Linux - 1ª Vez - Vantagens e Desvantagens

Bunker1978

Power Member
Olá amigos.

É a primeira vez que estou a ponderar instalar um SO Linux, até agora so utilizei Windows até xp,7 e 8.
Pretendo que o pc fique mais rápido e leve.
Não vou instalar jogos nem puxar muito pela grafica.
Basicamente a utilização vai ser net, youtube, word excel, teamviewer e um ou outro programa
As specs do meu pc são:
http://imgur.com/qHn0s70

Gostava de saber qual o mais indicado e mais completo?
Quais as vantagens e desvantagens que posso ter a deixar o W7 para um linux.
Gosto do aspecto do Zorin OS 11 é pratico e funcional?

Que mais me podem dizer em geral sobre este sistema operativo?
Ficarei de alguma maneira limitado?

Obrigado
 
No mundo linux as distro são imensas neste respeito não tenhas receio de experimentar sem instalar a que te agrada mais.
Eu mudei do win para o linux mint e estou satisfeito, essa distro nunca experimentei.
Deixas de precisar de antivirus
Tens todos os programas grátis para descarregar directamente do S.O., desvantagens nao vejo nenhumas no meu caso.
Mesmo passado um tempo se tiveres necessidade de voltar ao win e só instalar novamente.
 
Testa Mint e Elementary...um dos dois serve para entrares no mundo linux facilmente...

Convém tb o user dizer quais são os "um ou outro programa"...
 
No mundo linux as distro são imensas neste respeito não tenhas receio de experimentar sem instalar a que te agrada mais.
Eu mudei do win para o linux mint e estou satisfeito, essa distro nunca experimentei.
Deixas de precisar de antivirus
Tens todos os programas grátis para descarregar directamente do S.O., desvantagens nao vejo nenhumas no meu caso.
Mesmo passado um tempo se tiveres necessidade de voltar ao win e só instalar novamente.

Testa Mint e Elementary...um dos dois serve para entrares no mundo linux facilmente...

Convém tb o user dizer quais são os "um ou outro programa"...

Eu ia por eles, experimenta com os live "cd" (pen) e vê qual te adaptas melhor.

Vantagens (a meu ver)

- Sem necessidade de antivírus;
- Bastante personalizável
- Várias distros por escolher;
- Interface Gráfica personalizável
- Programas grátis, sem necessidade de piratear

Desvantagens

- Nem todos os programas funcionam mesmo em Wine, há alternativas ás vezes melhores, mas requerem um pequeno aprendizado
- Sistema menos utilizado, logo menos desenvolvedores irão olhar para ele, apesar de isso estar a mudar lentamente
- Drivers específicos podem estar em falta (impressoras p.e.)

Entre outras, mas é só pesquisar no google que vês vantagens e desvantagens. Um site muito bom para aprenderes mais é o Diolinux. Tanto no blog como no Youtube ele tem artigos e videos a explicar diversos assuntos, sem por fanboylismos ao de cima, pois em muitos videos ele vê as vantagens do windows e a vantagens do Linux. Boa sorte.
 
Olá.

Obrigado pelas respostas.

Não sabia que dava para testar em modo live.
Julgo que o maior problema é a compatibilidade com os programas que preciso,
um deles e o mais importante é o geekstoy, que infelizmente julgo não ser compativel, alguem consegue confirmar?
Sei que já há alguns tutoriais, mas se não houver uma versão do programa especifico para linux, poderá ter erros certo?

De qualquer maneira agradeço os vossos esclarecimentos e a vossa ajuda, vou com certeza testar em modo live ( so preciso de ver como é)

Abraço :)
 
Olá.

Obrigado pelas respostas.

Não sabia que dava para testar em modo live.
Julgo que o maior problema é a compatibilidade com os programas que preciso,
um deles e o mais importante é o geekstoy, que infelizmente julgo não ser compativel, alguem consegue confirmar?
Sei que já há alguns tutoriais, mas se não houver uma versão do programa especifico para linux, poderá ter erros certo?

De qualquer maneira agradeço os vossos esclarecimentos e a vossa ajuda, vou com certeza testar em modo live ( so preciso de ver como é)

Abraço :)

Dá e deves testar um modo live, para verificares se por exemplo a internet é configurada , isto no caso de usares um Ubuntu , Debian non free , ou seja no caso de usares um kernel já portador de firmware, que é o que a maioria das distros faz apenas umas quantas usam kernel Libre.

Sobre o Geeks Toy não sei se é isto→

[youtube]
[/youtube]

Distros tens milhares é escolher uma as Debian, Ubuntu têm mais comunidade logo mais pessoas a contribuir e logo porvavelmente mais facilidade de instalar pacotes e encontrar doucmentação.


Eu ia por eles, experimenta com os live "cd" (pen) e vê qual te adaptas melhor.





Desvantagens


- Sistema menos utilizado, logo menos desenvolvedores irão olhar para ele, apesar de isso estar a mudar lentamente

Essa parte não é verdade , existem muitos mas muitos mais desenvolvedores dedicados ao livre que ao privado, basta pensar que o privado é um núcleo que mantém no livre é toda a gente que souber pode ser mais especifico para distro ou via programa scripts etc , portanto há mais aplicações livres que privadas , podem é não ser afins às tuas necessidades. (Isto a meu ver) Certo é que no campo marketing , vendas e inforamação via profissionais dedicados o GNU/Linux passe despercebido e é por isso que existe a ideia de que no GNU/Linux as coisas são mais dificeis quando é o contrário.

