Linguagens.. tantas :|

sinceramente por experiencia propria, não começes por VB!! é para te cansares e achares tudo um "não vale a pena" e atirares tudo pelos ares :D

pelo menos foi o que aconteceu comigo lol

tou a tentar começar por C.. e para já parece me o mais indicado, para mim
 
Depende do que planeias no futuro. se ele quer ir po VB o pascal é mais parecido que o C, daí eu o ter aconselhado a seguir pelo pascal^^
 
Acho q deveriam criar um topico para os noobs, com todas as linguagens as suas aplicações e também para q quê cada uma serve e com quais se relaciona.
Como o tópico já vai longo, opto por responder apenas a esta parte do primeiro post que julgo que ficou por esclarecer.

Tenho agora na minha mão este poster (original, mesmo oferecido pela O'Reilly) onde podes ficar com uma ideia do que existe e de onde apareceram.

Como podes ver, são mesmo muitas as linguagens de programação, umas mais focalizadas para umas determinadas áreas e outras mais abrangentes. Fazer um tópico desses seria algo no mínimo complicado e que se correria o risco e não se abordar tudo, aliás, até julgo que nem dá para fazer tal coisa.

De facto tens vários tipos de linguagens e algumas se aplicam a áreas especificas, tipo PHP, mas outras podem ter as mais diversas aplicações, algumas linguagens interpretativas (por exemplo) tanto podes ter uma aplicação no teu pc, como podes usar essa mesma linguagem para criar um site.

Se o teu objectivo é mesmo entrar neste mundo, então recomendo-te a dares uma vista de olhos nesta thread (e desculpem a publicidade): Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

Já te dá algumas orientações, e acima de tudo, já lá está uma pequena lista de threads que te podem vir a ajudar bastante ;)

HecKel
 
@ Heckel

Só uma correcção, as linguagens interpretadas não são as unicas que podem servir para criar um site, podes faze-lo mesmo em compiladas através de cgi, claro que quase ninguem faz isto e num mundo prática ninguem o faz mesmo.. mas é so para complementar e dizer que é possivel :)
 
Eu não disse que eram as únicas, dei apenas um exemplo em como essas linguagens tanto dão para web como para outro tipo de aplicações ;)

HecKel
 
Bem pessoal.

Eu estive a ler algumas coisas q andam aqui pelo forum, nomeadamente threats que o Heckel compilou e meteu em certas threats.

Mas peço desculpa por fazer a mesma pergt já sabida por todos, mas que nao posso deixar de fazer, pois a medida que vou lendo as threats dizem mil e umas coisas sobre o que vou pergt e começam a divagar.. perdendo-me e não me entendendo com nada.

O que o usar a nivel de software para começar a escrever o codigo?

Pelo q tive a ler e no meio de tanta confusão fiquei a saber isto:

Primeira linguagem que convém saber é o C. Isto pq trata-se de uma linguagem mãe muito poderosa. De seguida ver o Python. Dps passar para o C++ e/ou Java.

Primeiro para começar a programar, temos q escrever o codigo num editor. Isto é, usar um software que a gente arranja para escrever aquilo q queremos. Neste caso pelo que li, existe varios editores e eles são:

- Notepad ++;
- Crimson editor; (na minha opinião com um interface mais friendly)

Em segundo lugar, temos que compilar o que escrevemos. Isto é transformar o que nos escrevemos noutra linguagem que o computador percebe. Para isso temos que utilizar um compilador. Pelo que vi podemos usar este:

- GCC;(este esta a fazer-me um pouco de confusão, isto pq vi um user a dizer, "se tens o linux, usa o GCC")
- Dev-C++; (já agr, este tb serve como editor? É q vi um comentario qq q dizia para escrever qq coisa e dps carregar F9)

E por ultimo, fazer um debug, com o GDB.

Portanto a lógica é: Crimson(editor) -> GCC(compi) -> GDB(debg)

Estou correcto ou há algo a acrescentar? Qt aos livros, eu estou a começar a ler o C for dummies (format PDF), dps vou ler o livro Ritchie ao mesmo tempo com algumas coisitas da net. E caso consiga arranjar, o do damas tb.

Espero respostas.

Abraços
 
Sobre livros..., é pá..., eu sou contra gastar dinheiro em livros de programação a menos que saibas mesmo o que estás a comprar :P

Começa por tutoriais, e pede opiniões sobre os livros, ao fim de umas 4 ou 5 já sabes se vale a pena gastar dinheiro ou não nele. Livros técnicos por norma são bastante caros.

HecKel
 
Pois, mas eu consigo arranjar esses livros sem problemas :)

Pessoal, outra perguntinha. Que compiler aconselham para o windows XP?

É q estou a utilizar o notepad++, pois não queria ter a "papinha toda feita". (como, por ex: DevC++)

Tive a ver o GCC, mas desconfio que nao haja para o windows. Pelo menos no site oficial, não encontrei nada :S

Help?
 
Tirei uma licenciatura em Informática e quando entrei não sabia nada de nada de programação. A primeira linguagem que nos foi dada foi o C e acredita que é uma base poderosa para trabalhares nas restantes linguagens. Se souberes bem C depois aprender JAVA. C#, etc é bem mais fácil, embora ainda tenha muita coisa nova para aprender :P

Aconselho-te então a começar po C. Se o quiseres a maior referência é leres o livro "Linguagem C" do Luis Damas. É em português e é excelente. Aborda todos os pontos com muita precisão e fácil compreensão, cheio de exemplos e exercícios.

