1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux - aceder a makina subrede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por sl4ck, 7 de Junho de 2005. (Respostas: 9; Visualizações: 934)

1. sl4ck

sl4ck Power Member

Boas!! ppl

tou a criar um servidor de jogo numa makina com Slackware Linux 10.1, que lhe é servida internet através de switch k por sua vez está ligado ao meu PC (windows XP), onde este está ligado ao cable modem. Ou seja tenho uma makina c duas placas de rede onde uma recebe net do cable modem e a outra distribui pelos outros PC's através do switch.

O k se passa é o seguinte:

A máquina c linux tem o ip interno 192.168.xxx.xxx e a makina c o XP (recebe net directamente) tem IP externo 83.132.xxx.xxx, a ideia era meter o servidor de jogo que está na makina c linux na rede externa(Internet), mas o que acontece é que so eu e alguns camones(nao entendo como) conseguem aceder ao server, se pedir a alguem conhecido(plo menos tugas) para entrar no server atraves do IP interno(192.168.xxx.xxx:27015) da IP desconhecido, o mesmo acontece se tentarem c o IP externo do PC k tem o XP(83.132.xxx.xxx:27015).

o server de jogo necessita das seguintes portas para comunicar:

UDP 27010
    UDP 27011
    UDP 27015
    TCP 27015

Supostamente kual seria o IP a usar para a rede externa(Internet) para aceder a makina c linux que está ligada ao switch??

Como conseguir fazer aceder a makina que está ligada ao switch através da internet??

2. PiKa_

PiKa_ Power Member

tens q abrir as portas na firewall do teu gateway (winxp) e dps tens q as encaminhar para
    o ip interno do servidor de jogos..

em linux faz se isso de gaz..em windows nca experimentei :|

basicamente precisas de dizer ao pc com o xp para aceitar dados nas portas x y z e para as
    reemcaminhar para o pc 192.168.xxx.xxx

3. sl4ck

sl4ck Power Member

e o IP para acesso apartir do exterior sera kual???

83.132.xxx.xxx ou 192.168.xxx.xxx ??

83.132.xxx.xxx presumo

ja agora...se fosse em linux como fazias??

4. xtr3me

xtr3me Power Member

sim, o ip para acesso externo será o 83.... e depois reencaminha pra maquina linux.
    porque não consideras pôr a máquina linux como gateway/firewall e configuras essas regras todas nas iptables?
    Acho que era melhor ... eu por exemplo tenho a minha rede assim (se bem que nenhuma das máquinas corre windows).

5. sl4ck

sl4ck Power Member

alguem me sabe explicar porque eh k o server que esta no IP 192.168.xxx.xxx:27015 é o mesmo que está no 83.132.xxx.xxx:2439 ??

6. PiKa_

PiKa_ Power Member

hum?? possivelmente o windows esta te a redirecionar a porta 2439 para a porta 270xxx do ip 192..
    o ip externo q sera visivel na net e o teu ip do modem..logo o 83xxxxxx
    em linux para adicionares um "port fowarding" (e assim q se chama) recorres as iptables...
    podias fazer o q o extreme disse..eu tb uso o mm sistema...

procura ai a thread do clarkconnect no forum..

7. dr_tuborg

dr_tuborg Power Member

Podes utilizar o Windows XP para fazer o que queres, ou seja, redireccionar o tráfego que vem nas portas x,y e z para a máquina a correr linux.

recorre ao comando 'route' dentro de uma consola de prompt.

o IP ao qual as outras máquinas na internet devem aceder é sempre o teu IP externo! Elas não têm conhecimento da tua rede interna, nem os routers dos ISP's (por falar nisso, nenhum router o faz) propagam informação de IP reservados (por IP's reservados entende-se a gama 192.168.xxx.xxx e 10.xxx.xxx.xxx com algumas restrições neste segundo!) para a internet.

Espero ter ajudado!

8. Slash

Slash Power Member

O route não funciona ao nivel de portas, apenas ao nivel de IP....
    Ele tem é que fazer port-forwarding.. como é que isto se faz no windows ? Não faço a minima ideia.....

Nuno

9. sl4ck

sl4ck Power Member

ja tentei fazer o port forwarding na firewall do XP, especifikei as portas e o IP para a makina c linux...nada :(, será que me falta definir alguma coisa no slackware, akilo ta por DHCP e tem net, e a ideia era mesmo ter a makina c o XP ligada directamente ao modem :\ , visto que é a minha makina principal

10. kazuza

kazuza Power Member

Porque não pões a máquina em Linux a partilhar a net?

Fica mais seguro (iptables)
    proxy (squid)
    dns masquerading
    snort
    ficas a poder fazer os routeamentos que quiseres

sem port forwarding para o servidor do jogo

etc etc

Partilhar esta Página