linux é fixe mas..

Muitas empresas tomam banho na própria lama. Porquê, só pensam no lucro imediato e esquecem da versatilidade. Só depois de estarem embrulhados no sistema, é que vêm o erro, a solução de sair é muito mais dispendiosa e de grande risco.

As soluções proprietárias de inicio são muito boas e funcionam ás mil maravilhas, mas depois quando começam a sentir a concorrência começam a surgir más soluções. Quem está na embrulhada vai atrás.

É certo que as soluções proprietárias são excelentes para iniciar projectos/ideias, é extremamente importante delinear as estratégias e consistentes. Nas soluções proprietárias é muito mais simples de fazer as delineações, que num projecto comunitário. Por as soluções divergirem e serem abertas origina a grande razão da quantidade de forks que existem na comunidade Linux (não só kernel) e outras soluções opensource.

É mau haver tanta dispersão no Linux e projectos opensource? De inicio pensava que sim, mas na realidade não é. A liberdade permite criar novas ideias e mudanças. Imaginem se tudo fosse focado no Red Hat ou Debian, haveria soluções extremamente limitadas (algo contra a ideologia do opensource) ou então projectos com tamanhos assustadores.

No mundo do Linux existem duas soluções básica, user friendly and personal (amigável ou personalizável), ainda há as que estão no meio, mas nos extremos são estas duas. Hoje em dia a comunidade está a ficar bastante grande, sendo fácil obter opiniões, o outro ponto muito positivo de a comunidade crescer, é que as empresas começam a interessar-se por este mercado, o do user friendly.

Existe uma mentalidade que tem de mudar, tanto na comunidade Linux como os Windows e MacOs user, os projectos para crescerem não pode funcionar exclusivamente sobre o free e das caridades, é muito importante implementar um negócio e a geração de riqueza, mas não quer dizer que tenham de ser proprietárias e fechadas, basta pensar na prestação de serviços, e nunca esquecer de reencaminhar parte do lucro para quem desenvolve o projecto e participar. A participação pode ser tão simples como dar opinião e recomendações. O importante é que haja uma comunicação entre partes.
 
Última edição:
Lendo este tópico desde o inicio consigo entender o porquê de quem vem do Windows dizer que Linux não presta, é que quando se muda não se formata o cérebro. Instala-se algo e se não funciona, é desinstalar e voltar a instalar, se volta a não funcionar repete-se tudo na esperança de resolver o problema até que se chega á conclusão que Linux não presta porque em Windows se na primeira instalação não funcionou como se esperava, á segunda funciona. Também se pode concluir que em Windows é mais fácil entender um erro catalogado por um numero do que em Linux, porque em Linux quando indica que surgiu um erro por norma indica um par de soluções prováveis para resolver, mas somos orgulhosos para seguir os passos que uma máquina nos indica.
Hoje em dia toda a tecnologia está tão simplificada que quase ninguém perde um minuto a ler o manual de instruções e depois ao primeiro obstáculo o produto não presta.

O maior ou menor apoio dos fabricantes ao Linux tem a ver com o lucro que daí podem obter, mas não apreciam a liberdade de Linux pois se o fabricante deixa de suportar o hardware existirão alguns voluntários que manterão por mais uma década o hardware a funcionar. A catrefada de software que os fabricantes colocam no hardware novo é um modo de obter mais uns euros de lucro.
 
Já aos anos que uso linux quase a 100% (tenho dual boot com windows só por causa dos jogos). Não há nada de que sinta falta e tudo funciona impecável.
Fixei-me em Debian e todas as minhas máquinas sempre trabalharam uma maravilha.
Sinceramente não percebo os problemas que relatam. Já tive o mais variado hardware em mãos e nunca tive dores de cabeça com nada.
Todo o hardware funciona como é suposto funcionar, não tenho problemas de aquecimento, não há programa nenhum que me faça falta, etc...
Só posso dizer que Linux é uma maravilha!!

Vi aí pessoal a "dizer mal" da AMD/ATI. Por acaso são as marcas que tento sempre suportar (comprar) e também nunca deram problemas com nada...

Também estavam a falar da ZON/MEO. Aí o problema é mesmo do Silverlight/DRM. Se se dessem ao trabalho de usar algo mais universal, isso iria funcionar em Linux. A culpa não é do sistema operativo, é das escolhas que fizeram para nos "dar" tv no computador.

