Linus Torvalds calls Apple's file system "utter crap"

.DX.

Power Member
Linus Torvalds may have dabbled in Apple territory in the past, but he's definitely not mincing any words about competing operating systems now. In a recent interview, Linus says that OS X is a "much better system" than Windows Vista overall, but that "in some ways is actually worse than Windows to program for." Apparently these problems are rooted firmly in OS X's file system (HFS and HFS+), which he describes as "complete and utter crap," and even "scary." Of course, Torvalds also took the opportunity to tout the many virtues of Linux, which he says is an "obvious choice for anything from full-blown PCs to phones or video players." Damn straight it is.

http://www.engadget.com/2008/02/05/linus-torvalds-calls-apples-file-system-utter-crap/
 
Deixa tar que o NTFS também não é coisa boa e a FAT32 então... já para não falar do vaporware do WinFS. O mister deve tar muito mal acostumado.
 
acho que o homem está a ficar preocupado com os switcher que vão de linux para mac e não são assim tão poucos.

LOL. Se há coisa com que o Linus nunca esteve preocupado foi com isso. Switchers. Seja de ou para linux.

Até porque se assim fosse, o linux nunca tinha passado de um projecto académico.
 
acho que o homem está a ficar preocupado com os switcher que vão de linux para mac e não são assim tão poucos.

Pois, para o bem e para o mal, o MacOS actualmente é o sistema Unix-based mais popular e utilizado pelo consumidor final, e perante este tem tirado muito do protagonismo ao Linux.

De qualquer forma é engraçado verificar que também no mundo Linux não existe um file system standard, cada distro adoptou uma por default, temos distros com ext3, outras com ReiserFS, etc.

Cumps.
 
Desde quando?

Que eu saiba aínda és tu que escolhes o FS que queres.

Só me dás razão então :)
Não há nenhum file system em linux verdadeiramente standard, que seja usado e recomendado por todas as distros, cada distro por default mete um que gosta mais, e deixa a lista de mais uns quantos à escolha, embora não tenha todos os possíveis em todas as distros, ou seja, não há um file system consensual adoptado massivamente por todas as distribuições.
Só de ext tens das versões 2 a 4, tens o jfs, várias versões do Reiser e por aí fora...
Se houvesse um file system perfeito já teria sido adoptado por todas as distros do Linux, não se andava com mil e um file systems diferentes ;)

Cumps.
 
Só me dás razão então :)
Não há nenhum file system em linux verdadeiramente standard, que seja usado e recomendado por todas as distros, cada distro por default mete um que gosta mais, e deixa a lista de mais uns quantos à escolha, embora não tenha todos os possíveis em todas as distros, ou seja, não há um file system consensual adoptado massivamente por todas as distribuições.
Só de ext tens das versões 2 a 4, tens o jfs, várias versões do Reiser e por aí fora...
Se houvesse um file system perfeito já teria sido adoptado por todas as distros do Linux, não se andava com mil e um file systems diferentes ;)

Cumps.

A perfeição não existe, e por isso mesmo as distribuições de Gnu/Linux dão ao utilizador a opção de escolher o FS que mais se adequa às suas necessidades.
 
Só me dás razão então :)
Não há nenhum file system em linux verdadeiramente standard, que seja usado e recomendado por todas as distros, cada distro por default mete um que gosta mais, e deixa a lista de mais uns quantos à escolha, embora não tenha todos os possíveis em todas as distros, ou seja, não há um file system consensual adoptado massivamente por todas as distribuições.
Só de ext tens das versões 2 a 4, tens o jfs, várias versões do Reiser e por aí fora...
Se houvesse um file system perfeito já teria sido adoptado por todas as distros do Linux, não se andava com mil e um file systems diferentes ;)

Cumps.

Aínda não percebeste, e o que serve para os FS serve para o resto, que o linux dá alternativas. Não vincula ninguém.

Dá reiserfs para quem quer rapidez de acesso acima de qualquer coisa, dá os ext para quem não se importa de não ter tanto desempenho, mas ter mais alguma fiabilidade e segurança.

O linux dá liberdade. Cada um escolhe o que é melhor para si. Dá trabalho saber o que é melhor para aquilo que eu quero. Implica que tenho de procurar e perceber as vantagens e desvantagens das coisas, mas é assim que funciona.

E atenção que não quero transformar isto outra vez no OSX vs. Linux, já não tenho a mínima pachorra para esse tipo de converseta.

Em relação ao HFS+, confesso que da minha experiência com OSX (que foi bem alargada) não achei o HFS+ o FS mais perfeito do mundo, mas já vi piores. Mas lá está, o Linus não vêm os FS da mesma maneira que nós, porque não se limita a meter para lá ficheiros, mas sim a desenvolver programas que interagem com estes.
 
Será então o UFS uma alternativa melhor?
Não me parece, senão teriam mantido o suporte de instalação do Leopard nesse file system...

E o zfs que a Apple se encontra a portar para o OSX, será ele a solução?
Resta a consolação que alguma coisa está a ser feita... talvez o zfs faça parte dessa solução.

