linux é fixe mas..

Yup. Pensei exatamente o mesmo. Um utilizador expôs a sua visão (se bem que limitada) de um entrave para a utilização do Linux com mais regular e vamos lá queimar o herege.
Adoro como se critica as empresas que criam o software, mas não as empresas leiteiras que criam distribuições como caroços de azeitona, em vez de tentarem aumentar o suporte a sei lá...
dispositivos?

Não, vamos acusar o utilizador de preguiça, de ressabiado e vamos mandá-lo para o outro lado, pois não merece estar entre nós, os puros.

Sim, como alguém disse, a Canonical está a tomar decisões idiotas, a comunidade está fragmentada em várias arquiteturas (alguém me explique a vantagem de haver .deb, .rpm, .etc), em vez de se unificarem processos, partilharem a mesma base e cada um que usasse a roupa que quisesse.

Sim, o Linux está a ficar para trás, muito por culpa da Canonical e do seu enorme sucesso, pois pelo que vejo cada vez menos utilizadores usam o Linux, o que não deixa de ser pena.

Não culpo as empresas por tomarem uma decisão lógica: Mais utilizadores, mais apoio. Melhor suporte.

A sério, é uma equação simples. A Canonical, Mandriva e etc que se virem para as empresas e demonstrem interesse ou até se ofereçam para criar os drivers, ou algo para que essas empresas se virem para cá. Ficar à espera delas tem dado um resultado estrondoso, sem dúvida...

Podemos agora assar o criminoso no estádio de Alvalade?
e por culpa da CANONICAL tens o STEAM ai a porta..
 
Espanta-me como é que ainda ninguém disse ao Tag351 para ler isto:

Linux is NOT Windows

Eu sei que nem sequer vais ler isto, por isso fica resumido: Se vens para Linux a contar com um Windows de graça, vieste à porta errada.
E não tens qualquer razão para criticar e disparatar para todo o lado. Isto não é uma empresa multimilionária que vende os seus produtos, e tem que dar o suporte apropriado. Isto é gente como tu e eu que vai corrigindo e melhorando o sistema nos seus tempos livres.
E mais: reclamas do Linux porque ele não consegue correr uma aplicação feita para Windows. Porra isso é o mesmo que dizeres que a PS3 não vale nada porque não lê jogos da Xbox360.

Queres continuar com Linux? Ótimo, procura, estuda e descobre como se fazem as coisas, e vês que afinal tem muito potencial. Se não queres continuar, tens bom remédio: voltas para Windows.



DigitalBoy o problema é sempre o mesmo e irá sempre ser o mesmo. A grande maioria vem para Linux convencido que é um Windows gratuito. Quando vêm que afinal não é, choram e dizem que o Linux é que não vale nada.

Edit: Tag351 não é por nada mas esta parte do link de cima encaixa em ti perfeitamente:
linux nao é windows,o que eu já aprendi hoje contigo.
 
Que relação têm as duas coisas?

O problema dos drivers não está completamente resolvido e provavelmente nunca estará, mas que relação tem com a fragmentação?
É dificil explicar como é que reduz o problema dos drivers, quando ele não existe, depois já existe, depois não existe. Para acabar com a discussão:
- Se existe um problema com drivers inexistentes, seja no kernel ou lá onde for, a menor fragmentação pode fazer com que um consórcio pague activamente pela criação dos drivers criticos (para o kernel), em vez de depender de amateur jobs. Não tem a ver com o número de distros directamente mas sim com a fragmentação corporativa no meio (que dá origem ao elevado número de distros);
- Se não existe um problema com drivers inexistentes, então não existe, porreiro. Agora não digam é passado 5 minutos que há.
 
O único problema de drivers que é frequente, tem haver com as placas gráficas, mas as companhias de hardware já estão a mudar a sua postura. A nvidia vai suportar oficialmente o optimus, e a AMD abriu um fórum para as drivers Linux, de resto não costumo ver problemas com drivers(pelo menos pela minha experiência pessoal). E discordo que a fragmentação prejudique o Linux, é facto que existem centenas de distros mas se reparar-mos bem tudo se resume a apenas Red Hat/Debian.
 
linux nao é windows,o que eu já aprendi hoje contigo.

Ora bem, tu queres correr um programa feito ESPIFICAMENTE para Windows, em Linux. Como não consegues, achas que a culpa é do Linux.
Sim, eu mantenho o que disse. Tu NÃO SABES como um é diferente de outro.

E já agora, com essa atitude dificilmente tens ajuda.
 
E eu a pensar que i titulo era para nós terminarmos a frase lol
Ca´vai o meu contributo xD
Linux é fixe mas... ainda gera muita controvérsia xD
 
Amigos, pensem só uma coisa que já aqui foi dita e repetida.
Linux é desenvolvida por amantes da informática e por engenheiros e técnicos de electrónica com fins específicos, provavelmente sabem que hoje em dia o vosso frigorífico, o vosso carro, os aviões, os navios, a PS3, caixas multimédia e muito mais equipamentos usam linux.
São estas coisas que em grande parte financiam os projectos Linux.
Só precisamos de esperar mais um tempo para que alguém torne o Linux mais competitivo a nível de software para PC.
É óbvio que isso vai contra a filosofia que fez nascer o Linux (um SO gratuito), vejam o caso do Android que conquistou o mercado, vejam que não é tudo de borla no Android.