Acho muito bem haver escolhas a nivel de S.O., sejam as várias distros Linux, Windows, MacOS. O pessoal usa o que quiser. Agora dizerem mal de um sistema só porque não o conhecem e estão à espera que funcione como outro a que estão habituados.... Isso é serem casmurros... Isso é como saber conduzir uma mota, e pegar num carro e dizer que não presta porque se conduz de forma diferente.
 
Sinceramente não percebo os problemas que relatam. Já tive o mais variado hardware em mãos e nunca tive dores de cabeça com nada.
Todo o hardware funciona como é suposto funcionar, não tenho problemas de aquecimento, não há programa nenhum que me faça falta, etc...
Só posso dizer que Linux é uma maravilha!!

Vi aí pessoal a "dizer mal" da AMD/ATI. Por acaso são as marcas que tento sempre suportar (comprar) e também nunca deram problemas com nada...
Isso também é preciso ter sorte. A AMD é publicamente conhecida como uma vergonha em drivers, não é só invenção. Eu sempre utilizei a driver Radeon do Mesa só porque não estou para ter metade dos problemas que tive com a catalyst, mas claro que fico insatisfeito por ter 10x menos performance do que o standard. São coisas como essas que desagradam ao pessoal novo, e depois espalham a palavra negativa por uma experiência má que tiveram.
Experimenta utilizar também as placas de WI-FI antigas (que andam por ai aos pontapés) da broadcom, ou uma grafica onboard e uma dedicada no laptop.
Bastam coisas dessas...
 
Drivers para as gráficas ATI, saco os do site oficial e funcionam impecável. Até tenho mais 20 fps no Linux que em Windows, a jogar Enemy Territory (tenho uma ATI 5650m).
Também já tive portáteis com duas gráficas (nvidia optimus nos dois) e funcionava tudo bem com o bumblebee. Foi só seguir as instruções do wiki do debian para isso funcionar (já vi aqui no forum a falarem disso).
Sobre placas wifi, estou neste preciso momento a escrever num portátil com Debian e uma Broadcom bcm4313.
Acredito que haja malta com problemas. Eu nunca os tive por isso não tenho razão de queixa. Mantenho sempre as instalações simples e minimalistas e tudo funciona impec.
Até o Windows está com acesso r/w à minha partição ext4 onde guardo a tralha toda. Instalo os jogos do Windows nessa mesma partição (10GB ext4 linux + 20GB ntfs windows + resto do disco em ext4 para dados e jogos).

PS: já tive moooontes de portáteis/desktops a correr linux e em todos o hardware todo funcionou. Nunca tive uma peça que não funcionasse.
 
Drivers para as gráficas ATI, saco os do site oficial e funcionam impecável. Até tenho mais 20 fps no Linux que em Windows, a jogar Enemy Territory (tenho uma ATI 5650m).
Também já tive portáteis com duas gráficas (nvidia optimus nos dois) e funcionava tudo bem com o bumblebee. Foi só seguir as instruções do wiki do debian para isso funcionar (já vi aqui no forum a falarem disso).
Sobre placas wifi, estou neste preciso momento a escrever num portátil com Debian e uma Broadcom bcm4313.
Acredito que haja malta com problemas. Eu nunca os tive por isso não tenho razão de queixa. Mantenho sempre as instalações simples e minimalistas e tudo funciona impec.
Até o Windows está com acesso r/w à minha partição ext4 onde guardo a tralha toda. Instalo os jogos do Windows nessa mesma partição (10GB ext4 linux + 20GB ntfs windows + resto do disco em ext4 para dados e jogos).

PS: já tive moooontes de portáteis/desktops a correr linux e em todos o hardware todo funcionou. Nunca tive uma peça que não funcionasse.
Sacas do site?
A) Isso é altamente desaconselhado a utilizadores pouco experientes por muitos e bons motivos.
B) Quanto pessoal iniciante(que já mal e porcamente usa windows) é que conheces com uma noção de runlevels e do que é o Xorg? "Olha, ligas o runlevel 3 ou desligas manualmente o Xorg e executas o script que sacastes!" Pois... era giro, era...