Cumps.
 
o home lá pelo meio da entrevista diz:
"An operating system should be completely invisible,"

Ora não sei qual é o mais inivisel ao utilizador se o OSX ou se o Linux e é fácil e der isso coloquem um utilizador normal de pc e vejam a qual é que ele se adapta mais depressa. No caso da minha irmã foi ao OSX, tentamos várias vezes que ela se adapta-se ao Linux e nada, fartou-se de dizer mal e porcamente do Linux que não se entendia com a estrutura dos directórios que de distro para distro ou de actualização para actualização o sitio onde a pen era montada era diferente(/media, /mnt/, / (sim na raiz, já não sei qual foi mas encontrei uma distro que fazia isso)) nem todas as distros colocavam o icon da pen no desktop. Já para não falar do auto-mount do CD/DVD que nem sempre era feito.

solução utilizar o windows até que se comprou o mac dela, em um dia estava a utilizar o mac como se já utiliza-se o mac desde sempre.

neste momento cá em casa só eu é que vou usando linux.

entre muitas coisas que ele diz na entrevista e que estou de acordo:
"To Microsoft and Apple (it is) a way to control the whole environment ... to force people to upgrade their applications and hardware."

Mas parte de nós utilizadores escolher e saber dizer não, já não é o primeiro utilizador Apple que me diz que só muda para Leopard quando comprar um máquina nova, e muitos tem macbook e macbook pro, ou seja, só vão comprar daqui a uns anos.

------edit
Não percebo como é que ele até agora esteve calado sobre o OSX, nunca tinha dito nada - que eu saiba -, e agora começa a desancar no OSX, é por isso que digo que ele anda preocupado com a percentagem de utilizadores linux é que só foi este ano que o OS X utltrapassou o linux, certo?
 
Última edição:
o home lá pelo meio da entrevista diz:

Ora não sei qual é o mais inivisel ao utilizador se o OSX ou se o Linux e é fácil e der isso coloquem um utilizador normal de pc e vejam a qual é que ele se adapta mais depressa. No caso da minha irmã foi ao OSX, tentamos várias vezes que ela se adapta-se ao Linux e nada, fartou-se de dizer mal e porcamente do Linux que não se entendia com a estrutura dos directórios que de distro para distro ou de actualização para actualização o sitio onde a pen era montada era diferente(/media, /mnt/, / (sim na raiz, já não sei qual foi mas encontrei uma distro que fazia isso)) nem todas as distros colocavam o icon da pen no desktop. Já para não falar do auto-mount do CD/DVD que nem sempre era feito.

solução utilizar o windows até que se comprou o mac dela, em um dia estava a utilizar o mac como se já utiliza-se o mac desde sempre.

neste momento cá em casa só eu é que vou usando linux.

entre muitas coisas que ele diz na entrevista e que estou de acordo:


Mas parte de nós utilizadores escolher e saber dizer não, já não é o primeiro utilizador Apple que me diz que só muda para Leopard quando comprar um máquina nova, e muitos tem macbook e macbook pro, ou seja, só vão comprar daqui a uns anos.

------edit
Não percebo como é que ele até agora esteve calado sobre o OSX, nunca tinha dito nada - que eu saiba -, e agora começa a desancar no OSX, é por isso que digo que ele anda preocupado com a percentagem de utilizadores linux é que só foi este ano que o OS X utltrapassou o linux, certo?


Não sei se foi este ano, mas a passagem para intel influenciou muito, para além do "hackintosh" que permite aos utilizadores de windows testarem o SO e verem se gostam ou não e depois partir para uma compra de um Mac.
 
para mim Mac OSX e GNU/Linux têm targets muito diferentes logo não vale apena comparar as userbases. pelo simples facto de Mac OS não proporcionar nem de perto a liberdade de escolha associado ao GNU/Linux torna-se mais straightforward. Linux é difícil? Não, mas obriga o utilizador a fazer escolhas, algo que não agrada a muitos users.

não me parece que o Linus esteja com medo de ser ultrapassado pelo OS X. Primeiro, como disse acima, acho que a userbase é ainda muito diferenciada e, em segundo, o homem sempre teve uns acessos de verborreia geekniana que, desta feita, se viraram para a Apple.
 
para mim Mac OSX e GNU/Linux têm targets muito diferentes logo não vale apena comparar as userbases. pelo simples facto de Mac OS não proporcionar nem de perto a liberdade de escolha associado ao GNU/Linux torna-se mais straightforward. Linux é difícil? Não, mas obriga o utilizador a fazer escolhas, algo que não agrada a muitos users.

não me parece que o Linus esteja com medo de ser ultrapassado pelo OS X. Primeiro, como disse acima, acho que a userbase é ainda muito diferenciada e, em segundo, o homem sempre teve uns acessos de verborreia geekniana que, desta feita, se viraram para a Apple.

Não posso concordar mais, ele devia era programar mais e falar menos!
 
Que exagero :X a estrutura de directórios do Linux é identica à de qualquer unix, ora, o MacOS X não é excepção, guarda é a tralha por omissão na homedir e é só esse folder que aparece representado em quase tudo que é sitio. Agora, aconselho é a que optem por distribuições orientadas para ambiente de trabalho ( e que a meu ver que não tenham "tralha a mais" nos gestores de janelas ) como o Ubuntu com o Gnome bastante similar em algumas quantas coisas ao aqua. E não é bem assim que o MacOS X seja tão simples, ainda no outro dia tive de mostrar como se exibiam as fotografias que tinha acabado de copiar em slideshow, que naquela versão não dava para fazer directamente com "clicks" coisa que em gnome ( pelo menos na versão do Ubuntu ) se faria com uns 3 clicks, lá tivemos de abrir o iphoto ( tive de explicar que poderia arrastar as fotos depois de seleccionadas para cima do icon para as importar de uma maneira mais fácil ) e depois de importadas, ser feita uma nova selecção para depois finalmente as poder exibir em slideshow.
 
Back
Topo