O que tu queres para programar é um IDE (Integrated Development Environment), ou seja, um ambiente gráfico catita para produzires o teu código, com autocomplete e muita informação e que te compile automaticamente o código ;). Para trabalhares em C prefiro linux. Só precisas da consola, de um editor de texto (eu usava o gedit) e o gcc instalado.
Para Windows tens IDE's como o DevC++ ou o CodeBlocks.

Para JAVA recomendo o Eclipse (tanto Windows como Linux). É 5*
Mas tens o NetBeans ou o BlueJ (muito usado nas universidades).

Actualmente trabalho em .NET, mais precisamente VB.NET e ASP.NET. Há muita gente que fala mal das linguagens .NET mas é pura estupidez. É mais aquele hábito de criticar tudo o que é da Microsoft porque pensam que dá um ar cool fazê-lo. VB.NET e C# são muito semelhantes, embora tenha trabalhado pouco com C#, à primeira vista diferente em pequenos pormenores na sintaxe.
Para programar em .NET não há nada melhor que o Microsoft Visual Studio. Se quiseres uma solução gratuita tens o SharpDevelop.
 
Última edição:
O que tu queres para programar é um IDE (Integrated Development Environment), ou seja, um ambiente gráfico catita para produzires o teu código, com autocomplete e muita informação e que te compile automaticamente o código ;). Para trabalhares em C prefiro linux. Só precisas da consola, de um editor de texto (eu usava o gedit) e o gcc instalado.
Para Windows tens IDE's como o DevC++ ou o CodeBlocks.

Até a mim me baralhaste. IDEs para começar é terrível, não ensina nada, faz a papinha toda, mas tu tanto sugeres editores como IDEs, em como ficamos?

Para programar em .NET não há nada melhor que o Microsoft Visual Studio. Se quiseres uma solução gratuita tens o SharpDevelop.
E porque não o Visual Studio Express Edition que é gratuito e é da MicroSoft?

HecKel
 
Até a mim me baralhaste. IDEs para começar é terrível, não ensina nada, faz a papinha toda, mas tu tanto sugeres editores como IDEs, em como ficamos?

Eu sugeri algumas hipóteses viáveis, a decisao é dele agora, experimenta e usa o que achar melhor, seja uma IDE ou um simples editor.
Para C prefiro um editor como o gedit em Linux, mas para linguagens orientadas a objectos um IDE é muito mais prático.


E porque não o Visual Studio Express Edition que é gratuito e é da MicroSoft?

Eu referi "Microsoft Visual Studio", ou seja, estava a englobar tanto a Professional como a versão express.
Talvez a forma como escrevi o parágrafo não tenha sido muito explicita. Mas neste momento ele também já deve ter noção que há uma versão gratuita embora limitada, do Visual Studio :P
 
Sim sim. Tenho as duas :-D

Skyline, eu percebi tudo o q tu disseste, mas entretanto surgio outra duvida. Mas antes de por a duvida, vou é frisar aqui uma coisa em relação ao compilador.

Eu utilizo o windows. E pelo q tomei conhecimento o Dev-C++ é bastante interessante por aquilo tudo q ja sabemos. Mas para começar, parece-me a mim aprender as coisas sozinho, sem a tal papinha com dicas etc..

Em relação ao compilador, a minha pergunta era, qual o compilador a utilizar sem ser o Dev-C++, q é editor+compilador+linker (nao queria utilizar este), ao menos que nao existe nenhum outro compilador parecido com o GCC.. e tenha q ir mesmo para o compilador do Dev-C++ - Fiz-me compreender?

Em relação à tal duvida q surgio qd referisto o visual studio. Posso utilizar o visual studio para programar em C? E já agr esse SharpDevelopment, q q tem de diferente em relação ao Dev-C++? É q ache-os bastante semelhantes.

Abraços e aguardo resposta.
 
Comecei a programar em C em Linux sem nenhum IDE.
Do pouco que programei de C/C++ em windows usei sempre o Dev C++ que instala automaticamente o gcc e por isso nunca me preocupei muito com isso mas penso que se queres instalar o gcc em windows tens duas alternativas: o Cygwin e o MinGW.
 
Até a mim me baralhaste. IDEs para começar é terrível, não ensina nada, faz a papinha toda, mas tu tanto sugeres editores como IDEs, em como ficamos?

A verdade é que os IDEs só complicam a vida dos novatos. Levam forçosamente a confusões a adopção de maus hábitos que depois é difícil de recuperar. São ferramentas muito úteis para quem já sabe alguma coisa mas para quem começa... só lhes estraga a vida.

E porque não o Visual Studio Express Edition que é gratuito e é da MicroSoft?

HecKel

Porque possui um péssimo suporte das normas de linguagens tipo C e C++. Por exemplo, nem é capaz de suportar a C89, quanto mais a C99. Depois força a utilização de "extensões" da microsoft, para não falar nos produtos inventados por eles.
 
AMSA, o que te posso dizer já é utilizares só um editor de texto com Highlighting, IDE's é uma opção para quem tem grandes projectos (apartir das 1000 linhas de código, torna-se confuso encontrar uma parte de código).

Eu comecei com IDE's, mas foi graças às aulas, e não começar obrigado a usar IDE's, agora nas férias, e muito provavelmente vou passar a usar editor de texto com highlighting e um compilador. Não gosto de fazer código simples em programas que só uso duas coisas, para mim não faz qualquer sentido.
 
É isso. Vou começar a escrever com o notepad++.

Bem agr tou a ler o C for dummies. Parece ser um bom livro. Fala de tudo, até do mais basico.

Cumps.
 
Back
Topo