Por isso é necessário sabermos à partida a razão que está na base das principais diferenças entre SOs, essa razão é simplesmente o LUCRO, o DINHEIRO.
 
Última edição:
e por culpa da CANONICAL tens o STEAM ai a porta..

Not true! Por culpa da Valve ser uma empresa que gosta de dinheiro (como todas) e ver que o Win8 com a sua store vai fazer concorrência ao seu serviço, eles viram-se forçados a expandir o seu negócio a outros sitios! Simplesmente foi escolhido o Ubuntu, pois é a distro com mais users (tendo em conta os enumero derivados deste). Não foi porque a Canonical disse "Epa sabem o que era mesmo fixe? Porem o vosso serviço Steam na nossa distribuição!", eles agora simplesmente estão a delinear estratégias para tornar o Ubuntu num bom SO para jogos.

Edit: Aqui está o que disse! http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTI2MzA
 
Última edição:
Not true! Por culpa da Valve ser uma empresa que gosta de dinheiro (como todas) e ver que o Win8 com a sua store vai fazer concorrência ao seu serviço, eles viram-se forçados a expandir o seu negócio a outros sitios!
não concordo, sim o windows tem agora a sua própria store, mas aquilo só tem apps metro, e vendo o serviço digital da ms, se continuar o mesmo, nem arranha o steam. games for Windows? Que grande banhada
 
não concordo, sim o windows tem agora a sua própria store, mas aquilo só tem apps metro, e vendo o serviço digital da ms, se continuar o mesmo, nem arranha o steam. games for Windows? Que grande banhada

Só tem app´s metro agora, isto saiu há uns meses!! Ora eles já retiraram as restrições de venda de jogos AAA, daqui a pouco tempo poderás comprar jogos para Windows através da Store ou coisa assim. Se arranha o Steam? O Origin tentou e não conseguiu, este só se safará porque é instalado logo no windows e será mais fácil para utilizadores mais normais, pois vêem o jogo e compram ali sem procurar outros sítios.

Digo-te com certezas que uma das razões pela steam no linux é essa! Sendo outra a intenção da Valve lançar uma Steam Box e para isso terá de usar Linux.
 
se a ms fizer boas promoções ainda pode rivalizar com o Steam, se for como o games for Windows ou o xbox live, esquece lá isso.
 
Não vou acrescentar muito mais a este tópico, porque muitos users aqui do forum disseram (e bem!) os problemas de muita gente em entender o que é Linux... O problema de muita gente em que o sinónimo de computador é Windows persiste, e acredito que muita gente usa uma cópia pirata do Windows, sem saber o as implicações directas e indirectas que isso implica... Sou user de Linux, adepto de Ubuntu, e Linux Mint e em alternativa Debian e OpenSuse, entusiasta ao nível de um simples utilizador, que usa na maior parte do tempo e para quase todas as necessidades Linux Mint, pela facilidade de utilização, fiabilidade, segurança... Em Windows é um gasto de €€€, segurança é duvidosa (no mínimo...), para além de que pagar qualquer coisa como 68€ ou mais por ano para um anti-vírus e outros aplicativos, enquanto existem aplicativos "Open-Source" que fazem o mesmo, pergunto se usar Windows vale mesmo a pena, a não ser para jogos e mesmo assim com esta mudança "de maré" a este nível antevejo um futuro bastante promissor para o mundo Linux...

Se muita gente soubesse a quantidade de gente que de forma voluntária escreve montanhas de linhas de código e de forma gratuita, para que o mundo Linux evolua, não falava "à boca cheia" a dizer que a culpa de aquilo ou de outra coisa não funcionar é do Linux, choca-me a forma como são ditas estas coisas, pois estamos a falar de sistemas operativos 100% gratuitos e de distribuição livre, a qual inclusive se incentiva a sua cópia e distribuição livre, ao contrário do Windows, e outros sistemas de código fechado e proprietários....

Se não gostas, não uses... Se queres usar e não sabes, pergunta, de certeza que ajuda não te vai faltar, haja vontade para isso...
 
Para quem começa por criticar quem não sabe o que é Linux......

McFreak... Não percebi essa... Se tenho um produto gratuito e legal, e outro a pagar, será que o gratuito não é melhor porque faz o que se pretende?? Se há gente que gosta de pagar seja o que fôr, força, que cada um faça o que entenda, mas ás vezes a ignorância é má conselheira...
 
McFreak... Não percebi essa... Se tenho um produto gratuito e legal, e outro a pagar, será que o gratuito não é melhor porque faz o que se pretende?? Se há gente que gosta de pagar seja o que fôr, força, que cada um faça o que entenda, mas ás vezes a ignorância é má conselheira...
Só pagas por anti-virus se quiseres, já vem um incluído com o Windows. E o OpenSource também existe para Windows sabias?
 
