Ois, Tenho (penso eu) um problema... troquei de fonte à pouco e tenho o asus probe instalado... antes de trocar de fonte (tinha uma de 300W), mas depois de instalar a versão 2.20.00 do asus probe tinha uma leitura de voltagem um tanto ou quanto antes (com a versão anterior, não tinha problemas de maior, se bem me lembro), agora com esta fonte (350 W) e com esta versão do probe, tenho leituras na linha dos 12V na casa dos 13.888V, o que me parece demais... (superior em mais de 15%)... A minha dúvida é se isto pode ser problemático e que problemas pode trazer, e já agora o que posso fazer para melhorar isto Tanks desde já. Leituras ASUS Probe: +12V --> 13.888 +5V ---> 4.865 +3.3V -> 3.296 Vcore --> 1.856 (tenho definido na bios para o mínimo, 1.75... será por isso que tb tenho sempre temps. altas?)
Essas leituras são um bocado altas, mas 1º testava com outro software, para ver se o prob não é do Asus Probe.
Concordo, devias ver com o MBM5. Esse Vcore até pode ser +- normal, se a máquina estiver idle Mas essas linhas dos +12V e +5V não me cheiram... não estás a usar aquele modzinho numa ficha molex para teres 7V ou estás? []'s
Qual é a marca da fonte? Instala o MBM5, o ASUS Probe tem alguns problemas de imprecisão. MBM5 -> http://mbm.livewiredev.com/ EDIT: versão 5.2.0.0 em nacional -> http://meqif.no.sapo.pt/MBM5200.EXE Depois diz que não sou simpático []'s
Obrigado Mequif tb já saquei a 5300 do site, como saco de modem, desde que seja rápido, não tineressa de onde Quando chegar a casa vou ver as specs da fonte e depois ponho aqui BTW, tenho a chupar energia na máquina: XP 2000+ em asus A7V266 + cooler GF3 c/ cooler Leitor DVD Gravador Cd Disco Modem Placa Tv Placa rede Placa som creative live (humm... tá-me a escapar alguma placa...) Fan na caixa Hub USB 4 portas no monitor HP deskjet 970 em USB HP scanner 5200 em USB Rato em USB acho que é tudo
Cheira-me que tens os slots PCI (quase) todos ocupados Talvez seja por teres essa tralha toda (especialmente o USB) que tens a linha dos 5V numa miséria, acho que o USB saca a energia aos 5V... mas não tenho a certeza... Pode ser uma PSU chulada []'s
Bem, agora que falas nisso, acho que não tenho slots disponíveis no pc, se tiver, só devo ter um... amanha vou pedir um voltimetro para tirar isto a limpo... na bios os valores são inferiores, acho eu...
Isso de teres as slots cheias e o disco, gravador e leitor combinado com uma fonte fraca ou de má qualidade explica essas voltagens baixas. Já dizias a marca da fonte! Já ouvi por aí (não sei se aqui ou na *****) que alguém tinha uma fonte de 450W de uma marca qualquer e andava com o pc lixado (reboots, BSODs...). Arranjou uma Enermax 350W (portanto, teoricamente menos potente) que aguentava o pc na boa. Porquê?, porque tinha todas as 3 linhas com boa qualidade (32A na linha dos 3.3V e 5V e 26A na dos 12V). Se na bios os valores ainda são mais baixos... nem me atrevo a pensar no perigo que tens aí! 8o []'s
Humm.. eu andava mais preocupado com a linha de 12V que anda sempre a rondar os 14 logo à noite vou tentar por aqui as specs da fonte
Duvido que o facto de teres muita coisa te baixe ou aumente as voltagens. Aumenta e a corrente pedida na linha. As voltagens sao o produto dum regulador qualquer de tensão no rectificador da fonte (AC -> DC). Provavelmente o rectificador e um bocado a dar para o ordinario e por exemplo talvez nao responda bem as flutuaçoes de tensao na rede (os 230 V) e assim varie tb um pouco no resultado final. Ou entao e rasco mesmo. Tenta pedir emprestada uma fonte porreira so para testares.
Bem, eis finalmente as specs da fonte: INCL Computer Co, Ltd. Model LC-A350 ATX DC output: +3.3V -> 24A +5V ---> 35A +12V --> 12A -12V ---> 0.8A -5V ----> 0.5A +5VSB -> 2A Medições na bios: Vcore --> 1.74 +3.3 ---> 1.74 +5 ------> 4.89 +12 ----> 13.01 Amanha vou trazer um voltimetro... e tb vou instalar a minha fonte antiga de 300W para ver as diferenças
Hmm, essa linha dos 12V tem má qualidade... e a fonte não me parece grande coisa... Se tu tiveres tomates para o fazer, faz como o timber diz, talvez ajude, mas tem cuidado. Eu nunca fiz nada do género, é arriscado. []'s
??????? Humm.. como assim arriscado? trocar a fonte é a coisa mais facil que pode haver, é so abrir a caixa, desligar todas as ligações da fonte, desapertar os parafusos que prendem a fonte à caixa, por fonte, nova, ligar tudo et voila... se não quiseres ter o trabalho de desapertar a fonte da caixa, poes a que queres ecxperimentar fora da caixa e só ligas os cabos de corrente e tá feito
Eu estava a falar de regular a tensão dos 12V como o timber disse: Isso é mexer no POT da fonte. Mexer no POT é um pouco arriscado para quem não tem experiência. Já trocar a fonte é outra história. Isso até faço de olhos vendados e mãos atadas []'s ^_^
LOL, sorry Acho que interpretamos de fornma diferente o que o timber disse... eu achei que ele disse que muitos periféricos e compionentes só aumentam a corrente solicitada pelo siustema, não interpretei que eu é que deveria aumentar a corrente para ver se melhorava as coisas
Até posso ter sido eu a interpretar mal, mas foi o que percebi. Ele até disse isso do load nas linhas, mas a 2ª frase que citei acho que referia a regulação das linhas de voltagem. De qualquer maneira, mexendo no regulador de corrente da fonte isso trata-se, mas se não tiveres muita experiência nisso, é melhor não pensares nessa possibilidade. EDIT: Aquilo do "Aumenta é a corrente pedida na linha" pode ser interpretado como "Os componentes aumentam a corrente pedida" ou "Tens de aumentar a corrente na linha", embora a tua faça mais sentido Tenta com outra fonte. Despacha-te! []'s ^_^
Eu escrevi aquilo no sentido de a consequencia de ele ter bastante tralha instalada ser o aumento da corrente pedida à fonte. Se eu mexe-se na referencia do regulador de tensao na realidade estaria a diminuir a corrente pedida a fonte porque e uma inevitabilidade do facto da potencia consumida ser a mesma. Mas mexer no regulador de tensao seria arriscado e parece-me com pouquissimo interesse pratico.
Bem já estive a medir com um multímetro as voltagens da fonte, e não cheguei a grande conclusão, pois o mostrador é de agulha e não tem uma escala com uma resolução que permita leituras mais precisas, no entanto é claríssimo que a linha dos 12V está acima dos 13V, ainda que ligeiramente. Não sei se os 0.88 a mais que o probe me dá mas tem de certeza mais umas décimas que 13V. Estas voltagens elevadas que danos podem causar? Aproveito para agradeçer a ajuda até agora a todos.