LINUX - A mãe de todas as threads :)

Status
Fechado a novas mensagens.
Epá, esse link de equivalências é sempre diferente ...
Agora toda a gente faz essa tabela, copy paste e pronto :D, muda o resto do html
hehhe

Mas é boa ... serve para o pessoal ver que há quase tudo para linux ;)
Boa Metro ... dá-lhe :009:
 
Já agora deixo-te 2 links das comunidades pt de slackware e de debian ... para que possam visitá-las.
As comunidades já têm algum tempo, mas devido a renovações (debianpt) e alguns probs com a bd (slackware-pt) estão agora a recomeçar a reconstruír conteúdo.

www.debianpt.org
www.slackware-pt.net
 
xtr3me disse:
Já agora deixo-te 2 links das comunidades pt de slackware e de debian ... para que possam visitá-las.
As comunidades já têm algum tempo, mas devido a renovações (debianpt) e alguns probs com a bd (slackware-pt) estão agora a recomeçar a reconstruír conteúdo.

www.debianpt.org
www.slackware-pt.net

Adicionados ao primeiro post.
Venham mais:)

Vou tratar de meter um disco no PC e desligar este evou ver se consigo fazer alguma coisa.

Depois dou novidades:)
 
Última edição:
A minha contribuição, aqui vai.

Esta é a 1ª distribuição com Desktop 3D.

http://biglinux.codigolivre.org.br/

O Big Linux é uma distribuição focada principalmente na facilidade de uso, conta com praticamente todos os programas que são usados por usuários domésticos e de escritórios.
 
A pedido do hellaxe:) (devo dizer agradeçam ao hellaxe) mais uma distro na lista.
Tugux.
Era interessante termos o feedback de alguem ligado à distro. Afinal é tuga:)

Edit:
Adicionei (tinha-me esquecido:() o how-to feito pelo redalert como complilar o kernel no debian
 
Última edição:
+ 1 noob com noobidas....

Boas
ppl ha 6 meses k ando agarrado ao linux, mas so o Ubuntu 5.0.4 ek m pos as algemas. tenho algumas duvidas ( as k ja nao tenho foram voces k mas tiraram. obrigado plos Stikys, foram uma grande ajuda)
ora as duvidas sao algo como:
1º ha algum programa k me permita criar clips apartir de un filme? e para kriar menus em dvds?

2ª ha algum site onde se possa armazenar( a borliú) ficheiros nem k seja so de texto. pois uma vez k o ubunto nao da permiçao de copia e escrita em NTFS. eu gostaria de passar documentos k fui colecionando com o xp para o Ubuntu. ha alguma sugestao?

3ª (para os programadores) comecei a aprender Pascal, como base de lançamento, mas nao sei k compiladores existem para Pascal em linux... vá lá ppl... ajudem me (isto de ser noob... pk ek nao nasci ensinado??)

4º e um programinha para fazer paginas web? mas tipo "copy paste"'?!?! sim pois ainda agora tou a atacar no Pascal... HTML ja e mta areia para o meu carrinho de linhas...

5º instalar uma lexmark z515( usb ; serie correspondente z510) ninguem sabe umas dicas k m ajudem?

para mais sugestoes, infos, duvidas, ameaças de morte, pedidos de casamento postem aki no forum ou enviem PM.

hasta la vista tosta mista
 
Última edição:
von_stork disse:
2ª ha algum site onde se possa armazenar( a borliú) ficheiros nem k seja so de texto. pois uma vez k o ubunto nao da permiçao de copia e escrita em NTFS. eu gostaria de passar documentos k fui colecionando com o xp para o Ubuntu. ha alguma sugestao?

se zipares a tralha toda...algo do estilo do http://rapidshare.de/ deve dar para o que queres ;)

von_stork disse:
3ª (para os programadores) comecei a aprender Pascal, como base de lançamento, mas nao sei k compiladores existem para Pascal em linux... vá lá ppl... ajudem me (isto de ser noob... pk ek nao nasci ensinado??)

o primeiro resultado que apareceu no google:
http://www.freepascal.org/ <---tem versão Linux... :001:

von_stork disse:
4º e um programinha para fazer paginas web? mas tipo "copy paste"'?!?! sim pois ainda agora tou a atacar no Pascal... HTML ja e mta areia para o meu carrinho de linhas...

espero que por "tipo "copy paste"" queiras dizer "Tipo Frontpage", se sim:
também o primeiro resultado do google... :007:
http://www.nvu.com/
 
Só uma coisa von_stork: se ainda te estás a agarrar ao Pascal podes ter a certeza que não vais ter problemas com html. Eu aprendi html antes de programar em Pascal ou C e aprendi em 3 ou 4 dias, onde durante a aprendizagem fiz um site pessoal. É mesmo muito fácil aprender o básico do html. Depois é aprofundar os conheecimentos e é sempre a abrir para as outras linguagens web.

Cumps
 
Com esta odisseia de andar a instalar e configurar uma distro do Linux no AV6a fiquei a aprender umas quantas coisas sobre umas quantas distribuições:

- Debian Sarge, embora não tenha o installer todo pipi é um dos melhores que vi até agora, exageraram foi ao meter um suporte com 2 anos, o kernel base é extremamente antigo e o suporte base em termos de hardware também o é, logicamente não me detectou Nada do portatil, o kernel nem ACPI tinha... muito estranhamente foi o unico a conseguir arrancar "a seco" o X server com os drivers VESA...

