Linguagem de programação para fazer um site !

Tecnoboy

Power Member
Pessoal quero fazer um site, qual a linguagem de programação que me aconselham a aprender sem ser o HTML, que já sei ? O objectivo principal do site é que fique algo de geito, rápido a aceder e fx, e que seja uma linguagem de programação simples de usar e aprender ! Estes são factores muito importantes, não quero nada que seja mais difícil de aprender que o HTML por exemplo. E já agora depois de darem as vossas opiniões sobre a linguagem que aconselham, postem tb sites onde existão tutoriais simples para essas mm linguagens ! Obrigado ;)
 
Sem pestanejar, aprende PHP e podes usar isso tb para aceder a ficheiros ou então aprendes MySql e fazes o que puderes com bases de dados.

Para trabalhar nisto em casa, instala o pacote que recomendei no topico em que se pedia ajuda sobre PHP.

UPDATE1:
bem php é mais dificil de aprender n pq seja mais dificil por si só mas é que é um universo muito maior.
Quanto a sites sobre isso, consulta o topico "links".
Saca um tutorial que esta em www.cidadela.org segue os exercicios e numa semana n dominas o php mas nao andas perdido feito parvo. ;)
 
Eu também recomendo o PHP. E claro se vc for apreender tudo de php vai ser ****, pq é muita coisa. Vai ter que ter muito saco.

Mas pra quem usa windows, é muito fácil. Instala o Apache, PHP e MySQL, e pronto tens um ***** server, dá pra fazer tudo.

Isso é o que eu tenho em casa.

Aqui vai uma dica de um site com alguns tutoriais básicos de PHP

http://php.imasters.com.br/
 
sim aquilo tem o apache o melhor webserver.

basicamente aquilo é um pacote pra ursos (hehehe), que nao sabem ou ano querem mexer o cu para instalar uma coisa de cada vez....

ficas com servidor de perl,http,mysql,php, é do melhor.
claro que para correr offline aquilo é só descomprimir,mas se quiseres publicar as cenas vais ter de perder algum tempo a configurar, pq por defeito aquilo vem tudo aberto.

Um abraço
 
Originally posted by Andr0m3da
sim aquilo tem o apache o melhor webserver.

basicamente aquilo é um pacote pra ursos (hehehe), que nao sabem ou ano querem mexer o cu para instalar uma coisa de cada vez....

ficas com servidor de perl,http,mysql,php, é do melhor.
claro que para correr offline aquilo é só descomprimir,mas se quiseres publicar as cenas vais ter de perder algum tempo a configurar, pq por defeito aquilo vem tudo aberto.

Um abraço

Tudo aberto ? Explica la isso melhor sff, keres dizer que aquilo vem tudo desconfigurado não é ? Quais as tuas dicas sobre o que se deve configurar após instalar aquilo ? E como o fazer ?
 
por tudo aberto entenda-se...lá configurado vem, mas opçoes de segurança ta td OFF.

É um bocado assim, existem uma serie de coisas que logo que arranques o server e corres o ficheiro de test, vais reparar que deviam estar desligadas pq permitem ligaçoes remotas, entre outras coisas, eu corro o meu em offline ;) , mas posso procurar um site onde falem de umas configs porreiras, mas o bom senso custuma chegar.
 
Originally posted by Andr0m3da
por tudo aberto entenda-se...lá configurado vem, mas opçoes de segurança ta td OFF.

É um bocado assim, existem uma serie de coisas que logo que arranques o server e corres o ficheiro de test, vais reparar que deviam estar desligadas pq permitem ligaçoes remotas, entre outras coisas, eu corro o meu em offline ;) , mas posso procurar um site onde falem de umas configs porreiras, mas o bom senso custuma chegar.

Ficheiro de teste ? qual ? Existe algum site a falar das configurações ideais destes serviços para se correr um website e um forum, e correr tudo as mil maravilhas ? sem probs de segurança ?
 
o ficheiro de teste é aquele que arranca qd corres o BAT inicial (yaks.html)....
site sobre configs ainda nao encontrei, mas tvz se encontre avulso cenas sobre cada servidor...
 
pra fazer uma pag o HTML é a linguagem base q pode ser complementada com algumas linguagens de scripting como JAVAScript, PHP, ou ASP

no caso do PHP primeiro q tudo precisas de servidor q suporte esta linguagem, pois tudo o q fizeres em PHP é escutado no servu. Depois tens q saber HMTL, já esta é praticamente a única linguagem q os browseres entendem (principalmente os + antigos), e o q o teu script de PHP faz é executar qq coisa e depois faz echo's de código HTML pro browser, esse código é o q vai criar a pag.

