Linux Caixa Mágica [Dúvidas]

Podes sempre tentar o Ubuntu 10.04 LTS (esta edição é bastante estável), ou mesmo o openSUSE em que o user Ketheriel tem bastante experiência e certamente poderá ajudar-te... :D.

De um modo resumido, são duas distros muito boas, mas com algumas diferenças entre elas, nomeadamente no modo de se usar, assim como no modo de se instalar software. Podes sempre savar as duas imagens .iso, queimar para um cd e iniciar o mesmo, para desse modo testar e ver qual gostas mais.

Após experimentar uma distro do Mind, verifico que este também parece não reconhecer a minha placa de rede.

Como poderei ultrapassar este problema?

O Mint 10 (Julia, GNOME) é 100% compativel com o Ubuntu 10.10 e tem este como base, o procedimento deve ser o mesmo que te mencionei acima.

Experimenta o Ubuntu 10.04 LTS (num live cd) que é bastante estável e não há diferenças significativas a nível de ambiente gráfico e utilização.

Parece que a minha placa de rede tem conflitos com todos os distros Linux.

Segui o conselho do link que o user nunol colocou a cima mas depois de fazer o primeiro passo que era colocar os drivers actuais da placa numa especie de blacklist, a instalação de novos drivers é um tanto ou quanto complicada para mim.

Penso que não será tão cedo, que disfrutarei de um SO Linux.

nomeadamente no modo de se usar, assim como no modo de se instalar software.

Vai dar tudo o ao mesmo, a parte das configurações pode ser diferente, mas a nível de utilização a maior parte das distro's são iguais... pelo menos todas as que usam o software dos projectos upstream... ou seja... Arch, Debian, *SUSE, RHEL, Fedora, Forsight, etc etc... exclui-se apenas o Ubuntu e clones... A instalação de software é feita em openSUSE pelo YaST que suporta installers dedicados... por exemplo é dificil falhar a instalação de software através de http://software.opensuse.org...

A partir de Novembro (12.1) já vem com o software center que é o mesmo front-end do Ubuntu... depois veremos o que é mais poderoso, a libzypp ou o apt... (=

Quanto ao problema do jovem acima... o problema dele reside num único facto... precisa dos drivers proprietários que as distros não fornecem por default... A minha questão é simples... Mesmo em Windows... quantas vezes se instalam drivers? ;)

Última edição:
Após experimentar uma distro do Mind, verifico que este também parece não reconhecer a minha placa de rede.

Como poderei ultrapassar este problema?

Nenhuma delas vai reconhecer pelo simples facto de que a maior das distro's por default não fornecem esse tipo de pacotes (binários proprietários)... Repara, nenhuma distro de vai responsabilizar pela integração no sistema de código que não pode controlar... Imagina que isso tem um grave problema de segurança e que é possível fazer 'packaget hijacking'... como é que vamos resolver o problema? Assim tens a consciência que se isso acontecer a culpa não é da distro, é de quem fez o software, no teu caso a Intel (se bem que o software da Intel é regra geral muito bom, e são rápidos a resolver esse tipo de problemas quando existem).

O meu conselho... escolhe uma distro que gostes, ou que alguém que conheças pessoalmente te sugira, e não tenhas medo de pedir ajuda... só vais precisar de configurar isso uma vez! Se for uma distro 'decente' vai-te permitir bloquear os updates a certos tipos de pacote, e fazes blacklist do kernel e não te chateias mais... Agora 'distro hoppers' nunca vão a lado nenhum... A primeira vez pode complicado, das proximas é mais simples... De qualquer forma, tens que ir buscar os drivers ao fabricante e instala-los... convém ler a documentação para teres uma ideia de como se faz :)

Olá!

No meu emprego temos uns 25 portáteis que ficaram sem licenciamento (não há verba) Microsoft e vamos instalar o Linux Caixa Mágica.

Ora eu estou a pensar em colocar Caixa Mágica num portátil e depois cloná-lo nos outros. Em Windows usava o Macrium Reflect. Instalava o programa, criava o DVD de arranque e recuperação e criava a imagem para um disco externo. Na reposição, arrancava com o DVD e ia buscar a imagem ao disco externo. Que programa similar de clonagem devo utilizar no Linux Caixa Mágica? O Clonezilla? É do tipo do Macrium Reflect?

