1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linus Torvalds calls Apple's file system "utter crap"

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por .DX., 5 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 60; Visualizações: 4335)

  1. .DX.

    .DX. Power Member

    http://www.engadget.com/2008/02/05/linus-torvalds-calls-apples-file-system-utter-crap/
     
  2. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Deixa tar que o NTFS também não é coisa boa e a FAT32 então... já para não falar do vaporware do WinFS. O mister deve tar muito mal acostumado.
     
  3. Xkorp

    Xkorp Power Member

    Como se o Linus usasse algum desses FS que mencionaste...
     
  4. J[PT]

    J[PT] Power Member

    ext2 e ext3 FTW! !

    quando à noticia...mais do mesmo como sempre.
     
  5. timber

    timber Zwame Advisor

    Por acaso está :p
     
  6. Tuaregue

    Tuaregue Power Member

    acho que o homem está a ficar preocupado com os switcher que vão de linux para mac e não são assim tão poucos.
     
  7. xtr3me

    xtr3me Power Member

    LOL. Se há coisa com que o Linus nunca esteve preocupado foi com isso. Switchers. Seja de ou para linux.

    Até porque se assim fosse, o linux nunca tinha passado de um projecto académico.
     
  8. Catacang

    Catacang Power Member

    Pois, para o bem e para o mal, o MacOS actualmente é o sistema Unix-based mais popular e utilizado pelo consumidor final, e perante este tem tirado muito do protagonismo ao Linux.

    De qualquer forma é engraçado verificar que também no mundo Linux não existe um file system standard, cada distro adoptou uma por default, temos distros com ext3, outras com ReiserFS, etc.

    Cumps.
     
  9. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Desde quando?

    Que eu saiba aínda és tu que escolhes o FS que queres.
     
  10. Catacang

    Catacang Power Member

    Só me dás razão então :)
    Não há nenhum file system em linux verdadeiramente standard, que seja usado e recomendado por todas as distros, cada distro por default mete um que gosta mais, e deixa a lista de mais uns quantos à escolha, embora não tenha todos os possíveis em todas as distros, ou seja, não há um file system consensual adoptado massivamente por todas as distribuições.
    Só de ext tens das versões 2 a 4, tens o jfs, várias versões do Reiser e por aí fora...
    Se houvesse um file system perfeito já teria sido adoptado por todas as distros do Linux, não se andava com mil e um file systems diferentes ;)

    Cumps.
     
  11. JKL22

    JKL22 Power Member

    A perfeição não existe, e por isso mesmo as distribuições de Gnu/Linux dão ao utilizador a opção de escolher o FS que mais se adequa às suas necessidades.
     
  12. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Aínda não percebeste, e o que serve para os FS serve para o resto, que o linux dá alternativas. Não vincula ninguém.

    Dá reiserfs para quem quer rapidez de acesso acima de qualquer coisa, dá os ext para quem não se importa de não ter tanto desempenho, mas ter mais alguma fiabilidade e segurança.

    O linux dá liberdade. Cada um escolhe o que é melhor para si. Dá trabalho saber o que é melhor para aquilo que eu quero. Implica que tenho de procurar e perceber as vantagens e desvantagens das coisas, mas é assim que funciona.

    E atenção que não quero transformar isto outra vez no OSX vs. Linux, já não tenho a mínima pachorra para esse tipo de converseta.

    Em relação ao HFS+, confesso que da minha experiência com OSX (que foi bem alargada) não achei o HFS+ o FS mais perfeito do mundo, mas já vi piores. Mas lá está, o Linus não vêm os FS da mesma maneira que nós, porque não se limita a meter para lá ficheiros, mas sim a desenvolver programas que interagem com estes.
     
  13. Catacang

    Catacang Power Member

    Será então o UFS uma alternativa melhor?
    Não me parece, senão teriam mantido o suporte de instalação do Leopard nesse file system...

    E o zfs que a Apple se encontra a portar para o OSX, será ele a solução?
    Resta a consolação que alguma coisa está a ser feita... talvez o zfs faça parte dessa solução.

    Cumps.
     
