Linux (cc2.1) + Netcabo.....problema

Nemesis11

Power Member
Tenho o CC2.1 configurado para fazer de gateway. eth0 em dhcp ligado ao modem e eth1 ligado ao "cliente".

Instalei a Netcabo e o problema que me está a acontecer é que parece-me que está a dar um timeout quando o eth0 tenta "ir buscar o ip".
No arranque, ele ao tentar determinar o ip, dá-me failed..

Ao fazer ifconfig eth0 tenho uns milhares de RX packets dropped.
Depois tentei forçar a renovação do ip com ifup eth0 mas volta-me a dar failed.
Fui ver o status do serviço network ( /etc/init.d/network status ) e tenho o eth0 como "active device", faço um restart ao serviço e o eth0 volta-me a dar failed.
Já experimentei o ifconfig down/up, mas nada...

Entretanto já mudei de uma 3com para uma realtek (cavalo para burro) para ter a certeza que não era nenhuma questão de hardware. Acontece a mesma coisa nas duas.
Não sei se ajuda mas o modem é um octal.

Procurei na net e a unica coisa que encontrei, penso que não se aplica neste caso ( http://www.flux.org/pipermail/linux/2002-July/009230.html ).

Estou sem ideias.Timeout? Algum setting que me está a escapar? Vale a pena ligar para a assistencia num caso destes? Se alguem poder ajudar, um obrigado desde já.

P.S. - Acedi ao modem por http para ver os settings, mas aquilo tem login e pass. Este login e pass é igual para todos os modems?É publico? Posso pedir à netcabo?

Imagem do "ifconfig eth0":
 

Anexos

  • ifconfig.jpg
    ifconfig.jpg
    25,5 KB · Visualizações: 28
Última edição:
Tenho as iptables ligado.

Fazendo dhclient eth0:
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 6
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 13
.
.
.
.
receive_packet failed on eth0: Network is down
No DHCPOFFERS received.

Apesar da mensagem "Network is down", eu tenho link entre a placa de rede e modem.
Parece que posso passar parametros ao Dhclient atravez de um dhclient.conf ( que não existe por defeito ). Vou ver o que dá.

Já agora, isto pode ser muito disparatado, mas é possivel que a ligação esteja "bloqueada" ao Mac adress onde tenho agora net ( win XP )?
Isto porque fiz um ipconfig /release e arranquei com 3 VM's ( 1 de cada vez, suse 9, win2003 e ME ) a ligarem directamente à placa de rede.
Dentro de cada SO fica com um Mac adress diferente ( emulação? ), mas em nenhum dos 3 consegui que o dhcp fosse buscar o ip.
 
Faço sempre um desligar/ligar modem. Alias quando passo o cabo de rede do modem do Clark para o comp com o Xp, tenho mesmo que fazer o desligar/ligar, se não ele não "apanha" o ip.

Kazuza, tenho o dhcpd activo para a eth1. Isso vai influenciar alguma coisa?
Não tenho problemas com o eth1.

Já fiz dhclient eth0, o resultado está no meu 2º post.
Fiz agora tb um dhclient.conf com uns parametros exagerados ( timeout de 5 minutos, etc ), e deu o que estava à espera. Está 5 minutos a tentar uma coisa que não consegue.

Lá para a noite vou fazer a expeiencia de no XP meter uma 3com a ligar ao modem ( agora está na onboard ) e ver se ele consegue ir buscar o ip.
 
RESOLVIDO

Enfim chega a novela ao fim......Está resolvido.

E o grande truque era........

Mudar a placa (eth0) de uma pci para outra.........lol.
O mais engraçado é que o problema deu com a 3com e Realtek. Tinha link, etc.......mas montes de packet droped.
Em tantas horas nunca me lembrei disso.

Obrigado a todos e em especial ao Bluebird, que me deu a dica :-) .
 
Re: RESOLVIDO

Originally posted by Nemesis11
Enfim chega a novela ao fim......Está resolvido.

E o grande truque era........

Mudar a placa (eth0) de uma pci para outra.........lol.
O mais engraçado é que o problema deu com a 3com e Realtek. Tinha link, etc.......mas montes de packet droped.
Em tantas horas nunca me lembrei disso.

Obrigado a todos e em especial ao Bluebird, que me deu a dica :-) .

Xiiii se for igual ao cancro que uso no servidor/gateway cá de casa... :rolleyes: Mas acho que é uma Asus P2B ou lá o que é...
Asus é muito bom (P2B here com CC 2.1)
PS: A tua sorte já foi o meu azar... :P
 
Sim, é uma Asus P2B.
Nem nunca me passou tal coisa pela cabeça ( trocar a placa de pci ) pq acho que nunca tive um unico problema com ela.
Há sempre uma 1ª vez.
 
Back
Topo