linux é fixe mas..

Se assumires que o user Windows vai ser altamente racional, e o de Linux não.... Claro que o problema está em assumires isso à cabeça.

Apresentei um problema hipotético com o mesmo utilizador, em duas situações diferentes. O utilizador é o mesmo, mas como está a utilizar um sistema diferente, a sua atitude muda.

Ou estás a referir-te a alguem que por exemplo, usa Linux, e depois vai para o Windows e algo não funciona no Windows, e logo, aplica a mesma lógica?

Se é isso que estás a dizer, sim, vai ser o mesmo resultado mas "ao contrário", e é isso que está mal.

O meu ponto de vista, é que a culpa em ambas as situações deve ser apontado a quem faz os respectivos softwares/plugins/whatever a não a quem desenvolve o Sistema Operativo, que mais não é a base de tudo o resto.
 
O melhor seria tentar perceber o que se pode fazer para estimular a criação de drivers.

Reclamar com o fabricante de hardware, ou não comprar como acontece com o utilizador do MAC OSx só compra hardware compatível com o sistema , mas é claro é mais fácil atacar os sistemas linux , linux é o sistema mais compatível com mais hardware , mais que windows ou mac , uma coisa é instalar drivers e outra é o sistema já vir com as drivers , pois como o linux é um kernel ele já vem com uma grande variedade de drivers instaladas no kernel , basta conectar o hardware e já esta é assim em sistemas linux desde 1993 e não desde que windows 7 apareceu.
recomendo ler este post "a culpa é do linux ? "
 
Última edição:
É isto que está a levar este forum á degradação total.
Já não se pode expressar uma opinião que este pessoal atira-se logo ao coração.

Tu também podes não comentar o que ele diz. Também deves ter paredes para falar aí em casa.

Aqui toda a gente é o rei dos bites e bytes e o miseravel da simpatia e entreajuda que devia ser o principal neste forum.

(Desculpem o "desenterro")
Yup. Pensei exatamente o mesmo. Um utilizador expôs a sua visão (se bem que limitada) de um entrave para a utilização do Linux com mais regular e vamos lá queimar o herege.
Adoro como se critica as empresas que criam o software, mas não as empresas leiteiras que criam distribuições como caroços de azeitona, em vez de tentarem aumentar o suporte a sei lá...
dispositivos?

Não, vamos acusar o utilizador de preguiça, de ressabiado e vamos mandá-lo para o outro lado, pois não merece estar entre nós, os puros.

Sim, como alguém disse, a Canonical está a tomar decisões idiotas, a comunidade está fragmentada em várias arquiteturas (alguém me explique a vantagem de haver .deb, .rpm, .etc), em vez de se unificarem processos, partilharem a mesma base e cada um que usasse a roupa que quisesse.

Sim, o Linux está a ficar para trás, muito por culpa da Canonical e do seu enorme sucesso, pois pelo que vejo cada vez menos utilizadores usam o Linux, o que não deixa de ser pena.

Não culpo as empresas por tomarem uma decisão lógica: Mais utilizadores, mais apoio. Melhor suporte.

A sério, é uma equação simples. A Canonical, Mandriva e etc que se virem para as empresas e demonstrem interesse ou até se ofereçam para criar os drivers, ou algo para que essas empresas se virem para cá. Ficar à espera delas tem dado um resultado estrondoso, sem dúvida...

Podemos agora assar o criminoso no estádio de Alvalade?
 
Sim, como alguém disse, a Canonical está a tomar decisões idiotas, a comunidade está fragmentada em várias arquiteturas (alguém me explique a vantagem de haver .deb, .rpm, .etc), em vez de se unificarem processos, partilharem a mesma base e cada um que usasse a roupa que quisesse.

A sério, é uma equação simples. A Canonical, Mandriva e etc que se virem para as empresas e demonstrem interesse ou até se ofereçam para criar os drivers, ou algo para que essas empresas se virem para cá. Ficar à espera delas tem dado um resultado estrondoso, sem dúvida...

