Linguagem

Status
Fechado a novas mensagens.

B3n3v3nt3

Power Member
Não sei se já aqui foi sugerido, mas o que é certo é que não encontro nada sobre este assunto nas regras.

Eu já tenho lido alguns posts em que se usa uma "linguagem de chat" (que infelizmente parece que é o que está na moda) e que se tornam quase uma dor de olhos e de cabeça. Como o techzone é um fórum para todos, e nem toda a gente tem a facilidade de ler e decifrar esse tipo de linguagem, gostaria que fossem adoptadas medidas que impedissem o uso abusivo dessa linguagem.

Nem me chateio muito com pequenas abreviaturas como "q" em vez de "que" e "ñ" em vez de "não". Mas chateia-me quando vejo num só posts com várias linhas, "eh" em vez de "é", palavras com "ss" e "ch" serem substituidas por "x", e ás vezes até eliminam totalmente os "s" e metem "x", tal como acontece com os "c" que substituem por "k", isto só para dar alguns exemplos.

Muito obrigado.
 
Não sei se já aqui foi sugerido, mas o que é certo é que não encontro nada sobre este assunto nas regras.

Eu já tenho lido alguns posts em que se usa uma "linguagem de chat" (que infelizmente parece que é o que está na moda) e que se tornam quase uma dor de olhos e de cabeça. Como o techzone é um fórum para todos, e nem toda a gente tem a facilidade de ler e decifrar esse tipo de linguagem, gostaria que fossem adoptadas medidas que impedissem o uso abusivo dessa linguagem.

Nem me chateio muito com pequenas abreviaturas como "q" em vez de "que" e "ñ" em vez de "não". Mas chateia-me quando vejo num só posts com várias linhas, "eh" em vez de "é", palavras com "ss" e "ch" serem substituidas por "x", e ás vezes até eliminam totalmente os "s" e metem "x", tal como acontece com os "c" que substituem por "k", isto só para dar alguns exemplos.

Muito obrigado.

Eu não uso muitas abreviaturas (assim de cabeça costumo usar "axo" em vez de "acho", e talvez "k" em vez de "que"), mas essa do "eh" tem a sua razão de ser quanto estamos num teclado com layout diferente. Já me aconteceu varias vezes nem sequer conseguir fazer "e' " e ter de escrever eh (pela sonoridade semelhante).

Quanto as regras, eu tambem concordo que não é agradavel ler um texto com tanta palavra trocada, mas regra geral quando se chama a atenção das pessoas, é suficiente para elas escreverem de forma diferente, pelo menos aqui na TZ.
 
Isso é um assunto que já foi debatido várias vezes e que infelizmente se verifica cada vez mais.

Não há nenhum "filtro" para contornar nem seria viável os moderadores lerem todos os posts de modo a identificar essas situações.

É como o spastikman diz, no máximo chamamos a atenção dos utilizadores em causa.
 
Concordo inteiramente com o que foi dito. Até porque se não começarmos a tomar algumas medidas, qualquer dia nem vamos conseguir ler aquilo que está escrito, tanto nos foruns, como em blogs, etc.
É preciso por na linha a geração "pitez".
 
Este assunto já originou uma thread que se revelou bastante polémica:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=104466

Cumps [[[[[[[]]]]]]]
angelofwisdom

Sim, mas o tópico foi fechado. Penso que devia ser adicionado uma regra para estes casos, não estou a falar de erros ortográficos ou simples abreviaturas, mas sim de escrita quase elegivel. Pelo menos que existisse uma regra que sugerisse uma escrita em bom português, assim seria mais fácil avisar as pessoas que usam essa linguagem.
 
Sim, mas o tópico foi fechado. Penso que devia ser adicionado uma regra para estes casos, não estou a falar de erros ortográficos ou simples abreviaturas, mas sim de escrita quase elegivel. Pelo menos que existisse uma regra que sugerisse uma escrita em bom português, assim seria mais fácil avisar as pessoas que usam essa linguagem.

o teu nick tambem está escrito em 1337 e ninguem se queixou.

e 1337 é bem pior que pitax v2.0
 
Sim, mas o tópico foi fechado. Penso que devia ser adicionado uma regra para estes casos, não estou a falar de erros ortográficos ou simples abreviaturas, mas sim de escrita quase elegivel. Pelo menos que existisse uma regra que sugerisse uma escrita em bom português, assim seria mais fácil avisar as pessoas que usam essa linguagem.
ilegível :)

Era esse o meu objectivo há alguns meses, quando abri aquela thread. Corrigir o chamado "pitês". Claro que há erros pontuais, isto é, que acontecem por distracção, e não são caso para tanto... mas posts totalmente ilegívels são já outra história.

O que eu faço agora é simples. PM ao utilizador, e em casos ... "graves", reporto o post.
 
o que é isso? é novo? não conhecia isso.

Podes fazer report de um post clicando no ícone vermelho (um sinal de trânsito) que está na área do post. A ideia é avisar os moderadores que aquele post viola as regras do fórum ou algo do género. Tens de justificar porque estás a reportar, claro! :P
A ignore list serve para que os posts dos utilizadores nessa lista não apareçam nas threads. Aparece apenas um aviso a dizer que existe um post do utilizador em questão mas que este não aparece porque o utilizador está na ignore list.

Fica bem.
 
o teu nick tambem está escrito em 1337 e ninguem se queixou.

e 1337 é bem pior que pitax v2.0

Pois está, mas não passa disso mesmo, um nickname. Não me vês a escrever assim.

Podes fazer report de um post clicando no ícone vermelho (um sinal de trânsito) que está na área do post. A ideia é avisar os moderadores que aquele post viola as regras do fórum ou algo do género.

Sim, mas para isso seria necessário que existisse uma regra certo?
 
Não era polémica; era impraticável & roçava o ridículo.

Em relação ao pitês:
É bom que os que usam e abusam dessa forma de comunicação comecem a tomar consciência que por vezes se estão a prejudicar ao tornarem os seus posts ilegíveis.

Porquê? Porque não há boa vontade que resista a uma dúvida ou pedido de ajuda em português massacrado e as threads onde isso acontece acabam geralmente da mesma forma; com pouca ou nenhuma participação.

Por isso passa pelo bom senso de cada um e não pela implementação de regras que visem combater o flagelo. Não se percebe? Não se comenta. É simples.
Se quiserem usar o report, estão à vontade, mas podem crer que avisando ou ignorando o user corrigem o seu comportamento mais fácil e rapidamente.

:iconlock:
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo