Linux e Vista no meu TOSHIBA

viseu3500

Power Member
Boas
Preciso de ajuda, quero instalar uma distribuição de Linux no meu portatil com o windows e mater os dois sistemas com modo de escolha de arranque no inicio.
Podem ajudar-me a escolher uma adistribuição? Precisa também de um tuturial, onde posso encontar???
Cumps
 
A única coisa que precisas é de ter o disco rígido dividido em duas partições.
Se instalares o Ubuntu 7.10, é mais simples (deves ter net ligada ao portátil para instalar os drivers Linux automaticamente). Ele sozinho cria um Boot Menu para escolheres.
Depois se um dia precisares de desinstalar o Ubuntu, isso é que vai ser pior. :P
 
Sim, nao me estava a lembrar da situaçao do Grub... Mas o SGD resolve isso, ou fazes boot pelo DVD do Vista e repair ao boot... ;)

Nao deve ser algo assim tao complicado! :P 4 dias à procura de soluçao.. Da ultima vez que tive problemas com o Grub so tive umas horinhas.. lol :D

Cumps
 
Sim, nao me estava a lembrar da situaçao do Grub... Mas o SGD resolve isso, ou fazes boot pelo DVD do Vista e repair ao boot... ;)

Nao deve ser algo assim tao complicado! :P 4 dias à procura de soluçao.. Da ultima vez que tive problemas com o Grub so tive umas horinhas.. lol :D

Cumps

Pode não ser complicado mas compreendo que para ppl que não pesque mt disto q possa ser muito complicado...
 
nao faças pelo windows posi ficas sem o grub...e o MBR vai à vida!

podes usar o cd de instalaçao do linux e no gparted, penso eu, consegues resolver resolver o problema
 
Já consegui instalar o UBUNTU 7.10 e já instalei a gráfica (ATI HD2600) com o envy, só que não consigo por a resolução de 1440x900 no ecrâ que é de 17", alguém sabe como se faz?
No arranque dá para mudar a ordem de arranque no grub para entar por defeito no Vista?

Uma coisa que correu mal na instalação foi que não consegui usar o sistema de ficheiros NTFS e FAT e agora o windows não me detecta a partilção, há alguma maneira de conseguir aceder a partição do ubuntu través do vista.

espero que me possam ajudar.

cumps
 
Já consegui instalar o UBUNTU 7.10 e já instalei a gráfica (ATI HD2600) com o envy, só que não consigo por a resolução de 1440x900 no ecrâ que é de 17", alguém sabe como se faz?

Instala os últimos drivers da ati (8.01... ve na secção linux aqui do forum) e adiciona as resoluções que faltam no xorg.conf

Código:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

No arranque dá para mudar a ordem de arranque no grub para entar por defeito no Vista?

Edita o menu.lst do grub

Código:
sudo gedit /boot/grub/menu.lst

na zona onde tá default (no inicio do ficheiro) põe saved

Código:
## default num
# Set the default entry to the entry number NUM. Numbering starts from 0, and
# the entry number 0 is the default if the command is not used.
#
# You can specify 'saved' instead of a number. In this case, the default entry
# is the entry saved with the command 'savedefault'.
# WARNING: If you are using dmraid do not use 'savedefault' or your
# array will desync and will not let you boot your system.
default		saved

Depois vai até ao fim do ficheiro até onde se encontra o boot do windows e adiciona a opção save_default (que às vezes já está lá).

Código:
# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda2
title		Windows Vista Ultimate
root		(hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader	+1

assim sempre que arrancares pelo windows ele vai defini-lo como default.

Uma coisa que correu mal na instalação foi que não consegui usar o sistema de ficheiros NTFS e FAT e agora o windows não me detecta a partilção, há alguma maneira de conseguir aceder a partição do ubuntu través do vista.

espero que me possam ajudar.

cumps

podes usar o ext2fsd. Uso-o no meu tatil e funciona 5*
 
Obrigado por tudo, não sabia da existencia do forum sobre linux mas agora vou começar a usá-lo.

Eu quando instalei usei o sistema ext3, posso usar na mesma este programa?

Sim. O ext2 e ext3 apenas diferem no facto de um usar journaling e o outro não. Mas isso apenas altera a forma de utilização e não a estrutura da mesma...
 
Back
Topo