Como adicional podes usar o GNU/Linux no modo live por exemplo o Knoppix é para iss mesmo , ou podes usar numa pen persistente sem precisares de instalar sequer num pc.
 
Sim, quanto ao programa é esse mesmo.
Já tinha encontrado esse video mas ainda não vi nem testei. Tenho que ver isso com calma.

Dá e deves testar um modo live, para verificares se por exemplo a internet é configurada , isto no caso de usares um Ubuntu , Debian non free , ou seja no caso de usares um kernel já portador de firmware, que é o que a maioria das distros faz apenas umas quantas usam kernel Libre.

... Isto ja é mais complicado de perceber :P
 
sim ja vi uma review do ZorinOS e realmente tem as suas semelhanças.

Em termos de actualização de drives, o linux reconhece ?
 
Última edição:
Vou instalar no meu portátil.

Tecnologia
Processador Intel® Centrino® com Processador Intel® Core™2 Duo T8300, conexão de rede Intel® Wireless WiFi™ Link 4965AGN e chipset Intel® PM965 Express
velocidade de relógio : 2.4 GHz
front side bus : 800 MHz
cache de nível 2 : 3 MB

Memória standard :
3,072 (2,048 + 1,024) MB
tecnologia : DDR2 RAM (667 MHz)

Disco rígido
capacidade : 250 GB
Velocidade de rotação : 5,400 rpm

Placa gráfica fabricante :
ATI Mobility™ Radeon® HD2600 com tecnologia HyperMemory™
memória : 256 MB dedicada VRAM
resolução :
1280 x 800
máximo número de cores :
16.7 milhões


Qual o melhor linux?
O ElementaryOS é mais indicado para desktop nao é?
Que me aconselham?
E um tutorial de instalação conhecem?
 
Qual o melhor linux?
O ElementaryOS é mais indicado para desktop nao é?
Que me aconselham?
E um tutorial de instalação conhecem?

Não há um melhor linux. Há muitas distribuições e há gostos para tudo. Por exemplo, eu atualmente uso Linux Mint, mas é apenas a minha opinião. A pessoa do lado quase de certeza prefere outro.
A minha opinião é que o ElementaryOS tenta copiar OS X. Eu não gosto de OS X e não gosto também de ElementaryOS. Mas é apenas a minha opinião. Vale o que vale. Se gostares de OS X, então provavelmente vais gostar.
A instalação de uma distro atualemente é muito simples. Só se fores usar dual boot com Windows é que pode ser mais complicado (nada de mais). Procura no youtube por [distro] instalation howto e encontras muita coisa. Substitui [distro] pelo nome da distro que quiseres ver.
 
ok, @Nemesis11 - Obrigado pela resposta.

Eu estive a ver uma review do ElementaryOS e por acaso tb achei parecido ao OS X da apple certo?

Não me pareceu muito mau, até gostei e não tenho qualquer preferência por SO windows ou apple - para mim quanto mais aberto e free melhor - Odeio quando nos tentam prender a qualquer coisa que seja - Daí preferi e teimar em usar so windows.

Sinceramente nunca pensei muito em Linux -excepto para um Toshiba portege que tinha para aqui, agora comecei a ver umas coisas e começou-me a agradar principalmente a questão de ser leve e freeware.

A minha questão foi mais no sentido se haveria uma determinada distro para portátil ou desktop? Ou para as specs que postei acima.

Mas de qq maneira julgo que nao seja assim muito indicado para um ou para outro, certo?
 
O teu portátil já é bastante antigo. Penso que não terás problema com as distros referidas aqui, mas antes de instalar, faz boot do live cd (ou live pen) e testa se o wireless funciona bem, não tens problemas gráficos, etc. E só depois instala.

Não há propriamente distribuições mais indicadas para portáteis e outras para desktop.

Sim, acho o ElementaryOS parecido a OS X.

Um aparte: Se trocasses o disco de 5400 rpm por um ssd baratito da mesma capacidade, esse portátil ganhava nova vida. EDIT: Isto se o disco for Sata.
 
@Nemesis11 sim já é antigo comprei-o novo salvo erro em 2008 e parou devido à grafica que teve problemas.
esta semana mandei trocar a gráfica, mas não sei quanto tempo dura esta... a de origem ainda durou uns 7anos.

Não sei se o disco é sata, mas posso tentar ver. Ganhava nova vida em que sentido?
Por exemplo tenho medo de estar a investir muito e depois algum componente dar o berro percebes :)
 
Sim, percebo e depende muito do que fazes com o computador. És um utilizador que costuma ter muitos programas abertos e que usem muito o disco? Se sim, um SSD compensa. Se não, deixa estar como está.
É que um disco de 5400 rpm é uma desgraça em leitura e escrita aleatória.

Mas compreendo. Andar a gastar dinheiro num portátil com 8 anos é complicado. Se estiveres na dúvida, deixa estar como está. :)
 
Pois é isso, daí optar tb por linux, para tentar minimizar esses problemas.
De qualquer maneira ainda vou ver uns preços pode ser que se arranje alguma coisa "baratita".

Consegues indicar algum? como vejo se é compativel?

Abraço
 
Back
Topo