Bumblebee?Estamos a falar de pessoal "inexperiente", muitos deles nem tão pouco sabem o que é uma placa grafica, quanto mais saber que tem duas e precisam de meter o bumblebee para alternar...
Instruções na wiki do debian? O pessoal atual nem vê os manuais todos apelativos do windows(que muitas vezes lá esbarram por engano) e depois vem fazer perguntas idiotas, e estás mesmo á espera que esse mesmo pessoal vá dar com a wiki do debian que possivelmente tem mais linguagem técnica do que qualquer outra coisa?

Tenho essa mesma placa no netbook, e no portatil de um colega meu. Quantas distros experimentastes com essa placa? Posso-te garantir que tens distros como openSuse e Fedora, que perdes eternidades para por o modulo(broadcom-wl) a funcionar porque o brcmsmac não funciona(vê lá tu o enjoado estou dessa m**** para já lhe saber o nome de memoria...) e ora se recusa a sair, ora o modulo da broadcom não quer entrar, e depois entra e não quer funcionar porque andam os dois á cabeçada...
Nem tudo é assim tão simples e linear, não deve de ter sido por acaso que utilizo arch, da mesma forma que tu utilizas debian. São tão simples, que as distros "easy & friendly" acabam por ser mais complicadas nestes detalhes(a complicação que aquilo tem por um simples rmmod brcmsmac& modprobe wl).
Gostava de ver um user "normal" a fazer esse feito heroico... aff

Ou tu tens montes de anos de experiência nestas andanças, ou tens uma sorte que nem imaginas!

Concluindo:
Isto sou eu, que á 2 anos (se calhar 3) que ando a meter-me nisto com uma força de vontade enorme(sou mesmo assim quando apoio algo), e leio "tijolo" atrás de "tijolo"(AKA livro grande :P) para tentar entender as coisas tão bem quanto possível, sem falar nas horas de experimentação.
Imagina agora uma pessoa que pouco mais saiba do que ligar o computador, ligar a sessão, e usar o office/browser.

Cumprimentos
 
Enemy Territory
<3

Pegando no tópico, o único "problema" que tenho com o linux é a falta de um grande update no office. A actual versão do LibreOffice parece-me estar um bocado atrás do desenvolvimento que as distros têm tido. Fico também a aguardar novidades do novo OpenOffice. De resto, estou consciente que os jogos não correm em Linux e é isso.
 
<3

Pegando no tópico, o único "problema" que tenho com o linux é a falta de um grande update no office. A actual versão do LibreOffice parece-me estar um bocado atrás do desenvolvimento que as distros têm tido. Fico também a aguardar novidades do novo OpenOffice. De resto, estou consciente que os jogos não correm em Linux e é isso.

Eu posso estar a dizer algum disparate, mas penso que o problema de o libreOffice/openoffice estar mais estagnado provem da oracle ter comprado a sun. Criou uma dispersão de recursos.

Mas a grande verdade é que um user normal nem usa metade dos recursos disponíveis num pacote office e pior, nem sabe da existência deles.

Outro assunto interessante e que se assemelha ao Linux VS Windows, porque usam MS office e não o Libre/OpenOffice, muitos só sabem bater texto (mal), colocar negrito, italico e sublinhado e para orientar melhor a formatação, um "enters" para fazer mudança de página e maior espaçamento entre parágrafos. Ah, claro chapar umas imagens e esticar até ficar no sitio. Tudo este potêncial está no Office aberto e gratuito, e porque não mudam? Simples, porque não é tão intuitivo e amigável. Errado, eu acho bastante fácil de usar e a intuição é muito semelhante ao do office da MS, o problema está, tal como eu que ainda não formatei o windows para instalar o Linux, a preguiça xD
 
Não vejo problemas por o desenvolvimento do LO/OO estar estagnado. Aquilo funciona impecável. Só se forem fazer como a MS, que resolveu meter aqueles menus azuis que não dão jeito para nada. Nunca mais usei o office deles, desde essa "inovação".
Sobre os jogos, deviam fazer mais em opengl, e largarem o directx. Isso é que era bom.

@ DigitalBoy
Percebo o que dizes do pessoal inexperiente, mas acho que em 80% dos casos nada tem a ver com inexperiência. O problema é a falta de vontade/tempo para aprender.
Eu tenho carta há montes de anos, mas continuo sem saber arranjar o carro. Só o sei conduzir porque não tenho a mínima pachorra para aprender mecânica ;)
Para usar a placa da broadcom só instalei o pacote broadcom-sta-dkms. Ficou logo a funcionar.

