1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linus Torvalds insulta a Nvidia

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por LnxSlck, 17 de Junho de 2012. (Respostas: 71; Visualizações: 6608)

1. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Linus Torvalds, o criador do kernel do Linux, insultou a NVIDIA numa apresentação pública por causa da má qualidade dos seus drivers gráficos. Nessa apresentação ele chamou a NVIDIA "the single worst company we have ever dealt with" e no final ainda disse "NVIDIA: **** YOU!" e mostrou-lhes o dedo:

Tendo ele ou não razão, acham que este é o comportamento indicado para uma pessoa que é o frontman para um inteiro movimento como o Linux?

Não acho que o suporte da Nvidia seja assim tão mau, e muito menos que este tipo de atitudes seja aceitável para uma pessoa que representa muito do que é o mundo do Linux.

Vídeo

Link para a notícia

2. petersaints

petersaints Power Member

Se ele fala mal da NVIDIA então da AMD/ATI meu deus. Pelo menos a minha velhinha Geforce 6600GT sempre se deu melhor em Linux do que qualquer HD2600 Mobility, HD3650 e HD5730M que tive desde então.

3. Pad

Pad Power Member

O que ele critica na NVidia, e com razão, é o pouco que eles contribuem para a comunidade open-source a nível de documentação e especificações, que é praticamente nada. A ATI a este nível destaca-se bem, abriu as especificações todas das gráficas à comunidade.

Ele não tem que dar satisfações a investidores nem nada do género, o trabalho que ele faz e organiza é aproveitado por muitos, até grandes companhias como a NVidia, apenas se exprime como quer e lhe apetece. Já toda a gente está habituada a este tipo de coisas vindas do Linus e acredito que a nível de kernel maintainers há coisas piores.

4. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Não digo que concorde ou não com a atitude dele mas se vires o vídeo todo talvez fiques melhor contextualizado. Ele não quer assumir o papel de frontman como sugeres (tal como ele diz na pergunta sobre as opiniões dele acerca do gnome 3) e tal como ele diz constantemente: "I'm just a technical guy - an engineer". Não lida e não quer lidar com mais nada a não ser aspectos técnicos do linux e todos os seus desabafos fora disso terão de ser vistos como perspectivas pessoais.

Agora com isso em vista pode-se então debater: ele quer queira quer não acaba por ser uma figura central do linux e como tal terá de ser politicamente correcto e suprimir a sua visão pessoal ou a sua maneira de ser?
    Talvez sim, talvez não mas o que é certo é que ele em toda a sua vida foi assim (sem meias palavras e sempre ofensivo). Durante a apresentação ele explica a sua razão de ser assim e porque é que acha que é a melhor postura que se pode ter.

É uma questão complexa e dizer que ele agiu mal e que na sua posição deveria ter uma postura politicamente mais correcta é um exercício tão preguiçoso como dizer que ele agiu bem. ;)

Seja como for quem não o conhece bem e fica muito chocado com esta atitude aconselho a ver o vídeo todo pois irão perceber um pouco mais sobre a sua maneira de ser e de pensar.

5. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Há quanto tempo utilizas Linux e placas gráficas Nvidia e ATI?

Eu lembro-me de há uns tempos atrás o suporte da Nvidia era muito bom, eles tinham drivers proprietários com um installer que simplesmente funcionava, e funcionava em Debian, Slackware, Redhat o que fosse. E o suporte nessa altura para a Ati, era um pesadelo.

Tu se fores ao site da Nvidia vais ver que o suporte e a orientação para Linux não é assim tão má.

Com as placas gráficas que têm o chip Optimus, isso sim a Nvidia está muito mal posicionada e a sua atitude não tem sido a melhor. Mas isto é agora, o suporte para as outras placas não é nada mau mesmo.

Eu conheço bem as suas atitudes e comentários extremistas, mas uma atitude positiva resultaria numa situação mais colaborativa por parte da Nvidia não?

Não queremos todos um melhor funcionamento/colaboração entre fabricantes e developers para Linux?

Exactamente, o suporte da Nvidia pré Optimus Chips era bem bom.

Última edição pelo moderador: 17 de Junho de 2012
  6. Pad

Pad Power Member

Não estou a falar de drivers, estou a falar de especificações dos chips gráficos, especificações essas que permitem desenvolver os drivers, como estas e estas. Convem um bocado ver o vídeo para perceber o contexto do insulto.

7. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Curiosamente instalei o ubuntu 12.04 recentemente num sempron que aqui tenho mais uma 9500GT, e instalei as drivers proprietarias

E simplesmente não acelerava minimamente os videos através da grafica, era vergonhoso!
    Revirei os sistema todo ao contrario em busca de uma solução e nada!

No entanto um amigo meu com um netbook com E450 instalou as drivers proprietarias deles no ubuntu!, e tem 0 problemas de performance!
    Por acaso sempre ouvi dizer que o suporte da AMD é horrivel, tanto que fiquei espantado que tive o tal problema no ubuntu!
    Cumps..

8. bseixas

bseixas Power Member

Actualmente não sei mas no passado sei que uma das razões pela qual me levou a optar por um portátil com gráfica Nvidia era o suporte/drivers Linux estarem a anos luz da ATI, agora até pode ter toda a razão do mundo mas por certo que não será desta forma que a Nvidia mudará o que quer que seja na sua postura em relação à plataforma.

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Há um problema que muitas vezes não se tem em consideração. Parte do IP não é da nVidia nem da Ati e por isso nem sempre é fácil ter as coisas completamente "open".

Quanto a drivers, felizmente é raro ter que instalar qualquer coisa proprietária em Linux.

A minha experiencia com Ati, em Linux, é péssima. Acho que é melhor ter os drivers open source que os fechados.
    Acho melhores os da nVidia, mas às vezes também tem coisas chatas, como mudarem o dpi sem perguntar nada ao utilizador.

10. PapiMigas

PapiMigas Power Member

Relativamente ao chip Optimus, fiquei bastante satisfeito com o bumblebee. Sempre aconselhei e escolhi portáteis/desktops com VGA NVIDIA, pela maior estabilidade/performance que sempre encontrei.
    Quanto ao comportamento do Linus, enfim... por muita razão que tenha, nada justifica o que fez, demonstra o amadorismo da comunidade linux. Aliás, atitude semelhante a alguns gurus deste e de outros fóruns. Quem representa uma comunidade deve ter uma atitude cívica e responsável e não alimentar flames...
    Estes técnicos/engenheiros devem ser depositados no backoffice e deixar o frontoffice para quem se sabe comportar em público. Se na próxima aventura pública do Linus vier um representante da NVIDIA e lhe atirar um sapato, tem a legitimidade para fazer essa estupidez...

Cumps sinceros.
    ML

11. Pad

Pad Power Member

Estava lá um trabalhador da Nvidia: "Even though you gave me the finger, I still thank you!"

O Linus é um engenheiro, não é nenhum representante de produto, gere e trabalha no kernel para o mundo inteiro. Ele estava lá para dar uma apresentação, não para representar nada nem ninguém, nem para andar a vender produto de porta em porta.

Não foi propriamente uma coisa do estilo "Vou dar uma hora de apresentação numa universidade que vai estar disponível mais tarde para toda a internet? Vamos lá então dedicar 5 minutos de antena a criticar a Nvidia e a insulta-los a torto e a direito.", esta reacção veio a propósito de uma questão da audiência a queixar-se do fraco suporte da tecnologia Optimus em Linux e o Linus disse-lhe compreendia o problema e que era muito triste da parte da Nvidia o facto de fazerem tantos chips, principalmente para sistemas Android, e darem tão pouco de volta à comunidade e adicionou um toque de humor à coisa.

E porque haveria de um representante da Nvidia atirar-lhe um sapato? Aí é que seria grave. E depois o que aconteceria? Birras do género da parte da Nvidia "Vou deixar de usar o teu trabalho [Linux Kernel] para fazer chips gráficos e consequentemente deixar de fazer dinheiro"?

Tenho muita pena que não estejamos a discutir o que foi 1 hora de uma discussão interessante mas sim 10 segundos daquilo que foi mais uma piada que outra coisa qualquer. Deixem o dramatismo de lado para o que foi uma descontração sem importância.