A verdade é que por mais que goste de Linux, este em alguns aspectos não é e se calhar nunca será uma alternativa a 100% em relação ao Windows, seja pela :

- Fragmentação criada pelas 1001 distros disponíveis que apesar da oferta variada que cria, acho que acaba por ser mais prejudicial que benéfico.
- Falta de suporte oficial da maioria no que toca a drivers/software.
- Pela qualidade da concorrência mesmo pagando e que goste-se ou não é óbvia.
- Pelos users que quando instalam Linux muitas vezes não sabem ao que vão assim como não têm noção a quem devem atribuir as responsabilidades quando a experiência não correr como esperavam, é que cada caso é um caso.

Na parte que me toca já aprendi a lidar com esta realidade e se calhar lá no fundo talvez seja melhor que Linux nunca venha a ser uma alternativa a 100% a Windows, por falar nisto tenho de instalar uma distro que já tenho saudades. :D
 
Em tempos o Windows era proibitivamente caro, mas já aprenderam e este custa 70 euros (preço de um jogo). A meu ver tanto o Windows 8 como o MacOS ML são muito superiores a uma distro Linux das mais populares.
lol, também não é bem assim. Com esse comentário só mostraste que andas aqui a mandar postas de pescada porque é fixe.
 
Só pagas por anti-virus se quiseres, já vem um incluído com o Windows. E o OpenSource também existe para Windows sabias?

McFreak... Isso é a lógica da batata... Ok, Tenho os €€€ para comprar o Windows, mas não para proteger de viroses....(No Windows 8 não me fiava na sua segurança de base incluída, não me venham dizer que a Micro"gaitas" consegue ser tão eficiente como companhias que andam no mercado à décadas a vender os seus produtos de protecção a computadores e servidores) LOLLL! :-D Segurança "opcional", pois sim!
Sim, sabia quanto à opção "Open-Source" em ambiente do "Bill Gaitas", mas não deixa de rodar num SO pago... Até tens um anti-virus open-source para windows, o problema é que as versões pagas são mais eficientes, e aqui volto ao mesmo pois a o SO não deixa de ser Windows ou mesmo Apple... Foi por aquilo que se pagou, é aquilo à moda deles que temos, sem tirar nem pôr... Já vieram a lume que a Microsoft espiava os seus utilizadores por via remota sem sua autorização, ou que a Apple recolhia os hábitos dos seus clientes também sem o seu conhecimento...

Deixo aqui vários links que merecem TODOS eles serem lidos:

http://www.defectivebydesign.org/blog/1313
http://www.defectivebydesign.org/apple
http://pplware.sapo.pt/informacao/ios-6-rastreia-a-actividade-do-utilizador-do-iphone-novamente/
http://log.nadim.cc/?p=78
http://pplware.sapo.pt/informacao/stallman-a-apple-algema-os-seus-utilizadores/

O "eterno" problema é a forma como as pessoas encaram Linux... Pois muitas delas experimentam por curiosidade, e quando a coisa corre mal, a culpa é do Linux, não do desconhecimento de como resolver o problema, ou seja as pessoas "refugiam-se" numa auto-desculpa esfarrapada porque não entendem, porque estão de tal modo "formatadas" em modo Windows que tudo o que seja fora disso é que está mal...

Houve também um user aqui do fórum que diz que o Windows 8 é mais superior que certas distros em Linux... Discordo no ponto em que é muito mais arrumado e fácil de movimentar e personalizar o desktop em Unity do que o Windows 8, em que somos literalmente obrigado a seguir uma determinada ordem até se chegar a um ambiente de trabalho parecido com o que era o Windows 7, sei que dá para alterar isso, mas convenhamos que para se aceder a essa alteração não é das coisas mais visíveis e intuitivas de se fazer... No Windows 8, a componente comercial é fortemente sentida logo no inicio do ambiente de trabalho, e simplesmente frustrante ter de andar as voltas com um rato normal num desktop daqueles... É ideal para quem tem um touchscreen mas horrivel para quem não o tem! Em Ubuntu pode-se manipular o desktop das duas maneiras sem grandes complicações, e como é apanágio desta distro as personalizações são mais que muitas... Para quem quiser um desktop mais "tradicional" pode sempre optar pelo KDE, LXDE, XFCE, MATE, enfim, opções não faltam...

Agora uma licença de 70€ para se ter Windows... Bem, por mim, prefiro ficar com 70€ no bolso e ter um computador funcional à mesma, os jogos não ocupam a minha lista de necessidades de topo, por mim são dispensáveis... E 70€ é muito €€€ na minha opinião...

Perante isto, que cada um escolha como melhor lhe aprouver, por mim, defendo que o futuro pertence cada vez mais a criações "Open-Source", distros incluidas... Felizmente ainda há liberdade de escolha...
Cumprimentos a todos.
 
Última edição:
Back
Topo