Para o pessoal que só quer ligar o pc e ir para a net ver uns vídeos ou spammar no facebook, distros tipo ubuntu são o ideal, embora não goste delas. É só instalar e está a andar. Não há grandes problemas com virus, para adicionar software novo é só colocar uns vistos no synaptic, etc... Porque quem não percebe de computadores, ao mínimo problema vai precisar de ajuda. E aí em Windows é tudo muito mais complicado.
 
Não vejo problemas por o desenvolvimento do LO/OO estar estagnado. Aquilo funciona impecável. Só se forem fazer como a MS, que resolveu meter aqueles menus azuis que não dão jeito para nada. Nunca mais usei o office deles, desde essa "inovação".
Sobre os jogos, deviam fazer mais em opengl, e largarem o directx. Isso é que era bom.

@ DigitalBoy
Percebo o que dizes do pessoal inexperiente, mas acho que em 80% dos casos nada tem a ver com inexperiência. O problema é a falta de vontade/tempo para aprender.
Eu tenho carta há montes de anos, mas continuo sem saber arranjar o carro. Só o sei conduzir porque não tenho a mínima pachorra para aprender mecânica ;)
Para usar a placa da broadcom só instalei o pacote broadcom-sta-dkms. Ficou logo a funcionar.

Para o pessoal que só quer ligar o pc e ir para a net ver uns vídeos ou spammar no facebook, distros tipo ubuntu são o ideal, embora não goste delas. É só instalar e está a andar. Não há grandes problemas com virus, para adicionar software novo é só colocar uns vistos no synaptic, etc... Porque quem não percebe de computadores, ao mínimo problema vai precisar de ajuda. E aí em Windows é tudo muito mais complicado.
O pessoal gosta de "menus azuis", um layout bonitinho e tal...
Já quando foi a saída do vista toda a gente dizia que aquilo era pessimo, que usava recursos á maluca, mas no entanto foi adotado em massa.

Isso de vontade/tempo de aprender é relativo. Nós dizemos isto em informática, outros como noz dizem o mesmo em mecânica, outros dizem isso sobre jardinagem. De certa forma tudo é util, mas uma pessoa não pode aprender tudo, por isso é que as pessoas se especializam numa só area.
80% dos casos é um numero muito gordo. Arrisco dizer que 95% das pessoas á frente de um computador não fazem ideia de metade do que fazem no windows, quanto mais noutro S.O. menos conhecido.

Esse modulo deve de ser um raname do broadcom-wl, no arch fiz exatamente o mesmo, mas nas distros mais "friendly" só isso não chega.

Isso é tudo muito bonito... primeiro "o que é o synaptic" para um user inexpriente? (Há pessoas que desconhecem o "instalar e remover programas" do windows, quanto mais...)
Um entrave simples: Onde vai o user buscar o que não tiver no repositório?
É suposto um user saber qual a versão do SO que usa? 12.04? 12.10? fc16? fc17? suse12.1? suse12.2? ... ... ...

É muito simples arranjar problemas. Não penses nas pessoas com quem te das, pensa na generalidade da população.
 
O broadcom-sta-dkms é o driver proprietário da broadcom (wl). Cheguei a usar o brcmsmac mas era problemático.

Há pessoas que desconhecem o "instalar e remover programas" do windows, quanto mais...
O synaptic é bem melhor que isso. É só ir lá colocar uns vistos e está a andar. Se os programas não estiverem nos repositórios, claro que vai ser problemático. Mas para este tipo de utilizador que digo, tem lá tudo o que possam precisar.

Não penses nas pessoas com quem te das, pensa na generalidade da população.
Olha que practicamente toda a gente que conheço, pouco ou nada percebe de computadores. Há pessoal que se vê à nora para montar um iso no windows, e instalar um jogo (é só piratas por aí...). Depois o jogo não trabalha porque não copiaram o exe crackado para o sítio correspondente. Esse tipo de pirataria vem sempre com uns nfo com instruções. Eles não conseguem entender que aquilo são ficheiros de texto que se abrem no notepad. Instalar drivers? Ligar o pc à tv? Trocam-se todos!!
Isto parece bem mais difícil que linux ;)

Já quando foi a saída do vista toda a gente dizia que aquilo era pessimo, que usava recursos á maluca, mas no entanto foi adotado em massa.
Por acaso entre Vista, 7 e 8, acho-os todos iguais. Vejo montes de pessoal a dizer mal do Vista, porque na altura eram vendidos portáteis com 512MB de RAM e aquilo arrastava-se....
O pessoal está tão dependente da MS e das suas "novidades", que sempre que lançam alguma coisa o pessoal vai logo atrás. O que importa é ser novidade.

