Linksys WRT54GC

Filipe Sousa

Power Member
Olá a todos.

Desta vez sou eu que tenho uma dúvida.

Comprei este linksys ontem e instalei no pc desktop que tenho em casa. Liguei o portatil e consegui inicialmente ter net (depois de ter configurado o modem speedtouch 516v6).

Inicialmente a rede estava desprotegida mas a pouco e pouco comecei a proteger (escondi o ssd filtrei por mac adress e ainda codifiquei em WAP.

Tudo muito bonito e como podem ver estou neste momento a utilizar a net.

Ora aqui vem o busilis da questão.

Eu net tenho mas rede nem vê-la ou seja eu devo ser mesmo nabo pois não consigo configurar a rede.:confused:

Alguma alma caridosa que tenha algum tempo e que me possa explicar sucintamente como posso ultrapassar este obstáculo gigantesco?:'(

Sem mais de momento saudações a todos os presentes:x2:

PS. Somente o notebook utiliza wireless o outro utiliza ethernet (todos ligados ao linksys). No desktop utilizo o XP no portátil está instalado o Vista
 
Última edição:
Queres ter rede ? tipo partilhar ficheiros etc em varios computadores certo ?

entao faz o seguinte...corre o Network Configuration Wizard que esta no control panel (Assitente configuraçao de rede se tiveres o SO em PT) depois segues os passos... dás o nome distinto a cada computador e depois assumes um workgroup igual nos varios computadores (é possivel serem workgroups diferentes mas pa ser mais facil poe-los iguais) ...faz isto nos computadores q queres q tenham rede... depois em cada computador nas pastas que queres partilhar botao direito do rato -> propriedades -> e has de ter Partilha e Segurança carregas, e basta pores um visto, e um nome de rede q queres q apareça...e se quiseres dar direito de Leitura -Escrita a um utilizador na rede habilitas tambem o visto... e pronto...

As pastas sao visiveis na zona LAN se quiseres podes fazer atalhos para o desktop dessas pastas (Enviar para -> Desktop como atalho) ou entao podes po-los no "meu cmputador" como se de um disco trata-se para isso dentro do meu computador vais a Ferramentas _> Ligar unidade de rede... e escolhes as que queres...

espero ter ajudado... ahh e se tiveres algum tipo de firewall tens q habilitar a actividade na rede... tipo na Sygate..
 
Obrigado pela resposta e pelo tempo que perdeste a responder, mas mesmo configurando a rede eles não detectam nem um nem outro embora o domain seja o mesmo!

Abraços:P
 
tens partilha de ficheiros e impressoras activados ?tenta la ir a LAN mesmo e fazer Adicionar local de rede...deve aparecer qq coisa... se ja configuraste isso e os fizeste em TODOS os computadores eh pq ou tens uma firewall que nao a do windows XP q esta a negar isso... ou entao n tens a partilha ficheiros etc ligada...

no assistente de configuraçao de rede acho q tens q activar a partilha de ficheiros qnd o corres... e nas pastas a partilhar, fazer o share... tem q ser estas hipoteses as vezes a minha rede tmb fica sem dar...mas eh pq no windows update a minha firewall reconecta sozinha outra x etc... ou no meu disco externo q qnd o desligo e troco de PC perde as definicoes de partilha...por isso averigua esses passos todos q da'...
 
Obrigado pela resposta e pelo tempo que perdeste a responder, mas mesmo configurando a rede eles não detectam nem um nem outro embora o domain seja o mesmo!

Abraços:P

Experimenta o seguinte, no pc com XP, botão direito sobre o meu computador-->propriedades-->nome do computador-->colocas um a escolha-->workgroup colocas um nome a escolha.

No vista a mesma coisa mas em vez de nome do computador logo no meu principal tens a opção change mais abaixo que vai dar ao mesmo, colocas um nome a escolha tambem mas o mesmo workgroup.

Salvas em ambos e reinicias.

tenta agora ver na opção rede local, se te aparece o pc contrario ao que estas a aceder neste momento, nomeadamente o teu outro pc "debaixo" do workgroup que crias.te. se sim basta agora partilhares pastas como ja foi explicado e começar a bombar senao tenta na opção executar do xp ou o de pesquisa no vista colocar o seguinte \\nome do computador que queres aceder

Se mesmo assim nao funcionar avisa que procedemos para o proximo "despiste"
 
olá..

andei a pesquisar e parece que existe uma incompatibilidade qualquer entre as LAN em vista e xp.

Tens aqui o link para o site da microsoft onde eles explicam isso e podes fazer o download do driver para xp, para ficares com a LAN a bombar.
 
Pois é meus amigos em Vista (desktop ethernet) para Vista (wireless) eles reconhecem-se um ao outro no entanto quando peço para aceder ao outro pc pergunta qual o username e qual a pass!

Visto eu não ter pass (somente no desktop) na entrada do meu pc como é que posso resolver isto?

Em relação ao Vista (wireless) e ao XP (desktop) continua a não haver partilha nem sequer o nome um do outro consigo ver!

Se precisarem de mais informações por favor perguntem.

Quanto à actualização da microsoft a mim não me trouxe nada de novo!

Um abraço!
 
ainda nao resolveste a situaçao ,
tens aqui no forum um tutorial sobre como configurar correctamente o router ,tens de saber conciliar a segurança com o acesso. depois tens este site que te ensina a abrir as portas necessarias http://www.portforward.com/english/routers/port_forwarding/Linksys/WRT54GC/WRT54GCindex.htm
para abrires portas precisas de ter um endereço fixo ,tb encontras nesse site um guide ,no segundo pc tb precisas de meter ip fixo e de preferencia ,o ultimo algarismo do ip devera ser um numero a seguir
88.111.222.333 o outro sera 88.111.222.334
acho q é so ,basta seguires os post's anteriores e ta novo
lembrar que cada x que formates o pc ou algo do genero teras de ligar novamente a rede entre eles
anota tudo num papel pa nao te esqueceres e saberes como funciona da proxima
 
Back
Topo