Já agora, no Windows, após a clonagem, mudava o nome do computador na rede. E em Linux, o que devo fazer?

Obrigado

Olá!

Para quem vem do Windows e apenas teve contacto com o Linux no tempo dos traumatizantes links simbólicos para instalar plugins, surgem-me agora algumas dúvidas ao instalar e configurar o Caixa Mágica/Ubuntu:

1.ª: Quando instalo o Caixa Mágica/Ubuntu o sistema pede-me para criar as credenciais de um utilizador (nome de utilizador e password). Esse é um utilizador com privilégios de administração, não é? E então o famoso root? Não me foi pedida password para o root? Já não há utilizador root?

2.ª: Aquando da instalação é pedido o nome do computador. Depois da instalação como se muda esse nome? Já procurei e não encontro a opção.

Se me puderem dar umas dicas, agradecia. Obrigado. :-)

1 - Isso é um user normal. E por defeito o utilizador root não têm password. Para executar coisas como root pode-se usar o sudo que pede a password do utilizador. Para definir a password do root pode-se fazer sudo passwd, a partir daí já dá para usar a conta de root normalmente com o su.

2 - Edita o ficheiro /etc/hostname

Olá!

O Caixa Mágica 16 Gnome vem com o LibreOffice 3.3.4. Já fiz a atualização via "Sistema/Administração/Gestor de Actualizações" e a versão 3.4.3 não aparece. Há alguma forma de forçar a atualização? Ou não vale a pena. Obrigado.

Olá! Já consegui ter quase tudo funcional. A instalação do Caixa Mágica 16 Gnome está quase pronta. Tudo funciona, excepto a rede wireless que não arranca automaticamente. A ligação funciona perfeitamente, com as credenciais que introduzi. Acontece que ao fazer logon a ligação não é estabelecida. A única forma de forçar a ligação é desligar e ligar a ligação wireless num botão do computador. Claro que está que não é solução, pois o botão não ia durar muito tempo. Alguém sabe uma forma de forçar a ligação wireless, que já tenho configurada e completamente funcional, no arranque? Obrigado.

a rede sem fios esta em estado activada? (no icon network manager) e tens a opção ligar automaticamente marcada?

E então o famoso root? Não me foi pedida password para o root? Já não há utilizador root?

a primeira conta criada tem direitos de administrador usando o 'sudo' (e pode-se activar outras contas também com direitos de administrador) e desnecessário activar o 'su' que não serve para mais nada já que se consegue fazer tudo com o 'sudo'
no entanto também se pode activar a conta root atribuindo uma password a conta depois no login escolhe-se root em vez do utilizador e então estarás a usar uma conta onde podes fazer qualquer coisa sem necessidade de utilizar passwords.

Última edição:
a rede sem fios esta em estado activada? (no icon network manager) e tens a opção ligar automaticamente marcada?

No canto superior direito, no símbolo de rede, dei um clique e coloquei o visto em "Activar a rede" e "Activar a Rede sem Fios".

Entretanto já experimentei retirar e colocar os dois vistos e nada de nada, aparece sempre "Desconectado - está agora off-line".

O mais estranho é que esses "vistos" só passam a funcionar se, após o início de sessão, o botão wireless do computador for desligado e voltado a ligar. É muito estranho. A partir de aí, durante essa sessão, tudo funciona perfeitamente. Pode-se desligar a rede e voltar a ligar pelos "vistos" sem problemas. Ao terminar sessão e voltar a entrar está outra vez o caldo entornado...

Última edição:
Bom, pelo que descobri trata-se de um bug da Ubuntu 11.04 com as placas wireless Atheros que deve ter passado para a Caixa Mágica 16. Instalei no portátil IBM ThinkPad R60e o Ubuntu 11.10.

Mas agora tenho uma dúvida mesmo básica: como tenho acesso a um terminal?!!!! Há uma barra no lado esquerdo mas já dei voltas e mais voltas e não encontro forma de aceder a um terminal. Obrigado.

Na barra do lado esquerdo, carrega na primeira opção do topo, em seguida escreve na search bar "consola" ou "termi" e vai logo aparecer-te o ícone da mesma.

Back