Linux - 1ª Vez - Vantagens e Desvantagens

Xiii isto é chinês para mim, nao sei instalar nada no linux :S
Isso é tudo uma questão de aprendizagem.

No caso do .deb, na linha de comandos:
> dpkg -i "filename".deb

A título de exemplo, o apt-get (aplicativo usado para instalar software em sistemas derivados, maioritariamente, de Debian) é um wrapper para vários programas a executar para instalar software, sendo o último deles o aplicativo dpkg.
 
Sim é verdade, é mesmo uma questão de aprendizagem. ( o que disseste depois também não aprendi ainda o seu significado)

Estava aqui a ver um tutorial para tentar instalar o skype no Ubuntu, mas deu-me logo erro

"dpkg: erro ao processar o pacote skype:i386 (--install):
problemas com dependências - a deixar por configurar"

Instalando diretamente o Skype no Ubuntu e derivados

Para instalar diretamente o Skype no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal, usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T;
Passo 2. Baixe o pacote de instalação com esse comando:



wget http://download.skype.com/linux/skype-ubuntu-precise_4.3.0.37-1_i386.deb -O skype.deb

Passo 3. Agora instale o programa com o comando:


sudo dpkg -i skype.deb

Passo 4. Use esse comando para instalar as dependências do programa:


sudo apt-get -f install

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite skype no Dash ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
 
eu explico para arch linux:
com o acesso AUR consegue-se instalar qualquer pacote .deb e converte-lho em binário, só depois é instalado na biblioteca arch, para poder instalar via gui pode utilizar octopi ou via terminal yaourt -S
https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_User_Repository
https://archlinux.fr/yaourt-en
também existe o pacman -S ... para poder instalar o pacote nos repositórios existentes no sistema operativo.
https://wiki.archlinux.org/index.php/Pacman

Acho que isto já deve ser demasiado complicado para os meus conhecimentos :S

Corre o sudo apt-get -f install , que é o passo seguinte nas instruções.

Foi esse que deu erro: sudo dpkg -i skype.deb
 
Olha... Funcionou.

Ok, ainda bem. O que aconteceu foi que o primeiro comando tentou instalar, mas era preciso ter outros programas instalados (as dependências). O segundo comando instalou o que faltava e no fim instalou o Skype.

Há possibilidade de ficar igual a do windows mais recente?

Já não uso Skype há muito tempo, pelo que diz nessa página é uma versão alpha, que ainda não está muito testada. Foi essa que instalaste? Se sim, penso que não há mais nada que possas fazer, é a mais recente.
 
Já esta a desinstalar.

O processo de instalação é diferente porque vou baixar um pacote.

Como devo fazer?

Agradeço a tua preciosa ajuda.
 
OK.

Já baixei o pacote e instalei.

Como foi para a pasta de instalação de aplicações instalei diretamente sem necessidade de introduzir nenhum código.

Ja reiniciei (por via das dúvidas) e abri. Está bom, bastante semelhante ao que se usa em windows, claro que esta é uma versão alpha, vamos ver como corre.

Agradeço imenso a tua ajuda nfk.

Obrigado
 
Olá cifose.
Desculpa demorar a responder não tenho tido net.

Sim instalei o ubuntu e como não sou um utilizador experiente, acho que está a correr bem. Pelo menos, para ver umas coisas na net, fazer uns docs no LibreOffice e pouco mais, não tem havido qq problema.

Julgo que tenho para aqui um erro qualquer mas ainda nao pesquisei muito sobre isso.

Substituir o Windows é uma questão de hábito, quanto mais se trabalhar em linux melhor.Vou pesqusar esse xubuntu

Obrigado e Abraço
 
Olá cifose.
Desculpa demorar a responder não tenho tido net.

Sim instalei o ubuntu e como não sou um utilizador experiente, acho que está a correr bem. Pelo menos, para ver umas coisas na net, fazer uns docs no LibreOffice e pouco mais, não tem havido qq problema.

Julgo que tenho para aqui um erro qualquer mas ainda nao pesquisei muito sobre isso.

Substituir o Windows é uma questão de hábito, quanto mais se trabalhar em linux melhor.Vou pesqusar esse xubuntu

Obrigado e Abraço
 
Olá cifose.
Desculpa demorar a responder não tenho tido net.

Sim instalei o ubuntu e como não sou um utilizador experiente, acho que está a correr bem. Pelo menos, para ver umas coisas na net, fazer uns docs no LibreOffice e pouco mais, não tem havido qq problema.

Julgo que tenho para aqui um erro qualquer mas ainda nao pesquisei muito sobre isso.

Substituir o Windows é uma questão de hábito, quanto mais se trabalhar em linux melhor.Vou pesqusar esse xubuntu

Obrigado e Abraço
ora aí está uma grande verdade. é uam questão de hábito. e existe um certo gosto em corrigires os erros de sistema via CLI. ou customizar o bixo como se quer.
testa o xubuntu numa outra máquina se tas contente com ubuntu. basicamente é ubuntu com outro DM, o xfce.
diverte-te. qualquer questão dispõe.
 
Back
Topo