Linha de 12V

Chip

Zwame Advisor
Ois,

Tenho (penso eu) um problema... troquei de fonte à pouco e tenho o asus probe instalado... antes de trocar de fonte (tinha uma de 300W), mas depois de instalar a versão 2.20.00 do asus probe tinha uma leitura de voltagem um tanto ou quanto antes (com a versão anterior, não tinha problemas de maior, se bem me lembro), agora com esta fonte (350 W) e com esta versão do probe, tenho leituras na linha dos 12V na casa dos 13.888V, o que me parece demais... (superior em mais de 15%)...


A minha dúvida é se isto pode ser problemático e que problemas pode trazer, e já agora o que posso fazer para melhorar isto :)

Tanks desde já.

Leituras ASUS Probe:

+12V --> 13.888
+5V ---> 4.865
+3.3V -> 3.296
Vcore --> 1.856 (tenho definido na bios para o mínimo, 1.75... será por isso que tb tenho sempre temps. altas?)
 
Concordo, devias ver com o MBM5. Esse Vcore até pode ser +- normal, se a máquina estiver idle ;) Mas essas linhas dos +12V e +5V não me cheiram... não estás a usar aquele modzinho numa ficha molex para teres 7V ou estás?

[]'s
 
Obrigado Mequif :) tb já saquei a 5300 do site, como saco de modem, desde que seja rápido, não tineressa de onde :):(:)

Quando chegar a casa vou ver as specs da fonte e depois ponho aqui :)

BTW, tenho a chupar energia na máquina:

XP 2000+ em asus A7V266 + cooler
GF3 c/ cooler
Leitor DVD
Gravador Cd
Disco
Modem
Placa Tv
Placa rede
Placa som creative live
(humm... tá-me a escapar alguma placa...)
Fan na caixa
Hub USB 4 portas no monitor
HP deskjet 970 em USB
HP scanner 5200 em USB
Rato em USB

acho que é tudo :)
 
Cheira-me que tens os slots PCI (quase) todos ocupados :D

Talvez seja por teres essa tralha toda (especialmente o USB) que tens a linha dos 5V numa miséria, acho que o USB saca a energia aos 5V... mas não tenho a certeza...

Pode ser uma PSU chulada :D

[]'s
 
Bem, agora que falas nisso, acho que não tenho slots disponíveis no pc, se tiver, só devo ter um...

amanha vou pedir um voltimetro para tirar isto a limpo... na bios os valores são inferiores, acho eu...
 
Originally posted by Chip
Bem, agora que falas nisso, acho que não tenho slots disponíveis no pc, se tiver, só devo ter um...

amanha vou pedir um voltimetro para tirar isto a limpo... na bios os valores são inferiores, acho eu...

Isso de teres as slots cheias e o disco, gravador e leitor combinado com uma fonte fraca ou de má qualidade explica essas voltagens baixas.

Já dizias a marca da fonte! :D

Já ouvi por aí (não sei se aqui ou na *****) que alguém tinha uma fonte de 450W de uma marca qualquer e andava com o pc lixado (reboots, BSODs...). Arranjou uma Enermax 350W (portanto, teoricamente menos potente) que aguentava o pc na boa. Porquê?, porque tinha todas as 3 linhas com boa qualidade (32A na linha dos 3.3V e 5V e 26A na dos 12V).

Se na bios os valores ainda são mais baixos... nem me atrevo a pensar no perigo que tens aí! 8o

[]'s
 
Humm.. eu andava mais preocupado com a linha de 12V que anda sempre a rondar os 14 :)

logo à noite vou tentar por aqui as specs da fonte
 
Duvido que o facto de teres muita coisa te baixe ou aumente as voltagens. Aumenta e a corrente pedida na linha. As voltagens sao o produto dum regulador qualquer de tensão no rectificador da fonte (AC -> DC). Provavelmente o rectificador e um bocado a dar para o ordinario e por exemplo talvez nao responda bem as flutuaçoes de tensao na rede (os 230 V) e assim varie tb um pouco no resultado final. Ou entao e rasco mesmo.
Tenta pedir emprestada uma fonte porreira so para testares.
 
Bem, eis finalmente as specs da fonte:

INCL Computer Co, Ltd.

