1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Linha de comandos XP Home

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Patrão, 26 de Agosto de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 2083)

1. Patrão

Patrão Power Member

É normal a minha linha de comandos não reconhecer quase nenhum comando normal do DOS no XP Home?

Ele reconhece o básico (cd, dir, exit, rmdir, etc.) mas quanto ao resto diz que não o reconhece como um comando. Comandos como o ping, netstat, ipconfig, convert não são reconhecidos.

A minha dúvida é se característica do XP Home e se é gostava de saber, se possível, como alterá-la. Se não for gostava de saber como contornar isto para poder executar estes comandos que na maior parte dão muito jeito (pelo menos para mim...).

2. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

Olá,
    uso Windows XP Home Edition Versão 2002 service pack 2, e fui ver esse comandos que disseste que n reconhecia , no meu csg executar com sucesso :007:
    Para contornar isso talvez metia uma ultima versao do DOS á parte ou ia buscar os que precisava e enviar para o directorio ...\Windows\..., ja tive de fazer isso uma vez .

Cumps, Rui.

Última edição: 26 de Agosto de 2007
  3. Patrão

Patrão Power Member

Eu estou logado no PC como admin portanto penso que não seja esse o problema.

Vou ter que instalar o DOS visto que não consigo resolver o problema. O DOS pode ser instalado como um programa normal no Windows ou requer algum cuidado especial?

Obrigado desde já pela ajuda de todos.

4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Eu tenho a certeza praticamente absoluta que é possível fazer ping num PC com o XP Home.

Vê se o executável ping.exe não está na pasta c:\windows\system32

Para mim isso deve ser o path que não está bem configurado.. e assim não consegues fazer o ping de qualquer localização.

Cumps

Última edição: 27 de Agosto de 2007
  5. Patrão

Patrão Power Member

Eu acabei de verificar e o executável ping.exe está lá no directório :confused: Isto repete-se com todos aqueles comandos que não consigo executar que estão lá mas a linha de comandos não a reconhece.

6. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Então deve ser o Path que está a falhar para o C:\windows\system32.

Botão direito no meu computador->propriedades->separador avançado->botão variáveis de ambiente(environment variables)

Depois nas variáveis de sistema, procura pelo path e tenta adicionar o C:\windows\system32 lá.

Aqui também descreve como é:

http://www.computerhope.com/issues/ch000549.htm

Cumps

7. Patrão

Patrão Power Member

Bem eu adicionei o path C:\WINDOWS\system32 que não estava lá realmente mas de qualquer das formas os comandos continuam a não ser reconhecidos :(

8. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Isso é estranho.. devia funcionar assim.

9. rolando2424

rolando2424 Power Member

Experimentar o Cygwin, é uma espécie de linha de comando unixpara windows, e penso que deve de trazer essas ferramentas (ou então instala o DOS e copia os executáveis).

10. Patrão

Patrão Power Member

Pronto já vi que não tenho grande escolha senão instalar a versão mais recente do DOS. Alguém tem um link de onde eu possa tirar a versão mais recente do DOS? Tive à procura mas não tive muita sorte. Obrigada a todos pela ajuda de qualquer dos modos :)

Edit: Deixem lá que já encontrei :P

11. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

E já tentaste executar o comando pelo ms-dos assim: C:\WINDOWS\system32\ping.exe /?

Cumps, Rui.

12. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Atenção que não corres o DOS numa máquina NT... :lol:

Isto é uma "pequena" confusão entre DOS (sistema operativo baseado em linha de comandos) e consola de sistema (cmd.exe) que está disponível em qualquer Windows NT (XP, 2003, Vista, etc)

Antes de mais acções verifica a segurança da tua máquina - por defeito deverias ter acesso a todas essas ferramentas, por isso começa por procurar malware (corre o adaware, asquared, spybot s&d, etc)

Se depois destas acções ainda estiver bloqueado, tenta reparar a tua instalação - colocas o cd de instalação do windows (que veio com a tua máquina ou aquele que foi usado para instalar o windows no teu pc), escolhes a opção de reparar (com um pouco de sorte restaura as tuas definições antigas)

Por último (a evitar), usa o restauro de sistema para recuperar o sistema o mais para trás possível e com um pouco de sorte *talvez* fique normal - por favor tenta as outras hipóteses primeiro..

:)

13. rolando2424

rolando2424 Power Member

O cmd.exe não é um emulador do DOS? (Já não me lembro muito bem, já deixei de usar Windows à já algum tempo)

14. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Para emular o DOS dentro da maioria das plataformas presentes podes usar o DOSBOX - em máquinas NT tens acesso a uma linha de comandos que te permite correr programas em modo de consola.

Nos tempos do Win9x esta linha de comandos (cmd.exe) emulava o comportamento do DOS e o próprio windows corria por cima de uma versão de DOS (DOS > 7.0 a 16 bit) um pouco como o kde e gnome debaixo de *nix e como tal, também era possível encerrar o windows e regressar à linha de comandos do MS-DOS.

Com o windows NT a componente do DOS foi completamente substituída por um windows que assume o controlo da máquina desde as fases iniciais de arranque de sistema. (ainda é possível ter uma componente de linha de comandos sem interface gráfico, mas acredita que não compensa o esforço para obter este resultado).

Programas como o ping, ipconfig e outros são aplicações de consola disponíveis tendo em vista o seu uso em ambiente NT (32bit ou 64bit).

-------------------------

Em linux as coisas são um pouco mais simples por vezes e creio que o cygwin como foi sugerido anteriormente também ajude neste caso - mas talvez seja preferível descobrir a razão deste comportamento tão peculiar dado que esta é opção disponível por defeito nestas máquinas.

15. rolando2424

rolando2424 Power Member

A única hipótese que estou a ver é o facto de ele estar a usar o Windows XP Home Edition, se calhar não trás essas ferramentas mais "profissionais".

16. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Volto a repetir: estas ferramentas vêm disponíveis por defeito em todas as versões da família NT sem excepção.

Por acaso neste momento estou a escrever esta resposta num laptop com o xp home edition e previlégios de convidado, por isso tenho mesmo a certeza que algo está "errado" neste caso peculiar..

17. rolando2424

rolando2424 Power Member

Então estou sem ideias, só se ele estiver a usar uma instalação estilo tiny xp ou algo assim, que não tenha instalado os programas...

Mas acho que não...

Partilhar esta Página