Mas repito o que já disse noutro post acima. Ainda bem que há escolha para todos. Muito mau era estarmos todos presos ao mesmo SO/software. Cada um vai defender sempre o seu ponto de vista.
 
Olha que practicamente toda a gente que conheço, pouco ou nada percebe de computadores. Há pessoal que se vê à nora para montar um iso no windows, e instalar um jogo (é só piratas por aí...). Depois o jogo não trabalha porque não copiaram o exe crackado para o sítio correspondente. Esse tipo de pirataria vem sempre com uns nfo com instruções. Eles não conseguem entender que aquilo são ficheiros de texto que se abrem no notepad. Instalar drivers? Ligar o pc à tv? Trocam-se todos!!
Isto parece bem mais difícil que linux ;)

Sabes o que acontece em windows se abrires um NFO? Não te abre um editor de texto, penso que seja uma extensão para configuração do windows. É preciso clicar com o botão direito e abrir com o editor ou associar o ficheiro a um editor de texto, algo extremamente complexo para muitos.

Até para sacar e executar um programa ou instalador, é complexo para as pessoas. Mesmo tendo um wizard com as instruções todas escritas, as pessoas perguntam e agora? Não querem lêr e perceber.

Para grande parte das pessoas o ideal é sistemas tipo android e iOS, tens um mercado onde escolhes o que queres e o sistema faz o resto. Mas acredita, mesmo assim ainda há muita gente que é muito complexo usar um market.

O bom do mundo do Linux é que podes ter de tudo e a limitação é literalmente a imaginação, ok ok, é mais o hardware xD
 
O synaptic é bem melhor que isso. É só ir lá colocar uns vistos e está a andar. Se os programas não estiverem nos repositórios, claro que vai ser problemático. Mas para este tipo de utilizador que digo, tem lá tudo o que possam precisar.
Tem? Tenho duvidas disso...
Esse tipo de utilizador muitas vezes gosta de instalar jogos. Mesmo que eles sejam portados para linux, vai ser sempre preciso instalar certas livrarias (lib32-mpg, lib32-mono, lib32-isto, lib32-aquilo), achas que eles vão ler um readme comprido para saberem o que fazer nas varias distros?
De qualquer forma, em muitos repos as aplicações vem pelo nome, não pelo que são. Uma pessoa quer um cliente de torrente, ainda tem antes de pesquisar por deluge, trasmission, etc... porque não sabe o nome de um.
Olha que practicamente toda a gente que conheço, pouco ou nada percebe de computadores. Há pessoal que se vê à nora para montar um iso no windows, e instalar um jogo (é só piratas por aí...). Depois o jogo não trabalha porque não copiaram o exe crackado para o sítio correspondente. Esse tipo de pirataria vem sempre com uns nfo com instruções. Eles não conseguem entender que aquilo são ficheiros de texto que se abrem no notepad. Instalar drivers? Ligar o pc à tv? Trocam-se todos!!
Isto parece bem mais difícil que linux ;)
Isso encontra-se dentro do conhecimento de ambos os OS's. Quer num, quer noutro convem saberes o que são ISO's e como os usar, o que são executaveis, como funcionam as drivers e quais os inputs/outputs fisicos do pc.
De qualquer forma, se o Windows usa-se mime's e borrifasse nas extensões, não haveria tantos problemas...
Por acaso entre Vista, 7 e 8, acho-os todos iguais. Vejo montes de pessoal a dizer mal do Vista, porque na altura eram vendidos portáteis com 512MB de RAM e aquilo arrastava-se....
O pessoal está tão dependente da MS e das suas "novidades", que sempre que lançam alguma coisa o pessoal vai logo atrás. O que importa é ser novidade.
De uma forma ou outra, aquilo no SP0 estava pessimamente mal otimizado independentemente do hardware. Mas como era "shiny" com o novo aero, foi adotado por muitos.
Mas repito o que já disse noutro post acima. Ainda bem que há escolha para todos. Muito mau era estarmos todos presos ao mesmo SO/software. Cada um vai defender sempre o seu ponto de vista.
O problema é que quando está a maioria num, é feito o possível pela empresa dona para prender o pessoal e fazer render.
Qual é a escolha de um jogador? Qual é a escolha de um fotografo(para muitos o GIMP não chega)? Qual é a escolha de um profissional de CAD?

