Linpus Linux Lite

APLinhares

OpenSource
Baseado em Fedora 8 (nome de código Werewolf), está a popularizar-se nos novos UMPC's e PC's LowCost.
Tendo a vantagem de manter a licença GPL intacta (ao contrario do Xandros, que violava a GPL e até no kernel-source), está a popularizar-se tendo começado pelo Acer Aspire One, e virá, segundo consta, tb nos novos Asus Eee PC.
Mas tb já está aí o Ubuntu Mobile Internet Device (MID) Edition ...

"Desenvolvido" pela Linpus Technologies, Inc., sediada em Taipei, Taiwan, esta distribuição é pensada em PC's de baixo Custo, e prima pela simplicidade com interface gráfico muito simples (Dispõe também de modo "avançado" de uso, onde se pode verificar que é usado o XFCE, como DesktopEnviroment (DE), garantindo a máxima economia de recursos.)
Sendo uma versão lite, não inclui por exemplo, ferramentas avançadas para compilar. Mas inclui de base soluções como o OpenOffice, suporte MP3/WMV/Flash/java,

Página Oficial
Review

KEY FEATURES

dot_org.gif
Linpus Linux Lite is designed specifically to meet all low-cost PCs and mobile devices requirements

  • Running smoothly on a lower grade hardware unit
  • Managing power efficiently
  • Rich web applications supported
  • Built-in networking: Wi-Fi, WiMAX, HSDPA, HSUPA, Ethernet, BT, IR, UPnP
  • UI designed specifically for hand-held 4”- 7”screen

dot_org.gif
Simple UI for web and entertainment tasks

ll94l01.jpg



dot_org.gif
Linpus Linux Lite offers two desktop modes
– SIMPLE and ADVANCED.


dot_org.gif
Linpus Linux Lite in your local language
 
humm

sempre me perguntei que linux traziam esses novos portateis tao fraquitos (512mb ram ,4GB disco rigido), vou investigar , pode ser o renascer de muitos pcs antigos que tenho

thanks ;)
 
bem queria experimentar mas só consigo download da versão lite à impressionante velocidade de 5,50KB/seg (mas estável :)), o link da distrowatch é para a versão 9.4 que nem sequer está no site e por ftp todas as directorias estão vazias (?).

há mais OS do género, obviamente excluindo o Ubuntu já referido?
 
humm

sempre me perguntei que linux traziam esses novos portateis tao fraquitos (512mb ram ,4GB disco rigido), vou investigar , pode ser o renascer de muitos pcs antigos que tenho

thanks ;)
acho que se estas a pensar por num desktop isto não é a melhor opção.. até porque eles são leves mas tiram proveito de novas tecnologias e não são propriamente usados para desktops.. por exemplo o Ubuntu Mobile and Embedded Edition é para cpus ATOM

XFCE, *box ou assim e toca a bombar :p
 
Eu também demorei bué para sacar isso (Tenho um aspire one), e sinceramente acho que não vale a pena. Assim que gravei e experimentei, apaguei a ISO e joguei o CD fora...

Acho que ainda prefiro a versão custom do Linpus que vem por defeito com o Aspire One.

E mais uma nota, a versão apresentada aqui pelo AndreAPL não é a que vem por defeito no Aspire One. A que vem por defeito no Aspire One é uma versão muito "lockdown" desta.
 
Back
Topo