Linux Distro num EEE Netbook

Fulci

Membro
Olá a todos!

O EEE 1005HA da minha mulher, que já deve ter uns 10 anos, está a arrastar-se brutalmente, apesar de ainda funcionar decentemente. Estava a pensar mudar o disco para um SSD que agora já se arranja de 250gb por €30 e meter-lhe um Linux.

Queria que me recomendassem uma distro que fosse muito fácil de instalar, dado que não tenho grande experiência em linux, que funcione bem num Atom com 1Gb de Ram, estável, rapidinho e leve, e acima de tudo muito fácil de mexer, dado que a minha mulher nem no meu Macbook consegue mexer, e é o OS mais fácil do mundo!

Ando a ver o MX Linux, Lubunto, Mint, Manjaro... qual acham que deva experimentar para começar sem dar dores de cabeça.

No limite até lhe posso meter mais RAM mas acho que não vale a pena o investimento. Aquilo é só para ela guardar fotos e pouco mais, já que net e afins agora é tudo no telemóvel, e para eu me ocupar por umas horas.
 
Para não dar dor de cabeça é qualquer coisa que já venha tudo instalado. Deves procurar por ambiente gráfico leve para a máquina. Isso de ser Ubuntu, Debian, Arch, Fedora.... Dá tudo para instalar as mesma coisas...

Eu escolheria Manjaro com XFCE
 
Obrigado a ambos. O Manjaro é uma das hipóteses, o Mint tambem, andava indeciso entre essas duas. Estava na dúvida se aguentaria o Mate mas talvez seja melhor o XFCE e não arriscar muito. 1Gb não dá para muito.

Ontem estive a fazer uma limpeza ao XP e ele já anda mais rápido mas o Windows XP é mesmo medonho e o ecrã do EEE é tão pequeno que não ajuda.
 
Eu tive um EEEpc 900 com lubuntu, e corria às 1000 maravilhas. Já foi à uns tempos, logo não sei como se portará com a última versão, mas um amigo acabou de instalar o 18.04 num Centrino, por isso... :D

Também não tenho dúvidas que corra o mate, mas este tende a ser um bocado mais esquisito com os gráficos e a ter alguns bugs visuais quando as coisas não estão a 100%.
 
Viva