1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

linux caixa magica

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por h3NtRiX, 28 de Abril de 2005. (Respostas: 29; Visualizações: 2221)

1. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

no outro dia ao ver o site do linux caixa magica no google por acaso fui la dar uma vista de olhos e foi entao k reparei k este custa 98€ :S .. aproximadamente o preço do windows xp home edition se nao estou enganado...só gostaria d saber s é legal fazer isso pois para alem d o linux ser distribuido com open source sempre pensei k kualker programador mesmo k fizesse alteraçoes ao mesmo nao poderia colocar um preço no msmo... estou certo ou errado?! mas eh verdade k ao fazerem isso muitas pessoas iriam preferir comprar o windows xp home edition ao comprar o linux caixa magica...sendo uma das armas do linux contra o windows o facto de este ser distribuido gratuitamente ao fazerem isto com esta versao esta como k a fugir aos principios do linux por assim dizer....

gostaria k respondessem a este post de modo a ouvirmos aki as varias opinioes dos varios utilizadores...

cumprimentos para todos [[]]

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eles podem pedir o preço que quizerem.
    O que eles têm que disponibilizar é a source e não os binarios ou isos.

Além disso existem duas versões. Uma com suporte, a que custa esse valor, e outra sem suporte que podes fazer download dos diversos ftp.
    Mas eles nem são "obrigados" a disponibilizar esta ultima versão. Só o fazem porque querem.

3. Tafinho

Tafinho Power Member

Free as in Free Speech , not as in Free Beer.

4. xtr3me

xtr3me Power Member

É preciso continuar a repetir pq há mta gente que inda n percebeu :D

5. God_Lx

God_Lx Folding Member

[Implicancia mode on]Há mesmo gente que paga para usar o Caixão Trágico ?
    [/implicancia mode off]

Como ja' foi dito acima... E' Free de ser livre de lhe fazeres o k keres, não de "'a borla" no entanto a unica coisa k pagas normalmente e' o suporte os cd's e manuais... (Dado k podes sacar Caixa mágica ou caixão trágico como preferires de qq FTP nacional legalmente)

6. xtr3me

xtr3me Power Member

Há e sinceramente, acho que se deve apoiar o que é nacional.
    Desde que eles tb façam a parte deles.
    A última x que instalei o caixa mágica para experimentar num pc de um amigo, ao fazer ctrl+alt+del no install ele mostrava o verbose e eles tinham lá deixado mensagens de debug:

a entrar no if 1
    a entrar no if 2
    segmentation fault :lol: (é real)

e por aí fora ..

Acho que é um pouco de descuido ... que n devia acontecer .. Não se eles querem ter credibilidade

7. joselord

joselord Power Member

Eu gostava de saber o pk de não funcionar com o meu sistema???????????
    Até tem bom aspecto queria ver como era..........enfim.....

8. xtr3me

xtr3me Power Member

Não funciona pq?

9. blastarr

blastarr Power Member

Tb experimentei o CM10...yuck, voltei logo para o meu Ubuntu.
    Não é que não aprecie o esforço nacional.

10. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu instalei numa VM e pareceram-me interessantes as ferramentas de configuração. São baseadas no Yast mas tem masi qq coisa. Agora para trabalhar sempre não posso dizer se é instável ou não. Os 10 minutos que peguei naquilo não seu bronca nenhuma.

11. NoMercy

NoMercy Power Member

Estás enganado.
    http://www.microsoft.com/portugal/windowsXP/home/comocomprar/precos.asp --> 98€ contra 304€, não foi muito dificil descobrir o preço pois não?! :D

Estás errado. E continuo a não perceber a persistência desta duvida uma vez que em Portugês se diz "software livre" e livre não tem o mesmo significado que "á borla". Ainda se fosse em Inglês, "free software", ainda percebia a confusão, mas em PT ...