Estas duas frases revelam bem o conhecimento que deves ter do mundo linux.
 
Se há mercado onde o Linux até compete (e vence em alguns nichos) o Windows é a nível empresarial. Só que normalmente é no mercado de servidores o que faz com que as pessoas nem se apercebam no dia-a-dia que estão a utilizar indirectamente Linux em todos os sites da Internet (e muitas vezes de Intranet) que consultam.
 
Muda porque tu assumes que muda....

Como o teu problema é não saberes ler, nem interpretar o que os outros escrevem, tens que te dirigir a outro lado porque aqui está-se a discutir a visão do utilizador do post original, que é exactamente a espelhada por mim na minha primeira resposta.

E como é obvio, mantenho tudo o que disse com 100% de certeza daquilo que estou a dizer. É que aqui não é o "diz que disse", é o que acontece na realidade. O facto de ter trabalhado alguns anos como administrador de sistemas e outros tantos como técnico de informática, permite-me ter uma amostragem empirica relativamente grande para relacionar o que o utilizador do post original escreveu, com o que eu respondi.

Cumprimentos.

Se há mercado onde o Linux até compete (e vence em alguns nichos) o Windows é a nível empresarial. Só que normalmente é no mercado de servidores o que faz com que as pessoas nem se apercebam no dia-a-dia que estão a utilizar indirectamente Linux em todos os sites da Internet (e muitas vezes de Intranet) que consultam.

Exacto.

Então se colocarmos na equação a quantidade de pequenos dispositivos que têm kernels linux a correr ultrapassa em larga escala os numeros do Windows. E já nem vou falar de Android :)
 
Estas duas frases revelam bem o conhecimento que deves ter do mundo linux.

Muito pelo contrario. O que ele diz é que a estratégia até agora nao tem funcionado.
É difícil ter uma estratégia no mundo fragmentado do Linux mas os maiores deviam se juntar e formar uma frente comum. Não matava as distros independentes, mas dava massa critica para estimularem a criação de drivers.
 
Muito pelo contrario. O que ele diz é que a estratégia até agora nao tem funcionado.
É difícil ter uma estratégia no mundo fragmentado do Linux mas os maiores deviam se juntar e formar uma frente comum. Não matava as distros independentes, mas dava massa critica para estimularem a criação de drivers.
Essa frente comum chama-se Red Hat, Novell e Canonical. Como é que estás á espera que essas 3 empresas (que são basicamente o motor comercial do linux) melhorem o apoio aos developers e incentivem a criação de drivers? Ofercendo-se para fazer o trabalho gratuitamente? Não me parece muito viável financeiramente...

Sinceramente não acho que exista uma solução simples para que a medio prazo passe a haver desenvolvimento em massa em linux. Para isso tinha que haver market share(ou um intresse economico por detraz), e para haver market share tinha que haver desenvolvimento. De qualquer forma tudo será um processo muito demorado e se funcionar leva anos e anos... quando atingir uns 5/10% de quota, ai sim passa a ser viável ás empresas desenvolver para ele.

Cumprimentos
 
Espanta-me como é que ainda ninguém disse ao Tag351 para ler isto:

Linux is NOT Windows

Eu sei que nem sequer vais ler isto, por isso fica resumido: Se vens para Linux a contar com um Windows de graça, vieste à porta errada.
E não tens qualquer razão para criticar e disparatar para todo o lado. Isto não é uma empresa multimilionária que vende os seus produtos, e tem que dar o suporte apropriado. Isto é gente como tu e eu que vai corrigindo e melhorando o sistema nos seus tempos livres.
E mais: reclamas do Linux porque ele não consegue correr uma aplicação feita para Windows. Porra isso é o mesmo que dizeres que a PS3 não vale nada porque não lê jogos da Xbox360.

Queres continuar com Linux? Ótimo, procura, estuda e descobre como se fazem as coisas, e vês que afinal tem muito potencial. Se não queres continuar, tens bom remédio: voltas para Windows.



