais básicos de PHP

http://php.imasters.com.br/

4. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Thanks a tds pla ajuda ! ;)

Andr0m3da: Eu já li isso naquele topico, mas li pouco, akilo tb é server de HTTP ? ou não ?

5. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

sim aquilo tem o apache o melhor webserver.

basicamente aquilo é um pacote pra ursos (hehehe), que nao sabem ou ano querem mexer o cu para instalar uma coisa de cada vez....

ficas com servidor de perl,http,mysql,php, é do melhor.
    claro que para correr offline aquilo é só descomprimir,mas se quiseres publicar as cenas vais ter de perder algum tempo a configurar, pq por defeito aquilo vem tudo aberto.

Um abraço

6. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Tudo aberto ? Explica la isso melhor sff, keres dizer que aquilo vem tudo desconfigurado não é ? Quais as tuas dicas sobre o que se deve configurar após instalar aquilo ? E como o fazer ?

7. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

por tudo aberto entenda-se...lá configurado vem, mas opçoes de segurança ta td OFF.

É um bocado assim, existem uma serie de coisas que logo que arranques o server e corres o ficheiro de test, vais reparar que deviam estar desligadas pq permitem ligaçoes remotas, entre outras coisas, eu corro o meu em offline ;) , mas posso procurar um site onde falem de umas configs porreiras, mas o bom senso custuma chegar.

8. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

FrontPage é que é! :001:
    j/k

9. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Ficheiro de teste ? qual ? Existe algum site a falar das configurações ideais destes serviços para se correr um website e um forum, e correr tudo as mil maravilhas ? sem probs de segurança ?

10. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

o ficheiro de teste é aquele que arranca qd corres o BAT inicial (yaks.html)....
    site sobre configs ainda nao encontrei, mas tvz se encontre avulso cenas sobre cada servidor...

11. kondor

kondor Power Member

pra fazer uma pag o HTML é a linguagem base q pode ser complementada com algumas linguagens de scripting como JAVAScript, PHP, ou ASP

no caso do PHP primeiro q tudo precisas de servidor q suporte esta linguagem, pois tudo o q fizeres em PHP é escutado no servu. Depois tens q saber HMTL, já esta é praticamente a única linguagem q os browseres entendem (principalmente os + antigos), e o q o teu script de PHP faz é executar qq coisa e depois faz echo's de código HTML pro browser, esse código é o q vai criar a pag.

pode parecer algo confuso mas numa tarde, ou menos, percebe-se isto tudo :P

tenta estes sites:

http://www.php.net
    http://www.planetsourcecode.com

força :)

12. chight

chight Power Member

Eu recomendo o ASP. O PHP é muito maniento, tem muitos pormenores, e como já estou farto de C, prefiro ASP.

Podem pesquisar qq coisa em www.pt4free.com...

13. Watchout

Watchout Power Member

Ora aqui está uma boa oportunidade... Axo que também me vou dedicar a PHP... Já tá na altura de aprender algo novo.. Thanx pelos links (e já agora thanx Tecnoboy ;) ).. Se depoix tiver alguma dúvida vou recorrer á vossa sapiência. :cool:

14. pedromgm

pedromgm Power Member

Porque é que não tentas ASP.NET ???

15. [Guest]

[Guest] Power Member

Concordo plenamente, de nada vale aprender PHP, JSP, ASP ou outras sem primeiro saber trabalhar profundamente com HTML.

Os Browsers só percebem HTML, e os mais recentes XML.
    Uma página ASP, JSP ou PHP, não é mais do que um bocado de código que permite dinamizar um pouco a resposta a um pedido de um cliente, ou seja o que simplesmente faz é enviar HTML gerado dinâmicamente no Servidor, mas continuas a ter de especificar que Tags HTML queres enviar e tretas do género.

A minha Resposta á tua Pergunta é:
    Aprende primeiro HTML, depois aprende VBScript ou Javascript que te permite trabalhares alguns aspectos engraçados no lado do cliente (o browser), tal como eventos de botões, do rato, e permite ainda fazer umas animações porreiras, em seguida aprende uma beca de PHP, JSP ou ASP para poderes passar a gerar código HTML dinâmico da tua página de forma a poderes exercer uma maior interacção com a informação contida no teu servidor e os pedidos do cliente.

Já agora uma nota para XML que se está a tornar num "mundo", vale a pena descobrir este novo formato.

Hasta PPL.

Espero que ajude.

16. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

guest, de facto´convem saber mto bem HTML, mas discordo neste ponto...
    "te permite trabalhares alguns aspectos engraçados "
    com scripting nomeadamente com php+sql podes fazer coisas sérias como gerar conteudos, foruns e tretas assim, não acho que sejam meras brincadeiras....

17. wolan

wolan Power Member

Antes de aprender HTML e as outras linguagens é bom esquematizar e desenhar numa folha A4 o site que se quer fazer.

Depois aprender a usar o Photoshop para criar o layout do site.

Então começa-se com o HTML ... usando um programinha WYSIWYG como o Macromedia Dreamweaver ou o Adobe GoLive (muito bom este). Aprende-se as tabelas, vai-se espreitando o código ... descobre-se as layers, etc ...

Começam a descobrir o JavaScript, as potencialidades de simplificar o workflow através de CSS ...

Quando estiverem mais à vontade passam a fazer os layouts de tabelas nos programas de WYSIWYG que referi em cima e a fazer o resto do código 'à mão' num programa como o Homesite (ex-Allaire agora Macromedia) ou o BBEdit (melhor deles todos).

Surge a necessidade de actualizar mais vezes o site, é preciso um 'Content Management System': então aprende-se uma linguagem como PHP, ASP, WebObjects, PERL, JSP e as bases de dados para armazenar os dados: MySQL, MsSQL, etc ...

O vosso site torna-se muito famoso e agora é preciso gerar conteúdos para diversas plataformas (web, televisão interactiva, WAP, GPRS, diversas bases de dados empresariais, etc ...): eis então que a linguagem XML entra simplificando este processo e muito.

------

Ou se quiserem fazer algo depressa só para dizer que tem um site que não vos serve para nada com conteudos escassos:

- usar Frontpage ou Word (ambos geram código horrivel que não 'cross-browser' nem 'cross-platform')

- usar o SWISH para gerar a tipica animação SWF para poder dizer que se é um designer (mas nunca dizer que se usou o SWISH ... usou-se o MACROMEDIA FLASH!!!)

Última edição: 22 de Junho de 2002
  18. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

sim, php é mesmo do melhor que se pode encotrar num site

Partilhar esta Página