Preferem aquele que gostarem mais e que lhes traga mais vantagens.
    A verdadeira vantagem do Open Source é que é Open source, não é que é mais barato ou "á borla".
    Alem do mais, existe duas versões do CM10, a standard e a Pro, a primeira é só fazer download e a segunda compra-se. A Pro vem com suporte técnico inluido, como podes verificar se tivesses olhado melhor na página da CM :P

A maioria destas perguntas evitavam-se se se dessem ao trabalho de dar uma "vista de olhos" nas licenças GNU/GPL, ou pelo menos se se usa-se o search do forum para ver que já tinham sido respondidas :P

Para melhor tem informares sobre as licenças gpl, aqui ficam alguns links:
    http://www.opensource.org/licenses/gpl-license.php
    http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html
    http://www.linux.org/info/gnu.html

12. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

ok ja estou esclarecido obrigado... a minha duvida nao esteve na base da expressao "software livre" como tu, nomercy, pensas...a minha duvida esta em que o linux como começou por ser distribuido gratuitamente eu pensava k mesmo k qualquer programador fizesse uma versao do mesmo este teria de continuar a ser gratuito... e nao se diz "software á borla" pois isso eh calao.. eu nao persisti em nenhuma pergunta apenas fiz um post... segundo um filme k eu vi nas mnhas aulas diziam nesse video k o linux poderia ser alterado mas teria de continuar a ser modificavel e nao se poderia colocar um preço no mesmo...daí a minha duvida... e ha ppl aki no forum da minha turma k podem konfirmar isso k nos vimos nesse filme dado na tal aula.... agora como ja me disseram o k pode ser vendido sao os manuais e o tal suporte mas nunca se poderia vender o software em si... fikem bem

Última edição: 29 de Abril de 2005
  13. joselord

joselord Power Member

Já saquei duas vezes e nas duas quando chega à parte final de instalação dos pacotes não passa dali!!
    Até já pus sem quase pacote nenhum só Net e mesmo assim encalha sempre no mesmo sitio...será de o meu Hardware ser muito recente???

14. Tafinho

Tafinho Power Member

Nenhuma das duas coisas é verdade.

Para se esclarecer todas as dúvidas ir aqui

15. xtr3me

xtr3me Power Member

Acho estranho. Já agora podes dizer o que ele está a fazer quando encrava?

16. xtr3me

xtr3me Power Member

Deviam ter mais cuidado com os filmes que passam nas tuas aulas :P

17. NoMercy

NoMercy Power Member

A duvida de se "Free Software" é o mesmo que software que não tem que se pagar por ele (ou seja, "á borla", gratuito, etc...) é uma duvida comum e geralmente leva a comentários sobre o preço do software.

Não, tem é que continuar a obdecer ás regras de GPL (já que linux foi originalmente licenceado com a licença GPL) que sobre esse assunto diz que um programa que foi licenceado sobre GPL jámais poderá abandonar esta licença.
    O linux foi destribuido em formato "software livre" (livre, não consigo deixar de frizar a palavra), acontece que para alem de ter sido destribuido de forma livre, tambem foi distribuido gratuitamente.
    Se me apetecer pegar num kernel (qualquer versão) e tenta-lo vende-lo numa banca na praça ou numa página da net, posso prefeitamente, o que provavelmente (muito provavelmente) acontece é que ninguem me compra porque podem obtê-lo de gratuitamente e da fonte original. Uma das forma de convencer o psl a comprar-me o software era se eu acrescenta-se ao pacote, suporte técnico e uns manuais todos bonitinhos, por exemplo, mas há outras formas.

E, não leva um til no "a", o verbo ser escreve-se "é" e não "eh" e calão, mais uma vez, leva til no "a" :P
    Mas não vamos entrar por aqui, que threads sobre a escrita de Português já há muitas :D

Na altura não me estava a referir a ti em particular, mas sim à duvida no colectivo.

Que filme foi esse? era produzido pela Microsoft Press® ou quê ?? :004:

Lê os links que eu e o Tafinho te demos, provavelmente vais ficar mais ilucidado sobre o assunto.
    Boas leituras :)

Última edição: 29 de Abril de 2005
  18. xtr3me

xtr3me Power Member

[FLAME MODE = ON]
    "de-mos" ?'' ;)
    Sabes tão bem como eu que é demos :D
    [FLAME MODE = OFF]

Ok, era só uma brincadeira.
    :004:

19. NoMercy

NoMercy Power Member