DigitalBoy o problema é sempre o mesmo e irá sempre ser o mesmo. A grande maioria vem para Linux convencido que é um Windows gratuito. Quando vêm que afinal não é, choram e dizem que o Linux é que não vale nada.

Edit: Tag351 não é por nada mas esta parte do link de cima encaixa em ti perfeitamente:


Problem #3: Culture shock


Subproblem #3a: There is a culture

Windows users are more or less in a customer-supplier relationship: They pay for software, for warranties, for support, and so on. They expect software to have a certain level of usability. They are therefore used to having rights with their software: They have paid for technical support and have every right to demand that they receive it. They are also used to dealing with entities rather than people: Their contracts are with a company, not with a person.

Linux users are in more of a community. They don't have to buy the software, they don't have to pay for technical support. They download software for free & use Instant Messaging and web-based forums to get help. They deal with people, not corporations.

A Windows user will not endear himself by bringing his habitual attitudes over to Linux, to put it mildly.

The biggest cause of friction tends to be in the online interactions: A "3a" user new to Linux asks for help with a problem he's having. When he doesn't get that help at what he considers an acceptable rate, he starts complaining and demanding more help. Because that's what he's used to doing with paid-for tech support. The problem is that this isn't paid-for support. This is a bunch of volunteers who are willing to help people with problems out of the goodness of their hearts. The new user has no right to demand anything from them, any more than somebody collecting for charity can demand larger donations from contributors.

In much the same way, a Windows user is used to using commercial software. Companies don't release software until it's reliable, functional, and user-friendly enough. So this is what a Windows user tends to expect from software: It starts at version 1.0. Linux software, however, tends to get released almost as soon as it's written: It starts at version 0.1. This way, people who really need the functionality can get it ASAP; interested developers can get involved in helping improve the code; and the community as a whole stays aware of what's going on.

If a "3a" user runs into trouble with Linux, he'll complain: The software hasn't met his standards, and he thinks he has a right to expect that standard. His mood won't be improved when he gets sarcastic replies like "I'd demand a refund if I were you"

So, to avoid problem #3a: Simply remember that you haven't paid the developer who wrote the software or the people online who provide the tech support. They don't owe you anything.
 
Última edição:
Muito pelo contrario. O que ele diz é que a estratégia até agora nao tem funcionado.
É difícil ter uma estratégia no mundo fragmentado do Linux mas os maiores deviam se juntar e formar uma frente comum. Não matava as distros independentes, mas dava massa critica para estimularem a criação de drivers.

Explica-me como é que a menor fragmentação leva à melhoria do problema dos drivers?
 
Espanta-me como é que ainda ninguém disse ao Tag351 para ler isto:

Linux is NOT Windows

Eu sei que nem sequer vais ler isto, por isso fica resumido: Se vens para Linux a contar com um Windows de graça, vieste à porta errada.
O erro está em achar que o problema 3 é só de quem vem do Windows. Na verdade a agressividade com que são recebidas as pessoas que criticam (em vez de explicações) também não ajudam nada à transição. Basta ver nesta thread em que quase se bate no OP.

Nemesis11 disse:
Explica-me como é que a menor fragmentação leva à melhoria do problema dos drivers?

Os maiores players são empresas com interesses financeiros, portanto a consolidação leva a que possam pagar se for preciso pelo desenvolvimento de drivers.
 
Os maiores players são empresas com interesses financeiros, portanto a consolidação leva a que possam pagar se for preciso pelo desenvolvimento de drivers. [/COLOR]

Não é essa a razão porque não existem certos drivers para Linux.

Antes demais, a maior parte dos drivers estão integrados no kernel. Nesse processo não interessa se há mais ou menos distribuições. Simplesmente é colocado lá o que interessa às empresas de hardware ou o que é feito reverse engineering.
Diga-se que cada vez as empresas estão mais dispostas a colocar os drivers no kernel. Um bom exemplo é o caso da broadcom.

