Linus Torvalds calls Apple's file system "utter crap"

Em Leopard seleccionas uma das fotos e carregas em Space... o "preview" trata do resto, mesmo com o comando a distancia...
 
Última edição:
Bem se lerem bem a fase completo já podem ficar felizes com o homem

"I think Leopard is a much better system [than Windows]," Torvalds said. "[However,] OS X in some ways is actually worse than Windows to program for. Their file system is complete and utter crap, which is scary."
 
Isso não quer dizer que a tudo o que ele diga eu tenha de lhe fazer uma vénia.

Especialmente se as "bombas" dele forem dirigidas à apple não é? ;)

O timber voltou a fazer quote da frase toda e ali podem ver bem que ele se está a referir ao HFS+ do ponto de vista de um programador.
 
Claro que não! Não sou fan boy meu caro! :p:p:p

Estava só a brincar ;)

Isto porque é óbvio que a razão de uma afirmação destas por parte do Linus terá obviamente um suporte objectivo, neste caso pelo facto de ele desenvolver para todos os tipos de ficheiros.

Por acaso não sei como anda agora o Linux PPC mas lembro-me na altura do meu TiBook, para escrever na partição de HFS+ aquilo era o cabo dos trabalhos. Para além disso o HFS+ tem limitações ao nível dos blocos e do número de ficheiros que apesar de serem "teóricos" para a maioria dos mortais (como nós), porque são limites que não são atingíveis a não ser que se faça por isso, em casos específicos pode-se tornar um problema.

Mas ... não há FS perfeitos :P
 
Desde que o homem disse que o Gnome não prestava e o KDE é que era que deixei de ligar ao que ele diz.

Pronto, podem fechar a thread. Está tudo dito, subscrevo e assino por baixo.

O homem anda a dar umas mijadelas fora do penico, e esta pode ser mais uma. Já li com atenção o que ele disse, e mesmo reconhecendo que ele tem capacidade para saber bem o que está a dizer, já à algum tempo que vem perdendo alguma credibilidade.

Nota: ele é utilizador Mac, caso não saibam ...

Já agora, agradecia ao utilizador "SHEER TERROR" que lê-se uma coisas antes de mandar tamanha bacorada:
como se esse tal de linus percebesse alguma coisa do assunto.. qq dia diz que foi ele que inventou o linux..

Na wikipédia vem uma explicação minimamente decente do que é Linux, do que é GNU, do que é UNIX, do que é o Kernel e das contribuições que o senhor Linus fez para este universo da informática. Perde-se 15 minutos a ler, e depois já não se corre o risco de cair em enormes e evitáveis incorrecções em fórums públicos. Digo isto com o maior dos respeitos, não me metam mais um aviso ou assim, que qualquer dia já não me cabem na lista. Isto de andar em cima do pessoal que não sabe o que diz tem os seus pontos negativos :D

Pequeno excerto do que realmente fez Linus (a bold o que realmente fez/faz o senhor):
is a Finnish software engineer best known for initiating the development of the Linux kernel. He now acts as the project's coordinator.
 
Última edição:
Nota: ele é utilizador Mac, caso não saibam ...
Da última vez que me informei sobre isso, ele usava Mac com Linux lá dentro, que era o que eu faria se _também_ me oferecessem um (se alguém estiver interessado, mande mensagem privada para combinar encontro :-) ). De facto, dos fabricantes de PCs, a Apple é a que faz computadores mais bonitos (por fora, claro).
 
Pronto, podem fechar a thread. Está tudo dito, subscrevo e assino por baixo.

O homem anda a dar umas mijadelas fora do penico, e esta pode ser mais uma. Já li com atenção o que ele disse, e mesmo reconhecendo que ele tem capacidade para saber bem o que está a dizer, já à algum tempo que vem perdendo alguma credibilidade.

Vem perdendo a credibilidade? Porquê?

Ele tem direito a manifestar a sua opinião. Se nós podemos dizer qual o DE que preferimos (falando especificamente na questão Gnome/KDE) muitas vezes sem sequer dar justificações sólidas para isso, porque é que ele não pode?

E eu até prefiro gnome também.

Nota: ele é utilizador Mac, caso não saibam ...

Ele é utilizador porque precisa de desenvolver para a plataforma. Foi precisamente esse o objectivo, dar um boost no desenvolvimento do linux PPC que estava meio parado.

Já agora, agradecia ao utilizador "SHEER TERROR" que lê-se uma coisas antes de mandar tamanha bacorada (...)

Na wikipédia vem uma explicação minimamente decente do que é Linux, do que é GNU, do que é UNIX, do que é o Kernel e das contribuições que o senhor Linus fez para este universo da informática. Perde-se 15 minutos a ler, e depois já não se corre o risco de cair em enormes e evitáveis incorrecções em fórums públicos. Digo isto com o maior dos respeitos, não me metam mais um aviso ou assim, que qualquer dia já não me cabem na lista. Isto de andar em cima do pessoal que não sabe o que diz tem os seus pontos negativos :D

Eu penso que ele estava a ironizar, mas pronto .. :rolleyes:
 
Desde que o homem disse que o Gnome não prestava e o KDE é que era que deixei de ligar ao que ele diz.

ele tem algum fundamento no que diz. a opinião dele não é apenas fundada em pormenores como estética (altamente questionável, embora eu prefira GNOME a KDE) ou pura usabilidade (igualmente subjectivo). em termos tecnológicos, o KDE tem feito um investimento em R&D muito maior que o GNOME, basta olharem para o KDE4 (goste-se ou não) e ver a quantidade de tecnologias, frameworks e outras coisas cujo nome desconheço/não entendo que eles implementaram visando desenvolvimento futuro.

as releases do gnome por outro lado são bugfixes incrementais, não há major releases há muito tempo e é esse mesmo o release cycle que eles pretendem ( http://live.gnome.org/ThreePointZero ).

não me interpretem mal, eu prefiro usar Gnome ao KDE enquanto uma opinião pessoal e de gosto, mas penso que deve ser dado o devido crédito tecnológico ao KDE, algo que o Linus valorizará mais que as outras pessoas.
 
