Linux 2.6.16. Interessante:)

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
http://www.eweek.com/article2/0,1759,1941992,00.asp?kc=EWRSS03119TX1K0000594

this kernel is also the first one to support Toshiba, Sony, and IBM's CELL processor

The new Linux kernel also has support for Mac OS X's newest file system: HFSX. This is the latest update to Apple's HFS Plus (Hierarchical File System Plus) file system. HFS Plus and its descendents have been the Mac's default file system since Mac OS 8.1. HFSX appeared on Macs beginning with Mac OS X 10.3, Panther.

Other file systems though, which had been talked about making it into Linux, are still optional outsiders.

These include Red Hat's GFS (Global File System), another clustering system, and the high-performance, journaling Reiser4 file system.

Muito interessante não acham:)
 
Morpheus disse:
deveria de suportar o NTFS decentemente (escrita) ... mas todavia são cenas de louvar...
Eles realmente pediram á Microsoft o source code mas como eles mandaram ir pastar os devs, eles têm de continuar a fazer magia e tentar adivinhar como é que aquilo funciona. :rolleyes:
 
Mas toda a gente se queixa do NTFS pq ? Eu uso a escrita de NTFS desde o 2.4.18 quando ainda vinha marcada [DANGEROUS] e nunca tive qq especie de problemas a escrever/ler ficheiros de lá... Oh well...

De qq maneira este Kernel sinceramente parece-me mais um... Não acho o Cell nada interessante pq n tenho máquinas com isso :P

O Filesystem de MacOSX dá jeito pq muita gente com macs tem dual-boot de OSX/Linux...
 
Ghetto_smurf disse:
mais uma noite a compilar o kernel....

ao menos vai valer a pena :p

Noite? Que pc e que tens? Eu levo pai 15/20 min a compilar o meu :p

Edit: Ja vi e um p3 1.1Ghz...mesmo assim acho mto tempo :)
 
Última edição:
mas eu vou fazer na minha testing box... p3 733mhz e com 128mb de RAM

por isso ><

mas deve demorar 40 minutos

.. ou peço aqui ao ppl já compilado em .tar :p
 
São mudanças com um grau de importância elevado: abre-se a possibilidade de correr Linux em máquinas com processadores IBM, Toshiba e Cell, o que para os futuros utilizadores de PS3 vai ser agradável (como já disseram, correr Folding numa PS3 com o Linux a bombar vai ser algo muito engraçado :) ).

O suporte para o HFSX é algo de louvar: este é o sistema de ficheiros que veio substituír o HFS nos sistemas MAC e é um dos formatos utilizados pelos iPods. Assim sendo, é mais uma mudança de louvar.

Existem mais alterações importantes nesta nova versão do kernel:

- suporte para o OCFS2 da Oracle;

- suporte para TICP

- melhorias no sistema de armazenamento em cache NUMA(Non-Uniform Memory Access).
 
Entao, se eu percebi posso correr por exemplo ubuntu aqui no mac sem ter que formatar isto, porque ja suporta HFS+ ? mas as distros ja vêm assim, ou so actualizando as actuais?

Ed_
 
Edgar_ disse:
Entao, se eu percebi posso correr por exemplo ubuntu aqui no mac sem ter que formatar isto, porque ja suporta HFS+ ? mas as distros ja vêm assim, ou so actualizando as actuais?

Ed_

Por enquanto acho k nao ha nenhuma com o kernel 2.6.16 de origem, so sacando e compilando o bicho :P
 
Edgar_ axo k entendeste mal... Vais sempre ter de ter uma partição com um FS de Linux (seja ele qual for, ext2/3, reiserfs, xfs e por aí a fora) e poderás ler/escrever (N tou certo quanto à escrita) na tua partição de MacOSX com HFS+...
 
ahhm percebi mal! entao mas isso ja era possivel, pelo menos com ububtu consegui montar a drive do meu mac e ler e escrever!! foi um amigo meu que me fez isto, pos a montar automaticamente. se calhar a difrença sera que nao e rpecso montar, a drive é logo listada.

Ed_
 
Edgar é sempre preciso montar... E o filesystem é o mesmo k apareceu agora como suportado ? Se for realmente não tou a ver o pq de tanta "excitação", talvez no kernel k tinhas na altura fosse um suporte Beta/Experimental ou isso...
 
Back
Topo