Linux @ 64bits

Utilizas a arquitectura de 64-bit (aka x86-64)?


  • Total voters
    214
Uma ou outra eventual dor de cabeça.
Maior performance em aplicações pesadas (é aqui que o hit realmente se sente).
Evitar um halt que vai acontecer daqui a 30 anos, sensivelmente.
 
[knap];2346604 disse:
Oh não, é o bug do ano 2000 novamente! :D

Para quem não conhece http://en.wikipedia.org/wiki/Year_2038_problem

Cool! De facto, há coisas... deprimentes, não há :D.
_____________________________________________
@ topic

Há uma diferença entre o Ubuntu (e qualquer outro SO) 64 bits e o 32, da mesma forma que há entre a versão para Sparc e a de PPC. Ok, de facto não é a mesma coisa. Isto porquê? Porque a arquitectura inicialmente conhecida como amd64, é uma mera "expansão" da existente i386, daí que depois da explosão de modelos de processador desta arch pela Intel, deixasse de fazer sentido chamar "amd64" e foi adoptado o nome mais técnico de x86_64.

Em resumo, a versão do Ubuntu para 64 bits (x86-64) "enche" o processador, sendo mais rápida (se apps estiver assim compiladas). Traz problemas na hora de executar apps proprietárias que não estão compiladas para amd64 (coisa que hoje em dia já vai sendo rara, sobretudo em GNU/Linux, com a excepção da Adobe), mas ao serem, como já disse, achs semelhantes basta correr uma camada que "encurte" as variáveis e instruções binárias do SO compatibilizando assim estas aplicações.

Cumprimentos, e bom Natal para tds :snatal:
 
mantenham se on topic...

eu tb gostava de saber as diferencas entra a x86 e a x64...

recebi as duas versoes do ubuntu 7.10 e gostaria de saber qual delas instalar... ta claro que nao quero ter crises de incompatibilidades devido a ter metido a x64 e so encontrar coisas pra x32...
 
x32? não conheço essa arquitectura. Quanto muito, x86 :p

Eu diria que é virualmente impossivel encontrares software opensource que não seja compatível com x86_64. O caso muda de figura quando estamos a falar de software closed source.
 
permitam-me juntar mais uma questão à discussão.

vale a pena instalar um SO x86_64 tendo 2 ou 3 GB de memória? ou apenas faz sentido usando no mínimo 4 GB?


obrigado e boas festas
 
permitam-me juntar mais uma questão à discussão.

vale a pena instalar um SO x86_64 tendo 2 ou 3 GB de memória? ou apenas faz sentido usando no mínimo 4 GB?


obrigado e boas festas

Claro que faz sentido com 2 ou 3 GB de memória.

Vou te contar um segredo. Tenho só 1 GB, e uso 64. Shhhh, não digas a ninguém, please.

Cumprimentos e resto de bom dia de Natal (espero que melhor q o meu)
 
Sim como é o Flash? O Firefox é compilado em x64?? e como tal para funcionar com o flash tem que se usar uma versão x86??? Expliquem lá essa parte do Firefox + Flash Player :P

Outra cena... apesar de raramente usar como é o WINE? Funciona em 64-bit e corre programa 32-bit de WIN?
 
Sim, o Firefox é compilado para x86_64. O flash só existe para x86. Temos aqui uma incompatibilidadezita que é superável atravez de um programa chamado nspluginwrapper. Mas o processo de instalação é igual: # aptitude install flashplugin-nonfree.
O WINE funciona sem espinhas, tudo o que funciona em x86 funciona em x86_64, com a ajuda de uma série de libs que são as lib32-*.
 
Ou seja, tudo é feito de forma "invisivel" para o utilizador?? E quanto a programação... é que as vezes programa em C em Linux, com gestão de processos e tal, e uso o gcc para compilar. Como é no Ubuntu 64-bit
 
Ou seja, tudo é feito de forma "invisivel" para o utilizador?? E quanto a programação... é que as vezes programa em C em Linux, com gestão de processos e tal, e uso o gcc para compilar. Como é no Ubuntu 64-bit

Sim, tudo é feito de forma invisível. Em relação à outra questão, não percebo bem qual é a dúvida. Eu não sou um sou conhecedor de C/C++, não programo muito, mas podes compilar tudo em gcc como fazes em 32 bits. Não tenho compilado muita coisa (excepto o amule), mas dos meus tempos de Gentoo nunca tive problemas com x86_64 (e as aplicações, são programas "complexos").

EDIT________________________________
@ moderação
deixo a sugestão de stickar este tópico. Esta é uma pergunta frequente, e acho que era bom para ver se não se continuava a ver a questão repetida em todas as threads, e concentrar um pouco a ajuda/discussão à volta disto. Já agora deixava de ser "Ubuntu 32bit vs 64bit" e sim "Linux 32 vs. 64" (ou alguma coisa assim).
 
Última edição:
[knap];2346604 disse:
Oh não, é o bug do ano 2000 novamente! :D

Para quem não conhece http://en.wikipedia.org/wiki/Year_2038_problem

Não conhecia, mas aparentemente este problema não tem mm solução simples e elegante: ou vai por string ou só mesmo à força de mais bits... isto já devia estar minimamente pensado...



Ou seja, tudo é feito de forma "invisivel" para o utilizador?? E quanto a programação... é que as vezes programa em C em Linux, com gestão de processos e tal, e uso o gcc para compilar. Como é no Ubuntu 64-bit


Programar: sim é tudo transparente desde que tenhas cuidado. E o que é ter cuidado? Um exemplo é: sabendo que um apontador "ocupa" 32bit de memoria uma pessoa pode fazer o seguinte?

Código:
int a,b;
b=5;
a=&b;
Se um inteiro ocupa 32 bit e um apontador também... sim podes, mas acabaste de destruir a portabilidade do código (neste caso até acho que não porque os inteiros em amd64 ocupam 64bit). Mas são exemplos destes. tipo
Código:
size_t a = sizeof(...)
no lugar de
Código:
int a = sizeof(...)
, acho que já para perceber
 
Não conhecia, mas aparentemente este problema não tem mm solução simples e elegante: ou vai por string ou só mesmo à força de mais bits... isto já devia estar minimamente pensado...

? lol ?
Estás a ser irónico certo?

Acham mesmo que em 2038 vai existir informática tal como nós a conhecemos hoje em dia?
SO's de 32 bits e arquitectura x86 daqui a 30 anos? ahaha... deve ser verdade deve :P
 
Daqui a 30 anos ja deve ser tudo x86_x64 e ja devemos é estar a mudar para algo superior (se já não formos na segunda ou terceira mudança depois de x86_x64).

Nós... sem dúvida. Mas tens que ter em conta que os *verdadeiros* servidores (aqueles tão grandes, mas tão grandes que até chateia de tão grandes que são) usam arquitecturas bem diferentes das nossas. Além disso, são caros esses processadores e são para durar 15 anos (para aí). Muitos destes se estão a ser instalados agora, podem ainda estar a funcionar em 2038. É certo, também, que a grande maior parte serão bem diferentes dos que se usam hoje.
 
Back
Topo