1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux e Vista no meu TOSHIBA

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por viseu3500, 17 de Janeiro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1019)

1. viseu3500

viseu3500 Power Member

Boas
    Preciso de ajuda, quero instalar uma distribuição de Linux no meu portatil com o windows e mater os dois sistemas com modo de escolha de arranque no inicio.
    Podem ajudar-me a escolher uma adistribuição? Precisa também de um tuturial, onde posso encontar???
    Cumps

2. JarimbaG1S

JarimbaG1S Power Member

A única coisa que precisas é de ter o disco rígido dividido em duas partições.
    Se instalares o Ubuntu 7.10, é mais simples (deves ter net ligada ao portátil para instalar os drivers Linux automaticamente). Ele sozinho cria um Boot Menu para escolheres.
    Depois se um dia precisares de desinstalar o Ubuntu, isso é que vai ser pior. :P

3. jahmal

jahmal Power Member

Pq que a desinstalação é pior?
    Tambem ta a pensar em fazer isso..

4. JarimbaG1S

JarimbaG1S Power Member

Passei só (...4 dias em busca de uma solução...) um mau bocado quando desinstalei o Ubuntu.

5. eddie_gordo

eddie_gordo Power Member

Nao basta ir ao Vista e no Computer Management -> Storage -> Disk Management formatar a partição em que está o Linux?

Cumps

6. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Pois... e quando fores reiniciar o pc e ele for carregar o grub ficas a xuxar no dedo :P a maneira mais segura é em primeiro lugar repor o mbr com o super grub disk e só depois formatar a partição linux

7. eddie_gordo

eddie_gordo Power Member

Sim, nao me estava a lembrar da situaçao do Grub... Mas o SGD resolve isso, ou fazes boot pelo DVD do Vista e repair ao boot... ;)

Nao deve ser algo assim tao complicado! :P 4 dias à procura de soluçao.. Da ultima vez que tive problemas com o Grub so tive umas horinhas.. lol :D

Cumps

8. muddymind

Pode não ser complicado mas compreendo que para ppl que não pesque mt disto q possa ser muito complicado...

9. m00s

m00s Power Member

nao faças pelo windows posi ficas sem o grub...e o MBR vai à vida!

podes usar o cd de instalaçao do linux e no gparted, penso eu, consegues resolver resolver o problema

10. eddie_gordo

eddie_gordo Power Member

Sim, concordo.. :)

Acho que a resposta está um ou dois posts acima do teu! ;)

Cumps

11. viseu3500

viseu3500 Power Member

Já consegui instalar o UBUNTU 7.10 e já instalei a gráfica (ATI HD2600) com o envy, só que não consigo por a resolução de 1440x900 no ecrâ que é de 17", alguém sabe como se faz?
    No arranque dá para mudar a ordem de arranque no grub para entar por defeito no Vista?

Uma coisa que correu mal na instalação foi que não consegui usar o sistema de ficheiros NTFS e FAT e agora o windows não me detecta a partilção, há alguma maneira de conseguir aceder a partição do ubuntu través do vista.

espero que me possam ajudar.

cumps

12. muddymind

Instala os últimos drivers da ati (8.01... ve na secção linux aqui do forum) e adiciona as resoluções que faltam no xorg.conf

Código:
    sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
    Edita o menu.lst do grub

Código:
    sudo gedit /boot/grub/menu.lst
    na zona onde tá default (no inicio do ficheiro) põe saved

Código:
    ## default num
    # Set the default entry to the entry number NUM. Numbering starts from 0, and
    # the entry number 0 is the default if the command is not used.
    #
    # You can specify 'saved' instead of a number. In this case, the default entry
    # is the entry saved with the command 'savedefault'.
    # WARNING: If you are using dmraid do not use 'savedefault' or your
    # array will desync and will not let you boot your system.
    default		saved

Depois vai até ao fim do ficheiro até onde se encontra o boot do windows e adiciona a opção save_default (que às vezes já está lá).

Código:
    # This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
    # on /dev/sda2
    title		Windows Vista Ultimate
    root		(hd0,1)
    savedefault
    makeactive
    chainloader	+1
    assim sempre que arrancares pelo windows ele vai defini-lo como default.

podes usar o ext2fsd. Uso-o no meu tatil e funciona 5*

13. viseu3500

viseu3500 Power Member

Obrigado por tudo, não sabia da existencia do forum sobre linux mas agora vou começar a usá-lo.

Eu quando instalei usei o sistema ext3, posso usar na mesma este programa?

14. muddymind

Sim. O ext2 e ext3 apenas diferem no facto de um usar journaling e o outro não. Mas isso apenas altera a forma de utilização e não a estrutura da mesma...

Partilhar esta Página