pode parecer algo confuso mas numa tarde, ou menos, percebe-se isto tudo :P

tenta estes sites:

http://www.php.net
http://www.planetsourcecode.com

força :)
 
Ora aqui está uma boa oportunidade... Axo que também me vou dedicar a PHP... Já tá na altura de aprender algo novo.. Thanx pelos links (e já agora thanx Tecnoboy ;) ).. Se depoix tiver alguma dúvida vou recorrer á vossa sapiência. :cool:
 
Originally posted by Watchout
Ora aqui está uma boa oportunidade... Axo que também me vou dedicar a PHP... Já tá na altura de aprender algo novo.. Thanx pelos links (e já agora thanx Tecnoboy ;) ).. Se depoix tiver alguma dúvida vou recorrer á vossa sapiência. :cool:

Porque é que não tentas ASP.NET ???
 
Originally posted by kondor
pra fazer uma pag o HTML é a linguagem base q pode ser complementada com algumas linguagens de scripting como JAVAScript, PHP, ou ASP

no caso do PHP primeiro q tudo precisas de servidor q suporte esta linguagem, pois tudo o q fizeres em PHP é escutado no servu. Depois tens q saber HMTL, já esta é praticamente a única linguagem q os browseres entendem (principalmente os + antigos), e o q o teu script de PHP faz é executar qq coisa e depois faz echo's de código HTML pro browser, esse código é o q vai criar a pag.

pode parecer algo confuso mas numa tarde, ou menos, percebe-se isto tudo :P

tenta estes sites:

http://www.php.net
http://www.planetsourcecode.com

força :)


Concordo plenamente, de nada vale aprender PHP, JSP, ASP ou outras sem primeiro saber trabalhar profundamente com HTML.

Os Browsers só percebem HTML, e os mais recentes XML.
Uma página ASP, JSP ou PHP, não é mais do que um bocado de código que permite dinamizar um pouco a resposta a um pedido de um cliente, ou seja o que simplesmente faz é enviar HTML gerado dinâmicamente no Servidor, mas continuas a ter de especificar que Tags HTML queres enviar e tretas do género.

A minha Resposta á tua Pergunta é:
Aprende primeiro HTML, depois aprende VBScript ou Javascript que te permite trabalhares alguns aspectos engraçados no lado do cliente (o browser), tal como eventos de botões, do rato, e permite ainda fazer umas animações porreiras, em seguida aprende uma beca de PHP, JSP ou ASP para poderes passar a gerar código HTML dinâmico da tua página de forma a poderes exercer uma maior interacção com a informação contida no teu servidor e os pedidos do cliente.

Já agora uma nota para XML que se está a tornar num "mundo", vale a pena descobrir este novo formato.

Hasta PPL.

Espero que ajude.
 
guest, de facto´convem saber mto bem HTML, mas discordo neste ponto...
"te permite trabalhares alguns aspectos engraçados "
com scripting nomeadamente com php+sql podes fazer coisas sérias como gerar conteudos, foruns e tretas assim, não acho que sejam meras brincadeiras....
 
Antes de aprender HTML e as outras linguagens é bom esquematizar e desenhar numa folha A4 o site que se quer fazer.

Depois aprender a usar o Photoshop para criar o layout do site.

Então começa-se com o HTML ... usando um programinha WYSIWYG como o Macromedia Dreamweaver ou o Adobe GoLive (muito bom este). Aprende-se as tabelas, vai-se espreitando o código ... descobre-se as layers, etc ...

Começam a descobrir o JavaScript, as potencialidades de simplificar o workflow através de CSS ...

Quando estiverem mais à vontade passam a fazer os layouts de tabelas nos programas de WYSIWYG que referi em cima e a fazer o resto do código 'à mão' num programa como o Homesite (ex-Allaire agora Macromedia) ou o BBEdit (melhor deles todos).

Surge a necessidade de actualizar mais vezes o site, é preciso um 'Content Management System': então aprende-se uma linguagem como PHP, ASP, WebObjects, PERL, JSP e as bases de dados para armazenar os dados: MySQL, MsSQL, etc ...

O vosso site torna-se muito famoso e agora é preciso gerar conteúdos para diversas plataformas (web, televisão interactiva, WAP, GPRS, diversas bases de dados empresariais, etc ...): eis então que a linguagem XML entra simplificando este processo e muito.

------

Ou se quiserem fazer algo depressa só para dizer que tem um site que não vos serve para nada com conteudos escassos:

- usar Frontpage ou Word (ambos geram código horrivel que não 'cross-browser' nem 'cross-platform')

- usar o SWISH para gerar a tipica animação SWF para poder dizer que se é um designer (mas nunca dizer que se usou o SWISH ... usou-se o MACROMEDIA FLASH!!!)
 
Última edição:
Back
Topo