Sabes o que acontece em windows se abrires um NFO? Não te abre um editor de texto, penso que seja uma extensão para configuração do windows. É preciso clicar com o botão direito e abrir com o editor ou associar o ficheiro a um editor de texto, algo extremamente complexo para muitos.

Até para sacar e executar um programa ou instalador, é complexo para as pessoas. Mesmo tendo um wizard com as instruções todas escritas, as pessoas perguntam e agora? Não querem lêr e perceber.

Para grande parte das pessoas o ideal é sistemas tipo android e iOS, tens um mercado onde escolhes o que queres e o sistema faz o resto. Mas acredita, mesmo assim ainda há muita gente que é muito complexo usar um market.

O bom do mundo do Linux é que podes ter de tudo e a limitação é literalmente a imaginação, ok ok, é mais o hardware xD
Para quem quiser perder tempo, se ninguem estiver para perder tempo a aprender, fica tal e qual o windows para alguem que nunca viu um computador á frente.

Cumps
 
Outro assunto interessante e que se assemelha ao Linux VS Windows, porque usam MS office e não o Libre/OpenOffice, muitos só sabem bater texto (mal), colocar negrito, italico e sublinhado e para orientar melhor a formatação, um "enters" para fazer mudança de página e maior espaçamento entre parágrafos. Ah, claro chapar umas imagens e esticar até ficar no sitio. Tudo este potêncial está no Office aberto e gratuito, e porque não mudam? Simples, porque não é tão intuitivo e amigável. Errado, eu acho bastante fácil de usar e a intuição é muito semelhante ao do office da MS, o problema está, tal como eu que ainda não formatei o windows para instalar o Linux, a preguiça xD
Para mim o problema não é o Word mas sim o Excel e o Powerpoint. Para o que a maioria faz com o Word até o Google Docs serve.
 
Última edição:
Reparo que muita gente aqui culpa o utilizador por não ter vontade de aprender. Vocês falam de boca cheia, porque se vos dessem um carro em algum componente essencial não funcionasse, vocês também não saberiam como arranjar. E podiam bater muito com a cabeça, mas ninguém (ok 99% da população) sem conhecimentos e ajuda de alguém especializado consegue abrir um motor, arranjar o que for, e voltar a montar.

E o mesmo se passa com os utilizadores normais. O Ubuntu tem problemas sérios com algumas gráficas da NVida, por exemplo. E o utilizador não faz a mínima do que fazer. Afinal ele comprou o PC para facilitar a vida, e não para aprender a configurar drivers, kernels e xorgs.

Antes de culparem o Windows, lembrem.se que até a própria Microsoft já foi pequena e teve de lutar muito (se justamente, não é para cá chamado) para ter o monopólio que tem. A Canonical tem tudo para por Linux a bombar, mas enquanto andar a alocar recursos para clouds, Ubuntu Stores e Unitys só está a atrasar.se (e espero que não se esteja a enterrar).
 
Reparo que muita gente aqui culpa o utilizador por não ter vontade de aprender. Vocês falam de boca cheia, porque se vos dessem um carro em algum componente essencial não funcionasse, vocês também não saberiam como arranjar. E podiam bater muito com a cabeça, mas ninguém (ok 99% da população) sem conhecimentos e ajuda de alguém especializado consegue abrir um motor, arranjar o que for, e voltar a montar.

E o mesmo se passa com os utilizadores normais. O Ubuntu tem problemas sérios com algumas gráficas da NVida, por exemplo. E o utilizador não faz a mínima do que fazer. Afinal ele comprou o PC para facilitar a vida, e não para aprender a configurar drivers, kernels e xorgs.

Antes de culparem o Windows, lembrem.se que até a própria Microsoft já foi pequena e teve de lutar muito (se justamente, não é para cá chamado) para ter o monopólio que tem. A Canonical tem tudo para por Linux a bombar, mas enquanto andar a alocar recursos para clouds, Ubuntu Stores e Unitys só está a atrasar.se (e espero que não se esteja a enterrar).