Depois há várias razões para não se ter os drivers no kernel. Código proprietário que não pertence à empresa do hardware, dispositivos que não interessem ao mercado linux (cada vez menos), o código ser tão mau que não permitem que entre no mainline, que mostre as fraquezas do hardware.
Nenhum dos casos está relacionado com o número de distribuições que existe. Pode sim, ter haver com o número total de pessoas que corre linux, que pode ser considerado pouco.

Mais uma vez, a questão dos drivers está cada vez melhor. Tenho mais que um portátil e não tive que instalar qualquer driver. Uma boa razão para isso é a maior parte das coisas ser intel.
Intel, menos os Atoms com powervr, é perfeito para linux.
Também tenho votado com o meu dinheiro. Por exemplo, se vou usar Linux, não compro AMD/ATI. Em windows não tenho problemas, mas simplesmente não quero mais os problemas que já tive com essa marca.

Eu gosto muito de Windows. Não estou a ser irónico.
Qual seria a reacção se fosse para a secção de Windows e coloca-se uma thread com "Windows é fixe, mas..." X forward é um trabalho imenso, php corre mal e porcamente, etc etc.
 
Então na tua opinião o problema dos drivers não existe? É que nem chegaste a explicar qual era afinal a razão para além do "alguns não interessam ao Linux".
 
Então na tua opinião o problema dos drivers não existe? É que nem chegaste a explicar qual era afinal a razão para além do "alguns não interessam ao Linux".

O problema dos drivers é cada vez menor, com a vantagem de na maior parte dos casos nem ter que se instalar nada. Estão simplesmente no kernel. Os principais que não estão no kernel, estão nos repositórios.

As razões para alguns não interessam ao mercado linux, podem ser várias.

A maior parte das vezes é pela empresa de hardware considerar que o mercado linux é demasiado pequeno. Mas é o mercado total.

Por exemplo, temos também um Intel Atom que foi pensado quase exclusivamente para o mercado Windows. Rumores dizem que sairá uma versão "amigável" para linux, mas este atom foi jogado só para Windows. Diga-se também que os drivers para Windows funcionam mal e porcamente, com a aceleração de video a estar broken e que eu saiba, ainda não existir drivers para x64, apesar do processador ser 64 bit.
 
O problema dos drivers é cada vez menor, com a vantagem de na maior parte dos casos nem ter que se instalar nada. Estão simplesmente no kernel. Os principais que não estão no kernel, estão nos repositórios.
Olha então não percebo porque é que me pediste para explicar como é que a menor fragmentação levava à melhoria dos drivers. Afinal parece que está tudo bem.
 
Olha então não percebo porque é que me pediste para explicar como é que a menor fragmentação levava à melhoria dos drivers. Afinal parece que está tudo bem.

Que relação têm as duas coisas?

O problema dos drivers não está completamente resolvido e provavelmente nunca estará, mas que relação tem com a fragmentação?

A questão dos drivers é algo relacionado com o kernel. As empresas estão-se a lixar quantas distribuições existem.

Eu também acho que há distribuições a mais, sendo que muitas delas são meros remix, mas o problema da fragmentação não causa problemas com os drivers. Levanta problemas a outros níveis.
 
Sim, como alguém disse, a Canonical está a tomar decisões idiotas, a comunidade está fragmentada em várias arquiteturas (alguém me explique a vantagem de haver .deb, .rpm, .etc), em vez de se unificarem processos, partilharem a mesma base e cada um que usasse a roupa que quisesse.

Sim, o Linux está a ficar para trás, muito por culpa da Canonical e do seu enorme sucesso, pois pelo que vejo cada vez menos utilizadores usam o Linux, o que não deixa de ser pena.

Não culpo as empresas por tomarem uma decisão lógica: Mais utilizadores, mais apoio. Melhor suporte.

