Link wifi

Ary_k

Power Member
Boa tarde.
Gostava de saber qual a relação entre os dBi e distância?
Também gostaria de saber quais os tipos de antenas wifi e quais as suas vantagens?
Estou a questionar isto porque gostava de fazer link de uma ligação de internet, a uma distancia de 1 km mais ou menos.

Cumpts.
 
Teoricamente a funcão distância-potência(dBm) é exponencial (ou logarítmica) depende de como vês a relação. A relação mW (miliwatt) metro é linear. dBm é uma unidade de medida absoluta entquanto dBi é uma unidade relativa..

Com equipamentos comuns os alcançes típicos são 90m no exterior (campo-aberto) e com bom tempo, 30m indoor. Valores apróximados consoante o meio onde se encontram...

Quanto a ligações sem fios, procura que existem já bastantes tópicos sobre isso, desde equipamentos ubiquiti, a antenas mais potentes ou direcionais, etc.
 
Boas

Para ligações a essa distância tens de ter linha de vista e terás de usar equipamentos com antenas direcionais.
Tens ubiquiti, mikrotik entre outros...
 
Teoricamente a funcão distância-potência(dBm) é exponencial (ou logarítmica) depende de como vês a relação. A relação mW (miliwatt) metro é linear. dBm é uma unidade de medida absoluta entquanto dBi é uma unidade relativa..

Com equipamentos comuns os alcançes típicos são 90m no exterior (campo-aberto) e com bom tempo, 30m indoor. Valores apróximados consoante o meio onde se encontram...

Quanto a ligações sem fios, procura que existem já bastantes tópicos sobre isso, desde equipamentos ubiquiti, a antenas mais potentes ou direcionais, etc.

A distância que dei é bem acima da que necessito..é só para me dar mais estabilidade no sinal, dai a questão da relação entre os dBi e a distância.
Eu andei a ver antenas com 14 dBi que devem solucionar o problema...eu com o pc consigo apanhar 1 e 0 traços de rede, a qual quero fazer link.
 
Vi a seguinte antena http://images01.olx.pt/ui/10/90/04/...or-do-mercado-Trofa-Maia-Porto-1292247139.jpg com 14 dBi.
O que acham desse equipamento?
Já andei à procura de soluções para fazer o que pretendo, mas as que testei não funcionaram (WDS no router da TP-Link, como podem ver na imagem). Não sei se é pelo sinal ser fraco.
A imagem abaixo ilustra o que é pretendido.
i1TEg1ZS


Como podem ver tenho uma rede wifi em casa e pretendo fazer o link para o loja. Na loja o router terá que dar acesso à internet via wifi e ethernet.
 
Última edição:
Boas o wds não costuma funcionar com marcas e ou modelos diferentes de routers. Cada fabricante faz a sua própria implementação do protocolo. Essa antena não é direcional, mas se com as antenas stock a rede chega lá com essa não ficará pior de certeza. Tens de confirmar se o router da loja faz "ap bridge" ou repeater, se não fizer e o wds não funcionar não tens como "capturar" a rede, a não ser que ponhas uma placa wireless no PC da loja com uma antena externa. Mas o ideal é fazeres um link ptp com equipamentos que referi anteriormente. Entre antenas, cabos de antena, se calhar fica maiss barato e mais fiável do que como queres fazer.
 
Esse um traço que consegues é muito relativo, quando tens um traço consegues aceder á internet ainda que lenta? ajudava muito mais teres uma leitura de um valor dbm do sinal que apanhas na loja.

Esse 1 traço que reportas é com as antenas de origem do AP (que tens na loja)? se sim, basta trocares as antenas deste para umas mais potentes, 8 ou 10dbi e e já deves conseguir 3 traços semp problemas. Estas antenas que falo são antenas omni direcionais, é só trocar e já está, custam entre 10 a 20€ cada dependendo da potência, é plug and play no router caso este permita a troca das mesmas.
 
Boas o wds não costuma funcionar com marcas e ou modelos diferentes de routers. Cada fabricante faz a sua própria implementação do protocolo. Essa antena não é direcional, mas se com as antenas stock a rede chega lá com essa não ficará pior de certeza. Tens de confirmar se o router da loja faz "ap bridge" ou repeater, se não fizer e o wds não funcionar não tens como "capturar" a rede, a não ser que ponhas uma placa wireless no PC da loja com uma antena externa. Mas o ideal é fazeres um link ptp com equipamentos que referi anteriormente. Entre antenas, cabos de antena, se calhar fica maiss barato e mais fiável do que como queres fazer.

Esse um traço que consegues é muito relativo, quando tens um traço consegues aceder á internet ainda que lenta? ajudava muito mais teres uma leitura de um valor dbm do sinal que apanhas na loja.

Esse 1 traço que reportas é com as antenas de origem do AP (que tens na loja)? se sim, basta trocares as antenas deste para umas mais potentes, 8 ou 10dbi e e já deves conseguir 3 traços semp problemas. Estas antenas que falo são antenas omni direcionais, é só trocar e já está, custam entre 10 a 20€ cada dependendo da potência, é plug and play no router caso este permita a troca das mesmas.

O router TL-MR3420, possui WDS e quando habilito esta funcionalidade, este router lista a "RedeCasa" emitida pelo Thomson GT784.
Só que depois não me dá acesso à net, não sei se é problema de configuração. Mas também já ouvi falar que cada fabricante normalmente implementa o seu protocolo WDS.
kasmafan, em relação aos equipamentos que falas-te (exemplo: ubiquiti) sabes onde os conseguia adquirir por um preço razoável? Tens alguma esquema de montagem do que pretendo com esse tipo de equipamentos (de preferencia só com uma antena no lado da loja por exemplo)?
Dr_Lion, o router por acaso possibilita trocar de antenas. Mas talvez colocar uma antena externa na loja consiga ter uma maior qualidade de sinal e mais estável, embora que este sistema seja um pouco mais caro.
 
Boas

O ideal seria uma em cada ponto, mas cá vai.
Nanostation2 para a loja, montado no exterior a apontar para tua casa ( atenção que assim terás um upload muito bom da loja para casa, já o download casa-> loja vai depender muito do sinal do router que tens em casa), custa 49€ na officelan.
Se fores para a situação de 2 equipamentoes Loja e casa
Ubiquiti Nanostation5 70€ ou
Mikrotik SXT 5HPnD 81€
 
Boas

O ideal seria uma em cada ponto, mas cá vai.
Nanostation2 para a loja, montado no exterior a apontar para tua casa ( atenção que assim terás um upload muito bom da loja para casa, já o download casa-> loja vai depender muito do sinal do router que tens em casa), custa 49€ na officelan.
Se fores para a situação de 2 equipamentoes Loja e casa
Ubiquiti Nanostation5 70€ ou
Mikrotik SXT 5HPnD 81€

Obrigado pela ajuda.
Esses equipamentos são ligados a cada router, certo?
 
Em relação á compatibilidade entre várias marcas usando WDS não te sei responder, no entanto, teres o router dentro da loja com uma antena ligeiramente mais potente é bem mais simples, barato e menos problemático que teres uma antena exterior. Com a antena exterior sempre podes ter a rede ligeiramente melhor, mas será que compensa o investimento? a antena colocada na rua está sujeita ao clima, e vandalismo, para além da permissão do prédio para a instalar. Dentro de casa pões o que queres ;)

Certas antenas dão nas vistas, (porque permitem potências elevadas) e se em casos domésticos a fiscalização pode fechar os olhos, a nível empresarial/comércio não costumam ser tão meigos.
 
Back
Topo