Razão de náo continuar no portatil: Embora tenha actualizado o kernel, a instalação e a configuração da wireless deu-me completamente cabo da cabeça, desde um guia com um km de comprimento á não existencia de ficheiros na tal pagina no guia.

- Ubuntu 5.04, extranhamente sendo uma distro com o proposito de ser um debian mais user-friendly o installer é mais fraco em termos de escolha, ganha pontos é por ter sido o unico a detectar a minha placa wireless e ter conseguilo estabelecer uma ligação á primeira com sucesso, infelizmente o suporte VESA é uma miseria, nem imagem mé dá, felizmente coisa que aprendi a fazer quase de cor foi instalar a x700, o que fiz sem probolemas.

Razão de não continuar no portatil: Se há coisa que não posso passar isso é musica, o 5.04 detectou e configurou tudo "base" (leia-se AudioDJ e restastes butões de atalho... niente), mas (por trenguice minha) nada de som, e quando consigo instalar a placa de som.. bem, continua a não haver som...

- Mandriva 10.2, um installer bastante completo, com um bom ambiente grafico... e para por ai, é o installer mais fraco que vi, encrava por tudo e por nada (fez-me logo lembrar o do 10.1, esse ainda era pior, a meio da instalação não se via nada... era carregar Enter e rezar para que desse), para meu suspanto não me detectou a placa wireless e o suporte VESA pessimo, dava imagem... se é que se podia chamar aquilo de imagem... e muito estranhamente detectava a minha placa de som!

Razão de ponderar futuramente o mandar á vida: Não tou a entender nada de como instalar a x700 nele, visto não suportar apt-get teria que andar a manualmente sacar e instalar um monte de tralha, e a placa wireless... talvez vá ao sitio lá com o ndiswrapper ou lá o que é, e ah... embora não suporte o apt-get tem algo do genero para sacar os updates.. surpresa! Não existem fontes nacionais (ao contrario do Debian e do Ubuntu que estão recheados delas, saco a 488kb/s super estaveis), e o installer crashava nessa parte.

Futura distro a ser instalada: Já ponderei instalar o Debian Unstable, se a ideia de Stable para eles é um S.O. com um suporte de 2 anos o unstable espero ser um pouco mais recente, ainda vou tentar mais um pouco com o Mandriva, gosto do bootmanager dele, do boot grafico, do monte de tralha base que traz. Também me falarem bem no Suse, como não conheço bem a filosofica do SO terei de investigar isso um pouco melhor.

Suporte por parte da comunidade:

- Debian / Ubuntu -> Visto serem praticamente identicos o suporte deles é a dobrar, tenho encontrado uma grande comunidade para ambos.

- Mandriva -> Fiquei chocado que com o "distro Linux mais popular" o suporte (por parte da comunidade) ser fracote, não encontro nada elucidativo sobre os meus probolemas, também posso andar a procurar nos sitios errados, quiçá?

Conclusão: O Debian Sarge é a melhor distro que vi até agora, pena que não tenha a pachorra para o meter a dar a 100% com o portatil, o segundo melhor é o Ubuntu, sinceramente só não ponho o Ubuntu em primeiro lugar devido ao installer inferior e ao fraco sistema VESA. Quanto ao Mandriva 10.2... esqueçam.. é verdade que traz tudo quanto é GUI e jogos e programas e servidores e o camandro de base... mas com 5min no apt-get do Debian / Ubuntu têm isso tudo.

Eu só queria o Debian / Ubuntu a usarem o Lilo como boot manager (pah... prontos... gosto de um boot loader pipi!) e um loader grafico, pah.. se vissem o meu XP entenderiam...

P.S.: Vi algo como Mandriva 2006, visto o 10.2 tratar-se do 2005, o suporte do 2006 soa superior, embora ache que vá mesmo reinstalar o Ubuntu 5.04 e estudar bem como instalar a placa de som.
 
Última edição:
kingdom disse:
Só uma coisa von_stork: se ainda te estás a agarrar ao Pascal podes ter a certeza que não vais ter problemas com html. Eu aprendi html antes de programar em Pascal ou C e aprendi em 3 ou 4 dias, onde durante a aprendizagem fiz um site pessoal. É mesmo muito fácil aprender o básico do html. Depois é aprofundar os conheecimentos e é sempre a abrir para as outras linguagens web.

Cumps


obrigado plo conselho.

vou googlar para sacar manuais....

:wow: 8o
 
@Moralez:

A não ser q tenhas feito o download de uma versão mesmo mt velha o Sarge tem como opção utilizares o kernel 2.6 em vez do 2.4 q vem por defeito. Basta fazeres linux26 no prompt de boot q aparece ao principio.
 
Passa a existir outra thread com o primeiro post que temos aqui mas da responsabilidade do HecKel.
Eu tb continuarei a dar a minha mãozinha:)

Yodos os posts que aqui estão foram considerados pelo que é só continuar o trabalho que tem sido feito.
Fica a thread fechada e a nova em sticky e aberta:)

Nova thread:
http://www.techzonept.com/showthread.php?p=730109
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo