Linux e os seus comandos

AMSA

Suspenso
Bom dia pessoal.

Gostaria de saber se alguém pode dar-me aqui umas sugestões.

Queria aprender linux mas mais sob o ponto de vista da utilização de comandos para efectuar algumas tarefas. Não tenho qualquer tipo de ideia do quê que se pode fazer através da linha de comandos (terminal) do linux, mas assim por alto penso que criar pasta, apagar pastas e ficheiros, instalar aplicações, etc.

Alguém pode indicar-me como posso aprender isto?

Cumps.
 
O TLDP tem um documento chamado "GNU/Linux Command-Line Tools Summary" que pode ser útil para conhecer os comandos disponíveis em geral (não será nem de perto nem de longe um guia por todos os comandos). Para ser mais prático talvez possas começar pelo capítulo 5, talvez depois o 7, e a seguir ler os outros capítulos depois do 3.

É algo que está no capítulo 5, mas não deixa de ser importante mencionar que é útil saber que existe o manual do sistema: No terminal escreve: man mount para ver o manual do comando mount. Existe um manual do próprio comando man. :)

A distribuição de Linux que estás a usar também deve ter alguma documentação semelhante.

Procurando com o Google encontrei também o "UNIX Tutorial for Beginners" que cobre igualmente muitos dos comandos comuns em Linux, e das acções disponíveis no bash (e outras shells).
Também encontrei o linuxcommand.org, que parece ter mais do mesmo básico, com outras coisas à mistura.
 
Obrigado pela resposta. O documento que falas diz lá command line tool, mas não seria suposto ser apenas terminal?

EDIT: Já agora existe algum conjunto de comandos e formas de trabalhar com o linux que dependa da área em que a pessoa está inserida? Por exemplo um Eng.º Informático usa mais um determinado tipo de comandos do que por exemplo que trabalha na indústria electróncia?
 
Última edição:
"tool" ou ferramenta é um nome comum para programas. No caso de ambientes Linux (e outros *nix) são programas independentes que funcionam por CLI (Command Line Interface) para fazerem algum tipo de trabalho quando usados em comandos—desde criar directorias a manipular streams de dados vindos da rede.

O terminal é a interface no qual usas uma shell (também ela uma tool) que interpreta os teus comandos, invocando as tools que usas nesses comandos. A shell mais comum em ambientes Linux desktop é provavelmente a bash, que deve ser a que estás a usar.

Do que vi o linuxcommand.org acaba por ser mais indicado para perceberes estes conceitos e teres um inicio à linha de comandos em Linux.

Esqueci-me de indicar outro recurso que é útil: http://explainshell.com/—explica-se a ele mesmo :)

Já agora existe algum conjunto de comandos e formas de trabalhar com o linux que dependa da área em que a pessoa está inserida? Por exemplo um Eng.º Informático usa mais um determinado tipo de comandos do que por exemplo que trabalha na indústria electróncia?
Ainda que hajam comandos que são usados por todos os utilizadores em linha de comandos—manipular ficheiros é essencial, por exemplo—, dependendo da área há tools especializadas para alguns trabalhos, usadas por pessoas nessas áreas especificas.

Por exemplo, e de forma extremamente simplificada dentro da área de informática: o gcc é um compilador de referência, útil a quem faz programação em C/C++. No entanto o gcc não será muito útil a quem faça administração de redes—que certamente usará ferramentas como o iptables para configurar firewalls (e outras coisas que o iptables permite implementar).

Existem certamente ferramentas especializadas para tarefas típicas das variadas áreas da industria de electronica, mas dado que não tenho experiência na área não sei indicar exemplos que façam sentido.
 
Última edição:
Os comandos são de conhecimento administrativo em GNU/Linux, por isso estar a ter acervos deles por tipo de usuário não é muito objectivo já que se usam todos em determinada função, depende isso sim do usuário saber usar algum que por motivos de uso mais diário lhe sejam mais necessários - por exemplo quem usa muita coisa com videos secalhar saber algo de ffmpeg ou mencoder dá jeito , na verdade as aplicações gráficas são comandos "com clicks".

Para entenderes os comandos convem entender os paths e a árvore GNU/linux tudo é uma hierarquia

Linux-Directory-Structure.jpeg


Há recursos muito bons para aprender comandos como as citadas acima linuxcommand.org ou outras, http://explainshell.com/ há imensos recursos , http://www.exploratorium.edu/internet_tools/UNIX.html , eu tenho por aqui alguns favoritos marcados com páginas desse tipo.

Eu tb costumo guardar guias minhas com comandos, para quando me lembro de um que faz algo mas não sei a sintaxe completa ou uso.

Depois tens livros por exemplo -> https://debian-handbook.info/download/stable/debian-handbook.pdf
http://www.etnassoft.com/biblioteca/the-linux-command-line-2/

Tens imensos completamente gratuitos.

Nessa página tens outros livros relevantes que podem ajudar-te noutras áreas GNU/Linux por exemplo na implementação de software livre em escolas etc http://www.etnassoft.com/biblioteca...vechamiento-de-equipos-en-las-aulas-publicas/ .

E claro há videos ->
[youtube]
[/youtube]

Aconselho vivamente o Linux Cabal mas há muitos e muitos...
[youtube]

Diverte-te.
 
Última edição:
EDT: Já agora, aproveitando a oportunidade, o linux que corre nos raspberry pi é igual aos que correm no computador normal? Eu sei que as arquitecturas são diferentes, mas no seu core/filosofia é igual?

Cumps.
 
EDT: Já agora, aproveitando a oportunidade, o linux que corre nos raspberry pi é igual aos que correm no computador normal? Eu sei que as arquitecturas são diferentes, mas no seu core/filosofia é igual?

Cumps.

O Raspberry é um elemento um pequeno computador http://www.penguintutor.com/blog/viewpost.php?id=wp6201 cobrindo necessidades de pequeno custo grande portabilidade e ambiente educação :
"
The Raspberry Pi is an ARM based personal computer. It uses a broadcom System On Chip (SOC) processor that has integrated graphics capability. It has 256Mb of RAM (not upgradeable) and uses an SD card in place of a hard disk drive. "

Poderás usar Linux num Rapsberry mas tem de ser compativel com os recursos do mesmo e arquitectura tipo, a organização de uma distro que corra num Raspberry não deve ser diferente da que corre noutro pc só que com as devidas adaptações em relação com a tipologia que apresenta o Raspberry pi http://hipertextual.com/archivo/2013/12/raspberry-pi-distribuciones-lnux/ , há quem esteja a comprar destes raspberry para muitas funções até para ter uma tv no quarto etc , são coisas que o pessoal vai fazendo como é de custo reduzido é uma opção perfeita.
 
Aprender os comandos só mesmo com a prática, e no fim vai haver alguns que vais utilizar mais.

Saber sobre a linha de comandos é útil para entender determinadas situações que não se observam de forma óbvia através de uma GUI, mas se as coisas se tornarem mais complexas chega a um certo ponto que queres uma GUI.
 
Aprender os comandos só mesmo com a prática, e no fim vai haver alguns que vais utilizar mais.

Saber sobre a linha de comandos é útil para entender determinadas situações que não se observam de forma óbvia através de uma GUI, mas se as coisas se tornarem mais complexas chega a um certo ponto que queres uma GUI.

Exacto e tão pouco podemos trazer todos os comandos na cabeça, o melhor mesmo é ter uma ideia e depois ir a acervos que vamos guardando e usar livros como ref, além disso a web facilita a vida neste aspecto.
 
Percebo. Mas já agora, gostaria de fazer uma outra questão. Por exemplo, vejo aqui no forum pessoal que quer aprender a trabalhar com linux (eu incluído), mas dado as potencialidades deste sistema operativo, pergunto-me o quê que é saber trabalhar com linux? Para um pessoa que pretenda ter um nível de conhecimento médio de linux qual é o patamar deve atingir?

Quando por exemplo falam em:

Basic linux knowledge
Experience dealing with Linux and Unix
Be familiar with Linux
Additional experience in linux operating system
Good working knowledge of UNIX / Linux
Knowledge of UNIX / Linux.

O quê que é suposto uma pessoa saber para cada um desses níveis (há alguns que parecem-me ser semelhantes)? Eu sei que são diferentes níveis de conhecimento, mas será que alguém consegue quantificar?
 
Back
Topo