Última edição: 17 de Junho de 2012
  12. PapiMigas

PapiMigas Power Member

A cena do sapato era ironia... violência gera violência, era isso que eu queria dizer...
    Bom, ninguém tem o direito de mostrar o dedo com um fuckyou porque ignoram (parcialmente) a comunidade em que se insere.
    Critica-se e pode-se insurgir com palavras duras, não com insultos. Isso é coisa de canalha. Linus é um representante por excelência da comunidade Linux, é uma figura publica e como tal tem que ter cuidado com o que faz pois é (ou deveria ser) um exemplo para todos. Não me revejo e não aceito a sua atitude, por toda a razão que possa ter.

Cump

13. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Pelo que vi acho que o f*ck you é mais porque a Nvidia comporta-se como um parasita... Retira tudo o que pode do trabalho desenvolvido por muita gente no Linux e depois não contribui nada de volta. Basicamente está lá pelas cervejas á borla e não pela liberdade...

14. cktiger

cktiger Power Member

Não vejo mal nenhum no que ele disse , aliás interpretei como sendo uma piada para a nvidia , não entendo é as pessoas da propria comunidade ficarem escandalizadas com isto , enfim só mostra que nunca tiveram um notebook com nvidia optimus hybrid graphics ,
    porque se o tivessem talvez não ficassem escandalizados com o Linus , eu por exemplo ao ver isto apetecia-me fazer e dizer o mesmo á micro$oft por causa do uefi.

15. manipulo

manipulo Banido

Vi o video todo e acerca do comentário da nvidia, não achei nada de agressivo, ou insultuoso como apregoava o topico.
    Saiu, ele não foi persistente na perseguição da marca, se quisesse insultar poderia ter tomado medidas piores o linus nem foi agressivo falou como tinha estado a falar no mesmo tom.

Parece é que existem muitas donzelas por aqui e pelo mundo fora que não sabem a diferença entre uma piada e um insulto.
    Nem o representante da marca se sentiu ofendido.

Ps: se como alguem referiu um representante da nvidia atirar um sapato ao linux, acho que não vai ganhar para os pensos, a sala inteira deve de lhe cair em cima.. lol
    O linus não disse nenhuma mentira e a prova foi o sorriso generalizado, e nenhuma contestação do que afirmara.

Última edição: 18 de Junho de 2012
  16. ObscureAngel

Só me apetece espetar os topicos todos com isto :D

Vou comprar uma HD 7850 porque novamente a nvidia não tinha posto nada com jeito ca fora!
    A 560TI 448 cores e 560ti normal consomem como bois! a HD 7850 é a mais equilibrada e de ultima geraçao!

Já é a segunda vez que isto acontece, eu ficar a espera que a nvidia lançe gráficas...
    Adiaram o lançamento pra Agosto, vou comprar AMD
    Por isso "Nvidia **** You"

Última edição: 18 de Junho de 2012
  17. bseixas

bseixas Power Member

Bem, eu não vi o vídeo inteiro nem faço intenção e se o contexto é algo diferente do que o tópico apresenta "porreiro para o Linus pá", mas para ser honesto não me podia estar a borrifar mais para o assunto.

Fonte

Isto sim é realmente importante, com novidades acerca do suporte multi-monitor que só peca por tardio mas chegou, seja qual for a opinião do Linus acerca da Nvidia a mim esta no geral não me tem deixado ficar mal como utilizador de Linux e vejo realidades na plataforma bem piores.

18. Genotropin

Genotropin Power Member

Patético, simplesmente patético.

19. ObscureAngel

Ao menos não dá secas a ninguem!
    Sabe bem como manter o publico activo e de bom humor!

Acho que existe uma grande falta de bom humor por aqui, que foi basicamente o modo como ele disse aquilo!
    Cumps..

20. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Nem mais. Quer o Linus queira ou não, ele representa algo maior que a própria pessoa, e nem se trata de ficar ofendido, não trabalho na Nvidia, nem tenho preferência por esta ou outra marca.
    Só que para pessoas que representam uma comunidade, e que promovem um produto, a postura e atitude tem que ser mais profissional e ética.
    A altura do geek de garagem, revoltado contra o sistema já acabou há muito.

Está na altura de crescer e ter uma atitude positiva, que permita parcerias que ajudem o Linux a crescer a afirmar-se no desktop, não é isso que todos queremos?

Não era com isso que todos lucrávamos?

Partilhar esta Página