Fazemos antes esta comparação, compra um carro com peças não standard, depois quando tiveres o mais pequeno problema, não tens mecânico que te ajude ou então pagas que até doi. É algo semelhante neste mundo (linux), tu não encontras casas de informática especializadas ou habilitadas para tratar assuntos de linux. Ok acho que nem de windows encontras, o que fazem é limpar virus, backups e reinstalar/instalar windows, é algo como meter água no radeador, no limpa vidros, etc.
Acho que não é boa comparação. Carros e sistemas operativos.

Quanto a esses problemas, ás vezes os equipamentos de marcas conceituadas é o pior quando se quer usar o linux. O meu portatil da sony é um excelente exemplo, mas também, nem consigo instalar dos drivers da NVidia ... Em contra partida, já consigo usar o linux e adivinha, o flash funciona muito melhor em linux que em windows ... estranho.

Quanto á Microsoft, como tudo, nada nasce grande. Sabes, houve uma altura que tinhas duas opções, Apple ou PCs o que queria dizer, MacOS ou Windows/DOS. Hoje em dia, a concorrência é muito maior e mais vasta, logo é muito mais dificil cimentar no mercado e a solução passa mais por um vasto serviços, é o que a Canonical está a tentar fazer, bem ou mal, mas está. Como disse num post atrás, as empresas precisam de rendimentos e cativar as pessoas com serviços pagos, é uma boa opção de financiamento.

As pessoas são livres de comentar, mas ao faze-lo têm de dar liberdade de os outros fazerem os seu comentários. Esse comentário da boca cheia é que não se percebe muito bem a razão da sua existência, aprender dá trabalho e muito. Aprender sem ter trabalho é que é mais complicado.
 
Fazemos antes esta comparação, compra um carro com peças não standard, depois quando tiveres o mais pequeno problema, não tens mecânico que te ajude ou então pagas que até doi. É algo semelhante neste mundo (linux), tu não encontras casas de informática especializadas ou habilitadas para tratar assuntos de linux. Ok acho que nem de windows encontras, o que fazem é limpar virus, backups e reinstalar/instalar windows, é algo como meter água no radeador, no limpa vidros, etc.
Acho que não é boa comparação. Carros e sistemas operativos.

Quanto a esses problemas, ás vezes os equipamentos de marcas conceituadas é o pior quando se quer usar o linux. O meu portatil da sony é um excelente exemplo, mas também, nem consigo instalar dos drivers da NVidia ... Em contra partida, já consigo usar o linux e adivinha, o flash funciona muito melhor em linux que em windows ... estranho.

Quanto á Microsoft, como tudo, nada nasce grande. Sabes, houve uma altura que tinhas duas opções, Apple ou PCs o que queria dizer, MacOS ou Windows/DOS. Hoje em dia, a concorrência é muito maior e mais vasta, logo é muito mais dificil cimentar no mercado e a solução passa mais por um vasto serviços, é o que a Canonical está a tentar fazer, bem ou mal, mas está. Como disse num post atrás, as empresas precisam de rendimentos e cativar as pessoas com serviços pagos, é uma boa opção de financiamento.

As pessoas são livres de comentar, mas ao faze-lo têm de dar liberdade de os outros fazerem os seu comentários. Esse comentário da boca cheia é que não se percebe muito bem a razão da sua existência, aprender dá trabalho e muito. Aprender sem ter trabalho é que é mais complicado.

Não interpretes o boca cheia como insulto. O que quis dizer é que por vezes esquecemos que o utilizador não tem os mesmos conhecimentos que nós. Isso leva-nos a resolver ou a procurar uma solução facilmente e em pouco tempo, mas para o resto dos users, pode demorar meses ou até nunca. Dei o exemplo do carro por isso mesmo. Um mecânico facilmente descobre/arranja um problema no carro, o que para nós é impraticável.

A apple, na altura dos power pcs, tinha menos € e menos mercado que o Ubuntu. Mesmo assim eles tinham o cuidado de suportar e criar drivers para os dispositivos mais importantes.

A canonical agora quer ser a apple, mas não pode se dar ao luxo de fazer releases com erros graves na instalação, ou preferir dar suporte a Ubuntu Stores e clouds, quando existem users a sair devido a problemas de drivers com placas tão conhecidas como NVIDIA.
 
Back
Topo