  14. Tuaregue

    Tuaregue Power Member

    o home lá pelo meio da entrevista diz:
    Ora não sei qual é o mais inivisel ao utilizador se o OSX ou se o Linux e é fácil e der isso coloquem um utilizador normal de pc e vejam a qual é que ele se adapta mais depressa. No caso da minha irmã foi ao OSX, tentamos várias vezes que ela se adapta-se ao Linux e nada, fartou-se de dizer mal e porcamente do Linux que não se entendia com a estrutura dos directórios que de distro para distro ou de actualização para actualização o sitio onde a pen era montada era diferente(/media, /mnt/, / (sim na raiz, já não sei qual foi mas encontrei uma distro que fazia isso)) nem todas as distros colocavam o icon da pen no desktop. Já para não falar do auto-mount do CD/DVD que nem sempre era feito.

    solução utilizar o windows até que se comprou o mac dela, em um dia estava a utilizar o mac como se já utiliza-se o mac desde sempre.

    neste momento cá em casa só eu é que vou usando linux.

    entre muitas coisas que ele diz na entrevista e que estou de acordo:
    Mas parte de nós utilizadores escolher e saber dizer não, já não é o primeiro utilizador Apple que me diz que só muda para Leopard quando comprar um máquina nova, e muitos tem macbook e macbook pro, ou seja, só vão comprar daqui a uns anos.

    ------edit
    Não percebo como é que ele até agora esteve calado sobre o OSX, nunca tinha dito nada - que eu saiba -, e agora começa a desancar no OSX, é por isso que digo que ele anda preocupado com a percentagem de utilizadores linux é que só foi este ano que o OS X utltrapassou o linux, certo?
     
    Última edição: 6 de Fevereiro de 2008
  15. gansolfm

    gansolfm Power Member


    Não sei se foi este ano, mas a passagem para intel influenciou muito, para além do "hackintosh" que permite aos utilizadores de windows testarem o SO e verem se gostam ou não e depois partir para uma compra de um Mac.
     
  16. firedrops

    firedrops Power Member

    para mim Mac OSX e GNU/Linux têm targets muito diferentes logo não vale apena comparar as userbases. pelo simples facto de Mac OS não proporcionar nem de perto a liberdade de escolha associado ao GNU/Linux torna-se mais straightforward. Linux é difícil? Não, mas obriga o utilizador a fazer escolhas, algo que não agrada a muitos users.

    não me parece que o Linus esteja com medo de ser ultrapassado pelo OS X. Primeiro, como disse acima, acho que a userbase é ainda muito diferenciada e, em segundo, o homem sempre teve uns acessos de verborreia geekniana que, desta feita, se viraram para a Apple.
     
  17. gansolfm

    gansolfm Power Member

    Não posso concordar mais, ele devia era programar mais e falar menos!
     
  18. SHEER TERROR

    SHEER TERROR Power Member

    como se esse tal de linus percebesse alguma coisa do assunto.. qq dia diz que foi ele que inventou o linux..
     
  19. gansolfm

    gansolfm Power Member

    Isso não quer dizer que a tudo o que ele diga eu tenha de lhe fazer uma vénia.
     
  20. Que exagero :X a estrutura de directórios do Linux é identica à de qualquer unix, ora, o MacOS X não é excepção, guarda é a tralha por omissão na homedir e é só esse folder que aparece representado em quase tudo que é sitio. Agora, aconselho é a que optem por distribuições orientadas para ambiente de trabalho ( e que a meu ver que não tenham "tralha a mais" nos gestores de janelas ) como o Ubuntu com o Gnome bastante similar em algumas quantas coisas ao aqua. E não é bem assim que o MacOS X seja tão simples, ainda no outro dia tive de mostrar como se exibiam as fotografias que tinha acabado de copiar em slideshow, que naquela versão não dava para fazer directamente com "clicks" coisa que em gnome ( pelo menos na versão do Ubuntu ) se faria com uns 3 clicks, lá tivemos de abrir o iphoto ( tive de explicar que poderia arrastar as fotos depois de seleccionadas para cima do icon para as importar de uma maneira mais fácil ) e depois de importadas, ser feita uma nova selecção para depois finalmente as poder exibir em slideshow.
     

Partilhar esta Página