1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linguagem para BDs

Discussão em 'Programação' iniciada por x0cHiPiLLi, 15 de Dezembro de 2005. (Respostas: 2; Visualizações: 928)

1. x0cHiPiLLi

x0cHiPiLLi Power Member

Boas, gostava de vos pedir um favor.
    Já fiz da programação vocação, hobby e trabalho, mas o pico mais efervescente disso foi +- na altura que aprendia assembley para o entao 80286 e x386 (o qual não gostava).
    Durante esses tempos programei em Basic (como todos nós), Assembler, C/C++, Pascal, dBase, FoxPro, Visual Basic for Applications (expecialmente Excell), e poucas mais que não 'dominei'.

Nos dias de hoje preciso de fazer (ir fazendo) umas aplicações para o que vou precisando num estabelicimento que possuo.
    Era nisso que precisava da vossa ajuda, já não programo há muito tempo, e não sei de nada com menos de 6/8 anos para ai... o que é uma eternidade..
    Gostaria de saber LPs que facilitem o trabalho em Bases de Dados, e de preferencia que usem o meio http:// (internet, intranet). Preciso de fazer muitas coisas (chatas) e não quero perder muito tempo com a parte chata de desenho/construção da BD e seu interface.

Algumas sugestoes?

2. Ophelia

Ophelia Power Member

Para trabalhares com bases de dados hoje em dia, seja qual for a BD, só tens uma hipótese - SQL

Depois, para bases de dados "de maior porte" tens o que podes considerar "extensões" ao SQL, que é o caso do PL-SQL para oracle e T-SQL para SQLServer.

Supondo que estás a desenvolver para "consumo próprio" e que não vais ter uma grande carga na base de dados, aconselhava-te ou Access (eu nem acredito que estou a dizer isto) ou MySQL.

Ambas têm interfaces bastante simples e fáceis de utilizar quer para criação, quer para manutenção das bases de dados. Como já tens conhecimentos de Basic, talvez fosse mesmo para o Access que te permite, com uns toquezinhos de VBA (visual basic for aplications), criar "mini-aplicações" e interfaces de consulta de uma forma bastante simples.

Se precisares de mais ajuda ou se não me tiver conseguido explicar bem, avisa, que eu volto à carga.

3. lupe

lupe Power Member

Partilhar esta Página