Liberdade , linux não é uma empresa , não é um monopólio , em sistemas linux temos a liberdade criar o nosso próprio sistema operativo
se tiveres interessado em fazer a tua própria distro linux de raiz da uma olhadela aqui http://www.linuxfromscratch.org/

Não sei onde foste buscar essa ideia que o linux esta a ficar para traz , não deves estar atento a novidades no mundo linux .

Eu culpo certas empresas por não darem apoiou ao linux pois linux é um kernel .
 
Ora então deixa ver a tua lógica os dois casos seguintes:

Utilizador a utilizar Windows, quando alguma coisa não funciona:

Flash Player - Quem o faz? Adobe - Quem se culpa quando algo não funciona? R: Adobe
Java - Quem o faz? Oracle - Quem se culpa quando algo não funciona? R: Oracle
Silverlight - Quem o faz? Microsoft - Quem se culpa quando algo não funciona? R: Microsoft
Drivers ATI / Nvidia - Quem os faz? AMD / NVIDIA - Quem se culpa quando algo não funciona? R: AMD / Nvidia
Conclusão: O Windows é bom, é estável, evoluiu bastante e congratulo a Microsoft por isso. O problema de incompatibilidades e bugs são com as companhias que fazem esse software pro Windows.


O mesmo utilizador a usar Linux, quando alguma coisa não funciona:

Flash Player - Quem o faz? Adobe - Quem se culpa quando algo não funciona? R: Linux
Java - Quem o faz? Oracle - Quem se culpa quando algo não funciona? R: Linux
Silverlight - Quem o faz? Microsoft - Quem se culpa quando algo não funciona? R: Linux
Drivers ATI / Nvidia - Quem os faz? AMD / NVIDIA - Quem se culpa quando algo não funciona? R: Linux
Conclusão: Linux é maravilha!


Esta lógica não tem sequer por onde lhe pegar.

O Linux tem muitos problemas é certo, muitos deles estruturais que têm vindo a ser resolvidos com o tempo e outros ainda que persistem mas que a comunidade tenta resolver ou tentar usa-los da melhor maneira possivel (assim derrepente lembro-me da linux graphic stack que continua a ser um "monstro" de complexidade e muito dificil de optimizar), e há ainda problemas relacionados com os velhos do restelo estarem agarrados ao passado, mas até isso está a passar (systemd VS system V rings a bell?).

As pessoas têm que se lembrar que se tratam de sistemas que só a pouco tempo (em comparação com o Windows) é que estão a ser activamente suportados por empresas com poder financeiro para alterar velhos hábitos, e que até a pouco tempo atrás ainda funcionava tudo apenas e só com a comunidade, sendo que as principais companhias que existiam a fornecer suporte comercialmente, eram isso mesmo, meras "suporters" e não desenvolviam software para o resto da comunidade usar.

É injusto quererem uma maturidade igual em ambos os casos, quando o seu ciclo de desenvolvimento foi totalmente diferente. Estamos num periodo de grande adaptação tanto das distribuições como da própria comunidade, em que está a passar de uma comunidade estritamente entusiasta para pessoas leigas na matéria que simplesmente querem-no usar para o dia a dia como usariam qualquer outro, e isso é paralelamente um periodo que é certo existirem atritos entre os dois tipos de utilizadores, mas isso vai passar dentro de alguns anos.

Em relação a tua questão mais técnica em relação ás aplicações do MEO, existe relatos de sucesso na utilização do serviço (não completamente) utilizando o Moonlight que é um projecto desenvolvido pelo Mono, e neste caso a Canonical como tu referiste nem sequer tem que comprar licenças, uma vez que o Mono é financiando pela própria Microsoft. Agora o porque de não funcionar ainda a 100% isso apenas e só as pessoas desse projecto é que te podem responder, até porque está tudo muito "parado" pelo que te visto desde que começaram com a guerra "anti-mono" e é algo que nao acompanho.
no meu caso o moonlight,que me tem servido sempre,desta vez nao,talvez pelo uso do DRM,nao sei.
 
Back
Topo