Vem perdendo a credibilidade? Porquê?

Ele tem direito a manifestar a sua opinião. Se nós podemos dizer qual o DE que preferimos (falando especificamente na questão Gnome/KDE) muitas vezes sem sequer dar justificações sólidas para isso, porque é que ele não pode?

Claro que ele pode dar a sua opinião. Sabe mais daquilo do que eu e mais nós todos aqui no fórum saberemos, mas as justificações apresentadas pelo senhor foram no mínimo absurdas. Em linhas gerais, ele justificou que a constante simplificação (por vezes exagerada) do Gnome estava a levar a uma falta de usabilidade e complicação em usar o sistema, e que o caminho seguido pelo KDE, o caminho do "tudo ao molho e fé em deus" (a nível de design/tecnologia) é que era cool e era mais simples. É tão absurdo que até mete dó. Já discutí isso na altura, e já estou no offtopic. Move along.

Eu penso que ele estava a ironizar, mas pronto .. :rolleyes:
Claro que estava a ironizar, mas no sentido em que ele como inventou o Linux (o que é errado) saberá bem o que diz ... pelo menos foi o que eu percebi ...
 
Não batam no ruimoura, ele disse a verdade. O Linus é utilizador de Mac, mas não de OSX :)

Perdeu a credibilidade depois de dizer isto e aquilo do GNOME vs KDE? Eu acho que não. Tudo bem, são opiniões que chocam muito boa gente, mas, se calhar, para quem tenha um trabalho parecido com o dele, faz -todo- o sentido. Não sou ninguém para julgar esta afirmação dele, visto que deste assunto percebo muito pouco :)

xtr3me, eu percebo porque é que dizem que ele vem perdendo credibilidade. É a opinião dele, é certo; mas bem que podia ser um bocadinho.. politicamente correcto. Ou pelo menos, fundamentar um bocadinho :P

Para mim, continuo a ouvir atentamente tudo o que ele diz. Felizmente vai tendo razão naquilo que vai dizendo.
 
Claro que estava a ironizar, mas no sentido em que ele como inventou o Linux (o que é errado) (...)

Não é errado. O Linus inventou o Linux. É que não te esqueças que o linux é só o nome do kernel ;)

Não inventou foi o GNU/Linux que é o conjunto kernel + apps.

Enfim, um pequeno preciosismo.

Siga o baile.

esquiso: eu confesso que tenho seguido pouco as intervenções do Linus, mas se concordo que ele nem sempre é políticamente correcto, não concordo que ele não costume fundamentar as opiniões que dá. O que não nos podemos esquecer é que temos de ver as coisas da perspectiva dele. Nós somos meros utilizadores, ele não.
 
Última edição:
Para mim, continuo a ouvir atentamente tudo o que ele diz. Felizmente vai tendo razão naquilo que vai dizendo.

Não estar atento ao que ele diz seria incorrecto, para quem se interessa por certos assuntos, e não digo que não ligo mais ao que o senhor diz, mas contrariamente a ti :D, não consigo concordar com ele nas suas últimas declaraçõese, e nem estou a falar desta, que não tenho conhecimentos nenhuns acerca disto para poder concordar/discordar.
 
Não é errado. O Linus inventou o Linux. É que não te esqueças que o linux é só o nome do kernel ;)

Não inventou foi o GNU/Linux que é o conjunto kernel + apps.

Enfim, um pequeno preciosismo.

Siga o baile.

esquiso: eu confesso que tenho seguido pouco as intervenções do Linus, mas se concordo que ele nem sempre é políticamente correcto, não concordo que ele não costume fundamentar as opiniões que dá. O que não nos podemos esquecer é que temos de ver as coisas da perspectiva dele. Nós somos meros utilizadores, ele não.

O Linus desenvolveu o Kernel ... Linux é um sistema operativo baseado em UNIX, do qual faz parte o Kernel. O termo GNU/Linux é que é um precisismo, e dos grandes.
 
O Linus desenvolveu o Kernel ... Linux é um sistema operativo baseado em UNIX, do qual faz parte o Kernel. O termo GNU/Linux é que é um precisismo, e dos grandes.

Estás enganado ...

O Linux é o Kernel. O sistema operativo só é possível juntando as aplicações ao kernel. As aplicações foram, na sua maioria desenvolvidas pela GNU. Agora já tens várias aplicações que não são GNU como é óbvio.

A GNU tem o seu kernel, o Hurd, que não é de perto nem de longe comparável ao linux. Mas podes correr as aplicações da GNU com o Hurd, e aí deixas de ter GNU/Linux e passas a ter GNU/Hurd.

Linux é e sempre foi o nome do kernel. Por convenção, passou-se a chamar linux a todo o SO. É um desprimor para o trabalho do Stallman, mas é mais cómodo do que dizer GNU/Linux. Ninguém minimamente interessado esquece a contribuíção (essencial) da GNU para o SO.
 
Última edição:
Além disso ele disse que o sistema de ficheiros HFS+ é mau do ponto de vista dum programador, e disse isto no meio duma frase em que afirmou que o MacOS X é claramente superior ao Windows. E no entanto consegue atrair tantos "amigos". Enfim... é lixado lidar com religiões.

Se aliás pensarem no assunto até chegam à conclusão que a Apple concorda com o Linus...
 
Back
Topo