1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Linux: corre nesta makina?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por banid0, 15 de Abril de 2003. (Respostas: 41; Visualizações: 1773)

1. banid0

banid0 Power Member

oi pl queria aprender a mexer em linux e como tenho medo de mandar coisas ke n devo com o c****** no meu pc , encontrei este pa comprar e queria saber se linux corre nisto

pentium 100mhz
    16mb ram
    placa grafica cirrus ***** koisa 1mb ram
    1.18GB seagate

que distro? quero uma leve e pa n00b's :D

pretendo talvez depois por uma grafica melhor (pa dar mais HZ's) e mais ram(sao uns modulos pekenos ; sao dois e tem espaco pa mais dois)

este mesmo pc puz em price check -> http://forum.techzone.d2g.com/showthread.php?s=&threadid=15646

cumps :D

2. Meqif

Meqif Power Member

Acho que qualquer Linux corre aí, mas esses 16MB de ram não me cheiram... se puderes meter mais 16 (total -> 32) era melhor. O Mandrake Linux é muito simples e é bem agradável à vista. Mas um conselho, não instales a versão mais recente (9.1) porque exige no mínimo 64MB de ram. Acho que a versão 8.2 ia-te servir lindamente.

[]'s

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Corre, mas não instales a parte gráfica.

Quanto à distro, vê no Distrowatch

Se queres instalar linux para aprender, aconselho-te Knoppix . É uma distro que corre a partir de um cd de arranque. Não te mete nada no disco e detecta-te o hardware automaticamente. Está excelente para quem quer aprender. Claro que te aconselho a corre-lo num computador melhor.

A outra hipótese é instalares um linux a partir do windows com o vmware ( ou um prog parecido ), em que não tens que te preocupar com partições, boot, etc.

Fica bem.

P.S. - Tive um k5 75 a correr linux.....agora está com o Win98.....

4. banid0

banid0 Power Member

mas eu keru com ambiente grafico :p

não era suposto isto correr linux sem limitacoes desse tipo? (grafismos etc) tipo korre win98 @ 800x600x16 na boa..

o mandrake e a PAGAR?!?!??! :puke:

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Acredita, não vais querer instalar a parte gráfica nesse comp. Provavelmente nem tens espaço em disco para isso.

O mandrake 9.1 não é a pagar, são 3 cd's e podes saca-los aqui

Está muito bom. Tenho-o a correr no vmware 4.0. Muito estável e muito bonito( kde 3.1 está melhor que o GUI do XP ). Estou a gostar muito.

6. Meqif

Meqif Power Member

Nope, o Mandrake não pagas, na zona do download escolhes a 2ª opcção, aquela que diz que já és membro do MandrakeClub ou tencionas registar-te em breve. Assim já não chateiam. A versão 8.2 está em "older versions".

Tipo, as distribuições Linux mais recentes têm mais eyecandy por isso precisam de mais poder mais as mais antigas (com 1 anos ou 2, lol) já estão mais ou menos nessa máquina. Quanto mais antigo melhor. Podes instalar a versão gráfica, mas aquilo fica-te bué lento, usa quase só swap.

[]'s

EDIT: Oops, postei uns segundos tarde de mais :P

7. banid0

banid0 Power Member

n era suposto correr num 486 ? :D :D :D

8. Meqif

Meqif Power Member

Banid0, qualquer linux corre em 486 e 386 mas em modo consola :D

Nemesis, esse VMware é *legal*? :D Dava-me jeito ter isso...

[]'s

9. banid0

banid0 Power Member

ARGH comandos suckam :D

tipo keria algo friendly... nao me conseguem ajudar a ver que tipo de mems tera akele pc? parece ser de 1996 o cdrom... e e uma p100 sera ke isto ajuda? :P

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Qual é a tua intenção? Aprender ou fazer uso de aplicações?

Se for para aprender, continuo a dizer, que a tua melhor opção é knoppix.

Se for para fazer uso de aplicações, vmware.

Qualquer das 2 soluções, são fáceis. Knoppix nem tens que aprender nada.
    Fazes restart,metes o cd na drive, e tens um linux a correr com tudo configurado ( drivers, etc ). Nada mais fácil.

11. banid0

banid0 Power Member

li qualquer coisa nakele site ke era preciso particao de swap bla bla bla ... em ke ke fikamos?

sim e so aprender para apps ja tenhu soft em uindones

knd me sentir a vontade pa por linux no mmo pc ke tenho windows passo a fazer isso :P

12. Meqif

Meqif Power Member

Eu cá acho o contrário, console mode rulla a maior parte do tempo :D

p100? Não queres dizer mems PC100? São de que tipo? Devem ser SDRAM... Se forem SDRAM PC100 mete uns sticks de PC133 que isso dá bem.

[]'s

13. 20COMER

20COMER Power Member

Boax Noites...

Poix é, por acaso, deparo-me com a mesma situaçao.
    Tenhu uma makina mais antiga, ke aliás, é o meu unico Modd e tava a pensar por-lhe um Mandrake a bulir mas tb to em duvida se dará:

O CPU tá clockado e tá a 266mhz
    Placa Gráfica: AGP 4Mb
    48Mb EDO-RAM
    Disco Maxtor de 1.2Gb

Dá pa por Linux sebem nisto? É ke to a pensar levar o pc á minha escola kndo ouver a F.I.L. (Feira Internacional do Linux) anual la na skull. Enfim... é pa estragar msmo n ha-de fazer grande mal...

Digam kker coisa.

um Abraço...

20COMER:004:

14. banid0

banid0 Power Member

nao pa LOLOL e pentium 100 :P 100mhz o processador eh eh

e muito mais antigo akilo deve ser bus de 33mhz ou karacas LOLOL

axo k akilo e edoram ou la o k era ke era aos pares

15. Meqif

Meqif Power Member

Gaita, se tens EDO vais-te ver à rasca para encontrar ram para isso.
    Pah: P100, 16MB EDO, umas Cirrus de 1 Mega... eu transformava isso num serverzinho :D Tenho de ir "roubar" o P133 do meu tio... :P

[]'s

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

PM

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O que é bom na consola é a flexibilidade que se tem. Podes juntar comandos, etc.

vi rula :)

EDIT: 20comer, podes instalar o mandrake, o problema é a parte gráfica. Mesmo que consigas instalar, vai-se arrastarrrrrrrrrrrrr

18. banid0

banid0 Power Member

bem sendo assim n compro a makina :|

pa ke keu keru serverzinhO ? lol

PS: se me fizesse o servico de um router e ke me partilhasse a net tal e kual um pc com modem ligado directamente faz ...

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Tens o Mandrake MNF (Multi Network Firewall). Parece que faz isso e muito mais, mas nunca experimentei.

20. banid0

banid0 Power Member

tipo...por exemplo posso servir jogos dentro da minha rede e ser reconhecidos na internet? posso enviar fixeiros no messenger? posso servir netmmeting? etc..

agradecia solucoes pa isto sff :P

Partilhar esta Página