Model LC-A350 ATX

DC output:

+3.3V -> 24A
+5V ---> 35A
+12V --> 12A
-12V ---> 0.8A
-5V ----> 0.5A
+5VSB -> 2A


Medições na bios:

Vcore --> 1.74
+3.3 ---> 1.74
+5 ------> 4.89
+12 ----> 13.01



Amanha vou trazer um voltimetro... e tb vou instalar a minha fonte antiga de 300W para ver as diferenças
 
Hmm, essa linha dos 12V tem má qualidade... e a fonte não me parece grande coisa...

Se tu tiveres tomates para o fazer, faz como o timber diz, talvez ajude, mas tem cuidado. Eu nunca fiz nada do género, é arriscado.

[]'s
 
Originally posted by Meqif
Hmm, essa linha dos 12V tem má qualidade... e a fonte não me parece grande coisa...

Se tu tiveres tomates para o fazer, faz como o timber diz, talvez ajude, mas tem cuidado. Eu nunca fiz nada do género, é arriscado.

[]'s

:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: ???????

Humm.. como assim arriscado? trocar a fonte é a coisa mais facil que pode haver, é so abrir a caixa, desligar todas as ligações da fonte, desapertar os parafusos que prendem a fonte à caixa, por fonte, nova, ligar tudo et voila...

se não quiseres ter o trabalho de desapertar a fonte da caixa, poes a que queres ecxperimentar fora da caixa e só ligas os cabos de corrente e tá feito :)
 
Originally posted by Chip
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: ???????

Humm.. como assim arriscado? trocar a fonte é a coisa mais facil que pode haver, é so abrir a caixa, desligar todas as ligações da fonte, desapertar os parafusos que prendem a fonte à caixa, por fonte, nova, ligar tudo et voila...

se não quiseres ter o trabalho de desapertar a fonte da caixa, poes a que queres ecxperimentar fora da caixa e só ligas os cabos de corrente e tá feito :)

Eu estava a falar de regular a tensão dos 12V como o timber disse:
Originally posted by timber
Aumenta e a corrente pedida na linha. As voltagens sao o produto dum regulador qualquer de tensão no rectificador da fonte (AC -> DC).

Isso é mexer no POT da fonte. Mexer no POT é um pouco arriscado para quem não tem experiência. ;)
Já trocar a fonte é outra história. Isso até faço de olhos vendados e mãos atadas :P

[]'s ^_^
 
LOL, sorry :rolleyes:

Acho que interpretamos de fornma diferente o que o timber disse... eu achei que ele disse que muitos periféricos e compionentes só aumentam a corrente solicitada pelo siustema, não interpretei que eu é que deveria aumentar a corrente para ver se melhorava as coisas :D
 
Até posso ter sido eu a interpretar mal, mas foi o que percebi.
Ele até disse isso do load nas linhas, mas a 2ª frase que citei acho que referia a regulação das linhas de voltagem.
De qualquer maneira, mexendo no regulador de corrente da fonte isso trata-se, mas se não tiveres muita experiência nisso, é melhor não pensares nessa possibilidade.

EDIT: Aquilo do "Aumenta é a corrente pedida na linha" pode ser interpretado como "Os componentes aumentam a corrente pedida" ou "Tens de aumentar a corrente na linha", embora a tua faça mais sentido :P
Tenta com outra fonte. Despacha-te! :D

[]'s ^_^
 
Eu escrevi aquilo no sentido de a consequencia de ele ter bastante tralha instalada ser o aumento da corrente pedida à fonte.
Se eu mexe-se na referencia do regulador de tensao na realidade estaria a diminuir a corrente pedida a fonte porque e uma inevitabilidade do facto da potencia consumida ser a mesma. Mas mexer no regulador de tensao seria arriscado e parece-me com pouquissimo interesse pratico.
 
Bem já estive a medir com um multímetro as voltagens da fonte, e não cheguei a grande conclusão, pois o mostrador é de agulha e não tem uma escala com uma resolução que permita leituras mais precisas, no entanto é claríssimo que a linha dos 12V está acima dos 13V, ainda que ligeiramente. Não sei se os 0.88 a mais que o probe me dá mas tem de certeza mais umas décimas que 13V.

Estas voltagens elevadas que danos podem causar?


Aproveito para agradeçer a ajuda até agora a todos.
 
Ja agora que acham destes valores?
 

Anexos

  • speedfan.jpg
    speedfan.jpg
    6,6 KB · Visualizações: 126
Última edição pelo moderador:
Back
Topo