1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linksys WAG54GX2

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Isotic, 30 de Março de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 991)

1. Isotic

Isotic Power Member

Ora bem, comprei este gateway (Linsys WAG54GX2) que vem equipado tambem com modem ADSL+2, até aqui tudo bem, mas ando ás aranhas aqui com algumas coisas, que talvez aqui no forum alguem saiba como se faz.
    primeiro eu venho de um router mais antigo, um netgear FR114P, e neste router é possivel dar um IP fixo a um determinado computador na rede (pode-se expecificar o computador que se quer atribuir o IP fixo), no linksys, não tem essa opcão, tem opcões para pôr "static DNS 1" "static DNS 2" e "static DNS 3", não estou a entender como é que se atribui sempre o mesmo IP a um determinado computador.
    eu até posso pôr por exemplo 192.168.1.100 (que é o primeiro IP a atribuir na rede) no "static DNS 1", mas como é que eu tenho a certeza que ele vai dar esse IP sempre á máquina que eu quero??
    segundo, eu tou a usar telefone Voip, com uma caixa que tambem funciona como router á qual o telefone está ligado, e esta caixa obtem um IP tambem do Linksys, o qual ás vezes varia, por isso eu tambem lhe queria atribuir um IP fixo, mas não estou a entender como se faz.

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

hmm... ha aí alguma confusao... static dns ou static IP ?? parece-me mais isso. se nao tiver essa opção é complicado, so fixando ip manual/ (no pc), penso eu de que...

3. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

A única coisa que tens de fazer é colocar o IP estático no PC que desejas, IP fora do "range" do DHCP definido no router. Não tens de fazer nada no router, penso eu. Pelo menos no meu WAG54G antigo é assim.

4. Isotic

Isotic Power Member

queres dizer que devo fazer "desable DHCP Server" e pôr um IP statico nos computadores que estão ligados ao Linksys?
    e quanto á caixa do telefone voip?
    o router tem outra opcão que é "DHCP Relay", mas ainda não entendi para que é que serve.

5. Tomekk

Tomekk Power Member

Re:

Pode-se defenir ip's fixos se nas configurações de ligação ao router meteres um IP fora do range do DHCP server --> normalmente resulta.

Mas existem firmwares que na interface web dispõem de uma opção que o router dá apenas ip fixo desejado, consoante a MAC da placa. Não sei se a interface do que vem com esse router dá. Mas já vi muitos outros firmwares a rodarem em hardware semelhante com essa opção.

6. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Não. Metes o DHCP server ligado, onde defines uma gama de endereços. Para o PC específico que queiras que tenha um IP Fixo, configuras no PC manualmente um IP fora dessa gama (configuras à mão o IP, subnetMask e gateway (normalmente o IP do router)).

7. Isotic

Isotic Power Member

Meti assim como dizes e realmente está a funcionar, mas agora pergunto, então para que é que serve a opcão DHCP no router??

8. Tomekk

Tomekk Power Member

Re:

Serve para aqueles que não queiram ter um ip fixo. E que seja atribuido automaticamente... i think.

Partilhar esta Página